SóProvas


ID
1217404
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

No que diz respeito à lei penal, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Extraterritorialidade - Art. 7º - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro:

    § 3º - A lei brasileira aplica-se também ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições previstas no parágrafo anterior:

    a) não foi pedida ou foi negada a extradição;

    b) houve requisição do Ministro da Justiça.

    Gabarito: Letra A

  • Gabarito: A.

    Em caso de tortura, por exemplo. Lei 9445/97: "Art. 2º O disposto nesta Lei aplica-se ainda quando o crime não tenha sido cometido em território nacional, sendo a vítima brasileira ou encontrando-se o agente em local sob jurisdição brasileira."

  • No que diz respeito à lei penal, assinale a opção correta.

    a) Preenchidos os requisitos legais, é possível que a lei penal brasileira seja aplicada ao estrangeiro que cometa crime fora do território nacional, sendo a vítima brasileira. CORRETO. CP, ART. 7º, § 3º - A lei brasileira aplica-se também ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições previstas no parágrafo anterior[...]




    b) A lei excepcional, cessadas as circunstâncias que a determinaram, deixa de ser aplicável ao fato ocorrido durante sua vigência. ERRADO. Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado DURANTE SUA VIGÊNCIA. 




     c) No que se refere ao tempo do crime, adota-se, no Código Penal brasileiro, a teoria do resultado. ERRADO. ADOTA-SE A TEORIA DA ATIVIDADE. Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.



     d) Lei posterior não se aplica a fatos anteriores já decididos por sentença condenatória transitada em julgado, em respeito absoluto e irrestrito à coisa julgada. ERRADO. A LEI BENÉFICA RETROAGE AINDA QUE EM DESFAVOR DE COISA JULGADA. Parágrafo único DO ART. 2º - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.



    e) Pela lei brasileira, o território nacional estende-se a aeronaves e embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem. ERRADO. EM EMBARCAÇÕES PRIVADAS, O TERRITÓRIO NACIONAL SE ESTENDE AO ESPAÇO AÉREO, PORTO OU MAR TERRITORIAL. ART. 5º § 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar






  • É a chamada Extraterritorialidade Hipercondicionada!

  • Ex: Atentado contra a vida do Presidente. PF/PRF2016

  • Letra a: gabarito

     

    Letra b: a lei excepcional é regida pelo princípio do tempus regit actum

     

     

    Letra c: no que se refere ao tempo do crime, adota-se, no Código Penal brasileiro, a teoria da atividade.

     

    Letra d: Art 2° Parágrafo único - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

     

     

    Letra e: Art 5° § 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar. (parte "b" do parágrafo 1°)

  • GABARITO A, Fiquei com dúvida na...

    e) Pela lei brasileira, o território nacional estende-se a aeronaves e embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem.

    ---> TERRITÓRIO POR EQUIPARAÇÃO - EMBARCAÇÕES OU AERONAVES BRASILEIRAS:

    1 - de natureza pública ou à serviço do govervo = onde quer que se encontrem

    2 - privadas - que se encontrem em alto mar

    3 - privadas OU ESTRANGEIRAS PRIVADAS - que se encontrem em nosso espaço aério ou mar territorial 

    Deram uma trocada na alternativa! 

  • Na letra E a parte final deixa a alternativa incorreta, "onde quer que se encontrem".

  •   § 3º - A lei brasileira aplica-se também ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições previstas no parágrafo anterior: (Incluído pela Lei nº 7.209, de 1984)

            a) não foi pedida ou foi negada a extradição; (Incluído pela Lei nº 7.209, de 1984)

            b) houve requisição do Ministro da Justiça. (Incluído pela Lei nº 7.209, de 1984)

  • a) Preenchidos os requisitos legais, é possível que a lei penal brasileira seja aplicada ao estrangeiro que cometa crime fora do território nacional, sendo a vítima brasileira.

    CORRETA: aplica-se o princípio da nacionalidade passiva.

    Art. 7º do CP - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: 

            § 3º - A lei brasileira aplica-se também ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições previstas no parágrafo anterior: 

            a) não foi pedida ou foi negada a extradição;

            b) houve requisição do Ministro da Justiça. 

                                     +

    § 2º - Nos casos do inciso II, a aplicação da lei brasileira depende do concurso das seguintes condições: (Incluído pela Lei nº 7.209, de 1984)

            a) entrar o agente no território nacional; 

            b) ser o fato punível também no país em que foi praticado; 

            c) estar o crime incluído entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradição; 

            d) não ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou não ter aí cumprido a pena;

            e) não ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, não estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorável. 

     

     b) A lei excepcional, cessadas as circunstâncias que a determinaram, deixa de ser aplicável ao fato ocorrido durante sua vigência.

    ERRADA: as leis excepcionis e temporárias são dotadas de ultratividade, ou seja, aplica-se aos fatos cometidos durante sua vigência ainda que não estajam mas em vigor.

     

     c) No que se refere ao tempo do crime, adota-se, no Código Penal brasileiro, a teoria do resultado.

    ERRADA: TEORIA DA ATIVIDADE.

     

     d) Lei posterior não se aplica a fatos anteriores já decididos por sentença condenatória transitada em julgado, em respeito absoluto e irrestrito à coisa julgada.

    ERRADA: aplica-se o princípio da retroatividade da lei mais benefíca ainda que já tenha sentença transitado em julgado.

     

     e) Pela lei brasileira, o território nacional estende-se a aeronaves e embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem. 

    ERRADA: estende-se a aeronaves e embarcações brasileiras, públicas ou privadas que estejam a serviço do governo brasileiro, onde quer que se encontrem.

  • Gab. A 

    Aplica-se o princípio da nacionalidade passiva. 

  • Ótima questão!!

     

    Gab.A

  •  a) Preenchidos os requisitos legais, é possível que a lei penal brasileira seja aplicada ao estrangeiro que cometa crime fora do território nacional, sendo a vítima brasileira.

     b) A lei excepcional, cessadas as circunstâncias que a determinaram, deixa de ser aplicável ao fato ocorrido durante sua vigência.

     

    c) No que se refere ao tempo do crime, adota-se, no Código Penal brasileiro, a teoria do resultado.

     

     d) Lei posterior não se aplica a fatos anteriores já decididos por sentença condenatória transitada em julgado, em respeito absoluto e irrestrito à coisa julgada.

     

     e) Pela lei brasileira, o território nacional estende-se a aeronaves e embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem.

  • Hipótese de extraterritorialidade. Portanto, gabarito "A".

  • a) Gabarito
    b) Leis excepcionais e temporárias são ultrativas, isto é, o efeito dela continua mesmo que revogadas. 
    c) Tempo do Crime adota-se teoria da atividade
    d) As leis beneficas retroagem
    e) Pela lei brasileira, o território nacional estende-se a aeronaves e embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, situadas em alto-mar ou espaço aéreo equivalente.

  • CP,  Art. 7º - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro:

    § 3º -  crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições.

  • GAB: A

    NEM LI O RESTO

  • Resposta: A

    ·        Nota do autor: em regra, a lei brasileira só se aplica aos fatos ocorridos no território nacional. Porém, o art. 7º, CP, traz as hipóteses de extraterritorialidade, em que o fato tenha ocorrido no exterior, mas se aplica a lei penal brasileira de acordo com os critérios nele estabelecidos.

    Alternativa “A” – Correta: o princípio da extraterritorialidade passiva se aplica caso a vítima seja brasileira e desde que presentes os requisitos do art. 7º, §§ 2º e 3º, CP.

    Alternativa “B” – Errada: a lei excepcional é dotada de ultra-atividade, sendo aplicada aos fatos ocorridos durante a sua vigência, mesmo que cessado as circunstâncias que a determinaram (art. 3º, CP).

    Alternativa “C” – Errada: em relação ao tempo do crime, a lei penal brasileira adotou a teoria da atividade, considerando-se crime o momento da ação ou omissão (art. 4º, CP).

    Alternativa “D” – Errada: em regra, a lei penal não retroage, salvo se for para beneficiar o réu, ainda que haja o trânsito em julgado da sentença penal condenatória (art. 2º, parágrafo único, CP).

    Alternativa “E” – Errada: em se tratando de aeronaves e embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, a lei penal brasileira só se aplica se elas se acharem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar (art. 5º, § 1º, CP).

    Fonte: Livro Revisaço Analista e Técnico do TRT, Editora JusPODIVM, 6ª Edição, Tomo 2, Autor Danilo da Cunha Sousa.

  • ART 7 do CP) § 3o - A lei brasileira aplica-se também ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições previstas no parágrafo anterior.

  • A lei brasileira aplica-se também ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições previstas no parágrafo anterior:

    1 não foi pedida ou foi negada a extradição;

    2houve requisição do Ministro da Justiça.

  • Minha contribuição.

    CP

    Extraterritorialidade 

    Art. 7º - Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro: 

    I - os crimes: 

    a) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República; 

    b) contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público; 

    c) contra a administração pública, por quem está a seu serviço; 

    d) de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil; 

    II - os crimes:  

    a) que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir; 

    b) praticados por brasileiro; 

    c) praticados em aeronaves ou embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, quando em território estrangeiro e aí não sejam julgados. 

    § 1º - Nos casos do inciso I, o agente é punido segundo a lei brasileira, ainda que absolvido ou condenado no estrangeiro.

    § 2º - Nos casos do inciso II, a aplicação da lei brasileira depende do concurso das seguintes condições: 

    a) entrar o agente no território nacional; 

    b) ser o fato punível também no país em que foi praticado; 

    c) estar o crime incluído entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradição; 

    d) não ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou não ter aí cumprido a pena; 

    e) não ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, não estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorável. 

    § 3º - A lei brasileira aplica-se também ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições previstas no parágrafo anterior: 

    a) não foi pedida ou foi negada a extradição; 

    b) houve requisição do Ministro da Justiça. 

    Abraço!!!

  • LETRA A

    Trata-se de hipótese hipercondicionada, que, além das condições previtas, deve obedecer as seguintes:

    -Não foi pedida ou foi negada a extradição;

    -Houve requisição do Ministro da Justiça.

  • O professor Juliano Yamakawa denomina como: extraterritorialidade super condicionada... na qual junta os critérios da extraterritorialidade condicionada + negativa ou não pedido de extradição + requerimento do ministro da justiça + a vítima ser brasiliera!

  • No que diz respeito à lei penal, assinale a opção correta.

    a) Preenchidos os requisitos legais, é possível que a lei penal brasileira seja aplicada ao estrangeiro que cometa crime fora do território nacional, sendo a vítima brasileira. CORRETO. CP, ART. 7º, § 3º - A lei brasileira aplica-se também ao crime cometido por estrangeiro contra brasileiro fora do Brasil, se, reunidas as condições previstas no parágrafo anterior[...]

    b) A lei excepcional, cessadas as circunstâncias que a determinaram, deixa de ser aplicável ao fato ocorrido durante sua vigência. ERRADO. Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado DURANTE SUA VIGÊNCIA. 

     c) No que se refere ao tempo do crime, adota-se, no Código Penal brasileiro, a teoria do resultado. ERRADO. ADOTA-SE A TEORIA DA ATIVIDADE. Art. 4º - Considera-se praticado o crime no momento da ação ou omissão, ainda que outro seja o momento do resultado.

     d) Lei posterior não se aplica a fatos anteriores já decididos por sentença condenatória transitada em julgado, em respeito absoluto e irrestrito à coisa julgada. ERRADO. A LEI BENÉFICA RETROAGE AINDA QUE EM DESFAVOR DE COISA JULGADA. Parágrafo único DO ART. 2º - A lei posterior, que de qualquer modo favorecer o agente, aplica-se aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.

    e) Pela lei brasileira, o território nacional estende-se a aeronaves e embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem. ERRADO. EM EMBARCAÇÕES PRIVADAS, O TERRITÓRIO NACIONAL SE ESTENDE AO ESPAÇO AÉREO, PORTO OU MAR TERRITORIAL.

    ART. 5º § 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar

  • Um exemplo é o crime de tortura. letra a) ✅
  • e) Pela lei brasileira, o território nacional estende-se a aeronaves e embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem. ERRADA

    Art. 5º - Aplica-se a lei brasileira, sem prejuízo de convenções, tratados e regras de direito internacional, ao crime cometido no território nacional. 

           § 1º - Para os efeitos penais, consideram-se como extensão do território nacional as embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro onde quer que se encontrem

     bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras, mercantes ou de propriedade privada:

    •  que se achem, respectivamente, no espaço aéreo correspondente
    •  ou em alto-mar.

    Obs outra questão: CESPE/TJ-BA/2013- Consideram-se como extensão do território brasileiro as embarcações e aeronaves brasileiras de natureza pública ou a serviço do governo brasileiro, bem como as aeronaves e as embarcações brasileiras mercantes ou de propriedade privada, onde quer que se encontrem. ERRADA

    Fontes: meus resumos.

  • basta o requerimento do Ministro de Justiça, e que esse requerimento não seja negado pela autoridade internacional. Assim cumprem-se os requisitos para extradição de estrangeiro que tenha cometido crime contra BR, em território estrangeiro.

  • a- CORRETA

    b - errado, ela possui ultra-atividade

    c - errado, teoria da atividade

    d - errado, lei favorável retroage

    e - errado, não em qualquer lugar, mas sim no espaço aéreo correspondente ou em alto-mar.

  • Olá, colegas concurseiros!

    Há algum tempo venho utilizando os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo proveitoso, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizada e compreendendo maiores quantidades de informações;

    Serve tanto pra quem esta começando agora quanto pra quem já é avançado e só esta fazendo revisão.

     Baixe os 390 mapas mentais para carreiras policiais.

    Link: https://go.hotmart.com/N52896752Y

     Estude 13 mapas mentais por dia.

     Resolva 10 questões aqui no QC sobre o assunto de cada mapa mental.

    → Em 30 dias vc terá estudado os 390 mapas e resolvido aproximadamente de 4000 questões.

    Fiz esse procedimento e meu aproveitamento melhorou muito!

    P.s: gastei 192 horas pra concluir esse plano de estudo.

    Testem aí e me deem um feedback.

    Agora já para quem estuda estuda e estuda e sente que não consegui lembrar de nada a solução esta nos macetes e mnemônicos que são uma técnica de memorização de conceitos através de palavras  e imagens que é utilizada desde a Grécia antiga e que é pouco explorada por muitos estudantes mas é muito eficaz. Acesse o link abaixo e saiba mais sobre 200 macetes e mnemônicos.

    Copie e cole o Link no seu navegador:  https://go.hotmart.com/C56088960V

     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!