SóProvas


ID
1219897
Banca
FCC
Órgão
MPE-MA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Um processo de desenvolvimento de software em geral tem como entrada os requisitos do sistema e como saída um produto fornecido. Analise as afirmativas sobre este tema.

I. O desenvolvimento de software envolve os estágios: análise e definição de requisitos, projeto do sistema, codificação, testes e entrega do sistema. Assim, o ciclo de vida do software descreve a vida do produto de software desde sua concepção até a implementação e entrega.

II. Um dos primeiros modelos propostos foi o cascata. Neste modelo o desenvolvimento de um estágio deve terminar antes do próximo começar. O modelo em V é uma variação do modelo em cascata, que mostra como as atividades de teste estão relacionadas com a análise e o projeto. A codificação forma o V do vértice.

III. O modelo em cascata pode ser incrementado com atividades de prototipação. A prototipação é um modelo de processo efetivo em que partes do sistema são construídas rapidamente com o objetivo de validar os requisitos. Caso novas alternativas sejam discutidas, deve-se começar o ciclo em cascata novamente, abandonando-se o protótipo.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I- ERRADA

    De acordo com Sommerville, as atividades fundamentais de desenvolvimento são:

    - Análise e difinição de requisitos

    -Projeto de sistema e software

    -Implementação e teste de unidade

    - Integração e teste de sistema 

    - Operação e manutenção

    III - ERRADA

    Protótipos descartáveis podem ser aplicados no contexto de qualquer Modelo de Processo. Entretanto, possuem o objetivo de compreender os requisitos do cliente e, a partir disso, desenvolver melhor definição de requisitos para o sistema (Sommerville).

  • maldade da banca cobrar decoreba ao pé da letra...

    Item I :

    análise e definição de requisitos
    projeto do sistema
    codificação (=implementalção)
    testes (testes de unidade ou teste de sistema)

    entrega do sistema (não está incluido dentre as atividades fundamentais)

  • I. E. Não há entrega do sistema nas atividades fundamentais de desenvolvimento.
    - Análise e difinição de requisitos
    - Projeto de sistema e software
    - Implementação e teste de unidade
    - Integração e teste de sistema 
    - Operação e manutenção
    II. C
    III. E. Prototipação serve para compreender os requisitos do cleinte e, a partir disso, desenvolver melhor definição de requisitos para o sistema segundo Sommerville.

    Gabarito: C

  • Vamos aos comentários.

    I. O desenvolvimento de software envolve os estágios: análise e definição de requisitos, projeto do sistema, codificação, testes e entrega do sistema. Assim, o ciclo de vida do software descreve a vida do produto de software desde sua concepção até a implementação e entrega.

    São as fases do Modelo em Cascata segundo Sommerville (2011): Análise e definição de requisitos, Projeto de sistema e software, Implementação e teste unitário, Integração e teste de sistema e Operação e manutenção.

    Implementação e teste unitário: Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação.

    II. Um dos primeiros modelos propostos foi o cascata. Neste modelo o desenvolvimento de um estágio deve terminar antes do próximo começar. O modelo em V é uma variação do modelo em cascata, que mostra como as atividades de teste estão relacionadas com a análise e o projeto. A codificação forma o V do vértice.

    Ler Sommervile (2011) pg. 20 e 21; Pressman (2011) pg. 59 e 60.

    III. O modelo em cascata pode ser incrementado com atividades de prototipação. A prototipação é um modelo de processo efetivo em que partes do sistema são construídas rapidamente com o objetivo de validar os requisitos. Caso novas alternativas sejam discutidas, deve-se começar o ciclo em cascata novamente, abandonando-se o protótipo.

    "Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders do sistema possam experimentá-lo no início do processo de software." Fonte: Sommerville (2011) pg. 30.

    "Prototipação. Frequentemente, o cliente define uma série de objetivos gerais para o software, mas não identifica, detalhadamente, os requisitos para funções e recursos." Fonte: Pressman (2011) pg. 62

    #SóNinja

  • Vamos aos comentários.

    I. O desenvolvimento de software envolve os estágios: análise e definição de requisitos, projeto do sistema, codificação, testes e entrega do sistema. Assim, o ciclo de vida do software descreve a vida do produto de software desde sua concepção até a implementação e entrega.

    São as fases do Modelo em Cascata segundo Sommerville (2011): Análise e definição de requisitos, Projeto de sistema e software, Implementação e teste unitário, Integração e teste de sistema e Operação e manutenção.

    Implementação e teste unitário: Durante esse estágio, o projeto do software é desenvolvido como um conjunto de programas ou unidades de programa. O teste unitário envolve a verificação de que cada unidade atenda a sua especificação.

    II. Um dos primeiros modelos propostos foi o cascata. Neste modelo o desenvolvimento de um estágio deve terminar antes do próximo começar. O modelo em V é uma variação do modelo em cascata, que mostra como as atividades de teste estão relacionadas com a análise e o projeto. A codificação forma o V do vértice.

    Ler Sommervile (2011) pg. 20 e 21; Pressman (2011) pg. 59 e 60.

    III. O modelo em cascata pode ser incrementado com atividades de prototipação. A prototipação é um modelo de processo efetivo em que partes do sistema são construídas rapidamente com o objetivo de validar os requisitos. Caso novas alternativas sejam discutidas, deve-se começar o ciclo em cascata novamente, abandonando-se o protótipo.

    "Um protótipo é uma versão inicial de um sistema de software, usado para demonstrar conceitos, experimentar opções de projeto e descobrir mais sobre o problema e suas possíveis soluções. O desenvolvimento rápido e iterativo do protótipo é essencial para que os custos sejam controlados e os stakeholders do sistema possam experimentá-lo no início do processo de software." Fonte: Sommerville (2011) pg. 30.

    "Prototipação. Frequentemente, o cliente define uma série de objetivos gerais para o software, mas não identifica, detalhadamente, os requisitos para funções e recursos." Fonte: Pressman (2011) pg. 62

    #SóNinja