SóProvas


ID
121759
Banca
FCC
Órgão
TRT - 7ª Região (CE)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

São, no máximo, 140 caracteres para passar o recado. Com essa ideia simples, o Twiter cresceu 1.382% em apenas um ano, chamando a atenção de agentes importantes para o desenvolvimento sustentável. Órgãos públicos, entidades não-governamentais e até mesmo internautas engajados aderiram à novidade e, cada vez mais, interagem com as chamadas redes sociais.

Mas de que maneira essas redes podem estimular iniciativas de sustentabilidade? "Só existe rede quando o grupo se mantém por um tempo, gerando confiança e identidade entre as pessoas", diz o espanhol David Ugarte, autor de livro sobre o assunto e membro do conselho de um jornal on-line, colaborativo e global para questões ambientais. "Como toda forma não hierárquica da sociedade, as redes sociais são, antes de tudo, coesivas. É natural que apontem para a sustentabilidade social e ambiental."
Alguns movimentos ecológicos nasceram em redes. Um deles foi a Hora do Planeta, surgido na Austrália, mobilização em torno de se apagarem as luzes no mundo todo, no dia escolhido. No Brasil, universitários se organizaram em redes na internet e foram para Santa Catarina ajudar na reconstrução de locais atingidos pela enchente de novembro passado.

Criado em 2006, o Twiter se transformou em fenômeno de comunicação global. Seu sucesso impulsiona o debate sobre o uso de redes sociais na internet, cada vez mais comum em diversos setores. Com as redes sociais, políticos brasileiros e órgãos estão tentando se aproximar mais dos cidadãos, intensificando contato direto com eles. Usam as redes para divulgar políticas públicas e tratar de temas atuais.

O Twiter tem se mostrado uma poderosa arma de mobilização política - a ponto de ter protagonizado papel fundamental durante as últimas eleições presidenciais no Irã. Partidários da oposição encontraram no site a maneira mais eficaz de dizer ao mundo que o governo havia fraudado as votações. Para driblar a censura, convocaram internautas do mundo inteiro a retransmitirem suas mensagens.

(Adaptado de Lucas Frasão. O Estado de S.Paulo, Vida & Sustentabilidade, Especial H6 e H7, 31 de julho de 2009)

... e, cada vez mais, interagem com as chamadas redes sociais. (1º parágrafo)

O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima está na frase:

Alternativas
Comentários
  • Comentário objetivo:

    O verbo sublinhado (interagem) está conjugado na 3a pessoa do plural do Presente do Indicativo. O mesmo ocorre na alternativa B (eles se matém).

  • |Verbo INteragir no Presente do Indicativo|

    eu interajo
    tu interages
    ele/ela interage
    nós interagimos
    vós interagis
    eles/elas interagem

  • O verbo solicitado na questão (INTERAGEM) encontra-se no presente do indicativo.

    A- O termo " APONTEM" está no presente do subjuntivo.
    B- Correta
    C- O termo " SE ORGANIZARAM" (Verbo pronominal) está no pretérito perfeito do indicativo.
    D- O termo " HAVIA FRAUDADO" apresenta um tempo composto. Os tempos compostos são formados pelos auxiliares TER e HAVER seguidos de um verbo principal na sua forma nominal - GERÚNDIO, PARTICÍPIO e INFINITIVO.

    Neste caso o HAVIA + FRAUDADO equivale a um verbo no pretérito imperfeito mais um verbo no particípio, sendo que esta junção resulta no TEMPO COMPOSTO PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO = FRAUDARA.

    Uma observação!!!!. O pretérito mais-que-perfeito composto do indicativo é  habitualmente usado no português escrito e falado no Brasil.

    Ex: Tinha falado = falara / Tinha comido = Comera / Tinha partido = partira

    E - O termo " TRASMITIREM" está no futuro do subjuntivo.
  • Mas o verbo "manter" na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo não se conjuga "mantêm" (acento diferencial)?

    Corrijam-me se eu estiver errado.
  • A forma verbal mantém  tem como plural mantêm, porém na alternativa B se encontra no singular (o grupo  ). Correta B.

    b) ... quando o grupo se mantém por um tempo ...