SóProvas


ID
1215493
Banca
FGV
Órgão
BNB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                SEM SOLUÇÃO
                Carlos Heitor Cony - Folha de São Paulo

        Foi melancólico o 1º de Maio deste ano. Não tivemos a tragédia do Rio centro, que até hoje não foi bem explicada e, para todos os efeitos, marcou o início do fim da ditadura militar.
         Tampouco ressuscitamos o entusiasmo das festividades, os desfiles e a tradicional arenga de um ditador que, durante anos, começava seus discursos com o famoso mantra: "Trabalhadores do Brasil".
         De qualquer forma, era um pretexto para os governos de plantão forçarem um clima de conciliação nacional, o salário mínimo era aumentado e, nos teatros da praça Tiradentes, havia sempre uma apoteose patriótica com os grandes nomes do rebolado agitando bandeirinhas nacionais. Nos rádios, a trilha musical era dos brados e hinos militares, na base do "avante camaradas".
         Este ano, a tônica foram as vaias que os camaradas deram às autoridades federais, estaduais e municipais. Com os suculentos escândalos (mensalão, Petrobrás e outros menos votados), as manifestações contra os 12 anos de PT, que começaram no ano passado, só não tiveram maior destaque porque a mídia deu preferência mais que merecida aos 20 anos da morte do nosso maior ídolo esportivo.
         Depois de Ayrton Senna, o prestígio de nossas cores está em baixa, a menos que Paulo Coelho ganhe antecipadamente o Nobel de Literatura e Roberto Carlos dê um show no Teatro alla Scala, em Milão, ou no Covent Garden, em Londres.
        Sim, teremos uma Copa do Mundo para exorcizar o gol de Alcides Gighia, na Copa de 1950, mas há presságios sinistros de grandes manifestações contra o governo e a FIFA, que de repente tornou-se a besta negra da nossa soberania.
         A única solução para tantos infortúnios seria convidar o papa Francisco para apitar a final do Mundial, desde que Sua Santidade não roube a favor da Argentina.



O verbo “ressuscitar” mostra corretamente a grafia, com o emprego de SC; o vocábulo abaixo que está grafado erradamente por incluir essas mesmas consoantes é:

Alternativas
Comentários
  • Decente ou descenteEstas duas palavras existem na língua portuguesa eestão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra decente se refere a alguma coisa ou alguém que é decoroso, digno, honesto, asseado, correto, em conformidade com o que é esperado. A palavra descente se refere ao agente da ação, àquilo ou àquele que desce.


    A palavra decente tem sua origem na palavra em latim decens, devendo assim ser escrita sem s na primeira sílaba: de-cen-te. É sinônimo de puro, casto, virtuoso, honesto, honrado, íntegro, distinto, adequado, conveniente, limpo, asseado, entre outros. Tal como a palavra decente, suas palavras cognatas deverão ser escritas também sem s na primeira sílaba, como decência e decentemente.

    Não o podemos acusar de nada, ele é uma pessoa decente.


    A palavra descente é formada a partir de derivação sufixal, ou seja, é acrescentado um sufixo a uma palavra já existente, alterando o sentido da mesma. Neste caso, temos o verbo descer mais o sufixo –ente. Este é um sufixo nominal que se junta a um verbo para dar origem a um adjetivo. Existem outras palavras formadas a partir deste mesmo sufixo: combatente, sapiente, existente, … Descente se refere a algo que se dirige para baixo, sendo sinônimo de cadente e descendente. Pode significar também uma descida, ou seja, um curso de água que desce, bem como a maré que baixa, ou seja, refluxo ou vazante. Tal como a palavra descente, suas palavras cognatas deverão ser escritas também com s na primeira sílaba: descer, descendente, descensão,

    Aqueles animais vivem na descente do rio.

    As palavras decente e descente são adjetivos uniformes porque apresentam sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a menina decente/o menino decente e a escada descente/o plano descente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: decente, descente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

  • d) indescente; O correto é indecente. Ascender significa "ir para cima". O mesmo radical é usado para escrever "ascensorista".

  • Não está grafada erradamente em função do "SC", mas sim em função do prefixo "in". Anulável.

  • Jeferson, o prefixo "in" está correto, portanto a grafia de "indecente" está errada em razão do "sc".

    http://www.dicionariodoaurelio.com/indecente
  • De acordo com a Academia Brasileira de Letras, em Nossa Língua, a palavra indescente não existe. Por tanto alternativa D.

  • Decente = conveniente, adequado, justo, ...


    Indecente = Inconveniente, inadequado, injusto ...


    Descente = algo que está em declínio, descendo. Aqui vale lembrar dos descendentes.


    Indescente => seria o contrário de descer, ou seja subir. Contudo, não existe essa palavra, o que existe é ascender. Aqui vale lembrar dos ascendentes. 


    Indescente ≠ Indecente => palavras parônimas (tudo parecido, mas não é ...)

  • Indescente ou indecente

    A forma correta de escrita da palavra é indecente. A palavra indescente está errada. Devemos utilizar o adjetivo indecente sempre que quisermos referir alguma coisa ou alguém que não tem decência e pudor, sendo sinônimo de devasso, libertino, depravado, desavergonhado, descarado, despudorado, indecoroso, safado, imoral, obsceno, entre outros. Refere-se também a alguma coisa que não é adequada, isto é, que é inconveniente, imprópria, inadequada, censurável, condenável, inoportuna,… Indecente pode significar ainda algo que choca por ser imenso, enorme, exagerado. 

    Exemplos: 
    Considero que esta é uma proposta indecente. 
    Fico chocada com seus modos indecentes. 
    Que saia tão indecente, troque já de roupa! 

    A palavra indecente tem sua origem na palavra latina indecens, devendo assim ser escrita sem s antes do c. Também assim deverão ser escritas todas as palavras cognatas de indecente, como indecência e indecentemente. 

    A palavra indecente é um adjetivo de dois gêneros ou uniforme porque apresenta sempre a mesma forma, quer no gênero feminino, quer no gênero masculino (a menina indecente/o menino indecente). Na língua portuguesa, os adjetivos terminados em –e são adjetivos uniformes, apresentando a mesma forma no masculino e no feminino: indecente, doce, triste, terrestre, leve, pobre, competente, entre outros.

    http://duvidas.dicio.com.br/indescente-ou-indecente/

  • Em relação à alternativa "A"

    Existe também o vocábulo "ACENDER" que significa pôr fogo, já ASCENDER significa subir, elevar-se.

  • Isso foi decente !

  • Letra A – CERTA – O verbo “ascender” resulta no substantivo “ascensão”, que significa “subida”, “elevação”, “evolução”.

    Letra B – CERTA – O substantivo “adolescência” resulta do adjetivo “adolescente”.

    Letra C – CERTA – O substantivo “fascismo” resulta do adjetivo “fascista”.

    Letra D – ERRADA – O adjetivo “indecente” resulta no substantivo “indecência”.

    Letra E – CERTA – A grafia da primitiva “piscina” está correta.

  • Indescente: que não desce.

  • indecente ==> indecência

    Alternativa D

  • Essa banca é o capiroto mesmo!! Até as questões relativamente fáceis se tornam difíceis. Misericórdia!!!

  • AGRADEÇO A GALERA DA ESQUERDA QUE UTILIZA O TERMO FASCISMO TANTA SANTA HORA, SE NÃO FOSSE VOCÊS EU NÃO SABERIA ESSA QUESTÃO ATÉ PQ SÓ TERIA VISTO FASCISMO NA ESCOLA.

  • -decente=que está em conformidade com os padrões morais e éticos da sociedade; digno, correto, decoroso.

    -indecente-que fere o pudor, a moral, os bons costumes; obsceno, licencioso, chocante.

    -indescente- grafia errada.

    -descer- Descente, com “sc”, se refere a algo que desce. Por exemplo: “meus avós possuem uma casa na descente do riacho”.

  • Questão comentada em video:

    https://youtu.be/GOPE7lV4VjA?t=2176