O Produto Interno Bruto é composto dos seguintes elementos: Consumo, gastos do governo, Investimento e o saldo entre exportações e importações. A rubrica investimento se refere aos investimentos feito pelo setor produtivo de um país (indústria, comércio, serviços, etc). Em um cenário de baixo crescimento econômico, o investimento costuma ser baixo e, no caso do Brasil, isso também se aplica. As empresas têm investido menos e isso gera impacto direto no PIB. Segundo o IBGE, no ano de 2014, os investimentos tiveram queda de 4,4%. Dessa forma, a alternativa (A) está correta.
A alternativa (B) está incorreta. Políticas rígidas contra a inflação podem ter impacto negativo no crescimento econômico, uma vez que é comum se adotarem medidas como aumento de juros, por exemplo, que tendem a reduzir os investimentos. Entretanto, embora o Brasil tenha uma política de controle de inflação, ela não é uma das principais responsáveis pelo baixo crescimento econômico.
A alternativa (C) esta incorreta. Não houve diminuição de impostos federais e estaduais. Eventualmente, implementam-se políticas de diminuição de impostos, como o IPI para carros e linha branca, de modo a estimular a indústria. Entretanto, no panorama geral, não houve redução de impostos.
A alternativa (D) está incorreta. Não houve nacionalização de empresas mineradoras. O que houve foi a privatização, na década de 1990, mas esse fato não se relaciona com a crise econômica vivida pelo Brasil atualmente.
A alternativa (E) está incorreta. Não houve esgotamento das exportações de soja e ferro. Pelo contrário, esses são produtos importantes da pauta de exportação nacional mesmo nos tempos de crise.