SóProvas


ID
1216150
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Com relação a detonação, octanagem, autoignição e avanço nos motores de combustão, julgue os itens a seguir.

A autoignição corresponde à combustão da mistura combustível devido às baixas temperaturas na câmara de combustão, quando o motor está frio, mesmo se a octanagem da gasolina estiver bem ajustada à taxa de compressão do motor. Embora a autoignição não cause dano ao motor, é recomendável a adoção de velas de ignição com grau térmico elevado quando o motor opera com frequentes partidas a frio.

Alternativas
Comentários
  • Em motores ciclo Diesel não é necessário velas de ignição porque quando o ar é comprimido pelo pistão a temperatura aumenta, neste momento o combustível é injetado e ocorre a autoignição. 

  • Acredito que essa questão esteja relacionada aos motores do ciclo Otto. Nesse tipo de motor os fenômenos de autoignição e detonação são indesejáveis. A autoignição, mais conhecida como pré-ignição, ocorre quando a temperatura da câmara de combustão está demasiadamente quente, o suficiente para causar uma ignição espontânea da mistura ar/combustível antes mesmo que a centelha seja dada.

    Nesse sentido, essa questão contém 2 erros claros: o fenômeno ocorre a altas temperaturas e não a baixas temperaturas; e ele trás sim danos ao motor e, portanto, deve sempre ser evitado.

  • A autoignição corresponde à combustão da mistura combustível devido às baixas temperaturas na câmara de combustão, quando o motor está frio

    A autoignição ocorre por conta da compressão. Se a octanagem estiver ajustada à taxa de compressão do motor, a autoignição não irá ocorrer, ainda mais com o motor frio!