SóProvas


ID
1221115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere à conciliação e mediação, alternativas para a resolução de conflitos, julgue os próximos itens.

A escolha de técnicas como paráfrase e brainstorming no curso da mediação condiciona-se à fase em que se encontra o procedimento e objetiva, entre outros aspectos, sintetizar o conteúdo das falas e suscitar alternativas.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA do CESPE– Na mediação, a escolha de técnicas depende da fase do procedimento. Ora tem como foco melhorar a comunicação entre as partes, ora suscitar alternativas, ora verificar a viabilidade das opções eleitas, entre outras várias finalidades. As técnicas mais utilizadas são as seguintes:

    • paráfrase: o mediador reformula a frase, sem alterar o sentido original, para organizar, sintetizar e neutralizar seu conteúdo;

    • brainstorming(tempestade de ideias): o mediador incentiva a criatividade quando os que estão sendo mediados não conseguem, por si, propor opções. Essa técnica é realizada inicialmente para gerar ideias sem críticas (falar aquilo que vem à mente, sem pensar) e, em seguida, analisar e selecionar as ideias mais valiosas.
  • Fica complicado sem um referencial...=/

  • Chute.

  • pensei no sentido de fundamentação, e de certa forma acertei rsrsrsr

  • O brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo - criatividade em equipe - colocando-a a serviço de objetivos pré-determinados.

    Paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de 'tradução' dentro da própria língua. O autor da paráfrase deve demonstrar que entendeu claramente a idéia do texto.