SóProvas


ID
122161
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao assumir a direção do novo setor de cadastro do sistema único de saúde (SUS), o diretor propôs uma redistribuição de funções de modo a dar mais autoridade aos supervisores e
capacidade de cobrança dos resultados a serem obtidos por cada área. Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse
projeto, que é de outro setor.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Ao evitar a especialização, o diretor assegura a isonomia entre os funcionários, uma das características da organização formal.

Alternativas
Comentários
  • As principais características da organização formal são:1. Divisão do Trabalho;2. Especialização;3. Hierarquia;4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade;5. Racionalismo.
  •  ERRADO!

    Creio que um funcionário trabalhar em todas as áreas não é o ideal, ainda mais em uma organização formal. Trabalhando em todas as áreas ele até perderá a noção de chefia, sem saber bem a quem se reportar para resolver algum problema, e isso traria, provavelmente conflito de informações por não ter suas especificações claras. Em alguns ambientes pode até ser a melhor escolha, agora para um setor que trabalha controle não.

  • A isonomia entre funcionários não é uma das características da organização formal.
    Existem nessas organização linhas formais de comunicação, centralização das decisões e linha de autoridade rigidamente especificada.

  • Acredito que o erro da questão está em dizer que uma das características da organização formal é "evitar" a especialização. Sendo a especialização uma das características básicas.

    Bons estudos!
  • Especialização do trabalho = subdivisão do trabalho em tarefas menores (geralmente específicas).


    Assim, os funcionários dentro de cada departamento de uma empresa desempenham somente as tarefas relevantes à sua função especializada, ou seja,  é o contrário de isonomia; ficam isolados, fazendo uma tarefa repetitiva e chata.

  • Tudo bem concordo com a Márcia que isonomia não é característica de organizações formais, porém se ele evita a especialização e todos fazem tudo, isso é isonomia, todos fazem a mesma coisa.

  • mesma dúvida da Fabiana!

  • mesma dúvida da Gigi ! rs

  • A palavra "isonomia" vem do grego "iso", igual + "nomos", lei + "ía", abstrato e significa, literalmente, lei que igual, que estabalece a justiça mediante a igual de direitos a todos usando os mesmos critérios.

    O governo resolveu estabelecer isonomia para a tributação proporcional das classes baixa, média e alta da sociedade visando a fortalecer a justiça social.

     

    A especialização tem a vantagem do conhecimento profundo sobre certa operação mas tira a visão do todo. O rodízio de tarefas favorece o desenvolvimento profissional e continuidade do trabalho, por exemplo, se cada um faz uma tarefa em caso de falta,  doença,  férias o serviço vai parar.... 

    Isonomia é o tratamento igualitário não tem nada a ver com tarefa. 

  • DE BUROCRÁTICA A ORGANIZAÇÃO PASSOU A SER ADHOGRÁTICA, OU SEJA, ADOTOU UMA ESTRUTURA MAIS ADPTATIVA, MAIS HORIZOLTAL, DE AUTORIDADE DESCENTRALIZADA, POUCAS REGRAS E PROCEDIMENTOS, POUCA DIVISÃO DE TRABALHO, AUMENTANDO SUA AMPLITUDE DE COMANDO E REDUZINDO SUA CADEIA E MAIS MEIOS PESSOAIS DE COORDENAÇÃO (traços de informalidade).

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Ao evitar a especialização, o diretor assegura a isonomia entre os funcionários, uma das características da organização formal. Resposta: Errado.

     

    Comentário: especialização é uma característica básica da administração formal (burocrática) e a isonomia (igualdade) entre os funcionários não corresponde a uma dessas características porque nesse modelo de administração (burocracia) a hierarquia deve ser observada.

  • Independente das características das organizações formais, ao se evitar a especialização não se assegura a isonomia entre os funcionários.

    A isonomia garante que todos os funcionários sejam tratados de forma impessoal, independente do grau de especialização da empresa.

  • A isonomia entre os funcionários é uma das características da organização formal?

    Características básicas da organização formal:

    Divisão do trabalho;

    Especialização;

    Hierarquia;

    Distribuição de autoridade e da responsabilidade;

    Racionalismo.

    Ao analisar essas características é possível constatar que a isonomia (igualdade) entre os funcionários não é uma característica da organização formal.

    Gabarito: Errado