SóProvas


ID
122203
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A respeito da administração financeira, julgue os itens que se seguem.

A depreciação das máquinas utilizadas no pronto-socorro de um hospital é um exemplo de custo variável.

Alternativas
Comentários
  • Custo Variável : São aqueles custos cujos valores se alteram em função do volume de produção da empresa. Exemplo: matéria-prima consumida. Se não houver quantidade produzida, o custo variável será nulo. Os custos variáveis aumentam à medida que aumenta a produção.
  • Na verdade, creio que depende do tipo de depreciação a ser usada. Se for linear, o custo vai ser fixo. E se for uma depreciação acelerada?
  • Na verdade o examinador não questinou qual seria essa máquina,ele englobou todas máquinas da empresa.Se fosse,por exemplo, uma máquina de Raio X,estaria ligado a custos variáveis,pois os custos variáveis de uma empresa estão ligados à produção.Na questão ele quis dizer "TODAS" máquinas do hospital...É aquele caso:toda,nenhuma e etc sempre se desconfia

  • Sabidamente, não existe custo ou despesa eternamente fixos: são isso sim, fixos dentro de certos limites de oscilação da atividade a que se referem, sendo que, após tais limites, aumentam, mas não de forma exatamente proporcional, tendendo a subir em “degraus”. Assim, o custo com a supervisão de uma fábrica pode manter-se constante até que se atinja,  por exemplo, 50% da sua capacidade; a partir daí, provavelmente precisará de um acréscimo (5,20 ou 80%) para conseguir desempenhar bem sua função.

    Alguns tipos de custos podem mesmo só se alterar se houver uma modificação na capacidade produtiva como um todo, sendo os mesmos de 0 a 100% da capacidade, mas são exceções (como a depreciação, por exemplo).

    http://www.coladaweb.com/contabilidade/custo-fixo-e-variavel

     

    Ou seja,  mesmo a depreciação podendo variar, dependendo da capacidadde produtiva(depreciação acelerada), ela é considerada um custo fixo.
     

  • Sintentizando:

    Custo fíxo são os custos que NÃO sofrem variância de preço de acordo com as oscilações do mercado.

  • VAMOS FICAR ATENTOS AO CONCEITO DE CUSTOS, POIS TEM MUITA GENTE AQUI FAZENDO UMA GRAAAAAAANNNNDE CONFUSÃO, SENÃO VEJAMOS:

    GENTE, SABENDO QUE A DEPRECIAÇÃO É UM CUSTO DECORRENTE DO DESGASTE OU DA OBSOLESCÊNCIA DOS ATIVOS IMOBILIZADOS, PODEMOS AFIRMAR QUE INDEPENDENTEMENTE DO USO O CUSTO SERÁ CLASSIFICADO COMO FIXO, MESMO SABENDO QUE NA REALIDADE NÃO EXISTEM CUSTOS TOTALMENTE FIXOS OU VARIÁVEIS.

    POIS O USO (MAIS OU MENOS INTENSO DO IMOBILIZADO) GERA UMA DEPRECIAÇÃO NORMAL OU ACELERADA, NÃO NODIFICANDO SEU CARÁTER DE CUSTO FIXO.


    VEJAMOS O QUE DIZ O PROFESSOR ELISEU MARTINS EM SUA OBRA INTERNACIONALMENTE CONHECIDA: CONTABILIDADE DE CUSTOS:
    "É de grande importância notar que a classificação em Fixos e Variáveis leva em consideração a 
    unidade de tempo, o valor total de custos com um item nessa unidade de tempo e o volume de atividade. Não se trata, como no caso da classificação de Diretos e Indiretos, de um relacionamento com a unidade produzida. Por exemplo, a matéria-prima é um Custo Variável, já que, por mês, o seu valor total consumido depende da quantidade de bens fabricados. Entretanto, por unidade elaborada a quantidade de matéria-prima é provavelmente a mesma; mas isso não lhe tira a característica de Variável."  
  • Seria bom comentar quando temos certeza, não acham?
  • Olá pessoal
    Lembrando que  a classificação quanto ao custo ser variável ou fixo é objetiva, com isso a depreciação de uma máquina independe da frequencia de seu uso pois trata-se do desgaste ou mesmo obsolecência dos ativos imobilizados.
  • Segundo o meu humilde entendimento (e aceito complementos, ou correções):

    É classificado como custo fixo devido ao fato de a depreciação obedecer à tabela de deprecição da receita federal e, consequentemente não viariar de acordo com a produção do bem ou serviço (no caso, assistência aos pacientes), fator que, de forma generalizada, caracteriza o tipo de custo.
  • Gabarito: ERRADA.
    Isso porque, como bem colocou a colega Kescia:

    a regra geral de contabilidade para a depreciação de máquina e quipamentos:

    independe da frequencia de seu uso pois trata-se do desgaste ou mesmo obsolecência dos mesmos.
  • Gab. Errado

    Custo Fixo