SóProvas


ID
1224205
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que diz respeito ao processo de adoecimento e às estratégias de enfrentamento relacionadas às doenças crônicas, julgue os itens subsecutivos.

Nas teorias recentes do estresse, a dimensão microssocial do adoecimento é enfatizada, dado o entendimento de que os principais aspectos que interferem no enfrentamento de doenças crônicas dizem respeito às características individuais do sujeito.

Alternativas
Comentários
  • A dimensão é macrossocial e os aspectos que interferem no enfrentamento de doenças crônicas são multifatoriais.

  • Os estudos voltados à compreensão da produção social de distúrbios psíquicos ocorrem em duas linhas de investigação: a partir da vertente macrossocial, que compreende a influência de forças políticas e econômicas, e a partir da vertente das esferas microssociais, que tradicionalmente compreendem a influência da família e da escola. Atualmente a análise das esferas microssociais passou a analisar mais atentamente o trabalho já que esta instância social também pode fortalecer ou vulnerabilizar a saúde mental de forma a gerar distúrbios tanto coletivos quanto individuais.

    Acho que o erro está em citar a dimensão microssocial e concluir que "os principais aspectos que interferem no enfrentamento de doenças crônicas dizem respeito às características INDIVIDUAIS do sujeito". A própria frase não faz sentido. De fato, os aspectos são multifatoriais, mas a palavra 'microssocial' também pode ser usada nesse contexto...