-
Liderança transacional: é aquela baseada na autoridade, recompensa e troca. É a liderança que leva o funcionário a fazer o que precisa ser feito. Este tipo de liderança precisa estar presente nas organizações, porque é a base do fazer acontecer e está alicerçada nos controles. Precisa existir em todos os estágios do ciclo de vida das organizações.
Liderança transformacional: é capaz de mudar o comportamento de um funcionário a partir de uma visão do líder, da inspiração de ideais, do estímulo intelectual e da consideração individualizada (cada pessoa possui necessidades individuais exclusivas). Este líder motiva as pessoas, impelindo-as a agirem além de suas capacidades, transformando-as e alcançando os resultados organizacionais.
Em essência, a liderança transformacional é o processo de construção do comprometimento organizacional através do empenho dos funcionários para acompanhar esses objetivos.
-
A Teoria de Liderança Contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações. Tudo é relativo; tudo depende das variáveis que influenciam nos negócios empresariais, com uma característica de mudança constante, demonstrando que a realidade de ontem é a incerteza de hoje.
Teoria da Liderança Contingencial ou Situacional: acredita que não há um estilo de liderança que seja melhor do que os restantes, tudo depende da situação. Este estilo de comando gira em torno das pessoas e do ambiente de trabalho, valorizando os indivíduos e as suas emoções mais do que as suas tarefas ou objetivos.
-
Poder de posição?
-
Levar " em consideração as relações entre líder e liderados, a estrutura da tarefa e o poder de posição" se refere mais especificamente ao modelo de Fiedler.
-
A questão aborda exatamente a Teoria Contingencial de Fiedler, que é baseada em 3 critérios:
PODER, ESTRUTURA DA TAREFA, RELAÇÃO LÍDER-MEMBRO.
Relacionando assim estilo voltado para o relacionamento e para a tarefa.
-
CERTO.
Modelo de Fiedler :
O desempenho do grupo não depende só do estilo de liderança.
Estilos do Líder :
Orientado para relacionamento;
Orientado para tarefa.
Grau de Controle:
Relação Líder-Liderados;
Estrutura da Tarefa;
Poder de Posição.
-
Gabarito: certo
Fonte: Professor Rodrigo Rennó
--
São três variáveis fundamentais dessa teoria: o líder, o subordinado e a situação.
--
Teoria contingencial de Fred Fiedler
Deve-se identificar o estilo de líder e encaixá-lo com a situação que mais favorece seu estilo de liderança. Fiedler distingue dois estilos de liderança: líderes focados na tarefa (produtividade, pressão etc.) e líderes focados no relacionamento (motivação, bem-estar etc.).