SóProvas


ID
1215454
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Mischkinde Meltzeri Sirota (2005), são três os fatores que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima altamente positivo:

Alternativas
Comentários
  • Letra B


    Sirota, Mischkind e Meltzeri (2005) apud Araújo e Garcia (2009) apontam três fatores que contribuem em para um clima positivo:

    ·  Equidade: no sentido de compreender que os superiores de qualquer nível são justos na relação com a estrutura social, quanto melhor a resposta para essas questões, melhor será o clima organizacional;

    ·  Realização: pode ser entendida em estar bem na organização, ser respeitado no trabalho que executa, em estar em uma organização com responsabilidades sociais e que respeite as leis;

    Companheirismo: existe competição entre pessoas do mesmo cargo, deixando assim o companheirismo em plano inferior. Mas deve-se buscar uma relação amistosa para que se tenha um agradável clima organizacional. O conflito deve existir, mas o que se deve eliminar é o conflito predador.

    Fonte: http://www.ufpi.br/subsiteFiles/admpicos/arquivos/files/ALINE%20DE%20SOUSA%20.pdf
  • Outras questões que podem ajudar:

     

    Questão Q319652

    Alguns autores entendem que as pessoas desejam 3 fatores na organização: equidade, realização e companheirismo, os quais contribuem para um clima positivo. Sobre esses fatores, assinale a alternativa correta. 

     c) Equidade é a percepção de que os superiores são justos na relação com a estrutura social. (GABARITO)

     

    Q346955

    As pessoas da organização que formam o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima favorável que conduz a resultados. Alguns autores entendem que há três fatores: (1) equidade, (2) realização e (3) companheirismo que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima positivo. 

    I. Companheirismo é a busca por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção na posição. 
    II. Realização é saber que o reconhecimento positivo do trabalho funciona como agente estimulador. 
    III. Equidade é a percepção que os funcionários têm dos seus superiores quanto a ações justas na sua relação com a estrutura social: remuneração e avaliação de desempenho. 
     

  • Sirota, Mischkind e Meltzeri (2005) apud Araújo e Garcia (2009) apontam três  fatores que contribuem em para um clima positivo:

    ·  

    Equidade: no sentido de compreender que os superiores de qualquer nível são justos na relação com a estrutura social, quanto melhor a resposta para essas questões, melhor será o clima organizacional;

    ·  

    Realização: pode ser entendida em estar bem na organização, ser respeitado no trabalho que executa, em estar em uma organização com responsabilidades sociais e que respeite as leis;

    Companheirismo: existe competição entre  pessoas do mesmo cargo, deixando assim o companheirismo em plano inferior. Mas  deve-se buscar uma relação amistosa para que se tenha um agradável clima  organizacional. O conflito deve existir, mas o que se deve eliminar é o conflito predador.

  • Segundo Araújo (2006, p. 4-5),

    Equidade: percepção que os funcionários têm dos seus superiores quanto a ações justas na sua relação com a estrutura social: remuneração e avaliação de desempenho.

    Realização: estar bem na organização, ser considerado, respeitado no trabalho que executa, estar numa organização com responsabilidade social que respeite as leis, principalmente aquelas que atingem a população mais diretamente, como, por exemplo, as questões ambientais. É saber que o reconhecimento positivo do trabalho funciona como agente estimulador.

    Companheirismo: as pessoas buscam por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção na posição.

    *** O melhor clima possível não elimina a existência de conflitos, mas deve eliminar o conflito predador, aquele que só traz a instabilidade e a incerteza.

    ARAUJO, L. C. G. Gestão de Pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.