SóProvas


ID
1215784
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia abaixo a parte inicial de um conto do famoso escritor argentino Julio Cortázar.


Continuidade dos parques


Havia começado a ler o romance uns dias antes. Abandonou-opor negócios urgentes, voltou a abri-lo quando regressava de trem a fazenda; deixava-se interessar lentamente pela trama,pelo desenho dos personagens. Essa tarde, depois de escrever uma carta a seu procurador e discutir com o capataz uma questão de parceria, voltou ao livro na tranqüilidade do escritório que dava para o parque de carvalhos. Recostado em sua poltrona favorita, de costas para a porta que o teria incomodado como uma irritante possibilidade de intromissões, deixou que sua mão esquerda acariciasse uma e outra vez o veludo verde e se pôs a ler os últimos capítulos. Sua memória retinha sem esforço os nomes e as imagens dos protagonistas; a ilusão romanesca o ganhou quase em seguida. Gozava do prazer quase perverso de ir se afastando linha a linha daquilo que o rodeava, e sentira o mesmo tempo que sua cabeça descansava comodamente no veludo do alto respaldo, que os cigarros continuavam ao alcance da mão, que além dos janelões dançava o ar do entardecer sob os carvalhos. Palavra a palavra, absorvido pelasórdida desunião dos heróis, deixando-se levar pelas imagensque se formavam e adquiriam cor e movimento, foi testemunhado último encontro na cabana do monte.

Como dito, o excerto que você acabou de ler pertence a um conto, isto é, um tipo de texto literário cuja linguagem é trabalhada pelo autor para que sejam alcançados determinados efeitos estéticos. As figuras de linguagem são poderosos recursos estilísticos que contribuem para a criação desses efeitos. No que se refere às figuras de linguagem, os trechos “de costas para a porta que o teria incomodado como uma irritante possibilidade de intromissões” e “além dos janelões dançava o ar do entardecer sob os carvalhos” constituem, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  •  Comparação ou símile (uso de conectivos explícitos e apropriados)

    Ex: 
    “Meu coração tombou na vida tal qual uma estrela ferida pela flecha de um caçador”.  Cecília Meireles 
    “Para a florista, as flores são como beijos são como filhas, são como fadas disfarçadas”. 

    Com isso, usa-se o mesmo recurso em: de costas para a porta que o teria incomodado como uma irritante possibilidade de intromissões.

    Já na segunda oração classifica em prosopopeia ou personificação dar vida a seres inanimados.

    além dos janelões dançava o ar do entardecer sob os carvalhos.

  • Complementando

    Figuras de linguagem: de pensamento,de palavras, de construção e de som

    Figuras de linguagem: comparação(=simele),metáfora, catacrase,metonimia, perífase e sinestesia .

    Simele- tem conectivo.    Já. Metáfora sem conectivo


  • Colegas. Obrigada pelos comentários. Mas coloquem também a RESPOSTA DA QUESTÃO! 

  • “de costas para a porta que o teria incomodado como uma irritante possibilidade de intromissões” = Símile

     “além dos janelões dançava o ar do entardecer sob os carvalhos” = Prosopopéia
    Resposta B
  • Compreendi a resposta, no entanto, acredito que o exceto que diz que "...a porta que o teria incomodado..." também pode se assemelhar com a prosopopeia.

  • A figura de linguagem comparação é também chamada de símile. Ela acontece quando é estabelecida entre palavras ou expressões uma relação comparativa explícita, marcada pela presença de termos como “como, assim como, tal como, igual a, que nem”, entre muitos outros. A comparação também pode ser feita a partir de verbos, como “parecer” e “assemelhar-se”.

    Exemplos:

    Essa garotinha é linda como uma princesa.

    (O termo “como” estabelece a comparação da “garotinha” a uma “princesa”.)

    ____________________________________________________________________

    A figura de linguagem prosopopeia também é conhecida pelos nomes personificação,animização antropomorfismo. Toda vez que atribuímos atitudes e sentimentos a seres inanimados, pessoas já falecidas, animais, fenômenos da natureza ou figuras imaginárias, estamos criando uma prosopopeia.

    Exemplos:

    "Hoje até o sol está mais feliz."

    (O sol é uma estrela, não fica feliz nem triste.)

    ____________________________________________________________________

    http://www.figurasdelinguagem.com

  • Esta questão seria passível de recurso.

    “de costas para a porta que o teria incomodado..." = a porta não incomoda ninguém, mas sim as pessoas que por ela adentram. = personaficação 

    “de costas para a porta que o teria incomodado como uma irritante possibilidade de intromissões” = personificação e comparação

    Há duas figuras de linguagem na frase, abrindo brecha para ser a letra B ou D a opção correta. 

  • Galera,não basta só colocar a resposta pois isso todo mundo fica sabendo ao responder a questão, o mais importante é a explicação da resposta. 

  • "de costas para a porta que o teria incomodado COMO uma irritante possibilidade de intromissões”
    Resposta: SÍMILE ou COMPARAÇÃO, pois foi feita uma comparação utilizando o termo comparativo COMO

    “além dos janelões dançava o ar do entardecer sob os carvalhos” 
    Resposta: PROSOPOPEIA ou PERSONIFICAÇÃO, pois foi atribuída atividades humanas a coisa não humana. O ar não dança, quem dança são as pessoas.

  • Não seria personificação dizer que A PORTA o incomodara?

  • Acho que a primeira também poderia ser personificação. Pois a porta o incomodaria... dando vida à porta! 

     

  • Gabarito B.

     

    Aos que reclamam de quem comenta só colocando o gabarito, isso ajuda as pessoas que não são pagantes e não têm acesso à resposta das questões!

  • A questão D também poderia ser a alternativa, mais uma questão ridícula.

  • Concordo com o colega Arnald S. Típica questão em que o chute é mais interessante que o conhecimento. 

  • Gabarito: B

     

    Porém, penso que a questão poderia ser anulada, já que tanto a alterna B quanto a D apresentam resposta condizente com o enunciado. Vejam:

     

    1º trecho:

    1) “de costas para a porta que o teria incomodado (...)" ---> prosopopeia ou personificação (atribuir qualidades humanas a seres inanimados)

    2) (...) como uma irritante possibilidade de intromissões” ---> comparação ou símile (analogia entre dois seres ou objetos por meio de conectivos comparativos explícitos)

     

    Portanto, o 1º trecho possui duas figuras de linguagem, sendo que o enunciado não exigiu nenhuma especificação quanto a uma ou outra.

     

    2º trecho:

    "além dos janelões dançava o ar do entardecer sob os carvalhos” ---> prosopopeia ou personificação (atribuir qualidades humanas a seres inanimados)

  • Gente, quem se incomodou foi ele, no caso, a porta "o teria incomodado", exprime um sentimento do personagem, e não atribuição de vida à porta. Questão de compreensão de texto, por isso a ambiguidade.

  • "de costas para a porta que o teria incomodado como uma irritante possibilidade de intromissões”

    .. que O teria incomodado ...  diferente de:  "de costas para a porta que teria incomodadosem o "o" referencial a ele, aí sim é uma personificação.

     

    se eu estiver errado ou houver algum argumento, pode falar, vamos debater.

  • na primeira frase existe o conectivo COMO = comparação.

    na segunda frase = JANELAS NÃO DANÇAM = personificação/prosopopeia.

  • de costas para a porta que o teria incomodado como uma irritante possibilidade de intromissões ( como --> conector de símile = comparação) 

    além dos janelões dançava o ar do entardecer sob os carvalhos ( atribuição de uma propriedade de um ser humano- prosopopeia ) 

     

  • Letra B