SóProvas


ID
1215487
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                SEM SOLUÇÃO
                Carlos Heitor Cony - Folha de São Paulo

        Foi melancólico o 1º de Maio deste ano. Não tivemos a tragédia do Rio centro, que até hoje não foi bem explicada e, para todos os efeitos, marcou o início do fim da ditadura militar.
         Tampouco ressuscitamos o entusiasmo das festividades, os desfiles e a tradicional arenga de um ditador que, durante anos, começava seus discursos com o famoso mantra: "Trabalhadores do Brasil".
         De qualquer forma, era um pretexto para os governos de plantão forçarem um clima de conciliação nacional, o salário mínimo era aumentado e, nos teatros da praça Tiradentes, havia sempre uma apoteose patriótica com os grandes nomes do rebolado agitando bandeirinhas nacionais. Nos rádios, a trilha musical era dos brados e hinos militares, na base do "avante camaradas".
         Este ano, a tônica foram as vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais. Com os suculentos escândalos (mensalão, Petrobrás e outros menos votados), as manifestações contra os 12 anos de PT, que começaram no ano passado, só não tiveram maior destaque porque a mídia deu preferência mais que merecida aos 20 anos da morte do nosso maior ídolo esportivo.
         Depois de Ayrton Senna, o prestígio de nossas cores está em baixa, a menos que Paulo Coelho ganhe antecipadamente o Nobel de Literatura e Roberto Carlos dê um show no Teatro alla Scala, em Milão, ou no Covent Garden, em Londres.
        Sim, teremos uma Copa do Mundo para exorcizar o gol de Alcides Gighia, na Copa de 1950, mas há presságios sinistros de grandes manifestações contra o governo e a FIFA, que de repente tornou-se a besta negra da nossa soberania.
         A única solução para tantos infortúnios seria convidar o papa Francisco para apitar a final do Mundial, desde que Sua Santidade não roube a favor da Argentina.



A tragédia do Riocentro, citada no primeiro parágrafo, tem a função textual de:

Alternativas
Comentários
  • "  Foi melancólico o 1º de Maio deste ano. Não tivemos a tragédia do Riocentro, que até hoje não foi bem explicada e, para todos os efeitos, marcou o início do fim da ditadura militar."

    mas ai vc deveria saber que tal acontecimento ocorreu no dia do trabalho...

    gab. a

  • Gabarito é letra A mas acredito que a B também poderia ser a certa.

    A tragédia do Riocentro ocorreu em 1º de Maio ----->então foi um fato importante ocorrido no dia 1de Maio

    A tragédia mudou a vida dos trabalhadores -----> marcou o início do fim da ditadura militar

    ou será que ?? eu fumei??

  • Como já contaram, a letra A está como Ok.

    A B é discutível, já que ela supostamente não mudou a vida dos trabalhadores, mas de todo mundo. Como no texto não há menção sobre esta mudança, agarrar-se à A é o melhor a se fazer

  • "Atentado do Riocentro é o nome pelo qual ficou conhecido um frustrado ataque a bomba que seria perpetrado no Pavilhão Rio centro, no Rio de Janeiro, na noite de 30 de abril de 1981, por volta das 21 horas, quando ali se realizava um show comemorativo do Dia do Trabalhador, durante o período da ditadura militar no Brasil."
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Atentado_do_Riocentro


    O episódio em questão foi alusivo ao Dia do Trabalhador, mas ocorreu num 30 de abril.
    Apesar do gabarito ser letra A, na minha opinião a mais correta seria a C.
  • na boa essas provas sempre rídiculas! para mim poderia ter 3 alternativas corretas. ¬¬

  • A FGV é a prova de "pay atention". Não adianta ter conhecimento de história se vc não conseguir decifrar o que está por trás das linhas do texto. 

    A questão é que a resposta deve estar ali, escrita. Subtendida ou direta.

    LETRA A

    Foi melancólico o 1º de Maio deste ano. Não tivemos a tragédia do Riocentro, que até hoje não foi bem explicada e, para todos os efeitos, marcou o início do fim da ditadura militar.

    Quando a pessoa lê entende que a tragedia do RIO CENTRO ocorreu em 1º de maio de um ano qualquer. O fato é que se faz referencia a um acontecimento anterior que, sugere o texto  ,ocorreu em um 1º de maio anterior a esse "melancólico" que cita.

  • Para mim, está mais comparando um fato do que indicando um fato ocorrido no dia 1º de maio.

    Nesse 1º de maio, não tivemos a tragédia do Rio Centro nem tampouco ressuscitamos o entusiasmo das festividades. O que tivemos foram as vaias...

    Normalmente quando não concordo, observo os comentários dos caros colegas e me deixo convencer, o que não foi o caso desta vez.

  • Interpretação textual com a FGV é sempre assim, existem pelo menos duas respostas possíveis (A e C). Daí você reler, reler e marca aquela que seu "feeling" pedir. Ore!

  • A tragédia do Riocentro não ocorreu em 30 de Abril??? 

    A resposta mais coerente, na minha opinião, é a letra C.

  • A resposta é segundo o texto, nada além do que está ali.