SóProvas


ID
122164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao assumir a direção do novo setor de cadastro do sistema único de saúde (SUS), o diretor propôs uma redistribuição de funções de modo a dar mais autoridade aos supervisores e
capacidade de cobrança dos resultados a serem obtidos por cada área. Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse
projeto, que é de outro setor.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

O referido diretor optou pela departamentalização funcional quando aboliu qualquer agrupamento especializado em seu setor.

Alternativas
Comentários
  • Consiste em escolher modalidades de homogeneização de atividades, agrupando os componentes da organização em departamentos ou divisões.Tipos:1 - por Função organizacional 2 - por Produtos ou serviços,3 - por Localização Geográfica (ou Territorial),4 - por Clientes,5 - por Fases do Processo (ou Técnica),6 - por Projetos (ou Objetivos),Sentidos: vertical e horizontal
  • errado

    Departamentalização é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondente recursos (humanos, financeiros, materiais e equipamentos) em unidades organizacionais. Formas de Departamentalizar: 1- Função 2- Produto ou serviço 3- Território 4- Cliente 5- Processo 6- Projeto 7- Matricial 8- Mista.

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETO: Aqui as pessoas recebem atribuições temporárias, uma vez que o projeto tem data de inicio e término. Terminado o projeto as pessoas são deslocadas para outras atividades.


     

  • ERRADO, pois a departamentalização é um agrupamento ESPECIALIZADO.

    De acordo com o exposto na assertiva, TODOS iriam atuar em TODAS as funções.

     :)

  • ERRADA

    Departamentalização. Tipos:a) Funcional-->as funções organizacionais são conj. de tarefas interdependentes, orientadas para um objetivo singular. Cada uma das funções contribui p o propósito da Organização;b)territorial ou geográfica--> cada unid. de trab. corresponde a um território ou região. Qdo a Organização opera em uma grande área ou em localidades diferentes; c)por produto-->qdo a empresa trab. com diversos produtos com diferenças importantes entre si; d)por cliente-->qdo a organização atende a diversos tipos de clientes, com necessidades distintas ou clientes iguais com necessidades diferentes; e) organização por projeto - estrutura matricial--> estrutura temporária dentro da organização funcional.

    Acredito que a questão se referia a esta última.

  • Um dos criérios de departamentalização é o por função ou funcional.

    Neste critério as funções comuns ou atividades semelhantes são agrupadas para formar uma unidade organizacional.

    Todas as pessoas que executas funções semelhantes ficam reunidas.

    É indicada para empresas que desenvolvem atividades rotineiras onde se exige pouca flexibilidade.

    É baseado no princípio da especialização ocupacional, visto que orienta as pessoas  para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz.

  • Ocorre justamente o contrário, ao optar pela departamentalização funcional o diretor quis exatamente agrupar os setores de acordo com a especialização.

     

    Assim:

    - As decisões são descentralizadas;

    - A divisão dos setores é feita por especialização;

    - Há comunicação direta dentro dos setores.

     

    Vantagens:

    - Máx. especialização;

    - Maior supervisão técnica;

    - Separação clara de funções;

  •  Departamentalização por funções

    CARACTERÍSTICAS: agrupamento por atividades ou funções principais. Divisão interna por especialidade. 

    VANTAGENS:

    • Quando há uma tarefa especializada ou uma sequência de tarefas especializadas que exijam um acompanhamento mais intenso que permitiu agrupar os especialistas sob uma única chefia comum;
    • Quando há uma exigência de produto ou serviço de qualidade superior, a departamentalização funcional garante o máximo de utilização das habilidade técnicas atualizadas das pessoas;
    • Permite economia pela utilização máxima de pessoas, máquinas e produção em massa;
    • Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz, e simplifica o treinamento do pessoal;
    • A departamentalização funcional é mais indicada para circunstâncias estáveis e de poucas mudanças e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras;
    • Aconselhada pra empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalteradas por longo tempo.

    DESVANTAGENS:

    • Tende a reduzir a cooperação interdepartamental, uma vez que exige forte concentração interdepartamental e cria barreira entre os departamentos em face da ênfase das especialidades.
    • Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem introvertida da departamentalização funcional quase não percebe e não visualiza o que acontece fora da organização.
    • Tende a fazer com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.
  • Creio eu que esse tipo de departamentalização

    que indica aquestão é MISTA, pois agrega vários tipos de departamentalização,

    tais como: Funcional, por projetos e territorial...

    não apenas funcional, deixando a questão errada

  • A Departamentalização Matricial ou Organização Matricial é um tipo híbrido de Departamentalização, no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades são reunidas com o objetivo de realizar tarefas com características temporárias. É citado por muitos autores como um dos principais riscos na implantação da Departamentalização Matricial justamente a possibilidade de dupla subordinação como um risco inerente, o que fere o princípio da cadeia de comando.

  • O enunciado da questao trata-se de GESTAO POR PROCESSOS
  • Uma outra questão do próprio cespe ajuda  a responder, vejam:

    Prova: CESPE - 2009 - TCU - Analista de Controle Externo - Tecnologia da Informação - Prova 1

    Disciplina: Gestão de Pessoas | Assuntos: Departamentalização; 

    Um dos tipos de departamentalização que busca obedecer ao princípio da especialização ocupacional é a departamentalização funcional.

    GABARITO: CERTA.

  • Departamentalização Funcional permite agrupar especialistas sob uma única chefia comum.

    #Estratégia

    GABARITO: ERRADO

  • ERRADO

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.