SóProvas


ID
1223584
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

As situações de compra organizacional assumem formas diversas, de acordo com o tipo de compra e as organizações envolvidas. Os formatos associativistas têm-se apresentado como uma interessante alternativa, pois promovem compras em escala, por meio da negociação de mix de produtos de interesse comum dos associados, adquirindo volume, variedade e valor que um pequeno varejista, individualmente, não conseguiria atingir. Com essa estratégia, obtêm-se condições de barganha, com melhores preços e melhores prazos de pagamento e de entrega.

A atuação exemplificada acima retrata as atividades de um(a)

Alternativas
Comentários
  • A Central de Compras desenvolve propostas de grandes volumes na compra do Mix de Produtos, obtendo grandes posicionamentos satisfatórios de preços, conforme oportunidade de qualidade e sazonalidade das safras que os produtos oferecem.

  • Qual a fonte dessa informação?

  • O processo de compras é centralizado quando todas as compras da empresa ficam a cargo de um único setor.
    Quando a responsabilidade pelas compras está “pulverizada” por muitos órgãos da empresa, dizemos que existe uma descentralização do processo de compras.

    Monte Alto et al, apresentam três tipos de organização:
    Ø Centralização total, que significa que todas as compras são executadas pela unidade central de compras.
    Ø Descentralização total, que significa que todas as unidades que compõem o sistema empresarial têm autonomia para realizar as compras relativas às suas necessidades.

     

    Vantagens da Centralização:

    - Maior poder de negocição e ganho de escala,

    - Visão mais global e sistêmica,

    - Maior controle do processo e compra,

    - Evita compras em duplicidade,

    - Gera maior especialização dos compradores.

     

  • Rodrigo Silvestre, verdana 8, pelo visto.

  • quando os colegas postaram maior poder de barganha,mix de produtos, produtos de interesse comum dos associados,compra de volume e ainda fala que individualmente um pequeno varejista não conseguiria atingir pela competiçao,  ainda fala em organizaçoes  associativistas,melhores preços, e prazos, a primeira coisa  que vem a cabeça é ligar todas estas caracteristicas como sendo  assim:l "central de compra=cooperativa central" eos produtos de intreresse comum= comodities etc.

  • Pereira (2005) afirma que uma rede interorganizacional pode ser definida como a organização composta por um grupo de empresas com objetivos comuns, normalmente relacionadas, com prazo ilimitado de existência. Este arranjo organizacional é uma forma que as empresas encontram para permanecerem no mercado de forma competitiva. Estas redes se diferenciam dos demais tipos de relações de cooperação existentes por alguns motivos: a) são organizações jurídicas formalmente constituídas; b) não têm um prazo de existência determinado; c) buscam atingir os objetivos dos associados assim como almeja atingir os seus próprios objetivos; d) o processo de tomada de decisão é, geralmente, realizado de forma participativa; e) possuem uma estrutura organizacional independentemente das empresas associadas.

     

    Fonte: https://saberhumano.emnuvens.com.br/sh/article/viewFile/141/164