SóProvas



Questões de Norma Operacional Básica – NOB/SUAS


ID
70714
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A NOB/SUAS disciplina a gestão pública da Política de Assistência Social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição da República de 1988, com a LOAS e com as legislações complementares a ela aplicáveis. Seu conteúdo e sua regulação são sustentados

Alternativas
Comentários
  • NOB-SUAS1.1 Caráter da Norma Operacional Básica do SUAS...O pacto federativo que sustenta o conteúdo do SUAS e de sua regulação através da NOB/SUAS contém diversas dimensões que devem receber tratamento objetivo no processo de gestão, entre os quais se destacam: o conhecimento da realidade municipal, do Distrito Federal, estadual e nacional quanto a presença e a prevenção de riscos e vulnerabilidades sociais da população;a distância entre a demanda de proteção social face a rede socioassistencial existente e esta e aquela que se busca alcançar com a implementação do SUAS; a construção gradual de metas nos planos municipais, do DF, estaduaus e federal; o trato igualitário e equitativo dos municípios, das micro-regiões dos estado, dos estrado e regiões nacionais; a defesa dos direitos socioassistenciais; o padrão de financiamento e controle social.
  • A NOB/SUAS disciplina a gestão pública da Política de Assistência Social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição da República de 1988, a LOAS e as legislações complementares a ela aplicáveis. Seu conteúdo estabelece: a) caráter do SUAS; b) funções da política pública de Assistência Social para extensão da proteção social brasileira; c) níveis de gestão do SUAS; d) instâncias de articulação, pactuação e deliberação que compõem o processo democrático de gestão do SUAS; e) financiamento; f) regras de transição.O PACTO FEDERATIVO, que sustenta O CONTEÚDO do SUAS e de sua regulação por meio da NOB/SUAS, contém diversas dimensões que devem receber tratamento objetivo no processo de gestão, entre os quais se destacam: - O conhecimento da realidade municipal, do Distrito Federal, estadual e nacional, quanto a presença e a prevenção de riscos e vulnerabilidades sociais da população;- A distância entre a demanda de proteção social em face da rede socioassistencial existente e entre esta e aquela que se busca alcançar com a implementação do SUAS; - A construção gradual de metas nos planos municipais, do Distrito Federal, estaduais e federal;- O trato igualitário e eqüitativo dos municípios, dos estados e regiões nacionais e das micro-regiões dos estados; - A defesa dos direitos socioassistenciais;- O padrão de financiamento e o controle social.FONTE: NORMA OPERACIONAL BÁSICA NOB/SUAS pag. 19
  • Resumindo...

    Gabarito C- pelo pacto federativo.

  • Muito boa a questão. simples e direta.


  • Só organizando o comentário do amigo Hamilton acima, para melhor compreensão:

    A NOB/SUAS disciplina a gestão pública da Política de Assistência Social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição da República de 1988, a LOAS e as legislações complementares a ela aplicáveis.

    Seu conteúdo estabelece:

    a) caráter do SUAS;

    b) funções da política pública de Assistência Social para extensão da proteção social brasileira;

    c) níveis de gestão do SUAS;

    d) instâncias de articulação, pactuação e deliberação que compõem o processo democrático de gestão do SUAS; e) financiamento;

    f) regras de transição.

    O PACTO FEDERATIVO, que sustenta O CONTEÚDO do SUAS e de sua regulação por meio da NOB/SUAS, contém diversas dimensões que devem receber tratamento objetivo no processo de gestão, entre os quais se destacam:

    - O conhecimento da realidade municipal, do Distrito Federal, estadual e nacional, quanto a presença e a prevenção de riscos e vulnerabilidades sociais da população;

    - A distância entre a demanda de proteção social em face da rede socioassistencial existente e entre esta e aquela que se busca alcançar com a implementação do SUAS;

    - A construção gradual de metas nos planos municipais, do Distrito Federal, estaduais e federal;

    - O trato igualitário e eqüitativo dos municípios, dos estados e regiões nacionais e das micro-regiões dos estados;

    - A defesa dos direitos socioassistenciais;- O padrão de financiamento e o controle social.

    FONTE: NORMA OPERACIONAL BÁSICA NOB/SUAS pag. 19 Vide comentário do Hamilton Souza.


ID
130360
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O CRAS ? Centro de Referência de Assistência Social deve contar com uma equipe mínima para a execução dos serviços e ações nele ofertados. De acordo com a NOBSUAS, a União, os Estados, os municípios em gestão plena e o Distrito Federal são responsáveis por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto (A).

    A resposta é um dos requisitos da "Condição de Gestão Plena dos Sistema Municipal de Assistência Social" e está no quadro da página 38 da NOB/SUAS. Resumindo: quase uma decoreba de pé de página.

  • A formação da equipe técnica esta explicitada na NOB-RH/ SUAS não na NOB/SUAS.
    Redação da banca induzindo ao erro...

    De acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/ SUAS, a composição da equipe mínima de referência que trabalha no CRAS para a prestação de serviços e execução das ações no âmbito da Proteção Social Básica nos municípios é a seguinte:

    1) Municípios de Pequeno Porte I – Até 2.500 famílias referenciadas: 2 técnicos de nível superior, sendo 1 assistente social e outro, preferencialmente, psicólogo; 2 técnicos de nível médio.

    2) Municípios de Pequeno Porte II – Até 3.500 famílias referenciadas: 3 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais e, preferencialmente, 1 psicólogo; 3 técnicos de nível médio.

    3) Municípios de Médio, Grande, Metrópole e Distrito Federal - a cada 5.000 famílias referenciadas: 4 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais, 1 psicólogo e 1 profissional que compõe o SUAS; 4 técnicos de nível médio.

    IMPORTANTE: Além desses profissionais, as equipes de referência para os CRAS devem contar sempre com um coordenador, cujo perfil é: técnico de nível superior, concursado, com experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais.

  • Art. 12. Constituem responsabilidades comuns à União, Estados, Distrito Federal e
    Municípios:
    XXX - elaborar, implantar e executar a política de recursos humanos, de acordo com
    a NOB/RH - SUAS;

  • Get in!

  • Desatualizada


ID
212104
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), criado pela NOB/SUAS 2005, preconiza a organização da política de assistência social em torno de três funções, a saber: a proteção social, a defesa social e institucional e a vigilância socioassistencial. Com relação a essas funções, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Proteção Social: segurança de sobrevivência ou de rendimento e de autonomia; segurança de convívio ou vivência familiar; segurança de acolhida.
    Defesa social e institucional: a proteção básica e a especial devem ser organizadas de forma a garantir aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e sua defesa.
    Vigilância Social: refere-se à produção, sistematização de informações, indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famílias/pessoas nos diferentes ciclos da vida (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos);


  •  a)

    Conforme o disposto na função de vigilância socioassistencial, os cidadãos precisam contar com locais onde possam manifestar-se quanto à violação de seus direitos.

  • qual o erro da A?

  • Motivo da resposta ser a letra "A":

    Além de Não ser competência da vigilância socioassistencial, seria muito errado e inconveniente dizer que o SUAS arrumaria um lugar só para as pessoas protestarem os seus direitos, já que o próprio SUAS busca e localiza essas pessoas como é de sua competência normativa.

  • Motivo da resposta ser a letra "A":

    Além de Não ser competência da vigilância socioassistencial, seria muito errado e inconveniente dizer que o SUAS arrumaria um lugar só para as pessoas protestarem os seus direitos, já que o próprio SUAS busca e localiza essas pessoas como é de sua competência normativa.

  • Questão desatualizada

  • desatualizada pq?

  • pompeu o erro é dizer que é uma função da vigilancia socioassistencial, pois essa caracteristica é da acolhida.

  • Refere-se a NOB/SUAS 2005-

    Gabarito: letra A

    Justificativa: Defesa social e institucional: os cidadãos precisam contar com locais onde possam se manifestar sobre a violação de seus direitos. (p. 19 NOB SUAS 2005)

    Vigilância socioassistencial: desenvolvimento da capacidade e de meios de gestão assumidos pelo órgão público gestor da assistência social para conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual é responsável. (p. 19 NOB SUAS 2005)


ID
319309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca da Política Nacional e Norma Operacional Básica de Assistência Social (PNAS/NOB).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    B) não é de sobrevivência 

    C) Não é gestão plena dos municipios, lembrar de ação integrada

    D) não só pela o fundo mas por outras fontes também

    E) (Comissões Intergestoras Tripartite e Bipartites – CIT e CIBs), as quais se constituem em espaços de discussão, negociação e pactuação dos instrumentos de gestão e formas de operacionalização da Política de Assistência Social.

  • Alternativa A corretíssima, nem precisa ler as outras.

  • a) A proteção social básica afiançada pela PNAS tem o objetivo de prevenir situações de risco e destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social. Correta!

    Proteção Basica = Prevenir (palavra chave)

    Quando ainda não foi violado seus direitos!

    Proteção Especial =

    Quando seus direitos já foram violados. EX: Mulher que foi agredida pelo seu marido tem que buscar uma proteção especializada.

    b)A proteção social básica opera por meio de Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) cujos serviços devem abranger desde o provimento de acesso das famílias aos serviços de apoio e sobrevivência (convivência), até sua inclusão em redes sociais de atendimento e solidariedade.

    Continua...

  • c) Os municípios em gestão plena (INTEGRADA), com até 50.000 habitantes, devem contar com pelo menos quatro CRAS para gerenciar e executar ações, sendo cada um deles para até 5.000 famílias referenciadas.

    A gestão das áreas nas ações de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo. 

    Qual a quantidade de CRAS por município?

    Os critérios de partilha de recursos propostos na NOBSUAS permitem atender, gradualmente, nos próximos anos, a todos os municípios na perspectiva da universalização da Proteção Social Básica. 

    A NOBSUAS 2012 não prevê quantidade mínima de CRAS por município. Todos os 5570 municípios já receberam a oferta para o cofinanciamento federal do Piso Básico Fixo (PBF). Os municípios que ainda não têm o cofinanciamento federal do PBF recusaram a oferta do serviço em expansões passadas e/ou ainda não atingiram os requisitos mínimos para receberem recurso federal. (Ver NOBSUAS 2012).

    Obs: O município pode manter com recursos próprios a quantidade de CRAS que considerar necessário.

    FONTE: http://www.assistenciasocial.al.gov.br/programas-projetos/protecao-social-basica-1/cras-paif

    d)O financiamento dos benefícios da assistência social se dá a partir do repasse de recursos por meio do Fundo Nacional ao Fundo Municipal de assistência social.

    As políticas sociais são financiadas também mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, do Distrito Federal, dos estados e municípios. Orçamento da Seguridade Social

    e) Entre as instâncias de pactuação da gestão compartilhada, destaca-se a Comissão Intergestora Tripartite, e entre suas finalidades destaca-se a aprovação dos planos estaduais de assistência social.ERRADA

    A criação de espaços de negociação e pactuação, de caráter permanente, para a discussão quanto aos aspectos operacionais da gestão do sistema descentralizado e participativo da assistência social. Estes espaços de pactuação foram denominados de Comissão Intergestores Tripartite – CIT e Comissão Intergestores Bipartite – CIB, que passaram a ter caráter deliberativo no âmbito operacional na gestão da política. A CIT foi constituída pelas três instâncias gestoras do sistema: a União, representada pela então Secretaria de Assistência Social – SAS, os estados, representados pelo FONSEAS e os municípios, representados pelo CONGEMAS.

    FONTE:http://www.assistenciasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/arquivos/NOB-SUAS.pdf

  • D) FUNDO A FUNDO e outras fontes

    E) Os CONSELHOS APROVAM o PLANO. Não é a CIT.


ID
359527
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SEJUS-DF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à Política Nacional da Assistência Social — Norma Operacional Básica/Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) —, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A matricialidade sociofamiliar está dentre as diretrizes estruturantes da gestão do SUAS.

  • Pontos que me chamaram atenção.

    Na proteção social de assistência social, a família é considerada o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social. Esse conceito corresponde ao princípio de matricialidade sociofamiliar

  • Para a proteção social de assistência social o princípio de matricialidade sociofamiliar significa que:

    � a família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social;

    http://www.assistenciasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/arquivos/NOB-SUAS.pdf

     

  • eixos estruturantes do SUAS

    Matricialidade Sócio Familiar

    Descentralização Politico administrativa e Territorialização

    Novas Base para a relação entre Estado e Sociedade Civil

    Financiamento

    Controle Social

    O desafio de participação popular

    A Política de Recursos Humanos

    A informação, o Monitoramento e a Avaliação

     

  • NOB/SUAS 2005

    Para a proteção social de Assistência Social o princípio de matricialidade sociofamiliar significa que:

    -A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social.

    Pág - 90


ID
731881
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Norma Operacional Básica - NOB/SUAS 2005 disciplina a gestão pública da Política de Assistência Social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social e as legislações complementares a ela aplicáveis. Em seu conteúdo, a NOB/SUAS 2005 estabelece como funções da política pública de assistência social:

Alternativas
Comentários
  • Funções da Política de Assistencia Social:
    1 - Proteção social
    2- Defesa social e institucional
    3 - Vigilancia socioassistencial
    (NOB SUAS 2005)
  • As funções da Assistência Social são: 1)Proteção Social - que consiste no conjunto de ações, cuidados, atenções, benefícios e auxílios ofertados pelo SUAS para redução e prevenção do impacto das vicissitudes sociais e naturais ao ciclo de vida, à dignidade humana e à família como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional; 2) Defesa Social e Institucional (Defesa dos direitos socioassistenciais) - assim os serviços de proteção social básica e especial devem ser organizados de forma a garantir aos seus usuários o acesso ao conhecimento dos direitos socioassistenciais e sua defesa:ouvidorias, centros de referências, centro de apoio sociojurídico, conselhos de direitos, entre outros; também devem conter normas que disponham sobre o seu funcionamento  e o acesso aos benefícios sob garantia de concretização dos direitos socioassistenciais.
    3) Vigilância Socioassistencial - consiste no desenvolvimento da capacidade e de meios de gestão assumidos pelo órgão público gestor da assistência social para conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual é responsável.
    Destre as questões apresentadas, verifica-se que a resposta correta é a "b".








  • Art. 1º A política de assistência social, que tem por funções a proteção social, a vigilância
    socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de sistema público não
    contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência
    Social - SUAS

  • PRO VI DE 


ID
750310
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A gestão das ações na área de assistência social deve ser organizada sob a forma do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo

Alternativas
Comentários
  • Na resolução N 33 de 12 de dezembro de 2012, ART. 1 - II

    Letra C

    Estabelece as responsabilidades da (União, dos Estados, Municípios e dos Distrito Federal) Entes Federativos na organização, regulamentação, manutenção e expansão das ações assistenciais.




  • Art. 6º da LOAS A gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), com os seguintes objetivos: 

     

    a)consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica do Estado, de modo articulado com a sociedade civil, reafirmando a responsabilidade desta sobre aquele. 

    Art. 6º LOAS I - consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva;

     

    b)estabelecer as responsabilidades, sobretudo para a rede privada que opera os serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, pois a rede pública tem suas responsabilidades definidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. 

    Art.6ºLOAS III - estabelecer as responsabilidades dos entes federativos na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

     

    c)estabelecer as responsabilidades dos entes federativos na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

     

    d)definir um único nível de gestão, considerando que o estabelecimento de vários níveis contribuirá para desqualificar os parâmetros pactuados na Norma Operacional Básica da Assistência Social. 

    Art.6ºLOAS IV - definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais;

     

    e)estabelecer instrumentos e mecanismos técnicos que garantam uma gestão isolada e eficaz de serviços e benefícios.

    Art.6ºLOAS III - estabelecer as responsabilidades dos entes federativos na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

  • a) Esta assertiva está incorreta, conforme o disposto no Art. 6º, I. LOAS /1993 -  A assistência social tem como objetivo, dentre outros, consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva.

     

    b) Esta assertiva está incorreta, conforme o disposto no Art. 6º, III. LOAS /1993 -  A assistência social tem como objetivo, dentre outros, estabelecer as responsabilidades dos entes federativos na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

     

    c) Esta assertiva está correta, conforme o disposto no Art. 6º, III. LOAS /1993 -  A assistência social tem como objetivo, dentre outros, estabelecer as responsabilidades dos entes federativos na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

     

    d) Esta assertiva está incorreta, conforme o disposto no Art. 6º, III. LOAS /1993 -  A assistência social tem como objetivo, dentre outros, definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais;

     

    e) Esta assertiva está correta, conforme o disposto no Art. 6º, III. LOAS /1993 -   A assistência social tem como objetivo, dentre outros, estabelecer as responsabilidades dos entes federativos na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

     

  • SÃO OBJETIVOS DO SUAS (previsto na LOAS, art. 6º)

    I - Consolidar a gestão compartilhada, o Cofinanciamento e a Cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários;

    II - ESTABELECE as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

    III -  ESTABELECE a gestão integrada de serviços e benefícios;

    VIII - INtegrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social;

    IX - Definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente;

    X - Implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social;  

    XI - Afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social.

    IV - Assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social;

    V - Respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais;

    VI - Reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;

    VII - Orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social;


ID
787252
Banca
ESAF
Órgão
MI
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das possibilidades de aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Os recursos do Fundo Nacional de Assistência Social devem ser  aplicados das seguintes formas:  – Em despesas de custeio na forma da Portaria STN nº 448/2010, exceto em:
    ?Pagamento de salários ou complementação a funcionários públicos; ?Rescisão de contrato de trabalho; ?Recolhimento de encargos sociais e trabalhistas; ?Pagamento de vale-transporte e alimentação; - Não utilizar os recursos da parcela do co-financiamento federal em  despesas de capital, como: ?Aquisição de bens e materiais permanentes; ?Construção ou ampliação de imóveis;
  • Fundos da Assistência Social O Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS) foi regulamentado pelo Decreto nº 1.605/95. Seus recursos são aplicados no pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC); no apoio técnico e financeiro aos serviços e programas de assistência social aprovados pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); no atendimento de ações socioassistenciais de caráter emergencial, em conjunto com o Distrito Federal, os estados e os municípios; na capacitação de recursos humanos e no desenvolvimento de estudos e pesquisas relativos à área de assistência social.

  • E

    Usar o dinheiro do Fundo Nacional de Assistência Social para pagar salários, recolher encargos sociais, pagar vale-transporte e alimentação, para adquirir bens e construir imóveis é muito absurdo.

  •  A aplicação dos recursos do Fundo Nacional de Assistência Social deve se dar:

    aA) No pagamento do BPC;

    b) No apoio técnico e financeiro aos serviços e programas de assistência social aprovados pelo CNAS, de acordo com as prioridades

    c) Para atender, em conjunto com os estados, o Distrito Federal e os municípios, as ações ciais de caráter de emergência;

    d) Na capacitação de recursos humanos e no desenvolvimento de estudos e pesquisas relativos à área de assistência social;

    e) Em projetos de enfrentamento à pobreza

  • DECRETO Nº 7.788, DE 15 DE AGOSTO DE 2012

    Art. 4o  Os recursos repassados pelo FNAS destinam-se ao:

    I - cofinanciamento dos serviços de caráter continuado e de programas e projetos de assistência social, destinado ao custeio de ações e ao investimento em equipamentos públicos da rede socioassistencial dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

    II - cofinanciamento da estruturação da rede socioassistencial dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluindo ampliação e construção de equipamentos públicos, para aprimorar a capacidade instalada e fortalecer o Sistema Único da Assistência Social - SUAS;

    III -  atendimento, em conjunto com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, às ações assistenciais de caráter de emergência;

    IV - aprimoramento da gestão de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, por meio do Índice de Gestão Descentralizada - IGD do SUAS, para a utilização no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme legislação específica;

    V - apoio financeiro às ações de gestão e execução descentralizada do Programa Bolsa Família pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, por meio do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família - IGD, conforme legislação específica;

    VI - pagamento, operacionalização, gestão, informatização, pesquisa, monitoramento e avaliação do benefício de prestação continuada e de renda mensal vitalícia; e

    VII - atendimento das despesas de operacionalização que visem implementar ações de assistência social. 

  • Questão desatualizada.

  • QUESTÃO DESATUALIZADA!

    DECRETO Nº 7.788, DE 15 DE AGOSTO DE 2012

    Art. 4o  Os recursos repassados pelo FNAS destinam-se ao:

    I - cofinanciamento dos serviços de caráter continuado e de programas e projetos de assistência social, destinado ao custeio de ações e ao investimento em equipamentos públicos da rede socioassistencial dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios;

    II - cofinanciamento da estruturação da rede socioassistencial dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluindo ampliação e construção de equipamentos públicos, para aprimorar a capacidade instalada e fortalecer o Sistema Único da Assistência Social - SUAS;

    III -  atendimento, em conjunto com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, às ações assistenciais de caráter de emergência;

    IV - aprimoramento da gestão de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, por meio do Índice de Gestão Descentralizada - IGD do SUAS, para a utilização no âmbito dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conforme legislação específica;

    V - apoio financeiro às ações de gestão e execução descentralizada do Programa Bolsa Família pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios, por meio do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família - IGD, conforme legislação específica;

    VI - pagamento, operacionalização, gestão, informatização, pesquisa, monitoramento e avaliação do benefício de prestação continuada e de renda mensal vitalícia; e

    VII - atendimento das despesas de operacionalização que visem implementar ações de assistência social.


ID
807511
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Norma Operacional Básica da Assistência Social, aprovada pelo Conselho Nacional de Assistência Social em 15 de julho de 2005, estabelece eixos estruturantes da gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Qual das alternativas abaixo NÃO integra o conjunto de eixos estruturantes?

Alternativas
Comentários
  • O SUAS tem como eixos estruturantes: amatricialidadesócio-familiar; descentralização político-administrativa e territorialização estabelecendo novas bases para a relação entre Estado e sociedade civil; financiamento; controle social com participação popular e normas definidas para informação o monitoramento e a avaliação além de política de recursos humanos própria. Estabelecendo ainda a organização da assistência em dois níveis de proteção, divididos em proteção social básica e proteção social especial de média e alta complexidade

  • De acordo com a NOB eixos estruturantes:

    1 Territorialização
    2 Participação popular / cidadão usuário
    3 Descentralização
    4 Matricialidade sociofamiliar
    5 Qualificação de recursos humanos
    6 Precedência da gestão publica da política
    7 Alcance de direitos socioassistenciais
    8 Financiamento partilhado entre os entes federativos
    9 Fortalecimento da relação democrática entre estado e sociedade civil
    10 informação, monitoramento, avaliação e sistematização dos resultados. 
  • Conforme NOB/SUAS 2012, capítulo I, artigo 5º, constituem diretrizes estruturantes da gestão do SUAS: primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social; descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo; financiamento partilhado entre a União, Estados, DF e Municípios; matricialidade sociofamiliar; territorialização; fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil; controle social e participação popular.

  • LETRA A

    Pois, intersetorialidade faz parte do princípio do SUAS e não da diretrizes.



  • Letra A 

    Matricialidade sociofamiliar

    descentralização político administrativa e territorialização

    financiamento

    controle social

    participação populão 

    Fortalecimento da relação sociedade civil e estado

    política de recursos humanos

    informação,monitoramento, avaliação

  • A NOB/SUAS 2012, capítulo I, artigo 5º não fala em momento nenhum sobre "Qualificação de recursos humanos.". 

    Segue na íntegra:

    - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

    - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo;

    - financiamento partilhado entre a União, Estados, DF e Municípios;

    - matricialidade sociofamiliar;

    - territorialização;

    - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil;

    - controle social e participação popular.

     

    Alguém sabe dizer pq "Qualificação de recursos humanos." está correto ? 

  • Questão desatualizada. A NOB/SUAS em vigor refere-se a Resolução 33 do CNAS de 2012. 

    Art. 5º: São diretrizes estruturantes da gestão do SUAS:

    - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

    - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo;

    - financiamento partilhado entre a União, Estados, DF e Municípios;

    - matricialidade sociofamiliar;

    - territorialização;

    - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil;

    - controle social e participação popular.

  • Ana Pacheco, por uma razão simples, a questão se refere a NOB SUAS 2005 e não ao documento de 2012.
    Questão desatualizada!

  • nob suas 2005

    São eixos estru
    a. Precedência da gestão pública da política;
    b. Alcance de direitos socioass
    c. Matricialidade sociofamiliar; d. Territorialização
    e. Descentralização po
    f. Financiamento partil. Fortalecimento da rel
    g
    orização da presença do controle social; i. Participação popular/cidadão usuário; j. Qualificaçãode recursos humanos; k. Informação, monitoramento, avaliação e sistematização de resultados;

  • São Eixos Estruturantes da Gestão do SUAS:  MAP  6ÇÃO   FOFIN

     

    Matricialidade sociofamiliar

    Alcance dos direitos socioassistenciais

    Prevalencia da gestão pública da política

     

      6 ÇÃO = A  Informação Qualificação , Valorização a Participação  no Territóri(o)alização Descentraliza(do)ção .

     

     FOrtalecimento da relação democrática

     FIN anciamento partilhado

     

    PNAS , pgs:86,87.

  • Resposta correta: letra a) Intersetorialidade e interdisciplinaridade.

    Art. 5º São diretrizes estruturantes da gestão do SUAS: I - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social; II - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo; III - financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios; IV - matricialidade sociofamiliar; V - territorialização; VI - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil; VII - controle social e participação popular.

  • Qualificação de recursos humanos faz parte dos Eixos Estruturantes da Gestão do SUAS de 2005.

    Fala-se em Intersetorialidade nos Princípios Organizativos do SUAS de 2012.


ID
840868
Banca
PUC-PR
Órgão
DPE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Norma Operacional Básica – NOB/SUAS disciplina a gestão pública da política de assistência social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição da República de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS e as legislações complementares a ela aplicáveis. Seu conteúdo estabelece:

I. Caráter do SUAS e funções da política pública de assistência social para extensão da proteção social brasileira;

II. Níveis de pactuação do SUAS , instâncias de controle social, liberação que compõem o processo democrático de gestão do SUAS;

III. Financiamento

IV. Regras de transição.

Está(ão) correta(s) APENAS as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A NOB/SUAS disciplina a gestão pública da Política de Assistência Social no

    território brasileiro. Seu conteúdo estabelece:

    a) caráter do SUAS;

    b) funções da política pública de Assistência Social para extensão da proteção social

    brasileira;

    c) níveis de gestão do SUAS;

    d) instâncias de articulação, pactuação e deliberação que compõem o processo democrático de gestão do SUAS;

    e) financiamento;

    f) regras de transição.


  • Capítulo XI - Regras de Transição

  •  Níveis de pactuação do SUAS , instâncias de controle social, liberação que compõem o processo democrático de gestão do SUAS; 

     


    é gestao 

  • Boa Ruth Rios. Vc poderia me passar a Ref dessa parte aí, não tô encontrando.

    Obrigada

  • Concurseira PB: A resposta está no item 1.1 Caráter da Norma Operacional Básica do SUAS



  • No item II o erro está em níveis de pactuação. o correto é níveis de gestão. Os demais itens estão corretos.


ID
919297
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a NOB - SUAS, o Centro de Referência da Assistência Social – CRAS atua com famílias e indivíduos em seu contexto comunitário e tem como responsabilidade:

1) manter ativo um serviço de vigilância epidemiológica.
2) realizar, sob orientação do gestor municipal da Assistência Social, o mapeamento e organização da rede socioassistencial de proteção básica e promover a inserção das famílias nos serviços de assistência social local.
3) desenvolver programas centrados nas políticas de habitação e saneamento, destinados a populações em situações especiais de agravo.
4) assegurar a implementação de projetos de microcrédito como estratégia de erradicação da pobreza e superação das desigualdades sociais.
5) executar o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil na perspectiva da descentralização participativa e da intersetorialidade.

Está(ao) correta(s), apenas:

Alternativas
Comentários
  • Trabalho infantil - Proteção especial

  • Realiza, ainda, sob orientação do gestor municipal de Assistência Social, o mapeamento e a organização da rede socioassistencial de proteção básica e promove a inserção das famílias nos serviços de assistência social local. Promove também o encaminhamento da população local para as demais políticas públicas e sociais, possibilitando o desenvolvimento de ações intersetoriais que visem a sustentabilidade, 36 de forma a romper com o ciclo de reprodução intergeracional do processo de exclusão social, e evitar que estas famílias e indivíduos tenham seus direitos violados, recaindo em situações de vulnerabilidades e riscos.


    Fonte: PNAS, 2004.

  • Gabarito ??

     

     

  • A Vigilância epidemiológica faz parte da política de saúde.

    Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS:

    I - a execução de ações:

    b) de vigilância epidemiológica;

  • Cade ao CRAS somente a opção nº 2) realizar, sob orientação do gestor municipal da Assistência Social, o mapeamento e organização da rede socioassistencial de proteção básica e promover a inserção das famílias nos serviços de assistência social local.

    GBARITO: C

  • 4)PNAS

  • Erros:

    I) Vigilância epidemiológica- SUS

    II) correta

    III) Ações de saneamento e habitação realizadas pelas respectivas politicas

    IV) Não encontrei nada a respeito disso na NOB ou PNAS

    V) PETI- Proteção social especial

  • a resposta da PNAS na página 35 .

ID
919372
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a NOB - SUAS, a rede socioassistencial é:

Alternativas
Comentários
  • um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade que ofertam e operam benefícios, serviços, programas e projetos, e que supõem a articulação entre as unidades de proteção social básica e especial.

  • Parágrafo único. Considera-se rede socioassistencial o conjunto integrado da oferta de
    serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social mediante articulação entre
    todas as unidades de provisão do SUAS.

  • Parágrafo único. Considera-se rede socioassistencial o conjunto integrado da oferta de

    serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social mediante articulação entre

    todas as unidades de provisão do SUAS. NOB SUAS 2012, Art. 9º parágrafo único.

  • .."supõem"?, isso não está na letra da lei.

  • c) Rede Socioassistencial A rede socioassistencial é um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade que ofertam e operam benefícios, serviços, programas e projetos, o que supõe a articulação dentre todas estas unidades de provisão de proteção social sob a hierarquia de básica e especial e ainda por níveis de complexidade.

  • Também não concordo com "supõe", a lei diz mediante articulação entre as Proteções.

  • eu errei por conta de "supõe".


ID
1100626
Banca
EXATUS
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A NOB/SUAS - Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social entende como conceito de família, aquela que:

Alternativas
Comentários
  • B)Gabarito - a defesa do direito à convivência familiar na proteção de assistência social supera o conceito de família como unidade econômica, mera referência de cálculo de rendimento per capita e a entende como núcleo afetivo, vinculada por laços consangüíneos, de aliança ou afinidade, onde os vínculos circunscrevem obrigações recíprocas e mútuas, organizadas em torno de relações de geração e de gênero

  • PNAS:

    "Estamos diante de uma família quando encontramos um conjunto de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou, de solidariedade."

  • Gabarito: letra B.

    A defesa do direito à convivência familiar na proteção de assistência social supera o conceito de família como unidade econômica, mera referência de cálculo de rendimento per capita e a entende como núcleo afetivo, vinculada por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade, onde os vínculos circunscrevem obrigações recíprocas e mútuas, organizadas em torno de relações de geração e de gênero. Fonte: NOB/SUAS 2005, pag. 17. 

  • Qual concepção de família na Política Nacional de Assistência Social (PNAS)?

    A família para a PNAS é o grupo de pessoas que se acham unidas por laços consanguíneos, afetivos e, ou de solidariedade. A família, independente dos formatos ou modelos que assume, é mediadora das relações entre os sujeitos e a coletividade. Caracteriza-se como um espaço contraditório, cuja dinâmica cotidiana de convivência é marcada por conflitos e geralmente, também, por desigualdades, sendo a família a base fundamental no âmbito da proteção social.

    Fonte: Site do MDS.

  • Via de regra, nesses casos, é interessante buscar a alternativa mais completa e abrangente possível. 

    a) não se restringe aos laços consanguíneos, pois abrange vínculo civil (adoção) e de afinidade;

    c) a família não deve ser entendida meramente por um viés econômico, mas social e cultural;

    d) esse é o modelo de família nuclear, mas não é o único;

    Gabarito: B


ID
1220152
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional Básica da Assistência Social (NOB/SUAS), de 2005, a proteção social básica será operada por intermédio de

Alternativas
Comentários
  • Acredito que essa questões tem duas respostas, pois a letra A também esta correta.

  • vítimas de negligência, abusos e formas de violência. Essas fazem parte da proteção especial que é ofertada pelo Creas.

  • Penso que a letra A tbm está correta.

  • Eu não entendi bem a questão, mas essa explicação é boa:


    Proteção Social Básica O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) promove o acesso à assistência social às famílias em situação de vulnerabilidade, como prevê o Sistema Único de Assistência Social  (Suas). Articulada nas três esferas de governo, a estratégia de atuação está hierarquizada em dois eixos: a Proteção Social Básica e a Proteção Social Especial.

    A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). 

    Essa Proteção prevê o desenvolvimento de serviços, programas e projetos locais de acolhimento, convivência e socialização de famílias e de indivíduos, conforme identificação da situação de vulnerabilidade apresentada. Esses serviços e programas deverão incluir as pessoas com deficiência e ser organizados em rede, de modo a inseri-las nas diversas ações ofertadas. Os Benefícios Eventuais e os Benefícios de Prestação Continuada (BPC) compõem a Proteção Social Básica, dada a natureza de sua realização.

    Os programas qualificam e incentivam os benefícios e serviços socioassistencias, como o Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho - ACESSUAS/TRABALHO, que busca a autonomia das famílias usuárias da politica de assistência social, por meio do incentivo e da mobilização à integração ao mundo do trabalho.

    A Proteção Social Básica atua por intermédio de diferentes unidades. Dentre elas, destacam-se osCentros de Referência de Assistência Social (Cras) e a rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos específicos, dentre eles, os Centros de Convivência para crianças, jovens e idosos.

  • I - proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da
    assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do
    desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e
    comunitários; (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)
    II - proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por
    objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de
    direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos
    para o enfrentamento das situações de violação de direitos. (Incluído pela Lei nº 12.435, de
    2011)
    Parágrafo único.  A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da
    assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus
    agravos no território. (Incluído pela Lei nº 12.435, de 2011)


  • Proteção Social Básica atua por intermédio de diferentes unidades. Dentre elas, destacam-se os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos específicos, dentre eles, os Centros de Convivência para crianças, jovens e idosos. Alternativa D.

    Lembrete: Principais serviços, programas, projetos e benefícios:

        Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família

    Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

    Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosos

    Serviços de Inserção em Atividades ProdutivasPlantão Social de Atendimento ao MigranteServiço de Proteção Social Básica Regional

    Serviços para crianças de 0 a 6 anos, que visem o fortalecimento dos vínculos

    familiares, o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a

    defesa dos direitos das crianças.

    Serviços socioeducativos para crianças, adolescentes e jovens na faixa etária de

    6 a 24 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos

    familiares e comunitários.    ( PNAS)

     Programas de incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vínculos

    familiares e comunitários.

     Centros de informação e de educação para o trabalho, voltados para jovens e

    adultos.


    http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/portal.php/assistencia_basica

  • O Cras oferta serviços do paif e tem o caráter preventivo e  proativo. O caráter de plantão de emergências e calamidades não se enquadra e podem ser transferidos por referencia aos serviços de rede competentes como defesa civil e outros da rede pública.

  • D) rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos geracionais (Geração), intergeracionais (duas ou mais gerações), grupos de interesse, entre outros.


    NOB/SUAS tem por finalidade: prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, bem como visa o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Ex de beneficios: BOLSA FAMILIA, PRO JOVENS

  • A proteção social básica é oferecida por intermédio de:

    Centros de Referência de Assistência Social – CRAS territorializados de acordo com o porte do município; 
    Rede de serviços socioeducativos direcionados para grupos geracionais, intergeracionais, grupos de interesse, entre outros; 
    Benefícios eventuais; 
    Benefícios de Prestação Continuada; 
    Serviços e projetos de capacitação e inserção produtiva.
    São considerados serviços de proteção básica de assistência social aqueles que potencializam a família como unidade de referência, fortalecendo seus vínculos internos e externos de solidariedade, através do protagonismos de seus membros e da oferta de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, socialização e ao acolhimento, em famílias cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos, tais como:

    Centro de Referência de Assistência Social; 
    Programa de Atenção Integral às Famílias; 
    Atenção a Pessoa Idosa em Centros de Convivência; 
    Atenção a crianças de 0 a 6 anos, que visem o fortalecimento dos vínculos familiares, o direito de brincar, ações de socialização e de sensibilização para a defesa  dos direitos das crianças; 
    Serviços sócio-educativos para crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos, visando sua proteção, socialização e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; 
    Programas de incentivo ao protagonismo juvenil, e de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; 
    Centros de Informação e de educação para o trabalho, voltado para jovens e adulto.

  • Letra D -Na NOB 2012 também apresenta estas questões -  III - convívio ou vivência familiar, comunitária e social: exige a oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional para: a)a construção, restauração e o fortalecimento de laços de pertencimento, de natureza geracional, intergeracional, familiar, de vizinhança e interesses comuns e societários;

  • INFORMAÇÃO INTERESSANTE!!!!

    Protagonismo Juvenil

    Protagonismo Juvenil é uma prática educativa desenvolvida para os jovens, onde ele é o elemento central e participa de todas as fases, do processo educativo, desde a elaboração, execução e avaliação das ações propostas, com o objetivo de estimular a participação social do jovem na comunidade.

    O Protagonismo Juvenil foi criado pelo educador mineiro, Antônio Carlos Gomes da Costa, onde a participação dos jovens, nas práticas educativas, extrapola o âmbito familiar e escolar e buscam espaço na igreja, nas associações e até mesmo na sociedade, através de campanhas e movimentos.

     

    FONTE:https://www.significados.com.br/protagonismo/

  • questão mal formulada da porra

  • Acho que a A está errada pois as ações de apoio em decorrências de calamidades públicas cabem aos bombeiros, policiais, exército e semelhantes. Eis alguns exemplos de calamidade pública que eu me lembro:

    Enchente

    Inversão térmica

    Altas ou baixas temperaturas

    Tempestades

    Desabamentos

    Incêndios

    Logo, quem deve tomar ações de apoio para a segurança das pessoas é, essencialmente, o Corpo de Bombeiros.


ID
1494139
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A NOB SUAS 2012 preconiza que os Municípios serão classificados a partir de um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais denominado

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D

    O Índice de Desenvolvimento do SUAS – ID SUAS é calculado levando em consideração os indicadores socioterritoriais, de gestão, de serviços e do controle social, apurados anualmente a partir do diagnóstico socioterritorial, das informações prestadas no Censo SUAS e outros sistemas da Rede SUAS, refletindo o estágio de organização e de desenvolvimento da gestão do SUAS, nos municípios, DF e estados.


  • D

    É o Índice de Desenvolvimento do SUAS.

  • NÍVEIS DE GESTÃO
    Art. 28. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir
    da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, consoante ao estágio de organização do
    SUAS em âmbito local, estadual e distrital.
    Parágrafo único. O ID SUAS será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas,
    projetos e benefícios socioassistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros
    sistemas do MDS.
    Art. 29. Os níveis de gestão correspondem à escala de aprimoramento, na qual a base representa
    os níveis iniciais de implantação do SUAS e o ápice corresponde aos seus níveis mais avançados, de acordo
    com as normativas em vigor.
    Art. 30. Os níveis de gestão são dinâmicos e as mudanças ocorrerão automaticamente na medida
    em que o ente federativo, quando da apuração anual do ID SUAS, demonstrar o alcance de estágio mais
    avançado ou o retrocesso a estágio anterior de organização do SUAS.

  • NOB SUAS 2012

     

    SEÇÃO II

     

    NÍVEIS DE GESTÃO

     

    Art. 28. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, consoante ao estágio de organização do SUAS em âmbito local, estadual e distrital.

     

    Parágrafo único. O ID SUAS será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros sistemas do MDS.


ID
1663312
Banca
REIS & REIS
Órgão
Prefeitura de Santana do Jacaré - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Disciplina a descentralização administrativa do Sistema, a relação entre as três esferas do Governo e as formas de aplicação dos recursos públicos. Entre outras determinações reforça o papel dos fundos de assistência social como as principais instâncias para o financiamento da PNAS:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a LOAS:

    Secão II - Das Diretrizes - I - Descentralização político administrativa para Estados, o DF e os municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo.
    CAP III - Das Organizações e da Gestão - Trata da competência da União, dos Estados, do DF e dos Municípios.
    CAP V - Do Financiamento da Assistência Social que dispõe de onde vêm e para onde vão os recursos destinados à política de assistência social. 

  • A LOAS trás o direcionamento da Política de Assistência Social, conceituando, apresentando objetivos da referida política, princípios e diretrizes, além dos objetivos do Sistema Único de Assistência  Social, com base no qual a política é desenvolvida; a NOB-SUAS, por sua vez, vem disciplinar a gestão pública da política de assistência social em todo o território brasileiro.

  • A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) vem justamene para organizar por meio dos princípios e diretrizes de descentralização da gestão e execução dos serviços, programas, projetos e benefícios inerentes à Política de Assistência Social. Seu conteúdo detalha sobre o financiamento e critérios de partilha dos recursos da política, responsabilidades dos entes e modelos de gestão, procedimentos para habilitação, competências dos Conselhos de Assistência Social e das Comissões Intergestoras Bi e Tripartites como instâncias de negociação e pactuação...

     

     

     

    "Bendizei ao Senhor todas as suas obras..."

     

  •  A NOB-SUAS vem disciplinar a gestão pública da política de assistência social em todo o território brasileiro.


ID
1690618
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004) e a Norma Operacional Básica (NOB/SUAS) o processo de gestão do SUAS está organizado em eixos estruturantes e subsistemas.

1. Matricialidade sociofamiliar, descentralização político-administrativa e política de recursos humanos.

2. Financiamento, indicadores regionais e poder local.

3. Participação popular, controle social e novas bases para a relação entre o Estado e a sociedade civil.

4. Territorialização, financiamento, informação, monitoramento e avaliação.

5. Vigilância social e institucional, descentralização político-administrativa e Plano Plurianual.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • Eixos Estruturantes do SUAS:

    - Matricialidade Socio-Familiar;

    - Descentralização Político-Administrativa;

    - Territorialização;

    - Novas bases para a relação entre Estado e Sociedade Civil;

    - Financiamento;

    - Controle Social;

    - Participação Popular;

    - Política de Recursos Humanos;

    - Informação, Monitoramento e Avaliação.

  • PNAS/2004

    O SUAS define e organiza os elementos essenciais e imprescindíveis à execução da política de assistência social possibilitando a normatização dos padrões nos serviços, qualidade no atendimento, indicadores de avaliação e resultado, nomenclatura dos serviços e da rede socioassistencial e, ainda, os eixos estruturantes e de subsistemas conforme aqui descritos:

    • Matricialidade Sociofamiliar;

    • Descentralização político-administrativa e Territorialização;

    • Novas bases para a relação entre Estado e Sociedade Civil;

    • Financiamento;

    • Controle Social;

    • O desafio da participação popular/cidadão usuário;

    • A Política de Recursos Humanos;

    • A Informação, o Monitoramento e a Avaliação.

    Pág - 39.


ID
1723999
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à gestão dos municípios, contida na norma operacional básica que define o Sistema Único de Assistência Social - NOB/SUAS, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • I. Gestão Inicial Os municípios que não se habilitarem à gestão plena ou à básica receberão recursos da União, conforme série histórica, transformados em Piso Básico Transição e Piso de Transição de Média Complexidade e Piso de Alta Complexidade I, conforme estabelecido no item “Critério de transferência” desta Norma, por intermédio do Fundo Nacional de Assistência Social. 

  • Se Refere a NOB/SUAS de 2005. Atualmente há a NOB/SUAS 2012. Se atentar ao material quando for estudar.

  • Fudamento do asserrtiva encontra-se na p.100 da resolução 130-05 que aprova  NOB SUAS 2005. Vale lembrar que que a resolução n. 33 de 2012 revoga a resolução 130 porém a NOB SUAS 2012 faz diversas referências a NOB anterior, assim sendo as bancas se utilizam de pontos somente tratados na norma anterior como foi o caso da questão no que tange a GESTÃO - INICIA- BÁSICA e PLENA. 

    Dizeres da p. 100 da NOB SUAS 2005

    .1 Gestão dos municípios - No caso da Gestão Municipal, três níveis são possíveis: inicial, básica e plena. I. Gestão Inicial Os municípios que não se habilitarem à gestão plena ou à básica receberão recursos da União, conforme série histórica, transformados em Piso Básico Transição e Piso de Transição de Média Complexidade e Piso de Alta Complexidade I, conforme estabelecido no item “Critério de transferência” desta Norma, por intermédio do Fundo Nacional de Assistência Social.

    O candidato deve ficar a tendo ao edital se ele pede a NOB SUAS 2012 ou ainda faz referência a norma de 2005 de qualquer modo se o fizer caberá recurso. 

    R. leão lista de transmissão dicas 061985098848 insta profravanleao

     

  • A resposta está relacionada à norma de 2005. Porém, encontrei o Art 139 da NOB/SUAS 2012 aborda que:

    Art. 139. A aplicação do Capítulo IV se dará a partir da implantação efetiva do sistema

    de informação que permita o planejamento dos entes federativos para o alcance das

    prioridades e metas do Pacto Aprimoramento do SUAS e o respectivo acompanhamento.

    ATENÇÃO:

    §1º No período de implantação efetiva do sistema de que trata o caput, aplicar-se-á:

    I - aos municípios: o capítulo II da NOB SUAS/2005, aprovada pela Resolução

    nº 130 de 2005 do CNAS, que trata dos Tipos e Níveis de Gestão do Sistema

    Único de Assistência Social - SUAS, que instituiu o modelo de habilitação ao

    SUAS e os níveis de gestão inicial, básica e plena;

    Logo, é preciso ler a parte que trata da gestão municipal na NOBSUAS 2005.

    \o/


ID
1724002
Banca
FUNIVERSA
Órgão
UEG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à gestão da União, contida na (NOB/SUAS), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Nob/Suas não veio depois da PNAS? Como pode então a gestão do UNIAO dentro da NOB/SUAS  formular a PNAS? Não consegui entender...

  •  

    Resumo: Segue uma breve exposição da sequencia normativa quanto aos direitos relativos a Assitência Social no Brasil, tais normativas tem uma sequencia lógica de  tranformação de uma demanda social do cidadão ou das famílias numa realidade materializando esta política pública que tem como marco de superação do modelo de caridade, a CRFB de 1988. 

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL

    • Dos Direitos Sociais -art. 6º,

    •Da Seguridade Social 194  e em especial o art.203 que trata da Assistência Social

    •LOAS - Lei Orgânica da Assistência Social. L. 8742 de 1993. Essa lei define o que é Assist. Social, CNAS e SUAS.

    NOB-SUAS 2005 RES. CNAS 130-05

    •RESOLUÇÕES DO CNAS RESPECTIVAMENTE:  145-04; 109-09 e 33-12;

    •PNAS - 2004 - Política Nacional de Assistência Social

    Tipificação dos Serviços Socioassistencias

    NOB - SUAS - 2012

    At.te. Ravan Leão lista de transmissão 061 985098848 instagran profravanleao! Ad Sumus!

     


ID
1729273
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com relação à legislação sobre Assistência Social no Brasil, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) definiu a Assistência Social como direito social não contributivo, estabelecendo seus direitos e princípios.

( ) A Constituição Federal de 1988 fixa a Assistência Social no campo da seguridade social.

( ) A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) de 1993 se mantém inalterada e a PNAS de 2004 e NOB de 2005 e 2012 são leis complementares.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A, não seriam diretrizes e princípios?

     

  • a) A Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) definiu a Assistência Social como direito social não contributivo, estabelecendo (seus direitos) suas diretrizes e princípios;

     

    b)Art. 194.CF A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

     

    c) Não vejo a LOAS como inalterada, uma vez que foram acrescentadas em seu texto redaçôes de diversas leis e decretos. Podemos citar como um exemplo o Decreto 6.214 de 2007 que regulamenta o benefício de prestação continuada (BPC).

     

    Em relação aos documentos que organiza a Política da Assistência Social, sempre avalio nessa lógica:

    Em 1988 a Constituição estabele em seus texto alguns artigos sobre a assistência, reconhecendo a Política de Assistência Social enquato política pública, esses artigos são regulamentado pela LOAS em 1993, ou seja, a LOAS regulamenta a assistência social enquanto política pública. Em 2004, a PNAS organiza a política de Assistência,  depois vêm as NOB´s que são as formas de operacionalização da política e, por último, vem o documento que vai tipificar os serviços socioassistenciais (Resolução 109 CNAS).

  • Outra alteração feita na LOAS foi a Lei nº 12.435, DE 6 DE JULHO DE 2011 que  altera a Lei no 8.742, de 7 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a organização da Assistência Social.


ID
1729282
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Relacione os entes federativos com as suas respectivas responsabilidades, segundo a Norma Operacional Básica (NOB) de 2012.

1. União

2. Estados

3. Municípios

( ) Instituir um plano de capacitação e educação permanente.

( ) Efetuar pagamento do auxilio natalidade e o auxilio funeral.

( ) Responder pela concessão e manutenção do Benefício de Prestação Continuada.

Assinale a opção que indica a relação correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
1741552
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A NOB SUAS estabelece a matricialidade sociofamiliar, a territorialização, a proteção proativa, a integração à seguridade social e, a integração às políticas sociais e econômicas. Tais aspectos integram a proteção social de assistência social, configurando as(os):

Alternativas
Comentários
  • De acordo com NOB/SUAS 2005:

    A proteção social de assistência social tem por princípios:  a matricialidade sociofamiliar;  territorialização; proteção proativa;  integração à seguridade social;  integração às políticas sociais e econômicas.

     

    Fonte: http://www.assistenciasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/arquivos/NOB-SUAS.pdf

  • Na nob 2012 é diretriz  estruturantes.

  • Questão deve ser analisada sob a ótica do edital pois a resolução 33 de 2012 que aprova NOB SUAS 2012, revoga a resolução 130 que aprovou a NOB SUAS 2005, contudo a norma de 2012 faz referências a norma de 2005 assim, as bancas ainda cobram a temática, contudo se o edital se silênciar caberá recurso pois a assertiva terá 2(duas) respostas.

    At.te. Ravan Leão dicas lista de transmissão 061985098848 ou intagran profravanleao

  • isso não é Diretriz?

  • ATÉ ONDE SEI ISSO SÃO DIRERIZES


ID
1800550
Banca
Prefeitura de Betim - MG
Órgão
Prefeitura de Betim - MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A política de assistência social no Brasil é fruto de uma construção coletiva que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos. Numere cronologicamente os importantes acontecimentos que culminaram no atual Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

( ) Pacto de Aprimoramento da gestão.

( ) Aprovação da Política Nacional de Assistência Social.

( ) Aprovação da Norma Operacional de Recursos Humanos do SUAS.

( ) Implantação do Conselho Nacional de Assistência Social, substituindo o Conselho Nacional do Serviço Social.

( ) Promulgação da Constituição Federal, definindo a assistência social como política pública de seguridade social, não contributiva e de direito do cidadão.

( ) Aprovação, na IV Conferência Nacional de Assistência Social, do SUAS.

( ) Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais.

( ) Aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social.

( ) Alteração da Lei Orgânica da Assistência Social - Lei do SUAS.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • De início parece bem complicada, mas ao sabermos que tudo iniciou com a CF88 já matamos a questão!

    Acho super válido sabermos a história das nossas conquistas!

    Gab "B"

  • Não entendi a sequência? Alguém pode explicar?

  • 1988 CF

    1993 LOAS

    2004 PNAS

    2005 SUAS

    2006 NOBRHSUAS

    2009 TIPIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS SOCIOASSISTENCIAIS...

    ....

  • Sabendo-se que o Pacto de Aprimoramento da gestão se deu na NOB/SUAS 2012 e a Alteração da Lei Orgânica da Assistência Social - Lei do SUAS em 2011, você já acerta a questão.

  • Essa questão é FANTÁSTICA!

  • ( 1 ) Promulgação da Constituição Federal, definindo a assistência social como política pública de seguridade social, não contributiva e de direito do cidadão. 1988

    ( 2 ) Aprovação da Lei Orgânica da Assistência Social. 1993

    ( 3 ) Implantação do Conselho Nacional de Assistência Social, substituindo o Conselho Nacional do Serviço Social. instituido pela LOAS 93.

    ( 4 ) Aprovação, na IV Conferência Nacional de Assistência Social, do SUAS. 2003

    ( 5 ) Aprovação da Política Nacional de Assistência Social. 2004

    ( 6 ) Aprovação da Norma Operacional de Recursos Humanos do SUAS. 2006

    ( 7 ) Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. 2009

    ( 8 ) Alteração da Lei Orgânica da Assistência Social - Lei do SUAS. 2011

    ( 9 ) Pacto de Aprimoramento da gestão. 2012


ID
1826686
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) vem materializar, organizar e gerir a assistência social no Brasil apresentada enquanto política pública na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS - Lei n. 8.742/1993). Assim, é na IV Conferência Nacional de Assistência Social em 2003 que a implementação do SUAS é colocada como foco para dar efetividade a política pública de assistência social. Em 2004, com a implementação da Política Nacional de Assistência Social o SUAS é apresentado como o sistema de gestão e de organização da assistência social, a partir do qual busca-se também a implementação da descentralização dessa política pública, em que as responsabilidades devem ser dividas entre os entes federativos, os quais possuem prerrogativas na oferta das ações socioassistenciais, o que se encontra previsto na LOAS.


    RESPOSTA: B
  • O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) vem materializar, organizar e gerir a assistência social no Brasil apresentada enquanto política pública na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS - Lei n. 8.742/1993). Assim, é na IV Conferência Nacional de Assistência Social em 2003 que a implementação do SUAS é colocada como foco para dar efetividade a política pública de assistência social. Em 2004, com a implementação da Política Nacional de Assistência Social o SUAS é apresentado como o sistema de gestão e de organização da assistência social, a partir do qual busca-se também a implementação da descentralização dessa política pública, em que as responsabilidades devem ser dividas entre os entes federativos, os quais possuem prerrogativas na oferta das ações socioassistenciais, o que se encontra previsto na LOAS.


    RESPOSTA: B

  • Muito legal essa questão! Estava com dúvida entre a B e a E...Mas como lembrei que se trata de Gestão ele é um modelo da Assistência Social para fazer acontecer as diretrizes da organização das instituições ligadas ao SUAS servindo como parâmetro para a administração, a descentralização e a efetividade de políticas públicas. Por isso, não se trata de normatização, cabendo a nossa Constituição como norma maior, a LOAS que regulamento o Artigo 203 e 204 da Constituição Federal e sendo o PNAS a normatização da lei Orgânica da Assistência Social. Por consequência, o SUS materializa todos esses dispositivos legais.

  • Fica bem fácil copiar o comentário da resposta do professor do QC e colar aqui neh


ID
1842133
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Japonvar - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo o estabelecido no NOB/SUAS/2005, a dinâmica da rede sociossistencial em defesa dos direitos da cidadania:


I - considera o cidadão e a família não como objeto de intervenção, mas como sujeito protagonista da rede de ações e serviços.
II - abre espaços e oportunidades para o exercício da cidadania ativa no campo social, atuando sob o princípio da reciprocidade, baseada na identidade e reconhecimento concreto.
III - sustenta a auto-organização do cidadão e da família no desenvolvimento da função pública.
IV - foca prioritariamente na assistência aos necessitados, propiciando acesso aos benefícios.

Marque a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - LETRA B

  • Alguém pode me mostrar onde está isso?

  •  

    A dinâmica da rede socioassistencial em defesa dos direitos de cidadania:

                 considera o cidadão e a família não como objeto de intervenção, mas como sujeito

    protagonista da rede de ações e serviços;

                 abre espaços e oportunidades para o exercício da cidadania ativa no campo social, atuando

    sob o princípio da reciprocidade, baseada na identidade e reconhecimento concreto;

                 sustenta a auto-organização do cidadão e da família no desenvolvimento da função

    pública.

    Fonte:http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf

    PNAS 2004 -  pagina 93


ID
1842136
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Japonvar - MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional Básica – NOB/SUAS/2012 –, marque a alternativa que corresponde a um dos objetivos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: C

    CAPÍTULO I
    SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

    Art. 2º São OBJETIVOS do SUAS:

    (...)

    XI - afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da
    política de assistência social.

    Art. 3º São PRINCÍPIOS organizativos do SUAS:

    (...)

    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude,
    por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios
    socioassistenciais;
    IV - intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as
    demais políticas e órgãos setoriais;
    V - equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas,
    políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de
    vulnerabilidade e risco pessoal e social.

  • São objetivos do SUAS de acordo com a NOB/SUAS/2012:

     

    Art. 2º São objetivos do SUAS:


    I - consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários;


    II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;


    III - definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente;


    IV - orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social;


    V - respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais;


    VI - reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;


    VII - assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social;


    VIII - integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social;


    IX - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social;


    X - estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios;


    XI - afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social.

  • Os objetivos estarão no MODO INFINITIVO

  • Art. 2º São objetivos do SUAS:

    I - consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários;

    II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

    III - definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente;

    IV - orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social;

    V - respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais;

    VI - reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;

    VII - assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social;

    VIII - integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social;

    IX - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social;

    X - estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios;

    XI - afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social.

    A integralidade da proteção social, a intersetorialidade e a equidade são princípios


ID
1843393
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Rio Novo do Sul - ES
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) aprovou a Resolução nº 109, em 11 de novembro de 2009, com a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais, que foram organizados por níveis de complexidade do SUAS: proteção social básica e proteção social especial de média e alta complexidade. Assinale a alternativa que descreve INCORRETAMENTE um serviço incluído entre os serviços de proteção social especial de alta complexidade.

Alternativas
Comentários
  • A proteção social especial de alta complexidade inclui: 
    1* Serviço de Acolhimento Institucional / 2* Serviço de Acolhimento em República / 3* Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora / 4* Serviço de Proteção em Situações de Calamidade Pública e de Emergências.

  • Resposta correta letra D

    Serviço de proteção social especial para pessoas com deficiencia, idosas e suas famílias _ Está referindo-se a Serviço de Proteção Social Especial de MÉDIA  complexidade e não ALTA como corresponde a questão. 

  • Alta Complexidade: São aqueles que garantem proteção integral - moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário, tais como:

    Atendimento Integral Institucional;

    Casa Lar;

    República;

    Casa de Passagem;

    Albergue;

    Família Substituta;

    Família Acolhedora;

    Medidas sócio-educativas restritivas e privativas de liberdade (Semi-liberdade, Internação provisória e sentenciada);

    Trabalho protegido.

     

  • Gente, e essa letra C ? não seria um benefício eventual? Não a encontrei no rol de alta complexidade do CREAS...


ID
1843963
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Plano Municipal de Assistência Social é uma ferramenta obrigatória de gestão da política de assistência social nas três esferas de governo. Sua construção e implementação está prevista na LOAS, PNAS (2004) e NOB/SUAS (2005).

Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta corretamente elementos que constituem este plano.

Alternativas
Comentários
  • §2º A estrutura do plano é composta por, dentre outros:
    I - diagnóstico socioterritorial;
    II - objetivos gerais e específicos;
    III - diretrizes e prioridades deliberadas;
    IV - ações e estratégias correspondentes para sua implementação;
    V - metas estabelecidas;
    VI - resultados e impactos esperados;
    VII - recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários;
    VIII - mecanismos e fontes de financiamento;
    IX - cobertura da rede prestadora de serviços;
    X - indicadores de monitoramento e avaliação;
    XI - espaço temporal de execução;

    NOB SUAS 2012

  • GAB: (E) Realização de estudos e diagnósticos da realidade.

  • "...ao agir nas capilaridades dos territórios e se confrontar com a dinâmica do

    real, no campo das informações, essa política inaugura uma outra perspectiva de análise

    ao tornar visíveis aqueles setores da sociedade brasileira tradicionalmente tidos como

    invisíveis ou excluídos das estatísticas – população em situação de rua, adolescentes em

    conflito com a lei, indígenas, quilombolas, idosos, pessoas com deficiência" PNAS pg 8.


ID
1856107
Banca
KLC
Órgão
Prefeitura de Alto Piquiri - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação à citação presente na PNAS/SUAS 2004, complete a frase corretamente:

“O ...................... constitui uma garantia de renda básica, no valor de ............................., tendo sido um direito estabelecido diretamente na .............................. e posteriormente regulamentado a partir .........................., dirigido às pessoas com deficiência e aos idosos a partir de ......................... de idade, observado, para acesso, o critério de renda previsto na Lei".

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6.214

     

    Art. 1o  O Benefício de Prestação Continuada previsto no art. 20 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso, com idade de sessenta e cinco anos ou mais, que comprovem não possuir meios para prover a própria manutenção e nem de tê-la provida por sua família.

    § 1o  O Benefício de Prestação Continuada integra a proteção social básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social - SUAS, instituído pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, em consonância com o estabelecido pela Política Nacional de Assistência Social - PNAS.


ID
1860547
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Resolução nº 109 do MDS, que aprova a tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) objetiva:

Alternativas
Comentários
  • I - Serviços de Proteção Social Básica:

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF); b) Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; c) Serviço de Proteção Social Básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosas.

    I - Serviços de Proteção Social Especial de Média Complexidade:

    a) Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI); b) Serviço Especializado em Abordagem Social; c) Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de

    Liberdade Assistida (LA), e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC); d) Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias; e) Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

    I - Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade: a) Serviço de Acolhimento Insti tucional, nas seguintes modalidades:

    - abrigo insti tucional; - Casa-Lar;

    - Casa de Passagem;

    - Residência Inclusiva.

    b) Serviço de Acolhimento em República; c) Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; d) Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e de Emergências.

  •  a)

    apoiar famílias que possuem entre seus membros indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

  • OBJETIVOS do PAIF:
    - Fortalecer a função protetiva da família, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida;
    - Prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;
    - Promover aquisições sociais e materiais às famílias, potencializando o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades;
    - Promover acessos a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais, contribuindo para a inserção das famílias na rede de proteção social de assistência social;
    - Promover acesso aos demais serviços setoriais, contribuindo para o usufruto de direitos;
    - Apoiar famílias que possuem, dentre seus membros, indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

  • A

    apoiar famílias que possuem entre seus membros indivíduos que necessitam de cuidados, por meio da promoção de espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

    B

    oferecer suporte terapêutico às famílias que possuem entre seus membros indivíduos com transtornos psíquicos e dependência de álcool e drogas.

    C

    realizar acompanhamento social a adolescentes e suas famílias durante o cumprimento de medida socioeducativa de liberdade assistida

    D

    promover o acolhimento familiar de crianças e adolescentes afastados temporariamente de sua família de origem


ID
1878409
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de Patos - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca da Lei Federal nº 8.742, de 07 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica da Assistência Social), assinale o item incorreto.

Alternativas
Comentários
  • C)Art. 3o  Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas SEM FINS LUCRATIVOS que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.

    LOAS-LEI 8742/93


ID
1883164
Banca
EXATUS-PR
Órgão
Prefeitura de Nova Friburgo - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS 2012) a “defesa do protagonismo e da autonomia dos usuários e a recusa de práticas de caráter clientelista, vexatório ou com intuito de benesse ou ajuda” é:

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 5º São diretrizes estruturantes da gestão do SUAS:

    I - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;
    II - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo;
    III - financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;
    IV - matricialidade sociofamiliar;
    V - territorialização;
    VI - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil;
    VII - controle social e participação popular.

    B) Art. 4º São seguranças afiançadas pelo SUAS:

    I - acolhida: provida por meio da oferta pública de espaços e serviços para a realização da proteção social básica e especial.
    II - renda: operada por meio da concessão de auxílios financeiros e da concessão de benefícios continuados, nos termos da lei, para cidadãos não incluídos no sistema contributivo de proteção social, que apresentem vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e/ou incapacidade para a vida independente e para o trabalho;
    III - convívio ou vivência familiar, comunitária e social: exige a oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional para
    IV - desenvolvimento de autonomia:
    V - apoio e auxílio: quando sob riscos circunstanciais, exige a oferta de auxílios em bens materiais e em pecúnia, em caráter transitório, denominados de benefícios eventuais para as famílias, seus membros e indivíduos.

  • C) GABARITO

    Art. 6º São princípios éticos para a oferta da proteção socioassistencial no SUAS:

    I - defesa incondicional da liberdade, da dignidade da pessoa humana, da privacidade, da cidadania, da integridade física, moral e psicológica e dos direitos socioassistenciais;
    II - defesa do protagonismo e da autonomia dos usuários e a recusa de práticas de caráter clientelista, vexatório ou com intuito de benesse ou ajuda;
    III - oferta de serviços, programas, projetos e benefícios públicos gratuitos com qualidade e continuidade, que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de laços familiares e sociais;
    IV - garantia da laicidade na relação entre o cidadão e o Estado na prestação e divulgação das ações do SUAS;
    V - respeito à pluralidade e diversidade cultural, socioeconômica, política e religiosa;
    VI - combate às discriminações etárias, étnicas, de classe social, de gênero, por orientação sexual ou por deficiência, dentre outras;
    VII - garantia do direito a receber dos órgãos públicos e prestadores de serviços o acesso às informações e documentos da assistência social, de interesse particular, ou coletivo, ou geral - que serão prestadas dentro do prazo da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011 - Lei de Acesso à Informação - LAI, e a identificação daqueles que o atender;
    VIII - proteção à privacidade dos usuários, observando o sigilo profissional, preservando sua intimidade e opção e resgatando sua história de vida;
    IX - garantia de atenção profissional direcionada para a construção de projetos pessoais e sociais para autonomia e sustentabilidade do usuário;
    X - reconhecimento do direito dos usuários de ter acesso a benefícios e à renda;
     

  • CONTINUAÇÃO PRINCIPIOS ÉTICOS:

    XI - garantia incondicional do exercício do direito à participação democrática dos usuários, com incentivo e apoio à organização de fóruns, conselhos, movimentos sociais e cooperativas populares, potencializando práticas participativas;
    XII - acesso à assistência social a quem dela necessitar, sem discriminação social de qualquer natureza, resguardando os critérios de elegibilidade dos diferentes benefícios e as especificidades dos serviços, programas e projetos;
    XIII - garantia aos profissionais das condições necessárias para a oferta de serviços em local adequado e acessível aos usuários, com a preservação do sigilo sobre as informações prestadas no atendimento socioassistencial, de forma a assegurar o compromisso ético e profissional estabelecidos na Norma Operacional Básica de Recurso Humanos do SUAS - NOB-RH/SUAS;
    XIV - XIV - disseminação do conhecimento produzido no âmbito do SUAS, por meio da publicização e divulgação das informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários e trabalhadores, no sentido de que estes possam usá-las na defesa da assistência social, de seus direitos e na melhoria da qualidade dos serviços, programas, projetos e benefícios;
    XV - simplificação dos processos e procedimentos na relação com os usuários no acesso aos serviços, programas, projetos e benefícios, agilizando e melhorando sua oferta;
    XVI - garantia de acolhida digna, atenciosa, equitativa, com qualidade, agilidade e continuidade;
    XVII - prevalência, no âmbito do SUAS, de ações articuladas e integradas, para garantir a integralidade da proteção socioassistencial aos usuários dos serviços, programas, projetos e benefícios;
    XVIII - garantia aos usuários do direito às informações do respectivo histórico de atendimentos, devidamente registrados nos prontuários do SUAS.

  • D) Art. 3º São princípios organizativos do SUAS:

    I - universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição;
    II - gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida, observado o que dispõe o art. 35, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;
    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais;
    IV - intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais;
    V - equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

  • Gab. C

    Art. 6º São princípios éticos para a oferta da proteção socioassistencial no SUAS:

    ....

    II - defesa do protagonismo e da autonomia dos usuários e a recusa de práticas de caráter clientelista, vexatório ou com intuito de benesse ou ajuda;

  • II - defesa do protagonismo e da autonomia dos usuários e a recusa de práticas de caráter clientelista, vexatório ou com intuito de benesse ou ajuda;


ID
1885573
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Brusque - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional Básica (NOB-SUAS), relacione corretamente os princípios organizativos do SUAS e suas definições.


Coluna 1 Princípios

1. Universalidade

2. Gratuidade

3. Integralidade da Proteção

4. Intersetorialidade

5. Equidade


Coluna 2 Definições

( ) Respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social .

( ) Todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória de tal condição.

( ) Integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais.

( ) A assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida,

( ) Oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º São princípios organizativos do SUAS:

    I - universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição;

    II - gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida, observado o que dispõe o art. 35, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais;

    IV - intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais;

    V - equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

  • Gab. E

    (5) Respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social .

    (1) Todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória de tal condição.

    (4) Integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais.

    (2) A assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida,

    (3) Oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

  • Art. 3º São princípios organizativos do SUAS:

    I - universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição;

    II - gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida, observado o que dispõe o art. 35, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais;

    IV - intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais;

    V - equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.


ID
1904020
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A gestão das ações e a aplicação de recursos do SUAS são negociadas e pactuadas nas seguintes instâncias:

Alternativas
Comentários
  • Comissões Intergestores Bipartite (CIB) e Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

  • Resp.: LETRA E

    O processo de gestão do Suas conta também com instâncias de pactuação, que são a Comissão Intergestores Tripartite (CIT) e as Comissões Intergestores Bipartite (CIBs).

    Referencia:


ID
1904029
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a NOB-SUAS/2005, a família que vive em áreas caracterizadas como de vulnerabilidade, definidas a partir de indicadores estabelecidos por órgão federal, pactuados e deliberados, constitui-se em uma família:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    §1º O repasse do Piso de que trata o caput deve se basear no número de famílias referenciadas ao CRAS.

    §2º A capacidade de referenciamento de um CRAS está relacionada:

    I - ao número de famílias do território;

    II - à estrutura física da unidade; e

    III - à quantitade de profissionais que atuam na unidade, conforme referência da NOB RH.

    §3º Os CRAS serão organizados conforme o número de famílias a ele referenciadas, observando-se a seguinte divisão:

    I - até 2.500 famílias;

    II - de 2.501 a 3.500 famílias;

    III - de 3.501 até 5.000 famílias.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • FAMÍLIA REFERENCIADA: é aquela que vive em áreas caracterizadas como de vulnerabilidade, definidas a partir de indicadores estabelecidos por órgão federal, pactuados e deliberados. A unidade de medida “família referenciada” é adotada para atender situações isoladas e eventuais relativas a famílias que não estejam em agregados territoriais atendidos em caráter permanente, mas que demandam do ente público proteção social.

    NOB_RH/SUAS - pagina 64

    file:///C:/Users/adm/Desktop/Norma%20Operacional%20Basica%20de%20Recursos%20Humanos%20do%20SUAS%20NOB-RH%20SUAS%20(1).PDF

    pagina 64

     


ID
1904605
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os Princípios Éticos que orientam a intervenção dos profissionais da área da assistência social estão previstos na NOB RH - SUAS. Com base nestes princípios, analise as afirmativas abaixo e, em seguida, coloque entre parênteses a letra “V ”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa.

( ) Compromisso em ofertar serviços, programas, projetos e benefícios de qualidade que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de laços familiares e sociais.

( ) Proteção à privacidade dos usuários, observado o sigilo profissional, preservando sua privacidade e opção e resgatando sua historia de vida.

( ) Reconhecimento do direito dos usuários a ter acesso a benefícios e renda e a programas de oportunidades para inserção profissional e social.

A alternativa que apresenta a sequência correta é:

Alternativas

ID
1908946
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Sistema Único de Assistência Social - SUAS é um sistema público, não contributivo, descentralizado e participativo, destinado à gestão da assistência social, através da integração das ações dos entes públicos responsáveis pela política socioassistencial e das entidades privadas de assistência social. A coordenação da Política Nacional de Assistência Social no âmbito do SUAS cabe ao:

Alternativas
Comentários
  • A coordenação e as normas gerais cabe ao Orgão da Administração Pública Federal (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome)

  • Atualmente, Ministério do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário. 

  • 8742


    § 3o A instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social é o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

  • Lei 8742/93:

     

    Art. 6º, § 3º. A instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social é o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

  • Hoje Ministério da Cidadania.

  • Art. 6 o  da lei 8.742/93


    § 3 o  A instância coordenadora da Política Nacional de Assistência Social é o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

  • O MDS, de fato, tornou-se o Ministério da Cidadania, todavia, devemos nos atentar que a IBRAE, provavelmente, irá na letra da lei. Ou seja, citará o "MDS".

    #SEDESTMIDH


ID
1908949
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Rio Branco - AC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social - NOB/SUAS visa à implementação e à consolidação do SUAS no âmbito do território brasileiro. Essa norma, publicada por meio da Resolução CNAS n° 33/2012, estabelece que o SUAS se fundamenta na:

Alternativas
Comentários
  •  d)

    cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

  •  Art. 8º O SUAS se fundamenta na cooperação entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios e estabelece as respectivas competências e responsabilidades comuns e específicas.

    na NOB/SUAS 2012

  • Cadê os comentários e vídeos dos professores em relação a esta matéria? Meu pacote vai vencer em Agosto e não vou renovar!

    Alguém indica outro site mais aprofundado?


ID
1930147
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social 2012 (NOB/SUAS 2012), assinale a alternativa correta no que se refere aos objetivos do SUAS.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    CAPÍTULO I
    SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

    Art. 2º São OBJETIVOS do SUAS:

    II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e
    dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de
    assistência social;

    Art. 3º São PRINCÍPIOS organizativos do SUAS:

    I - universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a
    quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem
    discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição;

    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude,
    por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios
    socioassistenciais;
    IV - intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as
    demais políticas e órgãos setoriais;

  • a)   Correto: Estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social. Fundamentação artigo 2°, inciso II, Trata do OBJETIVOS.

    b)   Errado: Garantir a universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição. Fundamentação artigo 3º, inciso I, trata dos PRINCÍPIOS.

    c)   Errado; Integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. Fundamentação artigo 3º, inciso II, trata dos PRINCÍPIOS.

    d)   Errado: Intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais. Fundamentação artigo 3º, inciso IV, trata dos PRINCÍPIOS.

     

    ***Sacada do examinador, começar o enunciado dos itens A e B com verbos no infinitivo, já que temos conhecimento de que os OBJETIVOS representam ações.

     

    Concentre-se nos pontos FORTES, reconheça as FRAQUEZAS, agarre as OPORTUNIDADES e proteja-se contra as AMEAÇAS. ”  (Sun Tzu)


     

    http://edesp.sp.gov.br/edesp2014/wp-content/uploads/2014/06/NOB-SUAS-2012.pdf

  • GAbarito A!

    Art. 2º São objetivos do SUAS:
    I - consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica
    entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo
    articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos
    dos usuários;
    II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e
    dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de
    assistência social;
    III - definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão
    e ofertas de serviços pactuados nacionalmente;
    IV - orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional,
    a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços,
    benefícios, programas e projetos de assistência social;
    V - respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas
    e territoriais;
    VI - reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e
    municipais no planejamento e execução das ações;
    VII - assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência
    social;
    VIII - integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas,
    projetos e benefícios de assistência social;
    IX - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social;
    X - estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios;
    XI - afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da
    política de assistência social.

    Fonte: Cartilha NOB SUAS 2012

  • artt. 2º São objetivos do SUAS:

    I - consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários;

    II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

    III - definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente;

    IV - orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social;

    V - respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais;

    VI - reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;

    VII - assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social;

    VIII - integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social;

    IX - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social;

    X - estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios;

    XI - afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social. 

    Art. 3º São princípios organizativos do SUAS:

    I - universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição;

    II - gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida, observado o que dispõe o art. 35, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais;

    IV - intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais;

    V - equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.


ID
1930156
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Quanto à gestão do trabalho no SUAS, assinale a alternativa correta que corresponda às ações relativas à valorização do trabalhador, na perspectiva da desprecarização da relação e das condições de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • NOB/SUAS – RESOLUÇÃO Nº 33, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012.

     

    Art. 109. A gestão do trabalho no SUAS compreende o planejamento, a organização e a execução das ações relativas à valorização do trabalhador e à estruturação do processo de trabalho institucional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

     §1º Compreende-se por ações relativas à valorização do trabalhador, na perspectiva da desprecarização da relação e das condições de trabalho, dentre outras:

     I - a realização de concurso público;

    II - a instituição de avaliação de desempenho;

    III - a instituição e implementação de Plano de Capacitação e Educação Permanente com certificação;

    IV - a adequação dos perfis profissionais às necessidades do SUAS;

    V – a instituição das Mesas de Negociação;

    VI - a instituição de planos de cargos, carreira e salários (PCCS);

     VII - a garantia de ambiente de trabalho saudável e seguro, em consonância às normativas de segurança e saúde dos trabalhadores;

    VIII - a instituição de observatórios de práticas profissionais.

     


ID
1973431
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme a resolução n° 130/CNAS de 15 de julho de 2005, que aprova a Norma de Orientação Básica da Assistência Social, é um princípio ético para os trabalhadores da assistência social:

Alternativas

ID
2021836
Banca
Jota Consultoria
Órgão
Prefeitura de Jambeiro - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a LEI Nº 8.742, DE 7 DE DEZEMBRO DE 1993- Art. 30. É condição para os repasses, aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal, dos recursos de que trata esta lei, a efetiva instituição e funcionamento de:

I - Conselho de Assistência Social, de composição paritária entre governo e sociedade civil;

II - Fundo de Assistência Social, com orientação e controle dos respectivos Conselhos de Assistência Social;

III - Plano de Assistência Social.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito  D

     

    LEI Nº 8.742-1993. Art. 30. É condição para os repasses, aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal, dos recursos de que trata esta lei, a efetiva instituição e funcionamento de:


    I - Conselho de Assistência Social, de composição paritária entre governo e sociedade civil;


    II - Fundo de Assistência Social, com orientação e controle dos respectivos Conselhos de Assistência Social;


    III - Plano de Assistência Social.


ID
2023315
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao tratamento e visão da família apresentados na NOB/SUAS, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. A família é vista como núcleo básico de sustentação afetiva, biológica e relacional.

II. A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social.

III. Considera o cidadão e a família como objeto de intervenção, e não como sujeito protagonista da rede de ações e serviços.

IV. A defesa do direito à convivência familiar na proteção de assistência social explora o conceito de família como unidade econômica, como referência de cálculo de rendimento per capita.

V. É entendida como núcleo afetivo, vinculada por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade, onde os vínculos circunscrevem obrigações recíprocas e mútuas, organizadas em torno de relações de geração e de gênero.

Alternativas
Comentários
  • Para a proteção social de Assistência Social o princípio de matricialidade sociofamiliar significa que:

     

     a família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social;

     

     a defesa do direito à convivência familiar, na proteção de Assistência Social, supera o conceito de família como unidade econômica, mera referência de cálculo de rendimento per capita e a entende como núcleo afetivo, vinculado por laços consangüíneos, de aliança ou afinidade, que circunscrevem obrigações recíprocas e mútuas, organizadas em torno de relações de geração e de gênero;

     

     a família deve ser apoiada e ter acesso a condições para responder ao seu papel no sustento, na guarda e na educação de suas crianças e adolescentes, bem como na proteção de seus idosos e portadores de deficiência;

     

     o fortalecimento de possibilidades de convívio, educação e proteção social, na própria família, não restringe as responsabilidades públicas de proteção social para com os indivíduos e a sociedade.


ID
2030602
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A dinâmica populacional é um importante indicador para a política de assistência social, pois ela está intimamente relacionada com o processo econômico estrutural de valorização do solo em todo território nacional, destacando-se a alta taxa de urbanização, sendo que uma determinada classificação de espaços urbanos passou a ser produtor e reprodutor de um intenso processo de precarização das condições de vida e de viver, da presença crescente do desemprego e da informalidade, de violência, da fragilização dos vínculos sociais e familiares, ou seja, da produção e reprodução da exclusão social, expondo famílias e indivíduos a situações de risco e vulnerabilidade. Assinale a alternativa que descreve corretamente a classificação dos espaços urbanos supracitados.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra "A".

     

    Considerando o fato de que o modelo de desigualdade socioterritorial do país se reproduz na dinâmica das cidades, é necessário um panorama desses territórios, espaços privilegiados de intervenção da política de assistência social. A Política Nacional de Assistência Social prevê na caracterização dos municípios brasileiros a presença das metrópoles, a dinâmica populacional é um importante indicador para a política de assistência social, pois ela está intimamente relacionada com o processo econômico estrutural de valorização do solo em todo território nacional, destacando-se a alta taxa de urbanização, especialmente nos municípios de médio e grande porte e nas metrópoles. Estes últimos espaços urbanos passaram a ser produtores e reprodutores de um intenso processo de precarização das condições de vida e de viver, da presença crescente do desemprego e da informalidade, de violência, da fragilização dos vínculos sociais e familiares, ou seja, da produção e reprodução da exclusão social, expondo famílias e indivíduos a situações de risco e vulnerabilidade.

     

    Fonte: PNAS, pg 11, 2004.

  • A dinâmica populacional é um importante indicador para a política de assistência social, pois ela está intimamente relacionada com o processo econômico estrutural de valorização do solo em todo território nacional, destacando-se a alta taxa de urbanização, especialmente nos municípios de médio e grande porte e as metrópoles. Estes últimos espaços urbanos passaram a ser produtores e reprodutores de um intenso processo de precarização das condições de vida e de viver, da presença crescente do desemprego e da informalidade, de violência, da fragilização dos vínculos sociais e familiares, ou seja, da produção e reprodução da exclusão social, expondo famílias e indivíduos a situações

    de risco e vulnerabilidade.


ID
2036413
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de São Miguel D`Oeste - SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São responsabilidades de Gestão Plena, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidades de Gestão Plena: PNAS 2004

    a) identificar e reconhecer, dentre todas as entidades inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social, aquelas que atendem aos requisitos definidos por esta Norma para o estabelecimento do vínculo SUAS;

    b) ampliar o atendimento atual dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social, voltados às situações de abuso, exploração e violência sexual a crianças e adolescentes para ações mais gerais de enfrentamento das situações de violação de direitos relativos ao nível de proteção social especial de média complexidade;

    c) alimentar e manter atualizadas as bases de dados dos subsistemas e aplicativos da REDE SUAS, componentes do sistema nacional de informação;

    d) Inserir, no Cadastro Único, as famílias em situação de vulnerabilidade social e risco conforme critérios do programa Bolsa Família (Lei nº 10.836/04);

    e) participar da gestão do BPC, integrando-o à Política de Assistência Social do município, garantido o acesso às informações sobre os seus beneficiários;

    f) executar programas e/ou projetos de promoção da inclusão produtiva e promoção do desenvolvimento das famílias em situação de vulnerabilidade social;

    g) instalar e coordenar o sistema municipal de monitoramento e avaliação e estabelecer indicadores de todas as ações da Assistência Social por nível de proteção básica e especial, em articulação com o sistema estadual, validado pelo sistema federal;

    h) preencher o Plano de Ação no sistema SUAS-WEB e apresentar o Relatório de Gestão como forma de prestação de contas;

    i) implantar, em consonância com a União e Estados, programas de capacitação de gestores, profissionais, conselheiros e prestadores de serviços, observados os planos de Assistência Social;

    j) prestar os serviços de proteção social especial. No caso de municípios de pequeno porte I e pequeno porte II e municípios de médio porte, os serviços poderão ser ofertados de forma regionalizada com co-financiamento dos mesmos;

    k) estabelecer pacto de resultados com a rede prestadora de serviços, com base em indicadores sociais comuns, previamente estabelecidos, para serviços de proteção social básica e especial.

    Gabarito D

  • A gestão inicial, básica e plena referem-se a proteção social básica (DPSB) nos Municipios.


ID
2069224
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Relacione a coluna da direita com a da esquerda quanto aos tipos de entidades e organizações de assistência social nos termos da Lei nº 8.742/1993 e das deliberações pertinentes do Conselho Nacional de Assistência Social.

(1) Entidades de atendimento

(2) Entidades de assessoramento

(3) Entidades de defesa e garantia


( ) aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social.

( ) aquelas que prestam serviços e executam programas e projetos voltados para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social.

( ) aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal.

A sequência correta dessa classificação é

Alternativas
Comentários
  • Art. 3 Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.                       

    § 1 São de atendimento aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de que tratam os incisos I e II do art. 18.                   

    § 2 São de assessoramento aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas ou projetos voltados prioritariamente para o fortalecimento dos movimentos sociais e das organizações de usuários, formação e capacitação de lideranças, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do CNAS, de que tratam os incisos I e II do art. 18.                 

    § 3 São de defesa e garantia de direitos aquelas que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços e executam programas e projetos voltados prioritariamente para a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania, enfrentamento das desigualdades sociais, articulação com órgãos públicos de defesa de direitos, dirigidos ao público da política de assistência social, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do CNAS, de que tratam os incisos I e II do art. 18.                      


ID
2069239
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004 – Norma Operacional Básica (NOB/SUAS), a proteção social deve garantir segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivência familiar. Assinale a alternativa correta quanto a tais garantias.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra A

    Segurança de Rendimentos - é a garantia de que todos tenham uma forma monetária de garantir sua sobrevivência, independentemente de suas limitações para o trabalho ou do desemprego.

    Segurança da Acolhida - opera com a provisão de necessidades humanas que começa com os direitos à alimentação, ao vestuário e ao abrigo, próprios à vida humana em sociedade.

    Segurança da Vivência Familiar ou a Segurança do Convívio - supõe a não aceitação de situações de reclusão, de perda das relações.

    Fonte: PNAS, 2004.


ID
2069284
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004 – Norma Operacional Básica (NOB/SUAS), é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

O enunciado acima trata-se do(a)

Alternativas

ID
2085271
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Foi definido, segundo a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos, de dezembro de 2006, um sistema público com comando único, descentralizado, não-contributivo que organiza e normatiza a Política Nacional de Assistência Social na perspectiva da universalização dos direitos, regulando em todo o território nacional, as ações sócio-assistenciais. A descrição do sistema público acima definido corresponde ao

Alternativas

ID
2085307
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) - NOB-RH/SUAS 2006, a capacitação dos trabalhadores da Assistência Social tem por fundamento a educação e uma das formas de sua realização acontece com o envolvimento de diversos atores no planejamento, execução, monitoramento e avaliação dos planos de capacitação aprovados por seus respectivos conselhos. Qual é a definição correspondente à forma de educação discorrida anteriormente?

Alternativas

ID
2094292
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) comporta quatro tipos de gestão: da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios. As responsabilidades da União passam principalmente pela formulação, apoio, articulação e coordenação de ações. Os estados, por sua vez, assumem a gestão da assistência social dentro de seu âmbito de competência, tendo suas responsabilidades definidas na Norma Operacional Básica (NOB/SUAS).

No caso da gestão municipal e do Distrito Federal, são possíveis três níveis de habilitação ao SUAS: inicial, básica e plena. A gestão inicial se caracteriza por:

Alternativas
Comentários
  • Famoso: C P F

     

    Conselho, Plano e Fundo.

     

     

    GAB. B

  • Art. 10. Os Municípios que não aderiram ao SUAS na forma da NOB SUAS, aprovada pela Resolução nº 130, de 15 de julho de 2005, do Conselho Nacional de Assistência Social - CNAS, farão a adesão por meio da apresentação à Comissão Intergestores Bipartite - CIB de seu Estado dos documentos comprobatórios da instituição e funcionamento do conselho, plano e fundo de assistência social, bem como da alocação de recursos próprios no fundo.


    https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/assistencia_social/nob_suas.pdf


ID
2098948
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a assistência social, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • BO@ NOIT: ), COLEGUINHAS!

     

    A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social NÃO CONTRIBUTIVA, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade para garantir o atendimento às necessidades básicas. Lei 8.742/1993, artigo 1º.

  • Gabarito: a

    --

    Todas da lei 8742 ( LOAS ).

    Comentando a letra a.

    Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

    Comentando a letra b.

    Art. 2 A assistência social tem por objetivos:

    I - a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente: ( ... )

    II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos;

    III - a defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais.

    Comentando a letra c.

    Art. 2ª, Parágrafo único. Para o enfrentamento da pobreza, a assistência social realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, garantindo mínimos sociais e provimento de condições para atender contingências sociais e promovendo a universalização dos direitos sociais.

    Comentando a letra d.

    Art. 3 Consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos por esta Lei, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos.

    Comentando a letra e.

    Art. 3ª, § 1 São de atendimento aquelas entidades que, de forma continuada, permanente e planejada, prestam serviços, executam programas ou projetos e concedem benefícios de prestação social básica ou especial, dirigidos às famílias e indivíduos em situações de vulnerabilidade ou risco social e pessoal, nos termos desta Lei, e respeitadas as deliberações do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de que tratam os incisos I e II do art. 18.

  • GABARITO : A

    Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social NÃO contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

    ATENÇÃO é o caminho para a APROVAÇÃO!


ID
2098951
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Relacione as colunas e assinale a alternativa correta.
1. Princípios da Assistência Social
2. Diretrizes da Assistência Social
( ) participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.
( ) primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.
( ) respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade.
( ) igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.

Alternativas
Comentários
  •  Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

            I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

            II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

            III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

            IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

            V - divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

    SEÇÃO II

    Das Diretrizes

            Art. 5º A organização da assistência social tem como base as seguintes diretrizes:

            I - descentralização político-administrativa para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e comando único das ações em cada esfera de governo;

            II - participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

            III - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social em cada esfera de governo.

  • Princípios da LOAS - S.U.R.I.D

    a.      Supremacia do atendimento às necessidades sociais;​ 

    b.      Universalização dos direitos sociais

    c.      Respeito à dignidade do cidadão

    d.      Igualdade de direitos no acesso ao atendimento,

    e.      Divulgação ampla dos benefícios

  • Na LOAS:

    Princípios:

    S. U. R. I. D.

    Diretrizes:

    D. D. P. (na PNAS acrescenta C de centralidade na família)

  • O mnemônico geral das Diretrizes é: DPPC Na CF - DP Na LOAS - DPP Na PNAS - DPPC

ID
2098954
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção:

Alternativas
Comentários
  • Os dois níveis de complexidade no que preconiza a PNAS (BRASIL, 2004), no tange a os serviços de Proteção Social Básica (PSB); Proteção Social Especial (PSE),sendo que a Proteção Social Especial (PSE) é  dividia em duas classificações Média e de Alta Complexidade.

    =>B) social básica e social especial.

     


ID
2098960
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

São considerados serviços de proteção básica de assistência social aqueles que, EXCETO

Alternativas
Comentários
  • BO@ NOIT: ), COLEGUINHAS!

     

    Proteção Social Especial de alta complexidade

     

    Os serviços de proteção social especial de alta complexidade são aqueles que garantem proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário. Em outras palavras, cujos vínculos familiares foram rompidos. (PNAS,2004)

  • Se os vínculos já foram rompidos não é CRAS, pois esse trata de prevenção ao rompimento.


ID
2098963
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:

Alternativas
Comentários
  • BO@ NOIT: ), COLEGUINHAS!

     

    O SUAS materializa o conteúdo da LOAS, cumprindo no tempo histórico dessa Política as exigências para a realização dos objetivos e resultados esperados que devem consagrar direitos de cidadania e inclusão social.

    Os serviços socioassistenciais no SUAS são organizados segundo as seguintes referências:

     

    Vigilância social / socioassistencial;

    Proteção social;

    Defesa social e institucional.

     

    Resposta letra "A".

     

    Fonte: IGEPP


     

  • Caberia recurso. Segundo o artigo 2o da Loas a proteção social, vigilância e e defesa de direitos são objetivos da Assistência Social. A NobSuas/2012 trata os mesmos como funções da política de assistência social, conforme prevê a Loas. O mais adequado teria sido contextualizar a questão com a PNAS, de onde a questão foi inspirada.

  • Concordo que caberia recurso pelo mesmo motivo. Questão mal formulada.

  • PRO VI DE

  • Ano: 2014 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção:

    A) média, básica e especial.

    B) social básica e social especial.

    C) afiançada básica, afiançada especial e especializada.

    D) social básica e social administrativa.

    E) social completa e básica.

    Gabarito B

    Vai entender!

  • Acho que não caberia recurso, essas três referências estão presentes dessa exata forma na PNAS 2004. Faltou a banca colocar no enunciado, porém a PNAS é a única que fala sobre a referência para os serviços socioassistenciais.


ID
2107687
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A NOB/RH/2006 − Norma Operacional Básica de Recursos Humanos consolida os principais eixos a serem considerados para a gestão do trabalho na área da Assistência Social tais como

Alternativas
Comentários
  • Dá pra responder por eliminação rs

     

    NOB-RH/SUAS: file:///C:/Users/user/Downloads/NOB-RH_08.08.2011.pdf

  • Gabarito  D

     


    [...] Tal proposta consolida os principais eixos a serem considerados para a gestão do trabalho na área da assistência social: • Diretrizes para a Política Nacional de Capacitação e garantir a educação permanente dos trabalhadores (E) • Diretrizes Nacionais Para os Planos de Carreira, Cargos e Salários. (D) CORRETA • garantir a “desprecarização” dos vínculos dos trabalhadores do SUAS e o fim da tercerização. (C) • integrar e alimentar o sistema de informação. (A)

     

     

    Disponível em < http://www.assistenciasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/arquivos/NOB-RH.pdf>

  • Gabarito D !

    8. A gestão do trabalho no âmbito do SUAS deve também:

     

    » garantir a

    “desprecarização” dos vínculos dos trabalhadores do SUAS

     

    e o fim da tercerização, »

     

    garantir a educação permanente dos trabalhadores, »

     

    realizar planejamento estratégico, »

     

    garantir a gestão participativa com controle social, »

     

    integrar e alimentar o sistema de informação.

     

    Fonte:http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/NOB-RH_SUAS_Anotada_Comentada.pdf


ID
2110240
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Sistema Único de Assistência Social − SUAS é composto pelos entes federados e seus respectivos Conselhos de Assistência Social, conforme preconiza a Lei Orgânica de Assistência Social − LOAS. De acordo com Norma Operacional Básica de 2012 é objetivo do SUAS, entre outros:

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º do Capítulo I

     

    São objetivos do SUAS:

     

    I - consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários;

    II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

    III - definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente;

    IV - orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social;

    V - respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais;

    VI - reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;

    VII - assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social;

    VIII - integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social;

    IX - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social;

    X - estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios;

    XI - afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social.

     

    Fonte: file:///C:/Users/user/Downloads/CNAS%202012%20-%20033%20-%2012.12.2012%20(6).pdf

  • Art. 2o São objetivos do SUAS:

    consolidar a gestão compartilhada, o co nanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários;

    estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;
    definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente;

    orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social;
    respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais;

    reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;
    assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social;

    integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social;
    implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social; estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios;

    alcançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social. 

  • Não seria Art. 6° ?

  • Gabarito E

    Julieta, segundo a Norma Operacional Básica/2012, o Art. 6º trata dos princípios éticos para a oferta da proteção socioassistencial no SUAS.


    https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/assistencia_social/nob_suas.pdf

  • São objetivos do SUAS dentre outros:


    reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;

  • Juju, isto está na norma de operação Básica do SUAS em seu artigo 2º

    https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/assistencia_social/nob_suas.pdf

  • O erro da A: conveniados a política

    Os serviços, programas, projetos e benefícios são da Assistência Social e não CONVENIADOS a ela.

  • Art. 2º São objetivos do SUAS:

    I - consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários;

    II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

    III - definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente;

    IV - orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social;

    V - respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais;

    VI - reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;

    VII - assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social;

    VIII - integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social;

    IX - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social;

    X - estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios;

    XI - afiançar a vigilância sócio assistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social.

  • Segundo a NOB/SUAS, são objetivos do SUAS:

    a) assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios conveniados a política de assistência social.

    VII - assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social;

    b) integrar a rede privada de serviços, programas, projetos e benefícios da política de assistência social.

    VIII - integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social; 

    c) implementar a gestão do trabalho em toda a rede pública e privada ligadas a política de assistência social.

    IX - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social;

    d) estabelecer diretrizes a gestão de serviços privados e benefícios ofertados a política de assistência social.

    X - estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios;

    e) reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações.

    VI - reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;

  • Existe o objetivo no artigo 2 da NOB, mas no artigo 6 da LOAS, não há o objetivo no gabarito da questão

ID
2110258
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Teresina - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com NOB-RH/2006, entre as garantias para a gestão do trabalho no âmbito do SUAS está a

Alternativas
Comentários
  • Letra "a"

    NOB RH 2006

    GESTÃO DO TRABALHO NO SUAS: para efeitos desta NOB, considera-se Gestão do Trabalho no SUAS a gestão do processo de trabalho necessário ao funcionamento da organização do sistema, que abarca novos desenhos organizacionais, educação permanente, desprecarização do trabalho, avaliação de desempenho, adequação dos perfis profissionais às necessidades do SUAS, processos de negociação do trabalho, sistemas de informação e planos de carreira, entre outros aspectos.

  • 8. A gestão do trabalho no âmbito do SUAS deve também:
    • garantir a “desprecarização” dos vínculos dos trabalhadores do SUAS e o fim da tercerização,
    • garantir a educação permanente dos trabalhadores,
    • realizar planejamento estratégico,
    • garantir a gestão participativa com controle social,
    • integrar e alimentar o sistema de informação.


ID
2129803
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que diz respeito ao significado do princípio de Matricialidade Sociofamiliar, na Norma Operacional Básica de Assistência Social – NOBAS, 2004, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Bom di@, coleguinh@s!

    Resposta letra "E", pois a questão em comento versa sobre o princípio da territorialização que significa o reconhecimento da presença de múltiplos fatores sociais e econômicos que levam o indivíduo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social. 

  • Gabarito: Letra E

    a) A família é o núcleo social básico de acolhida, convívio, autonomia, sustentabilidade e protagonismo social. Fonte: PNAS 2004. página 91.

     b) A defesa do direito à convivência familiar, na proteção de assistência social, supera o conceito de família como unidade econômica, mera referência de cálculo de rendimento per capita, e a entende como núcleo afetivo, vinculado por laços consanguíneos, de aliança ou afinidade, que circunscrevem obrigações recíprocas e mútuas, organizadas em torno de relações de geração e de gênero. Fonte: PNAS 2004. página 91.

     c) A família deve ser apoiada e ter acesso a condições para responder ao seu papel no sustento, na guarda e na educação de suas crianças e adolescentes, bem como, na proteção de seus idosos e portadores de deficiência. Fonte: PNAS 2004. página 91.

     d) O fortalecimento de possibilidades de convívio, educação e proteção social, na própria família, não restringe as responsabilidades públicas de proteção social para com os indivíduos e a sociedade.  Fonte: PNAS 2004. página 91.

     e)  Os múltiplos fatores sociais e econômicos, que levam o indivíduo e a família a uma situação de vulnerabilidade, risco pessoal e social orientam a proteção social de assistência social. Trata-se do conceito de territorialização, porém de maneira incompleta. 


ID
2140813
Banca
FCM
Órgão
IF Sudeste - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social (NOB SUAS), o Plano de Assistência Social é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Nacional de Assistência Social. Sobre a realização do diagnóstico socioterritorial, etapa fundamental para elaboração do Plano de Assistência Social, é INCORRETO afirmar que o mesmo requer

Alternativas
Comentários
  • E- apropriação das estatísticas municipais para a compreensão da realidade socioeconômica dos territórios, uma vez que os indicadores do nível da cidade são os mesmos para suas regiões, bairros e distritos.

  • GABARITO: LETRA E.

    "apropriação das estatísticas municipais para a compreensão da realidade socioeconômica dos territórios, uma vez que os indicadores do nível da cidade são os mesmos para suas regiões, bairros e distritos."

    Os indicadores não são os mesmos, pelo contrário, eles são variáveis, sendo distintos, únicos para cada região, bairro, distrito.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Art. 21. A realização de diagnóstico socioterritorial requer:

    I - processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas;

    II - identificação da rede socioassistencial disponível no território, bem como de outras políticas públicas, com a finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e equipamentos necessários;

    III - reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.

    IV - utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações.

    Parágrafo único. Consideram-se sistemas oficiais de informações aqueles utilizados no âmbito do SUAS, ainda que oriundos de outros órgãos da administração pública.


ID
2145862
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Conforme o SUAS - Sistema Único da Assistência Social na Vigilância Socioassistencial - pode-se afirmar que a função da vigilância social no âmbito da Assistência Social

Alternativas

ID
2198503
Banca
Instituto Legatus
Órgão
Prefeitura de Angical do Piauí - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Os Municípios serão classificados a partir de um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais de acordo com a NOB SUAS 2012, denominado:

Alternativas
Comentários
  • Bo@ t@rde!

     

    A)   O Índice de Gini, criado pelo matemático italiano Conrado Gini, é um instrumento para medir o grau de concentração de renda em determinado grupo.Ele aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Numericamente, varia de zero a um (alguns apresentam de zero a cem). O valor zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. O valor um (ou cem) está no extremo oposto, isto é, uma só pessoa detém toda a riqueza. Na prática, o Índice de Gini costuma comparar os 20% mais pobres com os 20% mais ricos.

     

    B)   IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice que serve de comparação entre os países, com objetivo de medir o grau de desenvolvimento econômico e a qualidade de vida oferecida à população. O relatório anual de IDH é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU.

    Este índice é calculado com base em dados econômicos e sociais. O IDH vai de 0 (nenhum desenvolvimento humano) a 1 (desenvolvimento humano total). Quanto mais próximo de 1, mais desenvolvido é o país. Este índice também é usado para apurar o desenvolvimento de cidades, estados e regiões.

    No cálculo do IDH são computados os seguintes fatores: educação (anos médios de estudos), longevidade (expectativa de vida da população) e Produto Interno Bruto per capita.

     

    C)    RESOLUÇÃO Nº 33, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2012, Art. 28 -  Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, que será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros sistemas do MDS.

     

    D)   São índices desenvolvidos através de teorias e pesquisas e que são refeitos de tempos em tempos para que sejam sempre atualizados, conforme as mudanças ocorridas em uma sociedade com o passar do tempo. O PIB, Renda per Capita e IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)  são os índices mais usados no Brasil e no mundo, para se medir o fenômeno da desigualdade social, índices estes que são agregados a outros aspectos da sociedade que não só o social, como também o econômico.

     

    E)    O censo demográfico é uma operação censitária realizada a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população é contada em todo o território do Brasil e os resultados são usados pelo governo no desenvolvimento de políticas públicas e na destinação dos fundos governamentais para as unidades federativas.

     

    Fontes: IPEA,IBGE,MDS

  • Art. 28. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, consoante ao estágio de organização do SUAS em âmbito local, estadual e distrital. Parágrafo único. O ID SUAS será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros sistemas do MDS.

    NOB/SUAS 2012.

  • Art. 28. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir

    da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, consoante ao estágio de organização do

    SUAS em âmbito local, estadual e distrital.

    Parágrafo único. O ID SUAS será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros sistemas do MDS.

  • Art. 28. Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios serão agrupados em níveis de gestão, a partir da apuração do Índice de Desenvolvimento do SUAS - ID SUAS, consoante ao estágio de organização do SUAS em âmbito local, estadual e distrital. Parágrafo único. O ID SUAS será composto por um conjunto de indicadores de gestão, serviços, programas, projetos e benefícios socio assistenciais apurados a partir do Censo SUAS, sistemas da Rede SUAS e outros sistemas do MDS.


ID
2237017
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos termos da Resolução CNAS nº 33, de 12 de dezembro de 2012, que trata da Norma Operacional Básica – NOB/SUAS, “a garantia de proteção socioassistencial compreende”:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º A garantia de proteção socioassistencial compreende:

     

     

    I - precedência da proteção social básica, com o objetivo de prevenir situações de risco social e pessoal;

     

    II - não submissão do usuário a situações de subalternização;

     

    III - desenvolvimento de ofertas de serviços e benefícios que favoreçam aos usuários do SUAS a autonomia, resiliência, sustentabilidade, protagonismo, acesso a oportunidades, condições de convívio e socialização, de acordo com sua capacidade, dignidade e projeto pessoal e social;

     

    IV – dimensão proativa que compreende a intervenção planejada e sistemática para o alcance dos objetivos do SUAS com absoluta primazia da responsabilidade estatal na condução da política de assistência social em cada esfera de governo;

     

    V – reafirmação da assistência social como política de seguridade social e a importância da intersetorialidade com as demais políticas públicas para a efetivação da proteção social.

  • 1. Subalternização


    Pessoas que vivem em situação de miserabilidade, sem nenhuma condição de vida digna. sem emprego, sem oportunidade.

    subalternização parece estar aumentando


  • GABARITO-A

    Art. 7º A garantia de proteção socioassistencial compreende:

    I - precedência da proteção social básica, com o objetivo de prevenir situações de risco social e pessoal;

    II - não submissão do usuário a situações de subalternização;

    III - desenvolvimento de ofertas de serviços e benefícios que favoreçam aos usuários do SUAS a autonomia, resiliência, sustentabilidade, protagonismo, acesso a oportunidades, condições de convívio e socialização, de acordo com sua capacidade, dignidade e projeto pessoal e social;

    IV - dimensão proativa que compreende a intervenção planejada e sistemática para o alcance dos objetivos do SUAS com absoluta primazia da responsabilidade estatal na condução da política de assistência social em cada esfera de governo;

    V - reafirmação da assistência social como política de seguridade social e a 19 importância da intersetorialidade com as demais políticas públicas para a efetivação da proteção social.

    https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/NOBSUAS_2012.pdf.Pg. 18/19

  • #NOB2012

    Art. 7º A garantia de proteção socioassistencial compreende:

    I - precedência da proteção social básica, com o objetivo de prevenir situações de risco social e pessoal;

    II - não submissão do usuário a situações de subalternização;

    III - desenvolvimento de ofertas de serviços e benefícios que favoreçam aos usuários do SUAS a autonomia, resiliência, sustentabilidade, protagonismo, acesso a oportunidades, condições de convívio e socialização, de acordo com sua capacidade, dignidade e projeto pessoal e social;

    IV - dimensão proativa que compreende a intervenção planejada e sistemática para o alcance dos objetivos do SUAS com absoluta primazia da responsabilidade estatal na condução da política de assistência social em cada esfera de governo;

    V - reafirmação da assistência social como política de seguridade social e a importância da intersetorialidade com as demais políticas públicas para a efetivação da proteção social.


ID
2337754
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Norma Operacional do SUAS 2012 define como o responsável pelo reconhecimento de entidades e organizações pertencentes da rede socioassistencial, vinculadas ao SUAS,

Alternativas
Comentários
  • No que concerne às Entidades:

     

    Art. 13. São responsabilidades da União:

    XVII - reconhecer as entidades e organizações integrantes da rede socioassistencial, por meio do vínculo SUAS

     

    Art. 15. São responsabilidades dos Estados:

    XXII - acompanhar o sistema de cadastro de entidades e organizações de assistência social, de que trata o inciso XI, do art. 19, da LOAS, em articulação com os Municípios de sua área de abrangência;

     

    Art. 16. São responsabilidades do Distrito Federal:

    XIX - proceder o preenchimento do sistema de cadastro de entidades e organizações de assistência social de que trata o inciso XI do art. 19 da LOAS;

    XX - viabilizar estratégias e mecanismos de organização, reconhecendo o pertencimento das entidades de assistência social como integrantes da rede socioassistencial em âmbito local.

     

    Art. 17. São responsabilidades dos Municípios:

    XIX - proceder o preenchimento do sistema de cadastro de entidades e organizações de assistência social de que trata o inciso XI do art. 19 da LOAS;

    XX - viabilizar estratégias e mecanismos de organização para aferir o pertencimento à rede socioassistencial, em âmbito local, de serviços, programas, projetos 25 e benefícios socioassistenciais ofertados pelas entidades e organizações de acordo com as normativas federais.

     

    Fonte: https://setades.es.gov.br/Media/seadh/Legisla%C3%A7%C3%A3o/nob-suas-2012.pdf

  • A UNIÃO reconhece, e o CNAS acompanha e fiscaliza o processo de certificacao das entidades e organizações.

    Art. 13. São responsabilidades da União:

    XVII - reconhecer as entidades e organizações integrantes da rede socioassistencial, por meio do vínculo SUAS; (NOBSUAS)

     

    Art. 18. Compete ao Conselho Nacional de Assistência Social:

            III - acompanhar e fiscalizar o processo de certificação das entidades e organizações de assistência social no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; (Redação dada pela Lei nº 12.101, de 2009) (LOAS)

    FICA  A DICA!

     

  • GABARITO= A

    Art. 13. São responsabilidades da União: 

    XVII - reconhecer as entidades e organizações integrantes da rede socioassistencial, por meio do vínculo SUAS;

    https://www.mds.gov.br/webarquivos/public/NOBSUAS_2012.pdf

  • Art. 13. São responsabilidades da União:

    XVII - reconhecer as entidades e organizações integrantes da rede socioassistencial, por meio do vínculo SUAS.

    RESPOSTA: LETRA A


ID
2337763
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a NOB RH/2006, a capacitação dos trabalhadores do SUAS se fundamenta na educação permanente, e, portanto, deve ser realizada de forma

Alternativas
Comentários
  • 7. Assim, para atender aos princípios e diretrizes estabelecidos
    para a política de Assistência Social, a gestão do trabalho no
    SUAS deve ocorrer com a preocupação de estabelecer uma Política
    Nacional de Capacitação, fundada nos princípios da educação permanente,
    que promova a qualificação de trabalhadores, gestores e
    conselheiros da área, de forma sistemática, continuada, sustentável,
    participativa, nacionalizada e descentralizada, com a possibilidade
    de supervisão integrada, visando o aperfeiçoamento da prestação
    dos serviços socioassistenciais.

    www.mds.gov.br/cnas/politica-e-nobs/nob-rh_08-08-2011.pdf/download

  • De acordo com a NOB-RH/SUAS:

     

    V - DIRETRIZES PARA A POLÍTICA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO

    (...)

    5. A capacitação dos trabalhadores da Assistência Social tem por fundamento a educação permanente e deve ser feita de forma:


    a) sistemática e continuada: por meio da elaboração e implementação de planos anuais de capacitação;


    b) sustentável: com a provisão de recursos financeiros, humanos, tecnológicos e materiais adequados;


    c) participativa: com o envolvimento de diversos atores no planejamento, execução, monitoramento e avaliação dos planos de capacitação, aprovados por seus respectivos conselhos;

     

    d) nacionalizada: com a definição de conteúdos mínimos, respeitando as diversidades e especificidades;


    e) descentralizada: executada de forma regionalizada, considerando as características geográficas dessas regiões, Estados e municípios;


    f) avaliada e monitorada: com suporte de um sistema informatizado e com garantia do controle social.

     

     

     

    Fonte: NOB-RH/SUAS: Anotada e comentada. Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011


ID
2465350
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) prevê os serviços socioassistenciais e os programas de transferência de renda.

O que é correto afirmar sobre o SUAS?

Alternativas
Comentários
  •  Os Programas de Transferência de Renda se constituiem um tipo de programa social. A segurança social de renda, de competência da Assistência Social, é operada por meio da concessão de bolsas/auxílios financeiros sob determinadas condicionalidades, com presença (ou não) de contrato de compromissos; e da concessão de benefícios continuados, nos termos da lei, para cidadãos não incluídos no sistema contributivo de proteção social, que apresentem vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e/ou incapacidade para a vida independente e para o trabalho.

    A concessão de bolsas auxílios é realizada por meio de Programas de Transferência de Renda, como:

    1.  Programa Bolsa Família - PBF 

    2.  Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI

    3.  Projovem Adolescente

    4.  Benefício de Prestação Continuada - BPC

    fonte


ID
2465356
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Associe as colunas relacionando o tipo de piso ao financiamanto do Sistema Único de Assistência Social.

Tipo de Piso

1 – Básico fixo

2 – Básico variável


Financiamento

( ) Seu repasse é definido a partir das informações constantes no Cadastro Único.

( ) Destina-se ao desenvolvimento do Serviço de Proteção Integral a Indivíduos e Famílias (PAIF), ofertado pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

( ) Seu repasse está relacionado ao número de famílias referenciadas nos CRAS.

( ) Destina-se a demandas específicas do território.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Pisos da Assistência Social

    O piso é uma forma de organização dos serviços ofertados a determinado público-alvo. O valor que será repassado aos estados e municípios é calculado a partir de critérios para a oferta dos serviços. Com base nesses critérios, os pisos são calculados e os municípios recebem recursos para executar os respectivos serviços.

     

    Para mais informações: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/gestao-do-suas/financiamento/pisos-da-assistencia-social

  • O piso é uma forma de organização dos serviços ofertados a determinado público-alvo. O valor que será repassado aos estados e municípios é calculado a partir de critérios para a oferta dos serviços. Com base nesses critérios, os pisos são calculados e os municípios recebem recursos para executar os respectivos serviços.

    Os serviços são agregados aos seguintes pisos:
     

    PROTEÇÃO SOCIAL

    PISO

    SERVIÇO

    Básica

    Básico fixo (PBF)

    Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

    Variável (PBV)

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

    Equipes Volantes

    Manutenção de Lanchas da Assistência Social

    Especial Média Complexidade

    Fixo de Média Complexidade (PFMC)

    Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos (PAEFI)

    Serviço de proteção social a adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativa de liberdade assistida (LA) e de prestação de serviços à comunidade (PSC)

    Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua

    Serviço Especializado em Abordagem Social

    Serviço de Proteção Social Especial em Centro-Dia de Referência para pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias

    Transição de Média Complexidade

    Serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas e suas famílias

    Variável de Média Complexidade

    Serviço Socioeducativo Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI)

    Alta Complexidade

    Piso Fixo de Alta Complexidade (PAC I)

    Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes

    Serviço de Acolhimento ao Público Geral

    Piso Fixo de Alta Complexidade (PAC II)

    Serviço de Acolhimento Institucional para Pessoas em Situação de Rua

    Serviço de Acolhimento Institucional para Jovens e Adultos com Deficiência e em situação de dependência

    Piso Variável de Alta Complexidade (PVAC)

    Serviço de Proteção Social Especial em situações de calamidades públicas e emergências

    Programas

     

     

     

     

    Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas)

    Pessoas economicamente ativas que necessitam de mediação do acesso ao mundo do trabalho

    Capacitação dos Trabalhadores do SUAS (CapacitaSUAS)

    Trabalhadores do SUAS

    Gestão

    Índice de Gestão Descentralizada do SUAS (IGD-SUAS)

    Estados e municípios

    Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD-PBF)

    Estados e municípios

    http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/gestao-do-suas/financiamento/pisos-da-assistencia-social


ID
2480461
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Lei 12.435 de 06 de julho de 2011 altera a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS nº 8.742/93), que dispõe sobre a organização da assistência social no Brasil. A incorporação das definições normativo-jurídicas produzidas nas instâncias da política desde 2004, previstas e reguladas, especialmente, na Política Nacional de Assistência Social (PNAS/04) e na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS/05, expressa um avanço significativo para a garantia do direito à assistência social a quem dela precisar. Sobre as principais mudanças na LOAS, analise as afirmações a seguir.

I. A implementação da gestão do trabalho e da educação permanente passa a ser um objetivo do Sistema Único de Assistência Social.

II. Fica mantida a responsabilidade do Conselho Nacional de Assistência Social em conceder o Certificado de Entidade Beneficente para as entidades e organizações de assistência social, por meio do vínculo SUAS.

III. A União passa a ter responsabilidade de co-financiamento de Benefícios Eventuais, além do apoio às ações emergenciais já previstas.

IV. São objetivos da assistência social a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos.

Está(ão) CORRETA(S) apenas

Alternativas
Comentários
  • A Lei Orgânica da Assistência Social (Lei n. 8.742/1993) sofre muitas transformações e avanços após a promulgação em 2004 da Política Nacional de Assistência Social que institui o Sistema Único de Assistência Social em 2005. Em 2011 são também normatizadas novas alterações na LOAS devido a Lei 12.435/2011 que apresenta novas incumbências e definições na Política Pública de Assistência Social. Após essa breve análise, iremos recorrer as normativas legais expostas para comentarmos cada assertiva:

    I- Esta assertiva está correta. Alterada pela Lei n. 12.435/2011, a LOAS em seu Art. 6º aponta os objetivos do SUAS, sendo eles 7 (sete). Destaca-se que entre eles está implementação da gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social. Esta é uma das necessidades sempre cobradas pelos trabalhadores do SUAS que buscam maior capacitação e qualificação para intervirem de forma competente e qualificada. 

    II- Esta assertiva está incorreta. A LOAS tem essa incumbência revogada, conforme verifica-se no Art. 18, inciso IV. A Lei n. 12.101/2009 que trata especificamente da certificação beneficentes da assistência social aponta que a partir de sua promulgação a certificação das entidades, que podem executar serviços, majoritariamente, na área da saúde, ou na área da assistência social ou na área da educação terão seus certificados concedidos ou renovados pelos respectivos ministérios: Ministério da Saúde, Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e Ministério da Educação.

    III- Esta assertiva está incorreta. O cofinanciamento dos Benefícios Eventuais é incumbência do Estado, o qual deverá repassar aos municípios o recurso, conforme deve ser estabelecido pelo Conselho Estadual de Assistência Social. Esta afirmação encontra-se no Art. 13, inciso I.

    IV- Esta  assertiva está correta. Com base na LOAS, em seu Art. 2º, são elencados 3 (três) objetivos para a assistência social: I- a proteção social, que visa a garantia à vida, à redução de danos e a prevenção à incidência de riscos; II- a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos; e III-a defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais.


    RESPOSTA: A
  • LOAS-LEI 8.742

     I-)Art. 6o -A gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (Suas), com os seguintes objetivos: 

     

    V-implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social

     

    IV)-Art. 2o  A assistência social tem por objetivos: (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

     

    I - a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente: (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos; (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011)

    III - a defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais

     

    RESPOSTA :LETRA A

  • MAIS ALGUÉM PARA COMENTAR OS INTENS II e III?

  • Gabarito A


    Colaborando com a colega Jaqueline.


    Item II - O Ministério do Desenvolvimento Social - MDS é o responsável pela certificação das entidades que atuam na área da assistência social. Ver Artigo 6 -B § 1o - LOAS



    Item III - De acordo com o Artigo 12 da LOAS e as alterações dadas pela Lei 12.435, a União vem cofinanciar, por meio de transferência automática, o aprimoramento da gestão, os serviços, os programas e os projetos de assistência social em âmbito nacional; Já nos Artigos 13, 14 e 15 da LOAS, alterados pela Lei 12.345 os responsáveis por destinar recursos financeiros para o pagamento dos benefícios eventuais são respectivamente os Estados, Distrito Federal e os Municípios;


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8742compilado.htm

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Lei/L12435.htm

  • MACETE QUE EU CRIEI PARA LEMBRAR DOS OBJETIVOS:


    PROVIDE


    PRO- proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente

    VI- vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos;

    DE - defesa de direitos, que visa a garantir o pleno acesso aos direitos no conjunto das provisões socioassistenciais

  • no item III, a banca fez uma pegadinha... SEGUINTE: O COFINANCIAMENTO É FEITO PARA BENEFÍCIOS DE PRESTAÇÃO CONTINUADA. E NÃO EVENTUAIS, COMO FOI CITADO!

  • Objetivo?

    Na verdade essas são as funções

  • Lembrando que hoje é o Ministério da Cidadania.

  • Complementando: Art. 2º São objetivos do SUAS: I - consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários; II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social; III - definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente; IV - orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social; V - respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais; VI - reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações; VII - assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social; VIII - integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social; IX - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social; X - estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios; XI - afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social.
  • Complementação para o item III:

    Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993 - LOAS

    Art. 22.  Entendem-se por benefícios eventuais as provisões suplementares e provisórias que integram organicamente as garantias do Suas e são prestadas aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situações de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública.

    § 1  A concessão e o VALOR DOS BENEFICÍOS de que trata este artigo serão definidos pelos Estados, Distrito Federal e Municípios e previstos nas respectivas leis orçamentárias anuais, com base em critérios e prazos definidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social. 

  • Me confundi pq já vi questões chamar as funções (PROVIDE) de outro nome, como Objetivos e considerar errada. ai fica bem difícil.

  • Bom sabia que a IV estava totalmente certa, ai fui procurar tinha em duas alternativas a I e IV e III e IV. porém alternativa III tá errada porque benefício eventuais e de competência dos estados e distrito federal

     

    AVANTE!!

  • Assim como o colega Deyverson, fiquei confusa com a relação aos objetivos. No meu entendimento, são funções.

  • NA LOAS, O PROVIDE é OBJETIVO daquela lei por força do seu art2.

    Na PNAS, O PROVIDE é tratado como REFERÊNCIA por força do ítem 3.1 p.30 e POR FIM na NOB-SUAS em seu art 1 o PROVIDE é FUNÇÃO da política de assistência social

  • A regulamentação dos Benefícios Eventuais e a organização do atendimento aos beneficiários são responsabilidade dos municípios e do Distrito Federal, os quais devem observar os critérios e prazos estabelecidos pelos respectivos Conselhos de Assistência Social. Os estados são responsáveis pelo cofinanciamento dos Benefícios Eventuais junto aos municípios.

    fonte: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/beneficios-assistenciais/beneficios-eventuais

  • UNIÃO = responde pela concessão e manutenção do BPC; e coordena a gestão do BPC.

    CNAS = acompanha e fiscaliza o PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO das entidades e organizações de assistência social no MDS;

    Gratidão. Abra seu coração! =D

  • Funções =objetivos

  • OBJETIVOS da Assistência social P- Proteção social V- vigilância sócioassistencial D- Defesa de direitos PVD

ID
2531593
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Em relação ao exercício profissional no âmbito da gestão e gerenciamento de políticas sociais, especialmente da política de assistência social, torna-se fundamental o Assistente Social se apropriar de

Alternativas
Comentários
  • A

    análise crítica do contexto sócio histórico em que se situa a instituição, domínio dos instrumentos de gestão e clareza da direção social defendida no Projeto Ético Político profissional. 

  • Resposta Correta: a) análise crítica do contexto sócio histórico em que se situa a instituição, domínio dos instrumentos de gestão e clareza da direção social defendida no Projeto Ético Político profissional. 

  • quero saber onde está isso na lei

  • 2 Aspectos para análise e avaliação das políticas sociais

    Analisar as políticas sociais na perspectiva acima exposta pressupõe, além da incorporação das dimensões enunciadas, conhecer a conformação da política social ou programa social avaliado, que muitos autores designam de quadro institucional da

    política social (LAUTIER; THÉRET, 1993). Esses aspectos, para efeitos didáticos, podem ser considerados como planos de análise que, no seu conjunto, atribuem sentido à gama

    de indicadores empíricos que os avaliadores podem lançar mão para subsidiar suas análises.

    *Artigo: Avaliação de políticas, programas e projetos sociais -

    Ivanete Boschetti*


ID
2559658
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social prevê a realização de diagnóstico socioterritorial, a cada quadriênio. O diagnóstico tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura dos territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo as suas demandas e potencialidades.


Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO III PLANOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Art. 18. O Plano de Assistência Social, de que trata o art. 30 da LOAS, é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da PNAS na perspectiva do SUAS. §1º A elaboração do Plano de Assistência Social é de responsabilidade do órgão gestor da política que o submete à aprovação do conselho de assistência social. §2º A estrutura do plano é composta por, dentre outros:

    I - diagnóstico socioterritorial;

    II - objetivos gerais e específicos;

    III - diretrizes e prioridades deliberadas;

    IV - ações e estratégias correspondentes para sua implementação;

    V - metas estabelecidas;

    VI - resultados e impactos esperados;

    VII - recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários;

    VIII - mecanismos e fontes de financiamento;

    IX - cobertura da rede prestadora de serviços;

    X - indicadores de monitoramento e avaliação;

    XI - espaço temporal de execução;

    Art. 19. A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão elaborar os respectivos Planos de Assistência Social a cada 4 (quatro) anos, de acordo com os períodos de elaboração do Plano Plurianual - PPA.

     

    Art. 20. A realização de diagnóstico socioterritorial, a cada quadriênio, compõe a elaboração dos Planos de Assistência Social em cada esfera de governo. Parágrafo único. O diagnóstico tem por base o conhecimento da realidade a partir da leitura dos territórios, microterritórios ou outros recortes socioterritoriais que possibilitem identificar as dinâmicas sociais, econômicas, políticas e culturais que os caracterizam, reconhecendo as suas demandas e potencialidades.

    Art. 21. A realização de diagnóstico socioterritorial requer:

    I - processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas;

    II - identificação da rede socioassistencial disponível no território, bem como de outras políticas públicas, com a finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e equipamentos necessários;

    III - reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.

    IV - utilização de dados territorializados disponíveis nos sistemas oficiais de informações. Parágrafo único. Consideram-se sistemas oficiais de informações aqueles utilizados no 26 âmbito do SUAS, ainda que oriundos de outros órgãos da administração pública.

    Fonte: http://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/assistencia_social/nob_suas.pdf

  • Já resolvi outras questões que cobravam o mesmo assunto, batendo na mesma tecla. Por exemplo, trocaram sistema oficiais por sistemas informais. No meio de tantas questões corretas, se não prestarmos atenção numa palavrinha, acabamos errando. Toda atenção é pouca quando a onda da banca é esperar que escorreguemos na casquinha de banana.

  • Em NOB/SUAS, 2012,pg. 25: 

     

    a) Art. 21. A realização de diagnóstico socioterritorial requer : I - processo contínuo de investigação das situações de risco e vulnerabilidade social presentes nos territórios, acompanhado da interpretação e análise da realidade socioterritorial e das demandas sociais que estão em constante mutação, estabelecendo relações e avaliações de resultados e de impacto das ações planejadas;

     

    b)  II - identificação da rede socioassistencial disponível no território, bem como de outras políticas públicas, com a finalidade de planejar a articulação das ações em resposta às demandas identificadas e a implantação de serviços e equipamentos necessários;

     

    c) III - reconhecimento da oferta e da demanda por serviços socioassistenciais e definição de territórios prioritários para a atuação da política de assistência social.

     

    d) Art. 18, NOB/SUAS.2012: I - diagnóstico socioterritorial;

     

    e) Art. 21, NOB/SUAS.2012: Parágrafo único. Consideram-se sistemas oficiais de informações aqueles utilizados no âmbito do SUAS, ainda que oriundos de outros órgãos da administração pública.

    Gabarito: E

     

     


     


ID
2611063
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base nos instrumentos de gestão da Norma Operacional Básica da Assistência Social, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • ...o financiamento da política de assistência social é detalhado no processo de planejamento por meio do Orçamento Plurianual e anual.


ID
2629639
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Considere os objetivos abaixo.


I - Afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social.

II - Consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários.

III - Estabelecer as responsabilidades da União, no que se refere a financiamento, execução direta de serviços e controle social.

IV - Assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social.


Quais NÃO são objetivos do Sistema Único da Assistência Social, definidos pela Norma Operacional Básica da Assistência Social/2012?

Alternativas
Comentários
  • NOB/SUAS 2012

    Art. 2º São objetivos do SUAS:

    II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

    Oi meninas, tutupom? e meninos também!

  • NOB/SUAS

    Art. 2º São objetivos do SUAS:

    I - consolidar a gestão compartilhada, o cofinanciamento e a cooperação técnica entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva e garantem os direitos dos usuários;

    II - estabelecer as responsabilidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social;

    III - definir os níveis de gestão, de acordo com estágios de organização da gestão e ofertas de serviços pactuados nacionalmente;

    IV - orientar-se pelo princípio da unidade e regular, em todo o território nacional, a hierarquia, os vínculos e as responsabilidades quanto à oferta dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social;

    V - respeitar as diversidades culturais, étnicas, religiosas, socioeconômicas, políticas e territoriais;

    VI - reconhecer as especificidades, iniquidades e desigualdades regionais e municipais no planejamento e execução das ações;

    VII - assegurar a oferta dos serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social;

    VIII - integrar a rede pública e privada, com vínculo ao SUAS, de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social;

    IX - implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social;

    X - estabelecer a gestão integrada de serviços e benefícios;

    XI - afiançar a vigilância socioassistencial e a garantia de direitos como funções da política de assistência social. 


ID
2633968
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
MPE-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as assertivas abaixo relacionadas, tendo como referência a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).


I. Foi tratada na Lei N. 8662/93, que dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências.

II. Seu art. 5º preconiza que a assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades mínimas.

III. A materialidade da LOAS foi expressa quase onze anos após sua sanção pelo Presidente da República Itamar Franco, através da Resolução N. 145 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de 15 de outubro de 2004, que organiza e normatiza a Política Nacional de Assistência Social (PNAS/2004).

IV. A estruturação e organização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi previsto na Resolução N.89 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), ainda em 2004.

V. A Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social – NOB/SUAS foi aprovada pela Resolução N.130 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), já em 2005, e visa a implementação e consolidação do SUAS.


Verifica-se que estão incorretas

Alternativas
Comentários
  • A questão, que exige em algumas afirmações nível de decoreba,  pede as alternativas INcorretas:

     

     

    I) A Lei 8662/93 é a lei que regulamenta a profissão da/o assistente social

     

     

    II)O artigo 5º da LOAS trata das diretrizes da assistência social. A afirmativa trata dos objetivos da assistência que estão elencados no art.1º e também de forma equivocada, pois afirma que a assistência garante as necessidades mínimas e não as necessidades básicas.

     

    Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

     

     

    III)Sim, a PNAS (2004) foi aprovada quase 11 anos depois da LOAS (1993). Em 1988 a assistência é reconhecida pela constituição enquanto política pública, em 1993 a LOAS vai regulamentar a assistência enquanto política públicas, em 2004 a PNAS vem organizar essa política, posteriomente as NOB´s  demonstram as formas de operacionalizar a política e em 2009 a resolução 109 do CNAS vem tipificar os serviços socioassistenciais;

     

     

    IV- A  PNAS foi aprovada pelo CNAS por meio da Resolução nº 145, de 15 de outubro de 2004;

     

     

    V- A NOB/2005 foi aprovada pelo CNAS por meio da resolução nº 130, de 15 de julho de 2005.

  • Questão  maldosa.

  • cobrou muito conhecimento ne, inclusive de datas

  • decorar numero de lei não vai influenciar em nada na carreira como servidor publico. aprender o conteúdo sim

  • Parabéns pra quem acertou essa questão, pq olha...

    Gabarito: B

  • O único erro da "I" está em dizer que "foi tratada na Lei N. 8662/93", quando na verdade foi tratada na lei 8742/93.

  • é importante sabermos a cronologia e linha do tempo mas cobrar o número da Lei não impacta em nada o nosso entendimento da política da assistência social.

  • Conforme disposto no art. 194 da Constituição Federal, a assistência social constitui uma das políticas inseridas no âmbito da seguridade social, estando disciplinada pelos arts. 203 e 204 da Carta Magna;

    A Política Nacional de Assistência Social aprovada pela Resolução n°15, de 15 de outubro de 2004, do CNAS, expressa exatamente a materialidade das diretrizes da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, a Lei Orgânica da Assistência Social;

    A Norma Operacional Básica do Sistema Único da Assistência Social – NOB/ SUAS aprovada pela Resolução nº 130, de 15 de julho de 2005, do CNAS, visa a implementação e a consolidação do SUAS;


ID
2732062
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Resolução nº 17, de 20 de junho de 2011, na qual o Conselho Nacional de Assistência Social ratificou a equipe de referência definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos, define a composição obrigatória das equipes de referência. Assinale a alternativa correta quanto às equipes de referência.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO Nº 17, DE 20 DE JUNHO DE 2011.

    Ratificar a equipe de referência definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS e Reconhecer as categorias profissionais de nível superior para atender as especificidades dos serviços sócios assistenciais e das funções essenciais de gestão do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

    Art. 1º Ratificar a equipe de referência, no que tange às categorias profissionais de nível superior, definida pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do Sistema Único de Assistência Social – NOB-RH/SUAS, aprovada por meio da Resolução nº269, de 13 de dezembro de 2006, do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS. Parágrafo Único. Compõem obrigatoriamente as equipes de referência:

    I - da Proteção Social Básica: Assistente Social; Psicólogo.

    II - da Proteção Social Especial de Média Complexidade :  Assistente Social; Psicólogo; Advogado.

    III - da Proteção Social Especial de Alta Complexidade: Assistente Social; Psicólogo.

  • GABARITO "A"

    Nas três categorias temos os mesmo profissionais, Assistente Social; Psicólogo.

    APENAS na Proteção Social Especial de Média Complexidade, e que também, temos o ADVOGADO.

  • Foco SEDEST....

  • aula para sedest https://youtu.be/9rIFTS9bi8Y

  • GABARITO : A

    PROTEÇÃO S. BÁSICA : ASSISTENTE SOCIAL E PSICÓLOGO

    PROTEÇÃO S. ESPECIAL MÉDIA COMPLEXIDADE : ASSISTENTE SOCIAL, PSICÓLOGO E ADVOGADO

    PROTEÇÃO S. ESPECIAL ALTA COMPLEXIDADE: ASSISTENTE SOCIAL E PSICÓLOGO

    Só na Proteção social especial de média complexidade que acrescenta o Advogado


ID
2765563
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A política de assistência social consolidou importantes avanços no campo normativo-jurídico, contribuindo para melhor identificar as particularidades do modelo de gestão. Assinale a alternativa correta quanto a essas normatizações.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    A Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB/RH/SUAS/2006) representou um avanço regulatório fundamental para o processo de defesa da desprecarização do setor público, ao definir as equipes de referência, aprimorada pelas resoluções do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), que delimitaram as atribuições das categorias profissionais de nível superior e dos trabalhadores com formação de nível médio e fundamental no SUAS.

  • O erro da letra C foi falar que os Pactos de Aprimoramento está na NOB/SUAS 2005; na verdade os Pactos ocorre na NOB/SUAS 2012.

     

    Os Pactos de Aprimoramento NOB/SUAS 2012 traz mais qualidade, consolidação e especificidades aos serviços da Política e Assistencia Social. Ela foi necessária, pois, após a NOB/SUAS 2005 surge a Lei 12.435 de 11 que versa sobre tudo da Política de Assistência, e outra coisa importante nessa NOB/SUAS 2012 é que, a Vigilância Socioassistencial  ganha corpo e passa ser a base fundamental de execução dessa Política.

  • GABARITO B

  • Resposta letra “B”



     a) Incorreta: Coube à Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS/2005) a regulação e organização do sistema público estatal, visando a sua unificação e integração em todo o território nacional. 



     c) Incorreta: A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS/2012) agregou o conjunto de instrumentos normativos que detalham a Lei Orgânica da Assistência Social, impulsionado pela lógica do aprimoramento, considerando responsabilidades, metas e prioridades nacionais a ser detalhadas nos Pactos de Aprimoramento do SUAS em todas as unidades federativas.



     d) Incorreta: O I Plano Decenal de Assistência Social (2016-2026) reforça o compromisso (...) com a garantia dos direitos socioassistenciais, com a gestão compartilhada, democrática e participativa e com a transparência pública. Sua elaboração expressa um novo estágio de amadurecimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.  


  • pessoal é bom colocar a fonte o artigo para a explicação fica completa.

  • pessoal é bom colocar a fonte o artigo para a explicação fica completa.

  • Uma questão que cobra datas... é pra acabar mesmo kkk


ID
2844736
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta quanto às funções da política de Assistência Social, segundo a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


    NOB/SUAS, Art. 1º: A política de assistência social, que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

  • PVD

  • PRO-VI-DE

  • NOB/SUAS - 2012


    Art. 1º: A política de assistência social, que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social - SUAS.


    Gabarito: B



  • A NOB também diz que a ASSISTÊNCIA SOCIAL ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos e prevenir a incidência de riscos sociais.

    Na hora da prova pode confundir.

  • CUIDADO!

    LOAS; OBJETIVOS >>>> PRO-VI-DE

    NOB/SUAS: FUNÇÕES >>>>> PRO-VI-DE

  •  Funções da Política Pública de Assistência Social para extensão da Proteção Social brasileira, 89

    I. Proteção Social, 90

    II. Defesa Social e Institucional, 92

    III. Vigilância socioassistencial,93

    PDV

  • Já, na PNAS 2004: "Os serviços socioassistenciais no SUAS são ORGANIZADOS segundo as seguintes REFERÊNCIAS: vigilância social, proteção social e defesa social e institucional.

    Gratidão e abra seu coração =D

  • PRO - VI - DE (É função na NOB SUAS 2012 e objetivos na LOAS).


ID
2844742
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa correta que corresponda às Seguranças afiançadas pelo SUAS de acordo com Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS).

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º São seguranças afiançadas pelo SUAS:

    I - acolhida: provida por meio da oferta pública de espaços e serviços para a realização da proteção social básica e especial, devendo as instalações físicas e a ação profissional

    II - renda: operada por meio da concessão de auxílios financeiros e da concessão de benefícios continuados, nos termos da lei, para cidadãos não incluídos no sistema contributivo de proteção social, que apresentem vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e/ou incapacidade para a vida independente e para o trabalho;

    III - convívio ou vivência familiar, comunitária e social: exige a oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional 

    IV - desenvolvimento de autonomia

    https://www.mds.gov.br/webarquivos/arquivo/assistencia_social/nob_suas.pdf

  • GABARITO "D"

    PNAS/2004, pg 31


    A proteção social deve garantir as seguintes seguranças: segurança de sobrevivência (de rendimento e de autonomia); de acolhida; de convívio ou vivência familiar.



  • NOB - SUAS / 2012


    CAPÍTULO I

    SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL


    Art. 4º São seguranças afiançadas pelo SUAS:

    I - acolhida: provida por meio da oferta pública de espaços e serviços para a realização da proteção social básica e especial, devendo as instalações físicas e a ação profissional

    II - renda: operada por meio da concessão de auxílios financeiros e da concessão de benefícios continuados, nos termos da lei, para cidadãos não incluídos no sistema contributivo de proteção social, que apresentem vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e/ou incapacidade para a vida independente e para o trabalho;

    III - convívio ou vivência familiar, comunitária e social: exige a oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional 

    IV - desenvolvimento de autonomia

    V - apoio e auxílio


    Alternativa D

  • Gabarito D

    A) Errada. Esses são alguns dos princípios organizativos do SUAS;

    B) Errada. Também é um princípio organizativo do SUAS;

    C) Errada. O erro está no fato de colocarem Intersetorialidade dentro da alternativa, sendo que esse é um princípio organizativo

  • GABARITO D

    Seguranças afiançadas pelo SUAS:

    SAC

    Sobrevivência (autonomia ou rendimento)

    Acolhida

    Convívio familiar

  • GABARITO: D

    C.A.R.D

    III - Convívio ou vivência familiar, comunitária e social: exige a oferta pública de rede continuada de serviços que garantam oportunidades e ação profissional

    I - Acolhida: provida por meio da oferta pública de espaços e serviços para a realização da proteção social básica e especial, devendo as instalações físicas e a ação profissional

    II - Renda: operada por meio da concessão de auxílios financeiros e da concessão de benefícios continuados, nos termos da lei, para cidadãos não incluídos no sistema contributivo de proteção social, que apresentem vulnerabilidades decorrentes do ciclo de vida e/ou incapacidade para a vida independente e para o trabalho;

    IV - Desenvolvimento de autonomia

  • A NOB/SUAS 2012 elenca 5 seguranças:

    1- Acolhida: PROVIDA por meio da oferta pública de espaços e serviços;

    2- Renda: OPERADA por meio da concessão de auxílios financeiros e benefícios CONTINUADOS

    3- Convívio ou vivência familiar, comunitária e social: EXIGE a oferta pública de rede CONTINUADA de SERVIÇOS para garantir OPORTUNIDADES e AÇÃO PROFISSIONAL

    4- Desenvolvimento da autonomia: EXIGE ações profissionais E sociais

    5- Apoio e auxílio: quando sob RISCOS CIRCUNSTANCIAIS exige a oferta de AUXÍLIOS em BENS MATERIAIS E em PECÚNIA - caráter TRANSITÓRIO - BENEFÍCIOS EVENTUAIS

    JÁ, a PNAS 2004 elenca 3 seguranças:

    1) Segurança de rendimentos: NÃO É uma compensação do salário mínino inadequado, mas a GARANTIA de que TODOS tenham uma forma monetária de garantir sua sobrevivência;

    2) Segurança da acolhida: primordial da assistência social - provisão de necessidades humanas; e

    3) Segurança da vivência familiar ou segurança do convívio: não aceitação de situações de reclusão, de situações de perda das relações. É uma das necessidades a ser preenchida pela política de assistência social.

    Fonte: NOB/SUAS 2012 pgs 16 e 17; E PNAS 2004 pg 13

    =D

    Gratidão e abra seu coração!

  • Art. 4º São seguranças afiançadas pelo SUAS:

    D-A-R-V-A

    Desenvolvimento da autonomia;

    Apoio e auxílio;

    Renda;

    Vivência e convívio;

    Acolhida;


ID
2902351
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item, relativo à Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/ SUAS), aprovada em 2012.


A assistência social ocupa‐se de prover a proteção à vida, reduzir danos e prevenir a incidência de riscos sociais, independentemente de contribuição prévia, e deve ser financiada com recursos previstos no orçamento da seguridade social.

Alternativas
Comentários
  • Questão: A assistência social ocupa‐se de prover a proteção à vida, reduzir danos e prevenir a incidência de riscos sociais, independentemente de contribuição prévia, e deve ser financiada com recursos previstos no orçamento da seguridade social. 

    GABARITO: CERTO

    Parágrafo único. A assistência social ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, prevenir a incidência de riscos sociais, independente de contribuição prévia, e deve ser financiada com recursos previstos no orçamento da Seguridade Social.

    Fonte: NOB- SUAS Pag 16

  • Parágrafo único. A assistência social ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, prevenir a incidência de riscos sociais, independente de contribuição prévia, e deve ser financiada com recursos previstos no orçamento da Seguridade Social.

    Letra da lei!

  • Gabarito: Certo

    PNAS/2012 Art. 1º Parágrafo único. A assistência social ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, prevenir a incidência de riscos sociais, independente de contribuição prévia, e deve ser financiada com recursos previstos no orçamento da Seguridade Social.

  • Fiquei em dúvida em independente de contribuição prévia.

  • Admitido Concurso,pega visão:

    ASSISTÊNCIA SOCIAL

    >Não contributiva

    >Prover os mínimos sociais

    >Direitoo do cidadão,dever do Estado

    >Conjunto integrado de ações da iniciativa pública e da sociedade

  • Palavras-chave da Política de Assistência Social:

    -Direito do Cidadão e dever do Estado;

    - Não contributiva;

    - Universalização dos direitos;

    - Território;

    - Prevê os mínimos sociais / necessidades sociais;

    - Centralidade na família;

    - Conjunto integrado de iniciativas públicas e da sociedade

  • pensei que era a uniao que provia

  • Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

     

    LOAS

  • Art. 1º A política de assistência social, que tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, organiza-se sob a forma de sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social - SUAS.


    Parágrafo único. A assistência social ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos,prevenir a incidência de riscos sociais, independente de contribuição prévia, e deve ser financiada com recursos previstos no orçamento da Seguridade Social. (NOB/SUAS_2012, pg: 16).

    Gabarito: C


ID
2902354
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item, relativo à Norma Operacional Básica do Sistema Único de  Assistência Social (NOB/ SUAS), aprovada em 2012. 


Os princípios organizativos do SUAS são: a universalidade; a gratuidade;  a  igualdade;  a  intersetorialidade; e a integralidade da proteção social.  

Alternativas
Comentários
  • Lei 8742-93

            Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

            I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

            II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

            III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

            IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

            V - divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

  • GABARITO E

    SURIDI

     Art. 4º A assistência social rege-se pelos seguintes princípios:

            I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica;

            II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas;

            III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade;

            IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais;

            V - divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.

  • QUESTÃO: Os princípios organizativos do SUAS são: a universalidade; a gratuidade; a igualdade; a intersetorialidade; e a integralidade da proteção social. 

    GABARITO: ERRADO

    Art. 3º São princípios organizativos do SUAS:

    I - universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição; II - gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida, observado o que dispõe o art. 35, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais;

    IV - intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais;

    V - equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

    Fonte: NOB- SUAS. pag.16

  • Equidade é diferente de igualdade

  • Segue dica com mnemônico:

    UNGRIIE

    Universalidade

    Gratuidade

    Integralidade

    Intersetorialidade

    Equidade

    Fonte: Prof. Ravan Leão.

  • Princípios organizativos do SUAS (sufixo idade)

    Universalidade

    Gratuidade

    Integralidade

    Intersetorialidade

    Equidade

  • o erro da questão é ter citado "igualdade"

    Princípios organizativo dos SUAS:

    Universalidade, Gratuidade, Integralidade, Intersetorialidade, Equidade

    UGIIE

  • Gabarito ERRADO

  • GRATUIDADE

    UNIVERSALIDADE

    INTEGRALIDADE

    EQUIDADE # IGUALDADE

    INTERSETORIALIDADE

    GUIEI

  • GUARDE: EQUIDADE = repeito às DIVERSIDADES

  • Os cincos princípios organizativos do SUAS são: 

    1 - Universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição; 

    2 - Gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida;

    3 - Integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais; 

    4- Intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais; 

    5- Equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais.

  • IGUALDADE NAO! IGUALDADE ESTA NOS PRINCIPIOS DO PNAS ! DO SUAS É EQUIDADE

  • no lugar de igualdade é equidade .

  • Questão detalhista; relativo ao princípio da igualdade ou equidade,

    PNAS: IGUALDADE

    LOAS: IGUALDADE

    SUAS/NOB-SUAS: EQUIDADE

  • Errada

    Nob/suas 

    Art. 3º São princípios organizativos do SUAS:

    I - universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição;

    II - gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida, observado o que dispõe o art. 35, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais;

    IV - intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais;

    V - equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social.

    Obs. Equidade é didferente de Igualdade

  • IGUALDADE: é dar às pessoas as mesmas oportunidades. (igualdade formal) :/

    EQUIDADE: adaptar as oportunidades, deixando-as justas. (igualdade material) s2s2s2s2

  • EI GIU

    Equidade

    Integralidade

    Gratuidade

    Intersetorialidade

    Universalidade


ID
2902357
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item, relativo à Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/ SUAS), aprovada em 2012.


O pacto de aprimoramento do SUAS é um documento que deverá ser elaborado quadrienalmente e firmado entre a União, os estados e os municípios, com o objetivo de articular as ações da política de assistência social nos três níveis de gestão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADA

     O Pacto de Aprimoramento do SUAS firmado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é o instrumento pelo qual se materializam as metas e as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de indução do aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais. §1º A periodicidade de elaboração do Pacto será quadrienal, com o acompanhamento e a revisão anual das prioridades e metas estabelecidas.  

    Fonte:NOB-SUAS pg 26

  • Faltou DF.

  • Art. 23. O Pacto de Aprimoramento do SUAS firmado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é o instrumento pelo qual se materializam as metas e as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de indução do aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

    §1º A periodicidade de elaboração do Pacto será quadrienal, com o acompanhamento e a revisão anual das prioridades e metas estabelecidas. 

    Ainda na introdução da Nob SUAS encontramos o seguinte...

    6. A Norma (Nob SUAS) trouxe também as responsabilidades com relação ao gestor da política, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sendo que, em relação a estes últimos, foram definidos três níveis de gestão: Inicial, Básica e Plena, que estabeleceram uma gradualidade na assunção das responsabilidades pelos Municípios de acordo com a organização do sistema local de assistência social.

    7. Para cada nível de gestão foram definidas as responsabilidades e os incentivos e requisitos de habilitação ao SUAS. Para os Estados e Distrito Federal, foram estabelecidas prioridades por meio do Pacto de Aprimoramento da Gestão, como instrumento de adesão ao SUAS.

  • A Norma Operacional Básica do Suas (NOB-Suas) estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem elaborar o Pacto de Aprimoramento do Suas, contendo:

    O Pacto é o instrumento pelo qual são estabelecidas as metas e as prioridades nacionais no âmbito do Suas, e se constitui como mecanismo de aprimoramento do Sistema como um todo.

    A periodicidade de elaboração do Pacto é quadrienal, com acompanhamento e revisão anual das prioridades e metas estabelecidas. O Suas conta com o Pacto de Aprimoramento da Gestão Municipal e com o Pacto de Aprimoramento da Gestão Estadual

    A Comissão Intergestores Tripartite (CIT) definiu na sua 124ª reunião ordinária as Prioridades e Metas para a gestão municipal para o quadriênio 2014/2017. Quanto às Prioridades e Metas para a gestão estadual, o atual Pacto estabelecido encontra-se em período de transição, sua revisão foi realizada em outubro de 2013 com validade até 2015, quando deverá ser elaborado um novo Pacto de Aprimoramento com validade de 4 anos. 

  • Gabarito: Errado - FALTOU O DF

    NOB/SUAS 2012  Art. 23. O Pacto de Aprimoramento do SUAS firmado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é o instrumento pelo qual se materializam as metas e as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de indução do aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

     

  • GABARITO : ERRADO

    Pacto de Aprimoramento

    ▪Instrumento que materializa as metas e prioridades nacionais

    ▪Firmado = pela União, Estados, DF e Municípios

    ▪Elaboração = quadrienal

    ▪Revisão = anual

    ▪Pactuação = último ano do plano plurianual

  • A Norma Operacional Básica do Suas (NOB-Suas) estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios devem elaborar o Pacto de Aprimoramento do Suas, contendo:

    O Pacto é o instrumento pelo qual são estabelecidas as metas e as prioridades nacionais no âmbito do Suas, e se constitui como mecanismo de aprimoramento do Sistema como um todo.

    A periodicidade de elaboração do Pacto é quadrienal, com acompanhamento e revisão anual das prioridades e metas estabelecidas. O Suas conta com o Pacto de Aprimoramento da Gestão Municipal e com o Pacto de Aprimoramento da Gestão Estadual

  • não vi que faltou o DF.

  • entre a união estados ,municipios e DF! Faltou o DF!!

  • df tem que entrar.

  • Pessoal. O Pacto que fala sobre os TRÊS níveis de governo é o PACTO FEDERATIVO constante na PNAS.

    Vejam: A gestão proposta por esta Política pauta-se no pacto federativo, no qual devem ser detalhadas as atribuições e competências dos três níveis de governo na provisão das ações socioassistenciais, em conformidade com o preconizado na LOAS e NOB, a partir das indicações e deliberações das Conferências, dos Conselhos e das Comissões de Gestão Compartilhada (Comissões Intergestoras Tripartite e Bipartites – CIT e CIBs), as quais se constituem em espaços de discussão, negociação e pactuação dos instrumentos de gestão e formas de operacionalização da Política de Assistência Social.

    Espero ter ajudado. =D

  • Nob/Suas 
    Art. 23. O Pacto de Aprimoramento do SUAS firmado entre a União, os Estados, o Distrito 
    Federal e os Municípios
    é o instrumento pelo qual se materializam as metas e as prioridades 
    nacionais no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de indução do aprimoramento 
    da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais.

    Questão: Errada, o pacto é firmado entre todos os entes federativos.

  • Nossa esse é o tipo de questão que, embora, você perceba que esta faltado o distrito federal, fica na dúvida se a banca ta fazendo pegadinha ou falando sério ( ao pé da letra). kkkkk, mas fui pela letra da NOB ( art. 23)

  • Art. 23. O Pacto de Aprimoramento do SUAS firmado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios é o instrumento pelo qual se materializam as metas e as prioridades nacionais no âmbito do SUAS, e se constitui em mecanismo de indução do aprimoramento da gestão, dos serviços, programas, projetos e benefícios socio assistenciais.

    §1º A periodicidade de elaboração do Pacto será quadrienal, com o acompanhamento e a revisão anual das prioridades e metas estabelecidas.

    §2º A pactuação das prioridades e metas se dará no último ano de vigência do PPA de cada ente federativo.

    §3º A União deverá pactuar na CIT, no último ano de vigência do PPA de cada ente federativo, a cada 4 (quatro anos), as prioridades e metas nacionais para Estados, Distrito Federal e Municípios.

    §4º Os Estados deverão pactuar nas CIBs, no último ano de vigência do PPA dos Municípios, a cada 4 (quatro) anos, as prioridades e metas regionais e estaduais para os municípios, que devem guardar consonância com as prioridades e metas nacionais.

    §5º A revisão das prioridades e metas ocorrerá anualmente, sob proposição do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS, pactuadas na CIT, a partir de alterações de indicadores identificados nos sistemas nacionais de estatística, Censo SUAS, Rede SUAS e outros sistemas do MDS.

    §6º O Pacto e o Plano de Assistência Social devem guardar correlação entre si.

    §7º A União e os Estados acompanharão a realização das prioridades e das metas contidas no Pacto.

    §8º A primeira pactuação das prioridades e metas se dará para:

    I - Os Estados e o Distrito Federal no exercício de 2015, com vigência para o quadriênio de 2016/2019. 27

    II - Os Municípios no exercício de 2013, com vigência para o quadriênio de 2014/2017.

  • Tipo de questão que agente fica na duvida porque o Distrito Federal ora age como município ora como estados

  • Faltou o DF já coloquei errado


ID
2902360
Banca
Quadrix
Órgão
CRESS - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue o item, relativo à Norma Operacional Básica do Sistema Único de  Assistência Social (NOB/ SUAS), aprovada em 2012. 


A vigilância socioassistencial é realizada por meio da produção, da  sistematização, da análise e da divulgação de informações sobre o território, referentes às situações de vulnerabilidade e violação  de  direitos e ao  tipo, ao volume e aos padrões de qualidade dos serviços  ofertados pela rede socioassistencial. 

Alternativas
Comentários
  • A Vigilância Socioassistencial é uma área vinculada à Gestão do SUAS que tem como responsabilidade precípua a produção, sistematização e análise de informações territorializadas sobre as situações de risco e vulnerabilidade que incidem sobre famílias e indivíduos, assim como, de informações relativas ao tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial. 

    FONTE: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Cadernos/Orientacoes_Vigilancia.pdf

  • A Vigilância Socioassistencial deve, necessariamente, organizar-se para prover informações, análises e indicadores referentes aos riscos e eventos diretamente relacionados às competências da política de Assistência Social; entretanto é extremamente importante reunir informações e análises relativas aos “riscos sociais” (inclusive socioambientais) em sentido amplo, visto que estes tendem a se remeter a situações de vulnerabilidade que desencadeiam efeitos sobre a necessidade/demanda por assistência social, ainda que o enfrentamento ou prevenção das causas não esteja na esfera de competência desta política.

    (Texto base apresentado à CIT no processo de revisão da NOB SUAS 2005) Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Gestão do SUAS) site: file:///Users/Ju/Downloads/07_Luis%20Otavio.PDF

  • CERTO

  • Lei 8.742/93 preceitua em seu art. 2º e 6º, que:

    Art. 2o A assistência social tem por objetivos:

    II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a

    ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos;

     

    Art. 6o-A. A assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção:

    (...)

    Parágrafo único. A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que

    identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território.(Incluído pela

    Lei nº 12.435, de 2011)

     

     

     

  • CAPÍTULO VII

    VIGILÂNCIA SOCIOASSISTENCIAL

    Art. 87. A Vigilância Socioassistencial é caracterizada como uma das funções da política de assistência social e deve ser realizada por intermédio da produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas, e trata:

    I – das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios;

    II – do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial.

    fonte: NOB/SUAS 2012

  • Gabarito: Certo

    Nos/Suas 2012 - Art. 87. A Vigilância Socioassistencial é caracterizada como uma das funções da política de assistência social e deve ser realizada por intermédio da produção, sistematização,análise e disseminação de informações territorializadas, e trata:

    I -das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios;

    II - do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela redesocioassistencial.

  • Me estranhou a palavra produção!

  • Art. 87. A Vigilância Socioassistencial é caracterizada como uma das funções da política de assistência social e deve ser realizada por intermédio da produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas, e trata:

    I - das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios;

    II - do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede socioassistencial

  • LOAS

    Art. 2o 

     

    II - a vigilância socioassistencial, que visa a analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e danos; 

    Art. 6o-A

    Parágrafo único.  A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território.

     

     

  • Art. 87. A Vigilância Sócio assistencial é caracterizada como uma das funções da política de assistência social e deve ser realizada por intermédio da produção, sistematização, análise e disseminação de informações territorializadas, e trata:

    I - das situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos e dos eventos de violação de direitos em determinados territórios;

    II - do tipo, volume e padrões de qualidade dos serviços ofertados pela rede sócio assistencial.

  • analisar territorialmente a capacidade protetiva das famílias e nela a ocorrência de vulnerabilidades, de ameaças, de vitimizações e de danos.

    falou vigilância sócio assistencial, falou TERRITÓRIO


ID
2932819
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/Suas) em vigência, estão definidas as diretrizes estruturantes da gestão do Suas. Assinale a opção que corresponde a três delas.

Alternativas
Comentários
  • Art. 5º São diretrizes estruturantes da gestão do SUAS:

    I - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

    II - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo;

    III - financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    IV - matricialidade sociofamiliar;

    V - territorialização;

    VI - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil;

    VII - controle social e participação popular. 

  • NOB/SUAS 2012

    Art. 5º São diretrizes estruturantes da gestão do SUAS:

    I - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

    II - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo;

    III - financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    IV - matricialidade sociofamiliar;

    V - territorialização;

    VI - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil;

    VII - controle social e participação popular. 

    O gabarito encontra-se na I, VII e V.

  • São diretrizes estruturantes da gestão do Suas:

    DP CO FI FO MA TE

    Fonte: Comentários Qconcursos.

  • ERRO DA B, INTEGRALIDADE DA PROTEÇÃO SOCIAL É PRINCÍPIO.

  • é aquele funk: prima desce fina ma te fortalece o controle!!!

  • Mnemonico PRI DE FI MA TE FO CO

  • Essa questão cobra a literalidade do art. 5º da NOB SUAS 2012.

    Art. 5º São diretrizes estruturantes da gestão do SUAS:

    I - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

    II - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo;

    III - financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    IV - matricialidade sociofamiliar;

    V - territorialização;

    VI - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil;

    VII – controle social e participação popular.

    RESPOSTA: LETRA D


ID
2936716
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ananindeua - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O CNAS recomenda as seguintes ações referentes à NOB/SUAS ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, atualmente denominado de Ministério da Cidadania, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 3º O CNAS recomenda as seguintes ações referentes à NOB/SUAS. I - ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome:

    a) divulgá-la amplamente nos diversos meios de comunicação;

    b) incluí-la como conteúdo do Plano Nacional de Capacitação;

    c) publicá-la em meio impresso e distribuí-la, inclusive em braile e em meio digital acessível;

    d) regulamentar os blocos de financiamento em tempo hábil para que os municípios possam elaborar os seus Planos Plurianuais - PPA.

    e) regulamentar os processos e procedimentos de acompanhamento disposto no art. 36 e da aplicação das medidas administrativas definidas no art. 42. 

  • A Resolução nº 33 de 2012 foi editada pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), aprovando a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social -NOB/SUAS. 

    Em seu artigo 3º, o CNAS faz essas recomendações.

    I - ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome:

    a) divulgá-la amplamente nos diversos meios de comunicação;

    b) incluí-la como conteúdo do Plano Nacional de Capacitação;

    c) publicá-la em meio impresso e distribuí-la, inclusive em braile e em meio digital acessível;

    d) regulamentar os blocos de financiamento em tempo hábil para que os municípios possam elaborar os seus Planos Plurianuais - PPA.

    e) regulamentar os processos e procedimentos de acompanhamento disposto no art. 36 e da aplicação das medidas administrativas definidas no art. 42. 

     

    II - aos órgãos gestores da Política de Assistência Social e aos conselhos de assistência social:

    a) divulgá-la e publicizá-la amplamente nos diversos meios de comunicação;

    b) incluí-la como conteúdo dos Planos de Capacitação

  • https://youtu.be/_EEcR_cYRi4

  • Resposta: Letra B

    Art. 3º O CNAS recomenda as seguintes ações referentes à NOB/SUAS. I - ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome:

    a) divulgá-la amplamente nos diversos meios de comunicação;

    b) incluí-la como conteúdo do Plano Nacional de Capacitação; (Não em desenvolvimento sustentável) 

    c) publicá-la em meio impresso e distribuí-la, inclusive em braile e em meio digital acessível;

    d) regulamentar os blocos de financiamento em tempo hábil para que os municípios possam elaborar os seus Planos Plurianuais - PPA.

    e) regulamentar os processos e procedimentos de acompanhamento disposto no art. 36 e da aplicação das medidas administrativas definidas no art. 42. 

  • Art. 3º O CNAS recomenda as seguintes ações referentes à NOB/SUAS.

    I - ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome:

    a) divulgá-la amplamente nos diversos meios de comunicação;

    b) incluí-la como conteúdo do Plano Nacional de Capacitação;

    c) publicá-la em meio impresso e distribuí-la, inclusive em braile e em meio digital acessível;

    d) regulamentar os blocos de fi nanciamento em tempo hábil para que os municípios possam elaborar os seus Planos Plurianuais - PPA. e) regulamentar os processos e procedimentos de acompanhamento disposto no art. 36 e da aplicação das medidas administrativas defi nidas no art. 42.

  • Resolução CNAS nº 33 de 12 de dezembro de 2012 - Aprova a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social - NOB/SUAS.

     

    Art. 3º O CNAS recomenda as seguintes ações referentes à NOB/SUAS.


    I - ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome:


    a) divulgá-la amplamente nos diversos meios de comunicação;
    b) incluí-la como conteúdo do Plano Nacional de Capacitação;
    c) publicá-la em meio impresso e distribuí-la, inclusive em braile e em meio digital acessível;
    d) regulamentar os blocos de financiamento em tempo hábil para que os municípios possam elaborar os seus Planos Plurianuais - PPA.
    e) regulamentar os processos e procedimentos de acompanhamento disposto no art. 36 e da aplicação das medidas administrativas defi nidas no art. 42.

    Gabarito: B
     


ID
2936722
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Ananindeua - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a NOB/SUAS - 2012, a garantia de proteção socioassistencial compreende, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Art. 7º A garantia de proteção socioassistencial compreende:

    I - precedência da proteção social básica, com o objetivo de prevenir situações de risco social e pessoal;

    II - não submissão do usuário a situações de subalternização;

    III - desenvolvimento de ofertas de serviços e benefícios que favoreçam aos usuários do SUAS a autonomia, resiliência, sustentabilidade, protagonismo, acesso a oportunidades, condições de convívio e socialização, de acordo com sua capacidade, dignidade e projeto pessoal e social;

    IV - dimensão proativa que compreende a intervenção planejada e sistemática para o alcance dos objetivos do SUAS com absoluta primazia da responsabilidade estatal na condução da política de assistência social em cada esfera de governo;

    V - reafirmação da assistência social como política de seguridade social e a importância da intersetorialidade com as demais políticas públicas para a efetivação da proteção social.

     

    Fonte: NOB/SUAS 2012

  • https://youtu.be/_EEcR_cYRi4

  • Resposta: Letra B

    Nob/suas 

    Art. 7º A garantia de proteção socioassistencial compreende:

    I - precedência da proteção social básica, com o objetivo de prevenir situações de risco social e pessoal;

    II - não submissão do usuário a situações de subalternização;

    III - desenvolvimento de ofertas de serviços e benefícios que favoreçam aos usuários do SUAS a autonomia, resiliência, sustentabilidade, protagonismo, acesso a oportunidades, condições de convívio e socialização, de acordo com sua capacidade, dignidade e projeto pessoal e social;

    IV - dimensão proativa que compreende a intervenção planejada e sistemática para o alcance dos objetivos do SUAS com absoluta primazia da responsabilidade estatal na condução da política de assistência social em cada esfera de governo;

    V - reafirmação da assistência social como política de seguridade social e a importância da intersetorialidade com as demais políticas públicas para a efetivação da proteção social.

  • B- SUBMISSÃO do usuário a situações de subalternização.

  • Art. 7º A garantia de proteção socioassistencial compreende:

    I - precedência da proteção social básica, com o objetivo de prevenir situações de risco social e pessoal;

    II - não submissão do usuário a situações de subalternização;

    III - desenvolvimento de ofertas de serviços e benefícios que favoreçam aos usuários do SUAS a autonomia, resiliência, sustentabilidade, protagonismo, acesso a oportunidades, condições de convívio e socialização, de acordo com sua capacidade, dignidade e projeto pessoal e social;

    IV - dimensão proativa que compreende a intervenção planejada e sistemática para o alcance dos objetivos do SUAS com absoluta primazia da responsabilidade estatal na condução da política de assistência social em cada esfera de governo;

    V - reafirmação da assistência social como política de seguridade social e a 19 importância da intersetorialidade com as demais políticas públicas para a efetivação da proteção social. 


ID
2937358
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de Abaetetuba - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo a Norma Operacional Básica da Assistência Social - NOB/SUAS (Resolução n.° 33, de 12 de dezembro de 2012 do CNAS), a gestão do trabalho no Sistema Único de Assistência Social compreende o planejamento, a organização e a execução das ações relativas à valorização do trabalhador e à estruturação do processo de trabalho institucional, em todos os âmbitos da federação. É considerada uma ação relativa à valorização do trabalhador, dentre outras, na perspectiva da desprecarização da relação e das condições de trabalho:

Alternativas
Comentários
  • NOB/SUAS - Art. 109,

    §1º Compreende-se por ações relativas à valorização do trabalhador, na perspectiva da desprecarização da relação e das condições de trabalho, dentre outras:

    I - a realização de concurso público;

    II - a instituição de avaliação de desempenho;

    III - a instituição e implementação de Plano de Capacitação e Educação Permanente com certificação;

    IV - a adequação dos perfis profissionais às necessidades do SUAS;

    V - a instituição das Mesas de Negociação;

    VI - a instituição de planos de cargos, carreira e salários (PCCS);

    VII - a garantia de ambiente de trabalho saudável e seguro, em consonância às normativas de segurança e saúde dos trabalhadores;

    VIII - a instituição de observatórios de práticas profissionais.

  • Essa ai sem estudar pra matar


ID
2937520
Banca
CETAP
Órgão
Prefeitura de São Miguel do Guamá - PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social disciplina a gestão pública da Política de Assistência Social no território brasileiro, exercida de modo sistêmico pelos entes federativos, em consonância com a Constituição da República de 1988, a Loas e as legislações complementares a ela cabíveis. Sobre os princípios organizativos do SUAS, marque a alternativa ERRADA:

Alternativas
Comentários
  • https://youtu.be/_EEcR_cYRi4

  • A questão exige os princípios organizativos do SUAS que estão na PNAS 2004 - página 87

    Mas a NOB/SUAS 2012 também traz princípios organizativos do SUAS no Art. 3º:

    I - universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição;

    II - gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida, observado o que dispõe o art. 35, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais;

    IV - intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais;

    V - equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. 

  • Questão estranha; marquei a D, porque "descentralização político-administrativa" não é princípio do SUAS, mas, sim, DIRETRIZ. A questão considerou como princípio, estranho. Além disso, a colega acima, mencionou que deve observar os princípios do SUAS no PNAS-2004: não entendo como chegou a essa conclusão; ora, se já existe versão mais atualizada — o NOB/SUAS 2012 —, por que utilizar uma versão ultrapassada?

  • desatualizada

  • Por que não é a letra E?

  • Presença do sistema de regularização social das atividades públicas e privadas de Assistência Social, exercendo monitoramento e controle da adequação e qualidade das ações e das autorizações de funcionamento de organizações e de serviços socioeconômicos.

  • Vamos pedir comentário do Professor!

  • Presença do sistema de regularização social das atividades públicas e privadas de Assistência Social, exercendo monitoramento e controle da adequação e qualidade das ações e das autorizações de funcionamento de organizações e de serviços socioeconômicos.

  • não sei por que mas a letra C que eu saiba não é princípio e sim diretriz:

    Descentralização politico-administrativa com competências especifica e comando único em cada esfera de governos.

  • Questão confusa!!! Fala sobre Princípios Organizativos e coloca uma diretriz como correta.

  • Art. 3º São princípios organizativos do SUAS:

    I - universalidade: todos têm direito à proteção socioassistencial, prestada a quem dela necessitar, com respeito à dignidade e à autonomia do cidadão, sem discriminação de qualquer espécie ou comprovação vexatória da sua condição;

    II - gratuidade: a assistência social deve ser prestada sem exigência de contribuição ou contrapartida, observado o que dispõe o art. 35, da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003 - Estatuto do Idoso;

    III - integralidade da proteção social: oferta das provisões em sua completude, por meio de conjunto articulado de serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais;

    IV- intersetorialidade: integração e articulação da rede socioassistencial com as demais políticas e órgãos setoriais;

    V - equidade: respeito às diversidades regionais, culturais, socioeconômicas, políticas e territoriais, priorizando aqueles que estiverem em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social. 


ID
2957224
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Craíbas - AL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A nova NOB/SUAS 2012 disciplina a gestão pública da Política de Assistência em todo território brasileiro, exercida de forma sistêmica pelos entes federativos, em consonância com a Constituição Federal de 1988 e com a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS). Essa normativa define um novo patamar de estruturação, institucionalidade e aprimoramento, introduzindo novas estratégias de financiamento que possibilitam um salto de qualidade na gestão e na prestação de serviços, projetos, programas e benefícios socioassistenciais. Desse modo, suas prerrogativas dizem respeito à(ao):


I. Gestão do Sistema Único de Assistência Social e dos Planos de Assistência Social;

II. Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social e do Alcance das Metas de Aprimoramento do SUAS;

III. Processo de Acompanhamento no SUAS e à Gestão Financeira e Orçamentária dos Sistema Único de Assistência Social;

IV. Vigilância Socioassistencial e da Gestão do Trabalho no Sistema Único de Assistência Social.


Dadas as assertivas, verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I. Gestão do Sistema Único de Assistência Social e dos Planos de Assistência Social;

    II. Pacto de Aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social e do Alcance das Metas de Aprimoramento do SUAS;

    III. Processo de Acompanhamento no SUAS e à Gestão Financeira e Orçamentária dos Sistema Único de Assistência Social;

    IV. Vigilância Socioassistencial e da Gestão do Trabalho no Sistema Único de Assistência Social.


ID
2957344
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Delmiro Gouveia - AL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Resolução n. 33 do conselho Nacional de Assistência Social, de 12 de janeiro de 2012, aprovou a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS) que, em seu Art. 5º, define as diretrizes estruturantes da gestão do SUAS, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

     Resolução n. 33 do conselho Nacional de Assistência Social, de 12 de janeiro de 2012:

    Art. 5º São diretrizes estruturantes da gestão do SUAS:

    I - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

    II - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo;

    III - financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    IV - matricialidade sociofamiliar;

    V - territorialização;

    VI - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil;

    VII – controle social e participação popular.

    Força, guerreiros(as)!!

  • DIRETRIZES NA LOAS : DPP

    DIRETRIZES NA PNAS: DPPC

    DIRETRIZES NO SUAS: DPPFFMT


ID
2957533
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Barra de São Miguel - AL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O SUAS é um sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, que tem por função a gestão do conteúdo específico da Assistência Social no campo da proteção social brasileira. A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social – NOB/SUAS, aprovada pela Resolução CNAS nº 33, de 12 de dezembro de 2012, define como diretrizes estruturantes da gestão do SUAS, dentre outras:


I. primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

II. centralização político-administrativa;

III. financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

IV. matricialidade sociofamiliar.


Dos itens, verifica-se que está(ão) correto(s)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    São diretrizes estruturantes da gestão do SUAS:

    I - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

    II - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo;

    III - financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    IV - matricialidade sociofamiliar;

    V - territorialização;

    VI - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil;

    VII - controle social e participação popular.

    Força, guerreiros(as)!!

  • Por que você estuda por PDF? PDF MA TEM FOCO

    São diretrizes estruturantes da gestão do SUAS:

    I - primazia da responsabilidade do Estado na condução da política de assistência social;

    II - descentralização político-administrativa e comando único das ações em cada esfera de governo;

    III - financiamento partilhado entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios;

    IV - matricialidade sociofamiliar;

    V - territorialização;

    VI - fortalecimento da relação democrática entre Estado e sociedade civil;

    VII - controle social e participação popular.

    Reta final Sedest, vamos!!

    61 985494084

  • DESCENTRALIZAÇÃO!!!!!!


ID
2984080
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Na PNAS (2004) e na NOB (2005), a Proteção Social Básica está referida a ações preventivas, que reforçam a convivência, a socialização, o acolhimento e a inserção, e possuem um caráter mais genérico e voltado prioritariamente para a família, visando desenvolver potencialidades, aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, destinando-se a populações em situação de vulnerabilidade social. Os Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social (2011) ressalta que as competências específicas dos/as assistentes sociais, no âmbito da política de Assistência Social, abrangem diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis, dentre elas uma dimensão que engloba as abordagens individuais, familiares ou grupais na perspectiva de atendimento às necessidades básicas e acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos.

Sobre a dimensão citada no texto, preencha corretamente as lacunas.


Essa dimensão não deve se orientar pelo atendimento ____________ a indivíduos e famílias (próprio da Psicologia), mas, sim, à potencialização da ____________ social, com vistas à ____________ do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais.


A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    → As competências específicas são definidas com diversas dimensões interventivas, complementares e indissociáveis. São elas: 1. Uma dimensão que engloba as abordagens individuais, familiares ou grupais na perspectiva de atendimento às necessidades básicas e acesso aos direitos, bens e equipamentos públicos. Essa dimensão não deve se orientar pelo atendimento psicoterapêutico a indivíduos e famílias (próprio da Psicologia), mas sim à potencialização da orientação social com vistas à ampliação do acesso dos indivíduos e da coletividade aos direitos sociais.

    → Referência: www.cfess.org.br/arquivos/atribuicoes2012-completo.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻


ID
2984101
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB SUAS, 2012) reafirma a política de assistência social como política de Seguridade Social, afiançadora de direitos e disciplina a gestão pública da Política de Assistência em todo território brasileiro. Avalie as ações, em concordância com o caráter da NOB SUAS, relacionado a um novo patamar necessário para o aprimoramento do SUAS, por meio de ações como as listadas abaixo:


I. Introdução de novas estratégias de financiamento e gestão.

II. Instituição de um novo regime de colaboração entre os entes.

III. Valorização da informação, do monitoramento e do planejamento.

IV. Pactuação de prioridades e metas por meio de gestão centralizada.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
2993713
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Lei nº 3.263 de 16 de Janeiro de 2017, o SUAS NITERÓI considerará, para implementação e aplicação de sua política, as especificidades das dimensões:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ===> art 5º Parágrafo único. O SUAS NITERÓI considerará as especificidades das dimensões étnico racial, de gênero, de diversidade sexual, religiosa e cultural para a implementação e aplicação de sua política.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!


ID
2999023
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Segundo as disposições contidas na Lei nº 8.742/1993 (LOAS), a assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção:

I. proteção social básica;

II. proteção social especial;

III. vigilância tutelar.

Está(ão) correto(s) o(s) item(ns):

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ===> LEI 8742/93:

    Art. 6-A.  A assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção:            

    I - proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;            

    II - proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.     

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • essa foi um mel ...


ID
2999059
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

De acordo com a Política Nacional de Assistência Social - PNAS, dois tipos de proteção devem ser assegurados: o primeiro, cujo objetivo é prevenir situações de risco e fortalecer vínculos familiares e comunitários; o segundo, que se divide entre o atendimento de situações de risco pessoal e social, envolvendo violação de direitos, com preservação de vínculos familiares e comunitários, e a proteção integral, em face do rompimento dos vínculos familiares e/ou comunitários.

Esses tipos de proteção são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • 2.5. Assistência Social e as Proteções Afiançadas

     

    2.5.1. Proteção Social Básica (PNAS, pg: 33)


    A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos – relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

     

    2.5.2. Proteção Social Especial (PNAS, pg: 37)


    A proteção social especial é a modalidade de atendimento assistencial destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas sócio-educativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.

     

    Proteção Social Especial de Média Complexidade (PNAS, pg: 38).

    São considerados serviços de média complexidade aqueles que oferecem atendimentos às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiar e comunitário não foram rompidos.
     

    Proteção Social Especial de Alta Complexidade (PNAS, pg:38)

    Os serviços de proteção social especial de alta complexidade são aqueles que garantem proteção integral – moradia, alimentação, higienização e trabalho protegido para famílias e indivíduos que se encontram sem referência e, ou, em situação de ameaça, necessitando ser retirados de seu núcleo familiar e, ou, comunitário.
     

    Gabarito: E
     


ID
2999287
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, uma das estratégias utilizadas para a erradicação da pobreza e a redução significativa da desigualdade social são os Programas de Transferência de Renda de natureza não contributiva.

Relacione abaixo o nome dos programas implantados no país com as suas respectivas descrições.


Coluna 1 Programas

1. Benefício de Prestação Continuada

2. Programa Bolsa-Família

3. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

4. Bolsa-Escola


Coluna 2 Descrições

( ) Unificou programas de transferência de renda condicionados, como o Bolsa-Escola e o Bolsa-Alimentação, bem como outros programas de transferência de renda sem condicionalidades, como o Auxílio-Gás e o Cartão-Alimentação do Fome Zero.

( ) Em termos de condicionalidade, a família se comprometeria a assegurar o mínimo de frequência da criança às aulas.

( ) É uma transferência de renda sem condicionalidades e independente de contribuição prévia para o regime de seguridade social para idosos com 65 anos ou mais, e para pessoas com deficiência não aptas ao trabalho nem a uma vida independente, os quais vivam junto com a família.

( ) Consiste na transferência de renda para famílias com crianças na faixa de 7 a 15 anos, as quais trabalhem ou corram risco de ter de trabalhar em atividades consideradas perigosas e prejudiciais à saúde infantil.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • É totalmente possível responder por interpretação, ainda que não se conheça os programas.

  • GABARITO C. Muito tranquilo! Lembrando que o PBF é fruto da unificação dos programas cesta escola, vale gás, etc.
  • DEFINIÇAO DO BENEFICIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA NO MINIMO ESQUISITA


ID
2999305
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a diretriz correta da organização da Política Nacional de Assistência Social.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ===> Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

    A organização da Assistência Social tem as seguintes diretrizes, baseadas na Constituição Federal de 1988 e na LOAS:

    I - Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas 33 estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais;

    II – Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

    III – Primazia da responsabilidade do Estado na condução da Política de Assistência Social em cada esfera de governo; IV – Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • 2.2. Diretrizes

    A organização da Assistência Social tem as seguintes diretrizes, baseadas na Constituição Federal de 1988 e na LOAS:

    I - Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características sócio territoriais locais;

    II – Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

    III – Primazia da responsabilidade do Estado na condução da Política de Assistência Social em cada esfera de governo;

    IV – Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

  • São diretrizes da PNAS:

    I - Descentralização político-administrativa, cabendo a coordenação e as normas gerais à esfera federal e a coordenação e execução dos respectivos programas às esferas estadual e municipal, bem como a entidades beneficentes e de assistência social, garantindo o comando único das ações em cada esfera de governo, respeitando-se as diferenças e as características socioterritoriais locais;

    II – Participação da população, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis;

    III – Primazia da responsabilidade do Estado na condução da Política de Assistência Social em cada esfera de governo;

    IV – Centralidade na família para concepção e implementação dos benefícios, serviços, programas e projetos.

    RESPOSTA: LETRA B

  • DIRETRIZES

    Na LOAS: DPP

    Na PNAS: DPPC


ID
2999308
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Fraiburgo - SC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social – a básica e a especial.


Assinale a alternativa que descreve de forma correta os tipos de proteção social:

Alternativas
Comentários
  • lei 12.435 DE 6 DE JULHO DE 2011

    A assistência social organiza-se pelos seguintes tipos de proteção:

    I - proteção social básica: conjunto de serviços, programas, projetos e benefícios da assistência social que visa a prevenir situações de vulnerabilidade e risco social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários;

    II - proteção social especial: conjunto de serviços, programas e projetos que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, a defesa de direito, o fortalecimento das potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de violação de direitos.

    Parágrafo único. A vigilância socioassistencial é um dos instrumentos das proteções da assistência social que identifica e previne as situações de risco e vulnerabilidade social e seus agravos no território.”

    As proteções sociais básica e especial serão ofertadas pela rede socioassistencial, de forma integrada, diretamente pelos entes públicos e/ou pelas entidades e organizações de assistência social vinculadas ao Suas, respeitadas as especificidades de cada ação.

    resposta certa letra C

    CRAS- Proteção social básica

    CREAS- Proteção social especial


ID
3000412
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A Assistência Social, na Constituição Federal de 1988, é parte do tripé da Seguridade Social. Consequentemente, a lei 8.742/1993, Lei Orgânica da Assistência Social, considera que a Assistência social

Alternativas
Comentários
  •  LEI 8742

    A) objetiva o atendimento das necessidades básicas por meio de ações de iniciativa do poder público. (e também da sociedade)

    B) Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

    C) é realizada por meio de ações de iniciativa da sociedade civil, exclusivamente. (e também do poder público)

    D) defende a proteção social em detrimento da prevenção da incidência de riscos. (visa defender especialmente a incidência de riscos)

  • GABARITO: LETRA B

    A) objetiva o atendimento das necessidades básicas por meio de ações de iniciativa do poder público. ===> Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

    B) é política de seguridade social não contributiva. ===> Art. 1º A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas.

    C) é realizada por meio de ações de iniciativa da sociedade civil, exclusivamente.

    D) defende a proteção social em detrimento da prevenção da incidência de riscos. ===> ela diz que defende um, causando prejuízo ao outro. Pelo contrário: I - a proteção social, que visa à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção da incidência de riscos, especialmente.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  •                               saude;

    seguridade....          assistencia social;

                                  Previdência social.

                               


ID
3000415
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Entre os princípios elencados e defendidos pela LOAS (Lei orgânica da Assistência Social) está a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder público e dos critérios para a sua concessão.

    B) supremacia do atendimento às necessidades sociais conforme exigências de rentabilidade econômica. ===> CORRETO ===> supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A

    divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo poder público e dos critérios para a sua concessão.

    B

    supremacia do atendimento às necessidades sociais conforme exigências de rentabilidade econômica.

    C

    igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, em detrimento da equivalência de populações urbanas e rurais.

    D

    universalização dos direitos sociais, tornando o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas, de modo secundário.

  • Art. 4º da LOAS ........assistência social rege-se pelos seguintes princípios: 
     no art. 4º da LOAS onde determina que assistência social rege-se pelos seguintes princípios: 
    I - supremacia do atendimento às necessidades sociais sobre as exigências de rentabilidade econômica; 
    II - universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas; 
    III - respeito à dignidade do cidadão, à sua autonomia e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à convivência familiar e comunitária, vedando-se qualquer comprovação vexatória de necessidade; 
    IV - igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais; 
    V - divulgação ampla dos benefícios, serviços, programas e projetos assistenciais, bem como dos recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão. 

  • S

    U

    R

    I

    D