SóProvas



Questões de Índices de Solvência


ID
42928
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O modelo de risco de insolvência bancária adotado no Brasil através da Resolução BACEN no 2.099/94 e também recomendado pelo Acordo da Basiléia determina que a relação entre o Patrimônio Líquido da instituição e os riscos contidos na carteira de operações ativas obedeça à seguinte relação entre o Patrimônio Líquido Mínimo Exigido (PLE) e o Ativo Total Ponderado pelo Risco (APR):

Alternativas
Comentários
  • Essa resolução foi alterada para PLE = 0,11 (APR)https://www3.bcb.gov.br/normativo/detalharNormativo.do?N=100037112&method=detalharNormativo

ID
122194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito da administração financeira, julgue os itens que se seguem.

A capacidade de pagamento de uma organização pode ser avaliada ao se analisar o seu índice de solvência.

Alternativas
Comentários
  • São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, constituem uma apreciação sobre a capacidade de a empresa saldar seus compromissos com terceiros (Passivo Exigível). Esses índices são avaliados pelo critério de “quanto maior, melhor” e não medem a efetiva capacidade de a empresa liquidar seus compromissos nos vencimentos, mas apenas evidenciam o grau de solvência em caso de encerramento das atividades.
  • Depreciação só será custo se estiver ligada à produção, exemplo:
    Numa fábrica de automóveis, a depreciação das máquinas será custo variável.
    Custo por ser ligado a produção e variável por na medida que se produz, mais se utiliza a máquina, causando maior depreciação (desgaste).
    Já no caso de depreciação dos computadores do escritório dessa mesma fábrica, será despesa de depreciação, pois em nada tem haver com a produção.
  •   O excesso de capital permanente sobre o Ativo Fixo, que é o capital de giro, constitui uma margem de garantia ou de segurança (solvência) financeira que permite compensar os desajustes entre os fluxos financeiros de entrada e saída provocados pelo ciclo operacional. Logo, demonstrando a "capacidade de pagar" que determinada instituiçao possui.

  • - Índices de Solvência

    Do ponto de vista econômico, uma empresa é solvente quando está em condições de fazer frente a suas obrigações corrente e ainda apresenta uma situação patrimonial e uma expectativa de lucros que garantam a sobrevivência desta no futuro.

  • Resposta CORRETA, pois:

    Índice de solvência é dado pela capacidade de cumprir os compromissos ou despesas com os próprios recursos, ou seja, com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo.

  • Solvência, em finanças e contabilidade, é o estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo, ou a sua capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo. Portanto, do ponto de vista econômico, uma empresa é solvente quando está em condições de fazer frente a suas obrigações correntes e ainda apresentar uma situação patrimonial e uma expectativa de lucros que garantam sua sobrevivência no futuro.

    fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Solv%C3%AAncia
  • ÍNDICES DE LIQUIDEZ (ou SOLVÊNCIA)
    São utilizados para avaliar a capacidade de pagamento da empresa, ou seja, constituem uma apreciação sobre a capacidade de a empresa saldar seus compromissos com terceiros (Passivo Exigível). Esses índices são avaliados pelo critério de quanto maior, melhor e não medem a efetiva capacidade de a empresa liquidar seus compromissos nos vencimentos, mas apenas evidenciam o grau de solvência em caso de encerramento das atividades.

    Um alto índice de liquidez não representa, necessariamente, boa saúde financeira. O cumprimento das obrigações nas datas previstas depende de uma adequada administração dos prazos de recebimento e de pagamento. Uma empresa que possui altos índices de liquidez, mas mantém mercadorias estocadas por períodos elevados, recebe com atraso suas vendas a prazo ou mantém duplicatas incobráveis nas Contas a Receberpoderá ter problemas de liquidez, ou seja, poderá ter dificuldades para honrar seus compromissos nos vencimentos.É importante ava­liar a qualidade dos ativos.
  • Solvência geral = Ativo total / Passivo exigível  

    Quanto maior melhor. 


ID
812641
Banca
AOCP
Órgão
TCE-PA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Na análise do Balanço Patrimonial, a avaliação dos elementos do Ativo e do Passivo pode ser realizada mediante a utilização da análise por quocientes, dentre os quais se destacam os índices de liquidez e endividamento. Sobre a análise do Balanço Patrimonial, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Se não me engano, essa fórmula é da composição do endividamento. 

  • Tenho certeza que a formula da liquides seca é :( at. circulante - estoques)/passivo circulante, essa questao deveria ser anulada por ter duas respostas.

  • A letra C está correta e a questao pede a incorreta. Não entendi. Para mim, a incorreta é a E.

  • GABARITO: C

     

    A) Correta. É essa fórmula mesmo.

     

    B) Correta. OBS:

    A fórmula apresentada na questão é o antigo índice de solvência AC+ANC/ PC+PELP.

    A doutrina mais moderna e atualizada usa a seguinte fórmula: AC+ANC/ PC+PELP - Receitas Diferidas.

     

    C) INCORRETA

    Indice de endividamento Geral: PC + PELP / Ativo total

    Indice de composição do endividamento: PC / PC + PELP

     

    D) Correta. É essa fórmula mesmo.

     

    E) Correta.

     A liquidez seca é: AC - Estoques / PC

    Se vc analisar friamente, o AC é composto de disponibilidades, créditos a curto prazo e estoques. Tirando os estoques, sobra a fórmula dada na assertiva; Por isso a banca considerou como correta.

  • Disponibilidades + créditos a curto prazo) / passivo circulante = AC - Estoques / PC

    Portanto, Gabarito: C.


ID
1214233
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações fnanceiras, também conhecida com análise das demonstrações contábeis, é um instrumento de grande validade como subsídio para o processo de tomada de decisão. Sobre a análise das demonstrações fnanceiras, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
1398709
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A respeito dos índices de avaliação econômico-financeira, julgue o próximo item.

Mediante o índice de solvência geral, avalia-se o percentual de endividamento de uma empresa, tomando como referência o endividamento total.

Alternativas
Comentários
  • Sg:                 _______________________Ativo total_______________________

    '                                                        Passivo exigível - receitas diferidas

    Indica a capacidade de a empresa pagar suas dívidas de curto e longo prazo, usando todos os seus recursos, inclusive Investimentos Permanentes, Imobilizado e Intangível.

    Um índice inferior a 1 indica a existência de Passivo a Descoberto.


  • A questão peca quando diz "tomando como referência o endividamento total".

    Se assim fosse o Patrimônio Líquido entraria no cáculo, o que não ocorre.

  • Gabarito: Errado.

    Comentário:

    O índice de solvência geral é também chamado de Cobertura Total ou Margem de Garantia. Indica a capacidade de a empresa saldar todas as suas obrigações, de curto e longo prazo, utilizando o Ativo Total, ou seja, denota o grau de garantia que a empresa dispõe em Ativos para pagamento do total de suas dívidas.

    Se este índice for menor que 1, teremos a existência de Passivo a Descoberto (Situação Líquida Negativa), pois o Ativo Total será inferior ao Passivo Exigível.

    O indicador que avalia o percentual de endividamento de uma empresa, tomando como referência o endividamento total é o chamado índice de endividamento, que estudaremos na próxima aula. Ele denota a dependência que uma empresa tem dos capitais alheios.

  • Amigos, não sei bem se o erro do item está na afirmação 'endividamento total', pois é exatamente isso que a Solvência Geral utiliza como parâmetro. (Solvência Geral ou Cobertura Total. Indica a capacidade de a empresa saldar todas as suas obrigações, de curto e longo prazo, utilizando o Ativo Total, ou seja, denota o grau de garantia que a empresa dispõe em Ativos para pagamento do total de suas dívidas.)

    Talvez o erro esteja em dizer que se avalia o "percentual", quando na verdade a avaliação é feita por índice e não por percentual.

  • Creio que a questão trocou Índice de Endividamento Geral por Solvência Geral, o primeiro avalia o % de endividamento da empresa. A segunda avalia a capacidade de pagamento.

  • Solvência Geral = AC + AnC / PC + PnC

    Endividamento Geral = PC + PnC / AC + AnC

    Obs.: solvência geral também pode ser chamada de liquidez absoluta.

    ERRADO.

  • Solvência tem por base o total de obrigações da companhia, como dívidas, obrigações com empregados, fornecedores etc isto é PC + pnc

    Índice endividamento usa somente as dívidas nem tudo no passivo é dívida

  • Um índice de endividamento geral é dado por uma relação entre os valores devidos por uma companhia e o seu capital próprio ou patrimônio. Portanto, ele é um indicador da situação financeira do negócio e de quanto dinheiro está comprometido com as dívidas.


ID
1735789
Banca
AOCP
Órgão
TRE-AC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com relação aos indicadores da análise por quocientes, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    A) índice de liquidez seca não utiliza o estoque, logo não utiliza todos os recursos aplicados no AC

    B) índice de liquidez imediata utiliza somente os itens do AC que sejam caixa ou equivalente caixa, que possam ser convertidos em até 3 meses em dinheiro.

    C)  CERTO: índice de solvência = AC+ARLP/PC+PNC

    D)  o curtíssimo prazo é característica da liquidez imediata, liquidez corrente: AC/PC

    E) indice de liquidez ácida = índice de liquidez seca , logo não se usa o estoque

    bons estudos

  • Letra C, recursos totais ? O capital proprio não entra no índice de solvênia. Alguém poderia explicar?

  • Prezado Rogério, a questão fala em recursos totais aplicados no patrimônio, esse património é o conjunto de bens, direitos e obrigações, ou seja, não foi feita referêcia ap Patrimônio Líquido. Sabendo que a fórmula do patrimômio é ATIVO = PASSIVO EXIGIVEL + PATRIMÕNIO LÍQUIDO, temos que esse patrimônio é a entidade. 


ID
1891909
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, conhecido na prática por CPC 00, estabelece que a informação sobre a natureza e os montantes de recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação podem auxiliar usuários a identificarem a fraqueza ou o vigor financeiro da entidade que reporta a informação.


Nesse enfoque, essa informação pode servir de auxílio para que os usuários da entidade

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    CPC 00 Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação
    de Relatório Contábil-Financeiro

    Recursos econômicos e reivindicações
     

    OB13. Informação sobre a natureza e os montantes de recursos econômicos e reivindicações da entidade que reporta a informação pode auxiliar usuários a identificarem a fraqueza e o vigor financeiro da entidade que reporta a  informação. Essa informação pode auxiliar os usuários a avaliar a liquidez e a solvência da entidade que reporta a informação, suas necessidades em termos de financiamento adicional e o quão provavelmente bem sucedido será seu intento em angariar esse financiamento. Informações sobre as prioridades e as exigências de pagamento de reivindicações vigentes ajudam os usuários a predizer de que forma fluxos de caixa futuros serão distribuídos entre aqueles com reivindicações contra a entidade que reporta a informação

    bons estudos

     


ID
1892293
Banca
FAU
Órgão
JUCEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Existem várias formas e métodos de se analisar um Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado de Exercício, análises, Índices, comparativos, entre outros. Abaixo se elenca uma série destes ferramentais:  


1 ILS.

2 ROI.

3 AV.

4 IAT.

5 TLF.


Pede-se, a partir das siglas acima, ordene de forma correta: 

Alternativas
Comentários
  • O que seria IAT e TLF? Alguém pode ajudar?

  • GABARITO (A)

    1 Solvência, 2 Rentabilidade, 3 Analise Vertical, 4 Imobilização e 5 Lucratividade.


ID
2458942
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações financeiras é um ponto importante para se compreender uma empresa e é realizada por meio de diversos índices, os quais sinalizam problemas potenciais e são geralmente obtidos pelos balanços patrimoniais ou pelas demonstrações do resultado do exercício, dentre outras fontes.

Avalie as afirmações sobre algumas das principais definições em análise de demonstrações financeiras.

I. O índice de liquidez seco mede a capacidade da empresa em satisfazer suas obrigações de curto prazo, considerando todos os ativos e passivos. Para uma empresa de utilidade pública, seria aceitável se for igual a 1,0.

II. Para calcular o giro dos estoques, que varia muito conforme o tipo de empresa analisada, basta obter o quociente entre o custo dos produtos vendidos e o valor total em estoques.

III. O índice de endividamento geral mede a proporção dos ativos totais da empresa financiada pelos credores. Quanto maior o índice de endividamento geral, menor é o montante do capital de terceiros que vem sendo utilizado para gerar lucros.

IV. Para se conhecer a eficiência da gestão financeira de uma empresa na geração de lucros com seus ativos disponíveis, deve-se utilizar a taxa de retorno sobre o ativo total.

V. Se uma empresa utiliza a margem operacional como um de seus índices, significa que está ignorando quaisquer despesas financeiras ou obrigações governamentais.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D

     

    I. Errado - O indice de liquidez Seca é determinado deduzindo os estoques dos ativos circulantes e dividindo tal diferença (ativos prontamente realizáveis) pelo total de passivos circulantes.

    ILS = Ativo circulante - estoques / Passivo circulante

    O índice é melhor aproveitável quando o estoque apresenta baixa liquidez, pois, se o estoque for convertível facilmente em dinheiro, será preferível utilizar o índice de liquidez. Um índice de liquidez seca que desempenha o valor de 1 pode ser considerado como recomendável.

    IICorreto

    III. Errado - O índice de endividamento geral mede a proporção dos ativos totais da empresa financiada pelos credores. Quanto maior o índice de endividamento geral, menor (maior) é o montante do capital de terceiros que vem sendo utilizado para gerar lucros.

    IVCorreto

    VCorreto

     

     

     

  • achei que o índice do giro era CPV/Estoque Médio e não estoque total né... na segunda afirmação !


ID
2838850
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Se o grau de garantia de capital de terceiros de uma empresa for igual a 1,0, os graus de endividamento e de solvência geral serão respectivamente de

Alternativas
Comentários
  • Garantia de Capital de Terceiros = Capital Próprio (PL) / Capital 3ºs (PC + PNC)

    Índice importante para captação de financiamentos. Quanto maior, melhor, dá mais garantia que os credores irão receber caso algo dê errado. Há um maior dinheiro dos sócios envolvidos em relação a dívidas contraídas.

    Grau de Endividamento = Capital 3ºs (PC + PNC) / Capital Próprio (PL)

    Observem que o grau de endividamento é o inverso do Capital de Terceiros.

    Grau de solvência = Ativo Total (AC + ANC) / Capital 3ºs (PC + PNC)

     Mede a capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio (Ativo)

    Gabarito: C

    Minha resposta: 1 e 2

    Alguém consegue ver onde está o erro?

  • Grau de Endividamento = Capital 3ºs (PC + PNC) / Ativo total)

  • se a Garantia de capital de terceiros deu um suponhamos que de um total do passivo de .10.000 5000 é PL e 5000 e PC+ PNC. entao PL / PC+PNC= 1,0

    Grau de endividamento deu 0,5 pois a formula correta é PC/PC+PNC seguindo a logica, 2500/2500+2500= 0,5

    e por fim e o Passivo total é 10.000, obviamente o Ativo total também é

    Liquidez geral ou solvência AC/PC+PNC 10.000 / 5000=2,0

  • Letra C: 

    Fórmulas: 

    Endividamento Geral: PC + PNC / ATIVO

    Solvência Geral: ATIVO / PC + PNC (o inverso de Endividamento Geral)

    Quocientes de participação de capital de terceiros - PCT: PC + PNC / PL

    Resolução: 

    A questão fala que o quocientes de participação de capital de terceiros - PCT é igual a 1,0, ou seja, PC + PNC / PL é igual a 1,0. 

    A divisão de dois números iguais é igual a 1; desta forma, podemos atribuir o valor 1 para PC+PNC e para PL. 

    Para encontrar o ATIVO basta aplicar a fórmula da equação fundamental: PL = ATIVO - PASSIVO. 

    1 = ATIVO - 1

    ATIVO = 2

    Aí é só aplicar nas fórmulas de endividamento geral e solvência geral.

    Endividamento Geral: PC + PNC / ATIVO = 1 / 2 = 0,5

    Solvência Geral: ATIVO / PC + PNC = 2 / 1 = 2,0

    GABARITO LETRA C


ID
3112963
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Para avaliação econômica financeira de uma empresa deve-se levar em conta as técnicas de análise horizontal, análise vertical, análise de indicadores de Liquidez, Indicadores de Estrutura ou Endividamento, Indicadores de Rotatividade e Indicadores de Rentabilidade, bem como indicadores da Análise Dinâmica. Com relação a esses indicadores, considere as informações da tabela abaixo.


Indicadores de Análise Econômico-Financeiro

1. Liquidez Corrente.

2. Participação de Capitais de Terceiros.

3. NCG – Necessidade de Capital de Giro.

4. ROE- Return on Equity.

5. Liquidez Geral.

6. Prazo Médio dos Estoques.


Definições

I. Indica quando a empresa precisa dispor de capital de giro a fim de manter suas operações em funcionamento.

II. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo.

III. Mensura em porcentagem o retorno do capital que foi investido pelos os acionistas.

IV. Relaciona as proporcionalidades das fontes de recursos entre capitais de terceiros e capital próprio.

V. Indica a quantidade de dias que, em média, os estoques ficam na empresa.

VI. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto e no longo prazo.


A relação correta entre cada um dos tipos de custos com sua definição é:

Alternativas
Comentários
  • 1. Liquidez Corrente.

    II. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo.

    ---

    2. Participação de Capitais de Terceiros.

    IV. Relaciona as proporcionalidades das fontes de recursos entre capitais de terceiros e capital próprio.

    ---

    3. NCG – Necessidade de Capital de Giro.

    I. Indica quando a empresa precisa dispor de capital de giro a fim de manter suas operações em funcionamento.

    ---

    4. ROE- Return on Equity.

    III. Mensura em porcentagem o retorno do capital que foi investido pelos os acionistas.

    ---

    5. Liquidez Geral.

    VI. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto e no longo prazo.

    ---

    6. Prazo Médio dos Estoques

    V. Indica a quantidade de dias que, em média, os estoques ficam na empresa.

    ---

    Gab. C

  • Indicadores de Análise Econômico-Financeiro

    Definições

    3. NCG – Necessidade de Capital de Giro.

    I. Indica quando a empresa precisa dispor de capital de giro a fim de manter suas operações em funcionamento.

    1. Liquidez Corrente.

    II. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo.

    4. ROE- Return on Equity.

    III. Mensura em porcentagem o retorno do capital que foi investido pelos os acionistas.

    2. Participação de Capitais de Terceiros.

    IV. Relaciona as proporcionalidades das fontes de recursos entre capitais de terceiros e capital próprio.

    6. Prazo Médio dos Estoques.

    V. Indica a quantidade de dias que, em média, os estoques ficam na empresa.

    5. Liquidez Geral.

    VI. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto e no longo prazo.

  • A questão cobra a definição de conceitos utilizados pela Contabilidade em análise de balanços.

    Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações, sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa.

    Já os índices de endividamento são métricas que mostram o nível de endividamento de uma empresa. Sua interpretação mostra, por exemplo, quanto de seus recursos vêm de terceiros. Os índices de endividamento são analisados por investidores para analisar a saúde financeira de empresas com potencial ou não de investimento.

    A seguir, vamos apresentar a resposta correta:

    1. Liquidez Corrente:

    II. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo.

    2. Participação de Capitais de Terceiros:

    IV. Relaciona as proporcionalidades das fontes de recursos entre capitais de terceiros e capital próprio.

    3. NCG – Necessidade de Capital de Giro:

    I. Indica quando a empresa precisa dispor de capital de giro a fim de manter suas operações em funcionamento.

    4. ROE- Return on Equity:

    III. Mensura em porcentagem o retorno do capital que foi investido pelos os acionistas.

    5. Liquidez Geral:

    VI. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto e no longo prazo.

    6. Prazo Médio dos Estoques:

    V. Indica a quantidade de dias que, em média, os estoques ficam na empresa.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A questão cobra a definição de conceitos utilizados pela Contabilidade em análise de balanços. Os índices de liquidez avaliam a capacidade de pagamento da empresa frente a suas obrigações, sendo de grande importância para a administração da continuidade da empresa. Já os índices de endividamento são métricas que mostram o nível de endividamento de uma empresa. Sua interpretação mostra, por exemplo, quanto de seus recursos vêm de terceiros. Os índices de endividamento são analisados por investidores para analisar a saúde financeira de empresas com potencial ou não de investimento.

    A seguir, vamos apresentar a resposta correta:

    1. Liquidez Corrente:

    II. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto prazo.

    2. Participação de Capitais de Terceiros:

    IV. Relaciona as proporcionalidades das fontes de recursos entre capitais de terceiros e capital próprio.

    3. NCG – Necessidade de Capital de Giro:

    I. Indica quando a empresa precisa dispor de capital de giro a fim de manter suas operações em funcionamento.

    4. ROE- Return on Equity:

    III. Mensura em porcentagem o retorno do capital que foi investido pelos os acionistas.

    5. Liquidez Geral:

    VI. Mede a capacidade de pagamento da empresa no curto e no longo prazo.

    6. Prazo Médio dos Estoques:

    V. Indica a quantidade de dias que, em média, os estoques ficam na empresa.

     

    Resposta: C


ID
3339610
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Coronel Fabriciano - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A leitura prévia e as análises de estrutura e evolução permitirão extrair mais informações do demonstrativo de Balanço Patrimonial e da Demonstração dos Resultados, assim como de outros demonstrativos contábeis de acordo com a Lei nº 11.638/2007 e nº 11.941/2009. As demonstrações contábeis, a exemplo do Balanço Patrimonial e a da Demonstração dos Resultados, além de demonstrarem a estrutura, trazem informações importantes sobre a situação e o histórico da empresa, informações estas que podem ser encontradas a partir de uma leitura prévia e também com base em análises. Para identificar a situação econômico-financeira, entretanto, utilizam-se indicadores financeiros. No quadro a seguir, apresentam-se os indicadores financeiros de uma empresa. Analise-os, relacionando-os às afirmações a seguir, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

Indicadores financeiros 20X2
Índice de liquidez corrente 0,83
Grau de endividamento total 0,72
Grau de imobilização 1,08
Capital de giro líquido $ –13.000,00

( ) O índice de liquidez corrente demonstra a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo com os recursos realizáveis no curto prazo. Em 20X2, a empresa demonstra ter liquidez suficiente para honrar com os seus compromissos de curto prazo.
( ) O grau de imobilização demonstra se a empresa tem realizado investimentos fixos com recursos de longo prazo que são os mais apropriados. Em 20X2, este indicador demonstra que a empresa utilizou fontes apropriadas para realizar seus investimentos fixos.
( ) O capital de giro líquido demonstra o montante de capital de giro existente na empresa. Em 20X2 a empresa possuía $13.000 de capital de giro próprio.
( ) O grau de endividamento total demonstra o comprometimento do capital próprio da organização em relação as suas obrigações de longo prazo. Em 20X2, indica que a empresa teve uma boa gestão de suas dívidas, pois está abaixo de 1,00.

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • C, ILC=AC/PC

  • Índice de liquidez corrente tem como objetivo identificar a capacidade de pagamento das obrigações de curto prazo.

    Liquidez corrente = ativo circulante ÷ passivo circulante

    LC > 1 indica que a empresa tem potencial de cobrir suas dívidas de curto prazo (AC > PC)

     

    Grau de endividamento total mede a dimensão da dívida total de uma empresa em comparação com seu ativo

    Grau de endividamento total = (capital de terceiros / ativos totais) x 100

    Quanto menor o GE, maior a capacidade da empresa de se financiar com recursos próprios

     

    Grau de imobilização mede o quanto do patrimônio líquido da empresa está alocado em ativo permanente.

    Grau de imobilização = ativo permanente / patrimônio líquido

    Quanto maior o investimento em ativo permanente, menor será o recurso disponível para o ativo circulante. Consequentemente, a dependência da empresa do capital de terceiros ou financiamento para o ativo circulante será maior.

     

    Capital de giro líquido = Ativo circulante – Passivo circulante

    Não há uma regra que defina qual é o resultado ideal para esse cálculo, pois ele varia de acordo com as características de cada negócio, mas é importante ter recursos disponíveis para cumprir as obrigações de curto prazo.


ID
3438424
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ao ser efetuada a análise vertical do Balanço Patrimonial da Cia. Topázio, encerrado em 31.12.2018, constatou-se que:


I. O valor do Ativo Circulante correspondeu a 40% do total dos ativos da companhia.

II. O índice de liquidez corrente foi igual a 2,5 (dois e meio).

III. A diferença positiva entre o valor do Ativo Não Circulante e o do Passivo não Circulante foi igual a 26% do total de ativos da companhia.


Com base nessas informações, o índice de solvência geral da companhia no exercício, desprezando-se os algarismos a partir da segunda casa decimal, foi

Alternativas
Comentários
  • I. O valor do Ativo Circulante correspondeu a 40% do total dos ativos da companhia.

    Ativo total = 100

    Ativo circulante = 40

    Ativo não circulante = 60

    II. O índice de liquidez corrente foi igual a 2,5 (dois e meio).

    ILC = AC/PC

    2,5 = AC/PC

    2,5PC = AC

    PC = 40/2,5

    PC = 16

    III. A diferença positiva entre o valor do Ativo Não Circulante e o do Passivo não Circulante foi igual a 26% do total de ativos da companhia.

    ANC -PNC = 26

    60 - PNC = 26

    -PNC = 26 - 60

    PNC = 34

    índice de solvência geral

    AT/PT

    100/50 = 2

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre análise de balanço. 

    Para calcular o índice de solvência geral da companhia, precisamos fazer Ativo Total dividido pelo Passivo Total. Mas a questão não nos deu esses valores diretamente. Por isso, precisaremos trabalhar com os dados da questão.

    Lembrando que Ativo Total = Ativo Circulante + Ativo Não Circulante. Além disso, Passivo Total = Passivo Circulante + Passivo Não Circulante.

    Segundo o item I da questão, o Ativo Circulante representa 40% dos Ativos Totais da Companhia. Por exclusão, o ativo não circulante é igual a 60% dos Ativos Totais. Assim: AC = 0,4AT e ANC = 0,6AT.

    Segundo o item II da questão, o índice de liquides corrente (Ativo Circulante dividido pelo Passivo Circulante) é igual a 2,5. Ou seja, o ativo circulante supera o passivo circulante em 2,5. Assim: AC = 2,5PC.

    Por fim, segundo o item III, Ativo Não Circulante menos o Passivo não Circulante é igual a 26% do total de ativos da companhia. portanto: ANC - PNC = 0,26AT

    Resumindo todas as fórmulas:
    AC = 0,4.AT
    AC = 2,5PC
    ANC - PNC = 0,26AT

    O jeito mais fácil de resolver essa questão, a partir de agora, é supor que o ativo total é igual a 100. Assim, usando a primeira fórmula:
    AC = 40
    ANC = 60.

    Sabendo que AC = 40, podemos usar a segunda fórmula para achar o PC.
    40 = 2,5.PC
    PC = 40/2,5 = 16.

    Agora, podemos usar a terceira fórmula para achar o Passivo Não Circulante. Substituindo os valores (ANC = 60, AT = 100), teremos:
    ANC - PNC = 0,26AT.
    60 - PNC = 0,26(100)
    60 - PNC = 26
    PNC = 60 - 26 = 34.

    Agora já podemos calcular o índice de solvência geral - ISG (ativo total dividido pelo passivo total).

    AT = AC + ANC
    AT = 40 + 60 = 100

    PT = PC + PNC
    PT = 16 + 34 = 50


    ISG = AT/PT = 100/50 = 2.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • índice de solvência geral = Ativo Total / Passivo Total

  • A análise horizontal proporciona uma interpretação da variação (evolução) do saldo das contas entre os anos. Caso a empresa apresente um aumento de 15% no seu volume de vendas e ao mesmo tempo um aumento de 5% no seu custo das mercadorias vendidas, qual conclusão podemos chegar?

  • Solvência total = Ativo total / (PC +PNC)

    Atribua um valor hipotético de $ 100 p/Ativo total.

    Bons estudos.


ID
3501430
Banca
IDCAP
Órgão
Câmara de Boa Esperança - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Com os mesmos dados da questão anterior calcule a Solvência Geral:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    SG = Ativo Total / Passivo Total

    SG = 12.547,00 / 6.017

    SG = 2.09


ID
3502252
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
CORE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ativo Circulante R$ 54.540,00

Passivo Circulante R$ 27.080,00

Passivo Não Circulante R$ 11.200,00

Realizável a Longo Prazo R$ 42.300,00

Ativo Total R$ 106.500,00

Caixa R$ 18.900,00

Estoque R$ 12.300,00

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a Solvência Geral:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Índice de Solvência Geral (ISG) = Ativo Total / (Passivo Exigível - Receitas Diferidas)

    ISG = 106.500 / (27.080 + 11.200) = 2,78

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3502306
Banca
Dédalus Concursos
Órgão
CORE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ativo Circulante R$ 96.360,00

Passivo Circulante R$ 45.090,00

Passivo Não Circulante R$ 14.400,00

Realizável a Longo Prazo R$ 43.320,00 Ativo

Total R$ 184.500,00

Disponibilidades R$ 32.400,00

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a Solvência Geral:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Solvência Geral (SG) = Ativo Total / (Passivo Exigível - Receitas Diferidas)

    SG = 184.500 / (45.090 + 14.400) = 3,1013

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Utilize as informações contábeis abaixo, para responder à questão (meio bagunçado no QC):

     

    Ativo Circulante R$ 54.540,00

    Passivo Circulante R$ 27.080,00

    Passivo Não Circulante R$ 11.200,00

    Realizável a Longo Prazo R$ 42.300,00

    Ativo Total R$ 106.500,00

    Caixa R$ 18.900,00

    Estoque R$ 12.300,00


ID
3527566
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Aracati - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise de índices econômico-financeiros pode ser realizada, conforme Gitman (2010) das formas a seguir indicadas. Marque a segunda coluna de acordo com a primeira.

TIPO DE ANÁLISE                                                 
1) Análise em Corte Transversal               
2) Análise em Série Temporal                   
3) Análise Combinada     

CONCEITO DA ANÁLISE
( ) Fornece visão conjunta a qual permite avaliar a tendência do comportamento de um índice em relação à tendência do setor.
( ) Envolve a comparação dos índices financeiros de diferentes empresas num mesmo ponto no tempo.
( ) Avalia o desempenho ao longo do tempo.
                         

Assinale a alternativa com a sequência correta. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Análise em Corte Transversal: envolve a comparação dos índices financeiros de diferentes empresas num mesmo ponto no tempo.

    Análise em Série Temporal: avalia o desempenho ao longo do tempo.

    Análise Combinada: fornece visão conjunta a qual permite avaliar a tendência do comportamento de um índice em relação à tendência do setor.

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3874720
Banca
COPS-UEL
Órgão
Câmara de Cambé - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A técnica de análise das demonstrações contábeis permite a identificação de indicadores de liquidez, estrutura e rentabilidade. Quanto à apuração de tais indicadores, considere as afirmativas a seguir.

I. Para a apuração do indicador de rentabilidade do Patrimônio Líquido, são utilizadas somente contas patrimoniais.
II. O saldo da conta fornecedor é um dos componentes necessários para a apuração do indicador de liquidez corrente.
III. Os indicadores de rentabilidade envolvem componentes patrimoniais e de resultado.
IV. O saldo da conta fornecedor é um dos componentes necessários para a apuração do indicador de liquidez geral.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    I. Para a apuração do indicador de rentabilidade do Patrimônio Líquido, são utilizadas somente contas patrimoniais.

    Errado. Envolve a conta Lucros Líquidos, que é uma conta de resultado.

    Retorno sobre o PL = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido

    II. O saldo da conta fornecedor é um dos componentes necessários para a apuração do indicador de liquidez corrente.

    Correto. Fornecedores = Passivo Circulante

    Índice de Liquidez Corrente (ILC) = Ativo Circulante / Passivo Circulante

    III. Os indicadores de rentabilidade envolvem componentes patrimoniais e de resultado.

    Correto. Os indicadores de rentabilidade utilizam contas de resultado (lucro líquido, operacional, etc.) e contas patrimoniais (PL, Ativo Total, etc.)

    IV. O saldo da conta fornecedor é um dos componentes necessários para a apuração do indicador de liquidez geral.

    Correto. Fornecedores = Passivo Circulante

    Índice de Liquidez Geral (ILG) = (Ativo Circulante + Ativo Realizável LP) / (Passivo Circulante + Passivo não Circulante)

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3907987
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de São Roque do Canaã - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Ativo Circulante R$ 36.840,00

Passivo Circulante R$ 32.400,00

Passivo Não Circulante R$ 68.400,00

Realizável a Longo Prazo R$ 16.200,00

Ativo Total R$ 48.000,00 


De acordo com a informações da questão anterior Calcule a Solvência Geral:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Solvência Geral (SG) = Ativo Total / (Passivo Exigível - Receitas Diferidas)

    SG = 48.000 / (32.400 + 68.400) = 0,4761 ou aproximadamente 0,48

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.


ID
3908044
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de São Roque do Canaã - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Levando em consideração os dados da questão anterior calcule a Solvência Geral:

Alternativas

ID
3909928
Banca
IDCAP
Órgão
Prefeitura de São Roque do Canaã - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Observe as informações Contábeis:


Ativo Total R$ 849.630,00

Passivo Não Circulante R$ 789.000,00

Passivo Circulante R$ 690.360,00

Ativo Circulante R$ 489.354,00

Realizável a Longo Prazo R$ 489.636,00


Calcule a Solvência Geral:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Cálculo da Solvência Geral:

    Solvência Geral (SG) = Ativo Total / (Passivo Exigível - Receitas Diferidas)

    SG = 849.630 / (690.360 + 789.000) = 0,57

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Solvência geral: Indica a capacidade de a empresa pagar suas dívidas de curto e longo prazo, usando todos os seus recursos, inclusive Investimentos Permanentes, Imobilizado e Intangível. Um índice inferior a 1 indica a existência de Passivo a Descoberto.


ID
3923182
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Uma seguradora apresentou suas demonstrações contábeis relativas ao exercício de 2008, nas quais aparecem as seguintes informações:

Patrimônio líquido contábil............................................................... 3.000.000
Intangível – Marcas e Patentes.............................................................. 50.000
Despesas antecipadas relacionadas a resseguros............................. 20.000
Imóveis – Apartamentos.................................................................... 1.400.000
Receita bruta de prêmios emitidos nos últimos 12 meses.......... 12.500.000
Abatimentos concedidos sobre as receitas....................................... 500.000
Sinistros retidos nos últimos 36 meses........................................ 18.000.000
Créditos tributários oriundos de prejuízos fiscais............................ 100.000

Com base nos valores acima, calcule e indique a opção que apresenta resposta INCORRETA.

Alternativas

ID
3925612
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando as disposições sobre margem de solvência e limite de margem, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3925615
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Considerando os dados abaixo, indique a suficiência ou insuficiência do ativo líquido de uma sociedade seguradora em relação à margem de solvência:

R$ mil
Patrimônio líquido contábil 20.000
Créditos tributários decorrentes de prejuízos fiscais de
imposto de renda e bases negativas de contribuição social 5.000
Média anual do total da receita líquida de prêmios
emitidos nos últimos 12 meses 80.000
Média anual do total dos sinistros retidos nos últimos 36 meses 40.000

Alternativas

ID
3925621
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A margem de solvência corresponde à suficiência do ativo líquido da seguradora para cobrir montante igual ou maior dentre os seguintes valores:

Alternativas

ID
3925648
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2006
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

O limite de solvência da Seguradora Beta S/A é de R$ 100.000,00. Assim, a margem de solvência monta a:

Alternativas

ID
3926263
Banca
CFC
Órgão
CFC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

De acordo com a Resolução CNSP nº. 55/01, que alterou a Resolução CNSP nº. 8/89, a Margem de Solvência corresponde à suficiência do ativo líquido para cobrir montante igual ou maior a:

Alternativas

ID
4115668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-PA
Ano
2006
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes aos índices financeiros e econômicos do Brasil.

I O INPC/IBGE foi criado para orientar os reajustes dos salários dos trabalhadores.
II O IPCA/IBGE leva em conta as variações dos custos com as despesas dos trabalhadores que ganham de 1 a 40 salários mínimos mensais, em todas as capitais do país.
III O IGP-M/FGV leva em conta as mesmas variações de preços consideradas pelo IGP-DI/FGV; a diferença entre eles está no período em que as variações são analisadas.
IV O índice oficial do governo federal que tem a finalidade de medir as metas inflacionárias contratadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) é o IPCA/IBGE.

A quantidade de itens certos é igual a

Alternativas
Comentários
  • I O INPC/IBGE foi criado para orientar os reajustes dos salários dos trabalhadores. CORRETO

    O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) foi criado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicialmente com o objetivo de orientar os reajustes de salários dos trabalhadores, ou seja, objetivando corrigir o poder de compra dos salários, através da mensuração das variações de preços da cesta de consumo da população assalariada com mais baixo rendimento (de um a cinco salários mínimos).

    II O IPCA/IBGE leva em conta as variações dos custos com as despesas dos trabalhadores que ganham de 1 a 40 salários mínimos mensais, em todas as capitais do país. ERRADO

    A população-objetivo do IPCA abrange as famílias com rendimentos de 1 a 40 salários mínimos, qualquer que seja a fonte, residentes nas áreas urbanas das regiões de abrangência do SNIPC.

    III O IGP-M/FGV leva em conta as mesmas variações de preços consideradas pelo IGP-DI/FGV; a diferença entre eles está no período em que as variações são analisadas. CORRETO

    O IGP possui três versões com coleta de preços encadeada: o IGP-10 (com base nos preços apurados dos dias 11 do mês anterior ao dia 10 do mês da coleta), IGP-DI (de 1 a 30) e o mais popular deles, o Índice Geral de Preços – Mercado, ou simplesmente IGP-M, que apura informações sobre a variação de preços do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de coleta.

    IV O índice oficial do governo federal que tem a finalidade de medir as metas inflacionárias contratadas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) é o IPCA/IBGE. CORRETO

    No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la. O índice de preços utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


ID
5424355
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Tupãssi - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

A análise das demonstrações contábeis tem por objetivo observar e confrontar os elementos patrimoniais e os resultados das operações, visando ao conhecimento minucioso de sua composição qualitativa e de sua expressão quantitativa, contando com a opção de alguns métodos. Sobre os métodos de análise de demonstrações contábeis, assinale a alternativa correta.

Alternativas