SóProvas


ID
122173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Ao assumir a direção do novo setor de cadastro do sistema único de saúde (SUS), o diretor propôs uma redistribuição de funções de modo a dar mais autoridade aos supervisores e
capacidade de cobrança dos resultados a serem obtidos por cada área. Posteriormente, determinou que todos os funcionários deviam atuar em todas as atividades, sem distinções, não havendo mais funcionário com apenas uma atribuição. Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um novo sistema de controle de prontuários médicos, desenvolvendo seus trabalhos em outro prédio, e subordinados ao gerente desse
projeto, que é de outro setor.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

No contexto da mudança no sistema de controle de prontuário, a departamentalização por processos não seria suficientemente flexível para recepcionar a mudança acarretada.

Alternativas
Comentários
  • Neste caso, as atividades são agrupadas de acordo com as etapas de um processo. É basicamente empregado nos estabelecimentos industriais, de modo especial nos níveis mais baixos da empresa. Podemos citar como vantagens: maior especialização dos recursos alocados; possibilidade de comunicação mais rápida de informações técnicas. Principais desvantagens: possibilidade de perda de visão global do andamento do processo; flexibilidade restrita para ajustes no processo.
  • Assertiva correta. No contexto da mudança, a departamentalização matricial (funcional/projetos) é a que deve ser adotada.
  • A questão é simples.

    A Departamentalização por processos (um setor faz a fundição, outro faz a prensagem, outro a modulagem, etc) é praticamente inflexível. Uma grande mudança acarreta, dentre outros ajustes, necessidade de treinamento para TODA a organização.

    Na produção de um carro, por exemplo, um setor faz o eixo, outro adiciona a lataria, outro adicional a parte elétrica e outro adiciona a pintura. Se o produto mudar, o design, por exemplo, todos os setores vão teriam que se adaptar ao novo produto.

    Na departamentalização matricial ou funcional, uma mudança não tem tanto impacto quanto na departamentalização por processos, pois, nessa, uma mudança no primeiro setor que o produto passa, acarreta mudanças de processos internos de todos os outros setores.

  • Aí está a importância de saber, em primeiro lugar, o que o avaliador deseja, economizando-se tempo de leitura. Bastava que o candidato soubesse que a departamentalização por processos não é flexível para recepcionar mudanças, devido ao seu alto grau de especialização e consequente enrijecimento funcional. Todo o preâmbulo da questão é dispensável.
  • DESPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROCESSO: REQUER ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTÁVEL E PERMANENTE.

    DESPARTAMENTALIZAÇÃO POR PROJETOS: REQUER ESTRUTURA ORGANIZACIONAL FLEXÍVEL E ADAPTÁVEL.

     

     

    "...Alguns dos colaboradores do setor estão envolvidos em um projeto de implantação de um NOVO sistema de controle de prontuários médicos..."

     

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

     

  • departamentalização por processos é pouco flexível...

     

  • Desvantagem da departamentalização por processos: perde a visão global da empresa,pois fica mais limitada ao processo específico. A flexibilidade é restrita( 1 processo)

  • Departamentalização por PROCESSO

    Desvantagem: Dificuldade de adaptação de novos recursos e novas tecnologias.É INFLEXÍVEL. Portanto, a departamentalização por processos não seria suficientemente flexível para recepcionar a mudança acarretada.

  • Gab: CERTO

    Departamentalização por Processos é mecanicista, tradicional e INflexível.