SóProvas


ID
122167
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao assumir a direção do novo setor de cadastro do sistema único de saúde (SUS), o diretor propôs uma redistribuição de funções de modo a dar mais autoridade aos supervisores e
capacidade de cobrança dos resultados a serem obtidos por cada área. Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse
projeto, que é de outro setor.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Os colaboradores que estão envolvidos no projeto do sistema de controle de prontuários médicos estão vivendo uma situação com características de departamentalização matricial.

Alternativas
Comentários
  • É a sobreposição de dois ou mais tipos de departamentalização,geralmente a fusão entre a estrutura funcional e por projetos. A departamentalização matricial não considera a unidade de comando. Para se evitar o conflito interno deve existir clara definição de atribuições de cada um dos elementos componentes da estrutura.Tem a característica de responsabilidade compartilhada, exige confiança mútua e capacidade de improvisação na solução de problemas. Principais vantagens: possibilidade de maior aprimoramento técnico da equipe/maior especialização nas atividades desenvolvidas; uso adequado dos vários recursos; maior cumprimento de prazos e do orçamento; melhor atendimento dos clientes do projeto. elimina mão-de-obra ociosa, pois o funcionário ou está trabalhando em algum projeto ou está desenvolvendo suas tarefas no seu órgão funcional; o conhecimento e a experiência podem ser transferidos de um projeto para outro. Principais desvantagens: dupla subordinação, gerando clima de ambiguidade de papéis e relações; conflitos de interesse entre os chefes funcionais e os chefes de projeto. insegurança entre os membros do projeto, porque suas equipes são dispensadas após o término de um projeto; Principais razões de conflito: de ordem racional: prazos das etapas do projeto, conteúdo técnico, padrão de qualidade, indefinição de autoridade e responsabilidade, disputa sobre recursos humanos. de ordem emocional: disputa pelo poder, antipatias pessoais
  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE MATRIZ:

     

    A Departamentalização de matriz é semelhante à de projeto, com uma exceção principal. No caso da Departamentalização de matriz, o administrador de projeto não tem autoridade de linha sobre os membros da equipe. Em lugar disso, a organização do administrador de projeto é sobreposta aos vários departamentos funcionais, dando a impressão de uma matriz.

    A organização de matriz proporciona uma hierarquia que responde rapidamente às mudanças em tecnologia. Por isso, é tipicamente encontrada em organização de orientação técnica, como a Boeing, General Dynamics, NASA e GE onde os cientistas, engenheiros, ou especialistas técnicos trabalham em projetos ou programas sofisticados. Também é usada por empresas com projetos de construção complexos

  •  

    Sendo a MATRIZ um tipo de departamentalizacao que unifica a funcional e a de projetos, ninguém ainda soube responder o porquê de a questão estar CERTA, visto que pelo enunciado do texto, o director – ao evitar a especializacão – automaticamente evita o caráter funcional para fins de departamentalizacão.

    Se alguém puder ajudar a clarificar isso, já agradeco de antemão.

     

  • Eu também não entendi porque Matricial. No item eu não encontrei nenhuma característica de departamentalização Funcional que pudesse caracterizar a matriz. Entendi ser Depart. por Projeto.

    Tenho a mesma dúvida do colega.


  • VEJA ESSA PARTE = determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição.

    Isso caracteriza matricial

    Depende também do que o examinador avaliou.

  • A organização matricial é justamente a união da departamentalização funcional com a de projetos ou produtos, na mesma estrutura organizacional portanto ela é mista... Tal estrutura permite satisfazer duas necessidades da organização: especialização e coordenação, é flexível a mudanças bruscas como a situaçao citada para isso ela tem que ser ágil, impõe uma nova estrutura organizacional, devido a nova mentalidade e comportamento. 


  • ola amigos

     

    Alguns colegas estão confundindo a primeira parte da questão com o final... a questão pede os colaboradores que estão envolvidos com o projeto de implantação do sistema de controle de prontuários... Logo nesta parte eles estão sim organizados de forma matricial pois tem todas as características já citada por alguns colegas... resumindo: que e a dupla subordinação... e a combinação de dois tipos de estruturas - a funcional e a de projeto neste caso....

    olha o que diz o texto:  Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse
    projeto, que é de outro setor... ou seja, são do setor mencionado porem desempenha outra função especifica , sendo que além de esta subordinados a sua chefia imediata ainda  se subordinam a este novo gerente (o de projeto - que e de outro setor)... tendo ai uma combinação de departamentalizações..

     

    Logo questão CORRETA.

  • Acredito que o que permite definir a estrutura organizacional como matricial é a dupla linha de autoridade: dos supervisores (que tiveram sua autoridade aumentada para cobrança de resultados) e do gerente do projeto. Se não fosse por esse detalhe poderia ser a divisional por projetos, visto que os servidores não possuem mais uma única função, passando a ser generalistas, e teria unidade comando, características das estruturas divisionais.

  • Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto .

  • Ao assumir a direção do novo setor de cadastro do sistema único de saúde (SUS), o diretor propôs uma redistribuição de funções de modo a dar mais autoridade aos supervisores e
    capacidade de cobrança dos resultados a serem obtidos por cada área. Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse projeto, que é de outro setor.

    Só o fato de ter que obedecer órdens de outro, já caracteriza estrutura matricial. Duplicidade de comando.

  • Estrutura Matricial


    Estas estruturas são um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos.

    As empresas que atuam com esta estrutura buscam associar as vantagens das duas estruturas, juntando os especialistas funcionais nos projetos mais estratégicos, sempre que necessário.

    Sua criação foi uma tentativa de conciliar em uma estrutura rígida e hierárquica a flexibilidade de uma estrutura temporária.

    Neste tipo de estrutura, os profissionais estão associados geralmente a um departamento funcional (Marketing, Finanças, Tecnologia, etc.) e são alocados a alguns projetos, sempre que este projeto necessite de alguém com seu perfil.


    NÃO HÁ Unidade de Comando na estrutura matricial!

  • CERTO

    Matricial: resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.