SóProvas


ID
1220212
Banca
VUNESP
Órgão
COREN-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 07 a 13.

Conama decide sobre resíduos em adubo 

  O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) decidirá se aprova uma resolução que regulariza o uso de resíduos industriais como matéria-prima para a produção de adubos. Essa resolução tem causado protestos de ambientalistas e motivou a realização de um abaixo-assinado, contrário à aprovação, na página de petições on-line Avaaz.
  A preocupação está no fato de que tais resíduos - como cinzas, lama e escória de processos de produção de ligas de metais - ao mesmo tempo que trazem micronutrientes essenciais para a produção de fertilizantes (cobre, manganês, molibdênio e zinco), carregam metais pesados com potencial cancerígeno.
  O assunto está em discussão no Conama há cerca de oito anos e voltou à pauta neste ano, diante da sensação de que, como a prática acontece de qualquer jeito, seria preciso regulamentá-la. Pela proposta, se fosse feito um tratamento desses resíduos, e dentro de determinados limites de contaminantes, seria possível o uso desse material em adubos. Uma série de pareceres anexados ao processo, até mesmo do Ministério da Saúde, aponta, entretanto, que não há limite mínimo seguro para a presença de metais pesados.
  O risco é que metais como chumbo, mercúrio, arsênio, cromo e cádmio se acumulem no solo e na água, contaminando as plantas, os animais e os seres humanos.
  Segundo o ambientalista Carlos Bocuhy, membro do Conama que liderou o abaixo-assinado, a resolução se insere no que ele chama de “processo de conformação” sobre procedimentos que já ocorrem.
  “Só porque acontecem, não significa que devam ser regulamentados. Se isso for aprovado, vai parar na Justiça, é uma questão de constitucionalidade. Passa a ser um problema de saúde pública”, afirma.
  Um outro parecer, feito por pesquisadores da USP e da Federal do ABC, também traz conclusão semelhante e ainda acrescenta que o uso desses resíduos pode criar barreiras à exportação de produtos agrícolas.
  O Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam) defende uma proposta alternativa de resolução em que o uso desses resíduos industriais só seja admitido em duas possibilidades. Ou se extraem deles os elementos de interesse para os fertilizantes, ou se eliminam totalmente os metais pesados.
  O promotor ambiental de São Paulo, Adriano A. de Souza, lembra que a fragilidade da proposta se deve à inexistência de controle eficiente em torno de contaminações do solo.

(O Estado de S.Paulo, 4 set.2013. Adaptado)


As concordâncias verbal e nominal estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa em:

Alternativas
Comentários
  • Havia informações falsificadas inclusa no processo.

    O enfermeiro de plantão está quite com as obrigações da semana.
    Ou se luta pelas leis ambientais ou se instaura o caos no planeta. (o OU está excluindo, ou um ou outro.. verbo no singular)

    Os dados que comprovam minhas hipóteses seguem anexos ao processo.




  • a- verbo haver no sentido de existir ou tempo decorrido sempre fica no singular, logo, havia informações.. x

    b- quite concorda com enfermeiro x c- ou..ou como excludente concorda no singular. Ou se luta pelas leis..ou e instaura o caos.. x d- anexo concorda com dados, logo, o correto é anexos. ( lembrando que a expressão em anexo não varia ) e- correto, anexo concorda com o comprovante.
  • Por que é vai e não vão?? não entendi.. 

  • Correto letra E.
    Vai fazer três dias que não o vejo.


    Justificativa
    No sentido de tempo decorrido, o verbo fazer é impessoal: Faz três dias que não o vejo./ Faz dois anos que não vem aqui. Entendido? Bem, quando empregado no mesmo sentido de tempo decorrido, mas acompanhado de outro verbo, formando com ele uma locução verbal, ambos os verbos ficam impessoais -> Deve fazer três anos/ Pode fazer cinco dias (o verbo fazer, neste caso, contagia o outro verbo com sua impessoalidade)

  • !!! INFORMAÇÃO ADICIONAL !!!

     A palavra “anexo” é um adjetivo que indica ligação, dessa forma, deve concordar com o substantivo que acompanha. Sendo assim, observemos as seguintes frases:

    1 O arquivo segue em anexo
    2 A foto está anexa
    3 As músicas estão no anexo
    4 Segue o anexo solicitado

    No primeiro caso, a expressão “em anexo”, junção de uma preposição e um adjetivo, representa a intenção do interlocutor de expressar o modo pelo qual algo está sendo enviado, não é possível afirmar que esta forma está errada, pois nela o verbo “segue” é complementado por uma locução adverbial de modo, mas se a intenção é deixar explícito que algo está sendo enviado dentro de um anexo, o melhor é utilizar a forma “no anexo” ao invés de “em anexo”.


    A segunda está correta de acordo com a norma culta, pois concorda com substantivo de gênero feminino “foto”, flexionando o adjetivo na forma feminina “anexa”.

    No terceiro caso o adjetivo “anexo” é utilizado como substantivo.

    E no quarto caso “anexo” é um sintagma nominal que exerce função de sujeito, concordando com o verbo “segue”.

  • Verbo HAVER no sentido de EXISTIR / ACONTECER / OCORRER é invariável e impessoal.


    ---> Havia informações / Existiam informações


    Os dados seguem ANEXOS

  • a)havia

    b) ele está quite

    c) ou...ou  vai para a 3ª pessoa do singular.

    d) anexos

    e) vai fazer( fazer no sentido de tempo corrido é INVARIÁVEL)  CORRETA.

     

  • Valeu Wellington Amorim, muito legal.

  • Vai fazer dois meses que enviei o comprovante das inscrições anexo ao processo.

    Vai fazer dois meses que enviei o comprovante anexo ao processo.

     

  • A) Havia / inclusas
    B)Quite
    C)Instaura
    D)Anexos ( os dados ) 
    E) Gabarito

  • Não necessariamente Alexandre Christiano, vc pode ter um único extrato com varias transações...