SóProvas


ID
1222651
Banca
Quadrix
Órgão
CREF - 11ª Região (MS-MT)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Trota-se de uma infinidade de informações não estruturadas que, quando usadas com inteligência, se tornam uma arma poderosa para empresas tomarem decisões cada vez melhores.
As soluções tecnológicas que trabalham com esse conceito permitem analisar um enorme volume de dados de forma rápida e ainda oferecem total controle ao gestor das informações. E as fontes de dados são as mais diversas possíveis: de textos e fotos em rede sociais, passando por imagens e vídeos, até jogadas específicas no esporte e até tratamentos na medicina.

(http://olhardigital. uol. com.br/pro/video/39376/39376)

0 conceito definido no texto é:

Alternativas
Comentários
  • O software de Big Data recolhe todos os dados que uma organização gera e permite que os administradores e analistas se preocupem em como usá-los mais tarde. Neste sentido são mais escaláveis do que os bancos de dados tradicionais e as “datas warehouses”. O Big Data permite trabalhar com grandes volumes de dados.

  • As soluções de big data é lidar também com o chamados dados não estruturados que até então só podiam ser compreendidos por pessoas. são tweets,posts no facebook, vídeos, geolocalização e comportamentos de clientes que dependem de contexto para ter sentido.Esses dados não estruturados representam 85% das informações com as quais as empresas lidam hoje.

  • http://oglobo.globo.com/infograficos/bigdata/

  • O nome já diz tudo!


    Big = Grande

  • Em tecnologia da informação, Big Data ("megadados" em português) refere-se a um grande armazenamento de dados e maior velocidade. Diz-se que o Big Data se baseia em 5 "V" : velocidadevolumevariedadeveracidade e valor.1 '234


  • Complicado, viu?

  • Governança de TI > é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, etc... 

    QoS.> O termo QoS (acrónimo de “Quality of Service”, em português “Qualidade de Serviço”) designa a capacidade de fornecer um serviço (nomeadamente um apoio de comunicação) conforme às exigências em matéria de tempos de resposta e de banda concorrida. 

    Big Data > Big Data é um termo popular usado para descrever o crescimento, a disponibilidade e o uso exponencial de informações estruturadas e não estruturadas. 

    Data Center.> Centro de Processamento de Dados, é um ambiente projetado para concentrar servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, e sistemas de ativos de rede, como switches, roteadores, e outros.

    ITIL.> aborda melhores praticas p gerenciamento de TI

  • Toddos os conceitos são referentes a Big Data:

    "Enorme Volume de dados"

    [...]"Infinidade de informações"

    [...] "permitem analisar um enorme volume de dados de forma rápida "

     

    A alternativa mais proxima seria o Data Center se não houveesse a opção de Big Data. As outras alternativas, nada tem a ver com o quesito de armazenamento e recuperação de grandes quantidades de dados.

  • Antes de entender o que é Big Data e para que serve, vale lembrar que sempre que usamos o computador e outros aparelhos digitais, como TVs, câmeras, arquivos médicos, só para dar alguns exemplos, estamos gerando informação, que é armazenada.

    Essa unidade de informação ou memória já está em zettabytes, que corresponde a 1.000.000.000.000.000.000.000 ou 10 na 21ª potência, apenas para ter uma ideia da imensa quantidade que isso significa.

    Pois bem, big data se refere ao armazenamento de uma imensa quantidade de dados, bem como a capacidade de retirar valor dessas informações em velocidade rápida. Dessa forma, o big data se baseia em 5 V’s. São eles: valor, volume, velocidade, variedade e veracidade.

     

    http://www.industriahoje.com.br/o-que-e-big-data-e-para-que-serve

  • Big Data é a análise e a interpretação de grandes volumes de dados de grande variedade. 

     

    Os V’s do Big Data:

    VOLUME: refere-se exatamente a essa quantidade de dados que o Big Data lida. As organizações coletam dados de uma grande variedade de fontes, incluindo transações comerciais, redes sociais e informações de sensores ou dados transmitidos de máquina a máquina.

     
    VARIEDADE: quanto mais dados e fontes eu tenho, maior é a complexidade para trabalhar os dados, mas também maiores as possibilidades que tenho para gerar informação útil. 


    VELOCIDADE: esse é um dos grandes desafios do Big Data. Devido ao grande volume e variedade de dados, todo o processamento deve ser ágil para gerar as informações necessárias. Os dados fluem em uma velocidade sem precedentes e devem ser tratados em tempo hábil. É necessário gerar informação com a maior agilidade possível para as tomadas de decisão sejam efetivas. 


    VERACIDADE: está ligada diretamente ao quanto uma informação é verdadeira. 

     

    VALOR: para gerar uma informação certa para as pessoas certas, devemos nos concentrar em gerar uma informação importante, ou seja, informação útil. 

     

    Resumindo

    Big data: volume + variedade + velocidade + veracidade, tudo agregando + valor. 

     

     

    Fonte: Professor Érico Araújo - Focus Concursos

     

  • Big Data!