SóProvas


ID
1215460
Banca
FCC
Órgão
TRT - 19ª Região (AL)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A teoria da contigência de Fiedler afirma que a liderança é uma função da

Alternativas
Comentários
  • Fiedler desenvolveu a primeira teoria baseada na noção de contingência, nos anos 60. Até aqui, considerava-se a universalidade do líder e a sua capacidade de liderar em toda e qualquer tarefa.  Esta teoria vem acrescentar algo mais:não é suficiente avaliar apenas o perfil do líder, mas também a situação em que este se insere. Um bom líder numa situaçõe poderá não ter resultados tão positivos se confrontado com outro tipo de situação. A performance dos grupos depende do ajustamento do líder às situações. Isto é, a forma como o líder se relaciona com cada membro do grupo, sempre condicionada pelo controlo e influência que a situação lhe permite ter, irá permitir alcançar resultados mais ou menos positivos.

    Fonte: Teoria da liderança de Fiedler http://rodriguesemilio.blogspot.com.br/2008/04/teoria-da-liderana-de-fiedler.html

  • A resposta está na pergunta. A liderança Contingencial é o mesmo que liderança situacional, ou seja, o estilo de liderança (pessoa do líder) deve se adpatar a contingênica (ou situação).

  • CONTIGENCIAL = SITUACIONAL 

    CONTIGENCIAL = SITUACIONAL 

    CONTIGÊNCIAL = SITUACIONAL 

    CONTIGÊNCIAL = SITUACIONAL 

  • Complementando...

     

    Com base nos seus estudos, Fidler concluiu que o líder apresentaria um destes dois estilos: liderança orientada para as tarefas ou liderança orientada para as relações.

     

    O líder com personalidade propensa à conclusão da tarefa e ao sentido da realização tende a praticar mais liderança voltada para as tarefas. O indivíduo que valoriza relacionamentos solidários e agradáveis com os outros tende a praticar mais liderança voltada para as relações. Acrescente-se que, com os seus estudos, Fidler convenceu-se da impossibilidade de o indivíduo ser, ao mesmo tempo, voltado para as tarefas e voltado para as relações. O indivíduo em posição de liderança sente-se mais confortável, sincero e eficaz, praticando um comportamento de liderança coerente com sua própria personalidade básica.

     

    Assim, o aspecto mais importante da liderança é combinar o estilo e a personalidade do líder com a situação em que o seu desempenho será melhor.

  • A teoria da contigência de Fiedler afirma que a liderança é uma função da pessoa e da situação.