SóProvas


ID
1220560
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No final de 1951, o presidente Getúlio Vargas enviou ao Congresso Nacional o projeto de criação da companhia Petróleo Brasileiro S. A. (Petrobras). Em um discurso pronunciado, poucos meses depois, no estado da Bahia, assim se referiu Getúlio Vargas a Petrobras:

A Petrobras será o próprio Governo agindo no campo da indústria petrolífera, tal como já o faz na indústria do aço, através da Companhia Siderúrgica Nacional. E isto sem o prejuízo do concurso do capital privado. Mas nem remotamente existe o perigo de que, através da participação do capital privado, venham a agir os grupos financeiros estrangeiros, ou mesmo nacionais. Afastou-se tal perigo, reduzindo o montante de sua participação na sociedade, ficando a União Federal com nunca menos de 51% do total. 


(Getúlio Vargas. O governo trabalhista do Brasil.Vol. III. Rio de Janeiro: Livraria José OlympioEditora, 1969, p. 157. Adaptado)


O discurso apresenta uma característica essencial do governo de Getúlio Vargas, que não se limita à fase do governo democrático dos anos cinquenta, que foi a:

Alternativas
Comentários
  • e) presença estatal em setores estratégicos da economia, com a limitação de investimentos particulares.


    Percebe- se  no discurso a valorização da industria nacional por parte de Vargas, criando estatais e limitando o investimento do capital privado.

  • A formação de blocos regionais não foi algo estimulado ou que caracterizou o governo de Getúlio. Na América Latina, a primeira iniciativa nesse sentido data da década de 1960, com a ALALC. No caso do Brasil, só se começou a pensar no assunto com maior interesse na década de 1980. A alternativa (A) está errada. 
    A alternativa (B) está errada. Na era Getúlio, empresas de áreas essenciais para a economia nacional foram criadas sob o comando do Estado. Não se cogitava a ideia de privatização.
    A alternativa (C) está incorreta. Os governos de Getúlio foram caracterizados por serem bastante nacionalistas. Embora houvesse participação de capital estrangeiro em determinados setores, não se tratou de um governo que adotou políticas acentuadas de liberalização econômica.
    A alternativa (D) está incorreta. Os governos de Getúlio, apesar de terem sido significativamente centralizadores, jamais foram socialistas. O controle da produção não cabia aos trabalhadores, embora os direitos trabalhistas tenham tido grande avanço principalmente no primeiro governo de Getúlio (entre 1930 e 1945).
    A alternativa (E) está certa. Em setores vitais, como petróleo e siderurgia, a participação estatal - garantida por lei - era sempre maior do que a participação de capitais estrangeiros.
  • Dá pra matar a questão na interpretação de texto.

  • SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA . PETROBRÁS OU SEJA 51 DO ESTADO MAIS UMA AÇÃO E 49 DAS EMPRESAS PRIVADAS, DESSA FORMA O ESTADO LIMITOU O PODER PRIVADO EM INVESTIMENTOS.

  • pmpr

  • Avante PMPR!

  • A palavra LIMITAÇÃO na alternativa E entregou a resposta.

  • O famoso Nacionalismo econômico de Vargas

    As riquezas naturais do país, como jazidas mineiras e quedas d’água, foram vistas como propriedade nacional e só poderiam ser exploradas pela iniciativa privada mediante concessão estatal. Além disso, o Estado também passou a dispor da prerrogativa, nos casos de interesse nacional, de estatizar empresas nacionais e estrangeiras.