SóProvas


ID
1215829
Banca
IBFC
Órgão
MPE-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Foi noticiado no Jornal do Brasil www.jb.com.br de 01.09.2013: “Estados Unidos recuam no ataque à Síria. França diz que pode agir sozinha.” - Sobre o fato de o presidente americano, Barack Obama, deixar em suspenso a possibilidade de intervir militarmente na Síria, após o presidente sírio, Bashar Al Assad, aceitar o plano russo, decidindo dar uma oportunidade à diplomacia. Dando seqüência ao tema, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Letra C:

    O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu ao Congresso para votar um ataque à Síria em resposta ao governo de Damasco pelo uso de armas químicas, eliminando qualquer intervenção imediata. O recuo americano não agradou os israelenses, que esperavam por uma ação imediata do governo americano. Israel continua resistente em cumprir a promessa de impedir o Irã de fabricar uma bomba nuclear por meio da força militar. O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou neste domingo (01/09) que Israel está pronto para enfrentar os seus inimigos sozinho, sem a ajuda de Washington. "Os cidadãos de Israel devem saber que nossos inimigos têm muito boas razões para não testar o nosso poder e para não testar a nossa força", disse o primeiro-ministro.

    Fonte: http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2013/09/01/estados-unidos-recua-no-ataque-a-siria-franca-diz-que-pode-agir-sozinha/
  • A guerra civil na Síria vem ocorrendo desde 2011, depois que protestos no contexto da Primavera Árabe não cessaram nem levaram à deposição do presidente do país, Bashar al-Assad. O estopim para que o presidente dos Estados Unidos cogitasse o uso da força contra a Síria foi o uso de armas químicas contra a população civil em 2013, embora não seja possível identificar a autoria dos ataques (governo ou rebeldes). Nunca houve resolução do Conselho de Segurança da ONU que aprovasse intervenção militar no país, de modo que, se isso acontecesse, seria uma violação do direito internacional. Houve resolução, contudo, sobre o uso das armas químicas, por meio da qual a Síria eliminaria seu arsenal e permitiria inspeção. Israel sempre teve relações ruins com a Síria, decorrente, em grande medida, dos conflitos relacionados à Palestina e da invasão de território sírio (Colinas de Golã) pelos israelenses. Dessa forma, para Israel seria benéfico se os Estados Unidos tomassem medida mais drástica e interviessem militarmente na Síria. Isso significa que a alternativa (C) está incorreta. A alternativa (D) está muito mal redigida, mas é importante que se saiba que o Irã tem muita força no contexto geopolítico do Oriente Médio e se constitui em um dos mais importantes inimigos de Israel. Portanto, o interesse de Israel é impedir que o país persa fabrique e detenha a tecnologia da bomba nuclear.