SóProvas


ID
1217692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SUFRAMA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que concerne aos direitos e garantias fundamentais, julgue o item que se segue. Nesse sentido, considere que a sigla CF, sempre que empregada, refere-se à Constituição Federal de 1988.

Uma das garantias fundamentais aos direitos humanos, o mandado de segurança é ação constitucional impetrada contra autoridade coatora — pública ou agente de pessoa jurídica no exercício das atribuições do poder público — responsável pela ilegalidade ou abuso de poder.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    CF:

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;


    LEI 12016.

    Art. 1o  Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpusou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça. 

    § 1o  Equiparam-se às autoridades, para os efeitos desta Lei, os representantes ou órgãos de partidos políticos e os administradores de entidades autárquicas, bem como os dirigentes de pessoas jurídicas ou as pessoas naturais no exercício de atribuições do poder público, somente no que disser respeito a essas atribuições. 


  • Correto, é a definição do MS.


    Quem quiser entrar no grupo de direito constitucional do whatsapp, me mande msg com seu celular.Bons estudos!
  • Mandado de Segurança: usado para garantir direito líquido e certo não assegurado por habeas corpus e habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou particular exercendo função pública.

  • GABARITO: CORRETO.

    " Caso determinada autoridade aja no exercício de competência delegada, eventual mandado de segurança que questione o ato praticado deve ser impetrado contra essa autoridade, e não contra a quem tenha delegado a prática do ato"

  • Correto.
    Cuidado para não se confundir com Habeas corpus quando na questão fala ''responsável pela ilegalidade ou abuso de poder'' , pois pessoa jurídica não pode ser paciente de habeas corpus .


    O restante não tem como confundir - MS Art 5-LXIX

  • Galera cuidado pra não confundirem Coatora com Coautora ...

    Coautor= é aquele que produz com alguém Coatora= Autoridade que pratica a ilegalidade.
  • COMPLEMENTANDO OS ESTUDOS:

     

    HABEAS DATA: É A INFORMAÇÃO

     

    MANDADO DE SEGURANÇA: É A CERTIDÃO

     

  • Boa noite,

     

    Tem gente que erra porque procura pelo em ovo, é como o Daniel Sena fala as vezes, alguns erram por saberem a matéria e questionarem demais a banca na hora das questões. Questão correta, a questão deu parte do conceito do mandado de segurança, e sabemos que ele protege direito líquido e certo.

     

    Bons estudos

  • Insta frisar que o MS abarca direito líquido e certo, ou seja, é necessário que o impetrante produza a prova literal pré-constituída, pois não comporta dilação probatória.

  • Acertei, mas respondi com medo, ora questão incompleta está certa, ora está errada!!!

  • CF/88

    Art. 5º LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    Abraço!!!

  • Gab. C

    É como diz o Prof. Marcão do MPP: "Não troca ideia com a questão" kkk

    • M.S: protege direito líquido e certo não amparado por HC ou HD quando o responsável for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício público.

    Súmula 510 STF: Praticado o ato por autoridade, no exercício de competência delegada, contra ela cabe o mandado de segurança ou a medida judicial.