SóProvas


ID
1221004
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CEFET-RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um aluno aprendeu, no curso técnico, sobre as funções que um administrador exerce.

Dentre essas funções, a que ele considerou mais interessante para as organizações públicas foi a do desenvolvimento da função controle, uma vez que envolve determinadas ações, tais como a de

Alternativas
Comentários
  • Conceito de Controle: O controle é o processo pelo qual são fornecidas as informações e retroação para manter as funções dentro de suas respectivas trilhas. É a atividade integrada monitorada que aumenta a probabilidade de que os resultados planejados sejam atingidos da melhor maneira.

    O controle é a função administrativa que monitora e avalia as atividades e resultados alcançados para assegurar que o planejamento, organização e direção sejam bem-sucedidos. Ele está presente, em maior ou menor grau, em quase todas as formas de ação organizacional. Os administradores passam boa parte de seu tempo observando, revendo e avaliando o desempenho de pessoas, de unidades organizacionais, de máquinas e equipamentos, de produtos e serviços em todos os três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. sempre seguindo a ordem;

    1. ESTABELECIMENTO DE OBJETIVOS OU PADRÕES.

    2. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO .

    3. COMPARAÇÃO DO DESEMPENHO COM O PADRÃO.

    4. AÇÃO CORRETIVA.

    Gabarito:E

    fonte:http://ideagri.com.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=561



  • a) alocar recursos e competências de forma interligada e por meio de uma estrutura organizacional adequada. ORGANIZAÇÃO

    b) definir os objetivos a serem alcançados e como fazer para atingi-los no curto, médio e longo prazos. PLANEJAMENTO

    d) incentivar e dinamizar as pessoas, dando-lhes metas e objetivos a serem alcançados. DIREÇÃO

    e) monitorar, avaliar e tomar ações corretivas, no sentido de garantir o alcance dos objetivos organizacionais. RESPOSTA CORRETA, CONTROLE.


  • O desempenho satisfatório de uma organização não depende apenas de um processo de planejamento responsável por elaborar objetivos desafiadores e de uma direção que lidere e motive seus funcionários, depende também de um sistema de controle eficaz, que seja responsável por detectar possíveis desvios e corrigi-los há tempo. O controle é um esforço sistemático de gerar informações sobre a execução das atividades organizacionais, de forma a torna-lasconsistentes com as expectativas estabelecidas nos planos e objetivos. É o processo que busca garantir o alcance eficaz e eficiente da missão e dos objetivos das organizações. Para isso o controle tem duas atribuições essenciais: o monitoramento das atividades, comparando o desempenho real com o planejado e a correção de qualquer desvio significativo.

    http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Fun%C3%A7%C3%A3o-Controle-Nas-Organiza%C3%A7%C3%B5es/536060.html

  • PLANEJAMENTO - O que fazer?

    ORGANIZAÇÃO - Como fazer?

    DIREÇÃO - Fazendo...

    CONTROLE - Fez?

  • LETRA E CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 

  • GABARITO: LETRA D

    De acordo com Robbins e Coulter, o controle pode ser definido como:

    “O processo de monitorar as atividades de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejado e corrigir quaisquer desvios significativos.”Já Maximiniano acredita que o processo de controle consiste em fazer a comparação e tomar a decisão de confirmar ou modificar os objetivos e os recursos empregados em sua realização. Portanto, um sistema de controle busca garantir que os objetivos estão sendo alcançados.

    FONTE: ADMINISTRACAO GERAL PARA CONCURSOS - RODRIGO RENNO

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    A questão quer saber qual alternativa traz atividades inerentes à função controle. Vamos partir para a análise das alternativas:

    A- Incorreta. Pois alocar recursos e competências refere-se à função organização.

    B- Incorreta. Pois definir os objetivos e meios de alcançá-los é atividade da função planejamento.

    C- Incorreta. Os desafios do ambiente de negócios devem ser considerados no momento do planejamento.

    D- Incorreta. As atividades de incentivar e dinamizar as pessoas são inerentes da função direção ou liderança.

    E- Correta. Monitorar, avaliar e tomar ações corretivas são algumas das etapas do processo de controle.

    O processo de controle possui 4 fases (Chiavenato, 2014):

    • 1ª etapa: Estabelecimento de critérios ou definição de padrões: padrões se relacionam ao desempenho que se busca obter. São meios comparativos. Os tipos de padrões são os de: quantidade, de qualidade, de tempo e de custos.
    • 2ª etapa: Monitoramento do desempenho ou coleta das informações: refere-se à observação do desempenho.
    • 3ª etapa: Comparação dos resultados para verificar os possíveis desvios: é o confronto entre o desempenho e o padrão estabelecido.
    • 4ª etapa: Medidas ou ações corretivas: ações que buscam manter o desempenho dentro do padrão esperado.

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA E