SóProvas


ID
122170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao assumir a direção do novo setor de cadastro do sistema único de saúde (SUS), o diretor propôs uma redistribuição de funções de modo a dar mais autoridade aos supervisores e
capacidade de cobrança dos resultados a serem obtidos por cada área. Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse
projeto, que é de outro setor.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A departamentalização funcional é a mais indicada para as mudanças programadas pelo diretor.

Alternativas
Comentários
  • As atividades são agrupadas de acordo com as funções da empresa. É um dos critérios mais largamente utilizados para organizar atividades empresariais, encontrando-se presente em quase todas as empresas, em algum nível da estrutura organizacional.Ex.: departamentalização funcional considerando as 4 funções clássicas da empresa gerência de produção; gerência financeira; gerência de marketing; gerência de recursos humanos.
  • A departamentalização matricial é a mais indicada por combinar critérios funcionais e de projetos os quais podemos identificar na situação hipotética.
  • A departamentalização matricial  é a combinação de departamentalização funcional  e divisional na mesma estrutura organizacional. Funciona como uma grade ou matriz no sentido de promover bipolaridade de atuação e de comando para proporcionar inovação e agilidade.

    Gabarito: errado.

  • OBS TAMBÉM QUE a departamentalização funcional é

    inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias

    externas são mutáveis ou imprevisíveis.

  • F I e PF, Veja o macete:

    FI: Funcional Inflexível ==> A funcional é indicada para circunstâncias estáveis e com pouco produtos. É Inflexível, não pode ter "mudanças";

    PF: Produto Flexível ==> Para empresas onde a Flexibilidade é exigida.

     

  • A departamentalização funcional é o agrupamento de tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas... A divisão funcional faz com que a organização se especialize de acordo com os critérios de semelhanças de funções, suas desvantagens são sentidas quando a organização grita por mudanças, ela não permite a flexibilidade de mudanças, sendo indicada em situações estáveis, pois reduz a cooperação interdepartamental devido a forte concentração intradepartamental criando barreiras entre os departamentos devido à ênfase nas especialidades. Dessa forma podemos afirmar que a departamentalização funcional reduz adaptação e a flexibilidade a mudanças externas... No caso seria adotada a organização matricial... Embora seja muito utilizada por grande empresas, pois possibilita a inovação e a flexibilidade, por outro lado apresenta o enfraquecimento da cadeia de comando e a coordenação vertical, o desenho matricial impõe uma nova cultura organizacional, pressupõe a existência de uma nova forma de agir e se comportar. É necessário para estruturar a organizaçaõ matricial um ambiente participativo, flexível propício a mudanças. Uma tendência é recorrer ao método de equipe...

  • ERRADO  .  

    DE UMA MANEIRA MAIS SIMPLES E SEM TEORIAS : 

    OBSERVE O TRECHO DO TEXTO " Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição." 


    SE ELE DETERMINOU QUE NÃO DEVERIA HAVER ESPECIALIZAÇÃO-ATUAR EM TODAS AS ATIVIDADES-
    , JAMAIS PODERIA-SE FALAR DE
    DEPARTAMENTALIZAÇÃO POR FUNÇÕES - VISTO QUE ESTA , ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A ESPECIALIZAÇÃO - CONTRARIANDO A VONTADE DO ADMINISTRADOR NO CASO ACIMA .

    EX : DEP DE RH , DEP FINANCEIRO , DEP TÉCNICO DE INFORM 
    ESSES FAZEM COM QUE CADA UM SEJA ESPECIALIZADO SOMENTE NAQUELA ÁREA .
  • " Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema"

    A questão está se referindo a Departamentalização Matricial e não Funcional, portanto assertiva Errada.


    Conceito de Departamentalização Matricial:


    Chama-se matricial, pois combina duas formas de estrutura formando uma espécie de grade. Trata-se de uma estrutura mista, híbrida, que combina geralmente a departamentalização funcional com a de produtos ou de projeto.


      
  • Gente Falou em MUDANÇA a Funcional já não serve.  Pois, ela é

    indicada em circunstâncias estáveis e de pouca mudança que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.

  • Gab.: Errado

    Mas se considerar que o objetivo do novo diretor seja aumentar a autoridade dos supervisores para cobrarem resultados, a departamentalização funcional seria a mais indicada sim.

  • A departamentalização funcional é indicada para o desenvolvimento de atividades continuadas e rotineiras, pois tem baixo grau de inovação e POUCA adaptabilidade as mudanças. 


  • Pessoal, entendo que a funcional não aceita inovações, mas veja que o enunciado diz que as mudanças são programadas, isto é, não são mudanças abruptas as quais o administrador não tem tempo de adequar a situação à nova realidade.

     

    Em minha opnião é passível de anulação.

  • ERRADO

     

     

    DESVANTAGENS:

     

    - A cooperação e comunicação interdepartamental, que é o contado e comunicação entre diferentes departamentos, é reduzida, em decorrência do isolamento em relação aos outros departamentos, pois cada departamento funcional possui seus próprios objetivos e prioridades. Com isso, sob pressão, criam-se diversas barreiras e conflitos entre os outros departamentos. Também geram limitações de autoridade e tomadas de decisões dos administradores.

     

    - Dificulta a adaptação e flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem é interna e não visualiza o que acontece no ambiente externo da organização ou de outro departamento. É inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.

     

    - Devido à focalização interna de cada departamento e não sobre os objetivos globais da organização, existe uma carência de estruturas próprias de coordenação do andamento do trabalho, levando os problemas de coordenação para os níveis mais elevados da organização.

     

    - A estrutura funcional tende a ser muito burocratizada, o que requer uma estrutura administrativa mais elaborada, com um número maior de níveis hierárquicos.

     

    https://www.coladaweb.com/administracao/departamentalizacao

     

  • Pra mim descreveu a departamentalização matricial.

  • A departamentalização funcional é  indicada para situações estável.

    ela é inadequada para ambiente e tecnologia em constante mudanças,pois dificulta a adaptação e a flexibilidade...

     

    Gab''errado''

     

  • Errado

     

    Estrutura Matricial

     

    Estas estruturas são um modelo híbrido, que conjuga duas estruturas em uma só. Normalmente, é um somatório de uma estrutura funcional com outra estrutura horizontal, temporária, focada em projetos.

    As empresas que atuam com esta estrutura buscam associar as vantagens das duas estruturas, juntando os especialistas funcionais nos projetos mais estratégicos, sempre que necessário.

    Neste tipo de estrutura, os profissionais estão associados geralmente a um departamento funcional (Marketing, Finanças, Tecnologia, etc.) e são alocados a alguns projetos, sempre que este projeto necessite de alguém com seu perfil.

     

    Obs: NÃO há unidade de comando na estrutura matricial!

     

    Vantagens:

    ·        Potencializa as vantagens decorrentes da estrutura funcional e da estrutura divisional.

    ·        Pode reduzir a multiplicação e a dispersão de recursos e, com isso, melhorar a eficiência.

    ·        Permite maior flexibilidade e adaptabilidade da organização ao ambiente mutável.

    ·        Facilita a cooperação interdisciplinar entre departamentos.

    ·        Promove o conflito construtivo entre os membros da organização.

    Desvantagens: 

    ·        Dificulta a coordenação em razão da AUTORIDADE DUAL, o que pode causar frustração e confusão.

    ·        Trata-se de uma forma estrutural complexa, com potenciais focos de conflito e desequilíbrios de poder entre os dois lados da matriz.

    ·        Perda excessiva de tempo em reuniões para discutir problemas e solucionar conflitos.

    ·        Muita dificuldade para apurar responsáveis por problemas.

    ·        Exige um conjunto de competências de relacionamento interpessoal e maturidade dos gestores.

     

    Fonte: SOBRAL, F. PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008, pág. 183 ~ 184.

  • Departamentalização Funcional

     

    Os departamentos são especializados por função. A grande vantagem é que, como todos os especialistas estão juntos, haverá maior eficiência e maior economia de escala. A grande desvantagem é que os trabalhadores de uma estrutura funcional tendem a se relacionar pouco, de modo a gerar uma maior distância entre os departamentos, apresentando, como consequência, aumento nos prazos e custos.

     

    >>>>> é contraindicada para as atividades que priorizem a criação e a inovação.

     

    >>>>> será mais recomendada nos casos de tarefas rotineiras e continuadas.