SóProvas


ID
122194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da administração financeira, julgue os itens que se seguem.

A capacidade de pagamento de uma organização pode ser avaliada ao se analisar o seu índice de solvência.

Alternativas
Comentários
  • São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, constituem uma apreciação sobre a capacidade de a empresa saldar seus compromissos com terceiros (Passivo Exigível). Esses índices são avaliados pelo critério de “quanto maior, melhor” e não medem a efetiva capacidade de a empresa liquidar seus compromissos nos vencimentos, mas apenas evidenciam o grau de solvência em caso de encerramento das atividades.
  • Depreciação só será custo se estiver ligada à produção, exemplo:
    Numa fábrica de automóveis, a depreciação das máquinas será custo variável.
    Custo por ser ligado a produção e variável por na medida que se produz, mais se utiliza a máquina, causando maior depreciação (desgaste).
    Já no caso de depreciação dos computadores do escritório dessa mesma fábrica, será despesa de depreciação, pois em nada tem haver com a produção.
  •   O excesso de capital permanente sobre o Ativo Fixo, que é o capital de giro, constitui uma margem de garantia ou de segurança (solvência) financeira que permite compensar os desajustes entre os fluxos financeiros de entrada e saída provocados pelo ciclo operacional. Logo, demonstrando a "capacidade de pagar" que determinada instituiçao possui.

  • - Índices de Solvência

    Do ponto de vista econômico, uma empresa é solvente quando está em condições de fazer frente a suas obrigações corrente e ainda apresenta uma situação patrimonial e uma expectativa de lucros que garantam a sobrevivência desta no futuro.

  • Resposta CORRETA, pois:

    Índice de solvência é dado pela capacidade de cumprir os compromissos ou despesas com os próprios recursos, ou seja, com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo.

  • Solvência, em finanças e contabilidade, é o estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo, ou a sua capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo. Portanto, do ponto de vista econômico, uma empresa é solvente quando está em condições de fazer frente a suas obrigações correntes e ainda apresentar uma situação patrimonial e uma expectativa de lucros que garantam sua sobrevivência no futuro.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Solv%C3%AAncia
  • ÍNDICES DE LIQUIDEZ (ou SOLVÊNCIA)
    São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, constituem uma apreciação sobre a capacidade de a empresa saldar seus compromissos com terceiros (Passivo Exigível). Esses índices são avaliados pelo critério de quanto maior, melhor e não medem a efetiva capacidade de a empresa liquidar seus compromissos nos vencimentos, mas apenas evidenciam o grau de solvência em caso de encerramento das atividades.

    Um alto índice de liquidez não representa, necessariamente, boa saúde financeira. O cumprimento das obrigações nas datas previstas depende de uma adequada administração dos prazos de recebimento e de pagamento. Uma empresa que possui altos índices de liquidez, mas mantém mercadorias estocadas por períodos elevados, recebe com atraso suas vendas a prazo ou mantém duplicatas incobráveis nas Contas a Receberpoderá ter problemas de liquidez, ou seja, poderá ter dificuldades para honrar seus compromissos nos vencimentos.É importante ava­liar a qualidade dos ativos.
  • Solvência geral = Ativo total / Passivo exigível  

    Quanto maior melhor.