-
Acredito que essa questões tem duas respostas, pois a letra A também esta correta.
-
vítimas de negligência, abusos e formas de violência. Essas fazem parte da proteção especial que é ofertada pelo Creas.
-
Penso que a letra A tbm está correta.
-
Eu não entendi bem a questão, mas essa explicação é boa:
Proteção Social Básica O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove o acesso à assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade, como prevê o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Articulada nas três esferas de governo, a estratégia de atuação está hierarquizada em dois eixos: a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial.
A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).
Essa Proteção prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. Esses serviços e programas deverão incluir as pessoas com deficiência e ser organizados em rede, de modo a inseri-las nas diversas ações ofertadas. Os Benefícios Eventuais e os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) compõem a Proteção Social Básica, dada a natureza de sua realização.
Os programas qualificam e incentivam os benefícios e serviços socioassistencias, como o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - ACESSUAS/TRABALHO, que busca a autonomia das famílias usuárias da politica de assistência social, por meio do incentivo e da mobilização à integração ao mundo do trabalho.
A Proteção Social Básica atua por intermédio de diferentes unidades. Dentre elas, destacam-se osCentros de Referência de Assistência Social (Cras) e a rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos específicos, dentre eles, os Centros de Convivência para crianças, jovens e idosos.
-
I - proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da
assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do
desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e
comunitários; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)
II - proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por
objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de
direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos
para o enfrentamento das situações de violação de direitos. (Incluído pela Lei nº 12.435, de
2011)
Parágrafo único. A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da
assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus
agravos no território. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)
-
A Proteção Social Básica atua por intermédio de diferentes unidades. Dentre elas, destacam-se os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos específicos, dentre eles, os Centros de Convivência para crianças, jovens e idosos. Alternativa D.
Lembrete: Principais serviços, programas, projetos e benefícios:
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
Serviços de Convivência e Fortalecimento de VínculosServiço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos
Serviços de Inserção em Atividades ProdutivasPlantão Social de Atendimento ao MigranteServiço de Proteção Social Básica Regional Serviços para crianças de 0 a 6 anos, que visem o fortalecimento dos vínculos
familiares, o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a
defesa dos direitos das crianças.
Serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de
6 a 24 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos
familiares e comunitários. ( PNAS)
Programas de incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vínculos
familiares e comunitários.
Centros de informação e de educação para o trabalho, voltados para jovens e
adultos.
http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/assistencia_basica
-
O Cras oferta serviços do paif e tem o caráter preventivo e proativo. O caráter de plantão de emergências e calamidades não se enquadra e podem ser transferidos por referencia aos serviços de rede competentes como defesa civil e outros da rede pública.
-
D) rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos geracionais (Geração), intergeracionais (duas ou mais gerações), grupos de interesse, entre outros.
NOB/SUAS tem por finalidade: prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como visa o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Ex de beneficios: BOLSA FAMILIA, PRO JOVENS
-
A proteção social básica é oferecida por intermédio de:
Centros de Referência de Assistência Social – CRAS territorializados de acordo com o porte do município;
Rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos geracionais, intergeracionais, grupos de interesse, entre outros;
Benefícios eventuais;
Benefícios de Prestação Continuada;
Serviços e projetos de capacitação e inserção produtiva.
São considerados serviços de proteção básica de assistência social aqueles que potencializam a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade, através do protagonismos de seus membros e da oferta de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, socialização e ao acolhimento, em famílias cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, tais como:
Centro de Referência de Assistência Social;
Programa de Atenção Integral às Famílias;
Atenção a Pessoa Idosa em Centros de Convivência;
Atenção a crianças de 0 a 6 anos, que visem o fortalecimento dos vínculos familiares, o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a defesa dos direitos das crianças;
Serviços sócio-educativos para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
Programas de incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários;
Centros de Informação e de educação para o trabalho, voltado para jovens e adulto.
-
Letra D -Na NOB 2012 também apresenta estas questões - III - convívio ou vivência familiar, comunitária e social: exige a oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional para: a)a construção, restauração e o fortalecimento de laços de pertencimento, de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhança e interesses comuns e societários;
-
INFORMAÇÃO INTERESSANTE!!!!
Protagonismo Juvenil
Protagonismo Juvenil é uma prática educativa desenvolvida para os jovens, onde ele é o elemento central e participa de todas as fases, do processo educativo, desde a elaboração, execução e avaliação das ações propostas, com o objetivo de estimular a participação social do jovem na comunidade.
O Protagonismo Juvenil foi criado pelo educador mineiro, Antônio Carlos Gomes da Costa, onde a participação dos jovens, nas práticas educativas, extrapola o âmbito familiar e escolar e buscam espaço na igreja, nas associações e até mesmo na sociedade, através de campanhas e movimentos.
FONTE:https://www.significados.com.br/protagonismo/
-
questão mal formulada da porra
-
Acho que a A está errada pois as ações de apoio em decorrências de calamidades públicas cabem aos bombeiros, policiais, exército e semelhantes. Eis alguns exemplos de calamidade pública que eu me lembro:
Enchente
Inversão térmica
Altas ou baixas temperaturas
Tempestades
Desabamentos
Incêndios
Logo, quem deve tomar ações de apoio para a segurança das pessoas é, essencialmente, o Corpo de Bombeiros.