-
As principais características da organização formal são:1. Divisão do Trabalho;2. Especialização;3. Hierarquia;4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade;5. Racionalismo.
-
ERRADO!
Creio que um funcionário trabalhar em todas as áreas não é o ideal, ainda mais em uma organização formal. Trabalhando em todas as áreas ele até perderá a noção de chefia, sem saber bem a quem se reportar para resolver algum problema, e isso traria, provavelmente conflito de informações por não ter suas especificações claras. Em alguns ambientes pode até ser a melhor escolha, agora para um setor que trabalha controle não.
-
A isonomia entre funcionários não é uma das características da organização formal.
Existem nessas organização linhas formais de comunicação, centralização das decisões e linha de autoridade rigidamente especificada.
-
Acredito que o erro da questão está em dizer que uma das características da organização formal é "evitar" a especialização. Sendo a especialização uma das características básicas.
Bons estudos!
-
Especialização do trabalho = subdivisão do trabalho em tarefas menores (geralmente específicas).
Assim, os funcionários dentro de cada departamento de uma empresa desempenham somente as tarefas relevantes à sua função especializada, ou seja, é o contrário de isonomia; ficam isolados, fazendo uma tarefa repetitiva e chata.
-
Tudo bem concordo com a Márcia que isonomia não é característica de organizações formais, porém se ele evita a especialização e todos fazem tudo, isso é isonomia, todos fazem a mesma coisa.
-
mesma dúvida da Fabiana!
-
mesma dúvida da Gigi ! rs
-
A palavra "isonomia" vem do grego "iso", igual + "nomos", lei + "ía", abstrato e significa, literalmente, lei que igual, que estabalece a justiça mediante a igual de direitos a todos usando os mesmos critérios.
O governo resolveu estabelecer isonomia para a tributação proporcional das classes baixa, média e alta da sociedade visando a fortalecer a justiça social.
A especialização tem a vantagem do conhecimento profundo sobre certa operação mas tira a visão do todo. O rodízio de tarefas favorece o desenvolvimento profissional e continuidade do trabalho, por exemplo, se cada um faz uma tarefa em caso de falta, doença, férias o serviço vai parar....
Isonomia é o tratamento igualitário não tem nada a ver com tarefa.
-
DE BUROCRÁTICA A ORGANIZAÇÃO PASSOU A SER ADHOGRÁTICA, OU SEJA, ADOTOU UMA ESTRUTURA MAIS ADPTATIVA, MAIS HORIZOLTAL, DE AUTORIDADE DESCENTRALIZADA, POUCAS REGRAS E PROCEDIMENTOS, POUCA DIVISÃO DE TRABALHO, AUMENTANDO SUA AMPLITUDE DE COMANDO E REDUZINDO SUA CADEIA E MAIS MEIOS PESSOAIS DE COORDENAÇÃO (traços de informalidade).
GABARITO ERRADO
-
Ao evitar a especialização, o diretor assegura a isonomia entre os funcionários, uma das características da organização formal. Resposta: Errado.
Comentário: especialização é uma característica básica da administração formal (burocrática) e a isonomia (igualdade) entre os funcionários não corresponde a uma dessas características porque nesse modelo de administração (burocracia) a hierarquia deve ser observada.
-
Independente das características das organizações formais, ao se evitar a especialização não se assegura a isonomia entre os funcionários.
A isonomia garante que todos os funcionários sejam tratados de forma impessoal, independente do grau de especialização da empresa.
-
A isonomia entre os funcionários é uma das características da organização formal?
Características básicas da organização formal:
Divisão do trabalho;
Especialização;
Hierarquia;
Distribuição de autoridade e da responsabilidade;
Racionalismo.
Ao analisar essas características é possível constatar que a isonomia (igualdade) entre os funcionários não é uma característica da organização formal.
Gabarito: Errado