-
"A ideia não é suspender o atendimento, mas garantir a segurança da população"
-
questão c ; adversativa
-
As conjunções adversativas fazem uma oposição, um contraste. E o que vier depois dela é que tem o sentido principal. "A ideia não é suspender o atendimento, mas garantir a segurança da população" Qual é a ideia, o que é necessário ser feito? Garantir a segurança da população. Conjunções adversativas: MAS, CONTUDO, TODAVIA, ENTRETANTO, NO ENTANTO, NÃO OBSTANTE. (obstar significa criar impedimento, e não obstante, significar apesar do obstáculo. Habitualmente utiliza-se "não obstante" para expressar que determinada situação aconteceu de forma contrária daquela que se esperava; algo que deveria ter acontecido de um modo, mas que por algum motivo aconteceu de outro) e é claro pode ter valor concessivo também!)A locução "não obstante" faz parte das conjunções com valor adversativo ou concessivo e tem o mesmo sentido de "mas", "porém", "todavia", "entretanto", etc. A sua identificação muitas vezes é feita de acordo com o contexto em que a locução é utilizada.
http://www.significados.com.br/nao-obstante/
-
Mas, Contudo, Porém, No entanto, Entretanto, Senão, Não obstante, aliás, ainda assim e etc.
-
GABARITO: C
"A ideia não é suspender o atendimento, (mas, porem, todavia, entretanto, no entanto, não obstante) é garantir a segurança da população"
Conceito Conjunção Adversativa elas ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação.
-
Classificação da Conjunção
De acordo com o tipo de relação que estabelecem, as conjunções podem ser classificadas em coordenativas e subordinativas. No primeiro caso, os elementos ligados pela conjunção podem ser isolados um do outro. Esse isolamento, no entanto, não acarreta perda da unidade de sentido que cada um dos elementos possui. Já no segundo caso, cada um dos elementos ligados pela conjunção depende da existência do outro.
Conjunções Coordenativas
São aquelas que ligam orações de sentido completo e independente ou termos da oração que têm a mesma função gramatical. Subdividem-se em (...):
Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.
Por exemplo:
Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.
-
a) Conjunções Subordinativas
São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome de oração subordinada.
b) Aditivas
Expressam ideia de adição, acrescentamento. Normalmente indicam fatos, acontecimentos ou pensamentos dispostos em sequência. As conjunções coordenativas aditivas típicas são "e" e "nem" (= e + não). Introduzem as orações coordenadas sindéticas aditivas.
d) Temporais: introduzem uma oração que acrescenta uma circunstância de tempo ao fato expresso na oração principal. São elas:quando, enquanto, antes que, depois que, logo que, todas as vezes que, desde que, sempre que, assim que, agora que, mal (= assim que), etc.
c) Adversativas
Exprimem fatos ou conceitos que se opõem ao que se declara na oração coordenada anterior, estabelecendo contraste ou compensação. "Mas" é a conjunção adversativa típica. Além dela, empregam-se: porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante. Introduzem as orações coordenadas sindéticas adversativas.
e) Finais: introduzem uma oração que expressa a finalidade ou o objetivo com que se realiza a principal. São elas: para que, a fim de que, que, porque (= para que), que, etc.
fonte:http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf87.php
-
Adversátiva = E, Nem, Mas, Porém, Contudo, Todavia, No Entando, Não Obstante