SóProvas


ID
1224334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a política de promoção e planos de carreira, julgue os próximos itens.

O método de avaliação por pontos permite a hierarquização dos cargos, avaliando-os de forma abrangente e em função da complexidade das atividades.

Alternativas
Comentários
  • Método de avaliação por pontos: são avaliados aspectos comuns aos cargos (de forma resumida) e quantitativa. PROCEDIMENTO SIMPLES

    O método que avalia de forma complexa é o método de escalonamento

  • O Métodos de Avaliação por Pontos (Point Rating) é uma técnica analítica onde os cargos são pontuados em cada fator de avaliação e

    posteriormente têm os pontos somados. Esse método foi desenvolvido por Merril R. Lott e consiste em avaliar os cargos atribuindo-lhes pontos com base na descrição de fatores com graus de dificuldade crescente. Com isso, quanto maior o número de pontos que o cargo recebe, maior sua importância relativa para a organização. O somatório resultará no valor total do cargo e é relativa a comparação entre cargos.

    Esse resultado final diz respeito ao quanto um cargo é importante para uma organização. É considerado um dos métodos mais objetivos para comparação de cargos por considerar tantos fatores quanto sejam necessários. Ele pode ser aplicado a todos cargos da organização, mas, por ser custoso, lento e exigir o treinamento específico de avaliadores encontra resistências.

    Dessa forma, o método trata da valorização (atribuir valor) pela organização e não a sua complexidade.


  • Avaliação por pontos é uma avaliação simples. 

  • O método de pontos consiste basicamente em comparar as descrições e especificações dos diversos cargos, atribuindo-se, de acordo com os graus estabelecidos para cada fator de experiência, uma determinada soma de pontos em ordem crescente, os quais uma vez somados, estabelecerão uma hierarquia de cargos conforme o total de pontos recebidos.

    FONTE:http://trabalhosderh.blogspot.com.br/2011/10/avaliacao-de-cargos-metodos-de-pontos.html

  • Para quem quiser se aprofundar sobre o tema AVALIAÇÃO DE CARGOS:

     

    Pontes (2011) divide os métodos em não quantitativos (Escalonamento ou graus determinados) e quantitativos (por meio de pontos ou comparação de fatores). Segundo o autor, os métodos quantitativos garantem maior precisão nos resultados, uma vez que os métodos qualitativos, embora de aplicação menos complexa, sugerem maior subjetividade na aplicação.


    1. MÉTODOS NÃO QUANTITATIVOS


    método de escalonamento pode ser realizado de três formas: escalonamento simples, por comparação binária ou por meio de comparação binária pontuada. O primeiro é o mais fácil e consiste na análise isolada realizada pelos membros do comitê que, posteriormente, se reúnem e fazem o consenso sobre o escalonamento do cargo. A comparação binária permite a comparação de cargos pares a fim de possibilitar a sua hierarquização. Para cada comparação são adicionados ou subtraídos valores que resultarão no escalonamento final. A comparação binária pontuada é semelhante à comparação binária, porém, para cada adição ou subtração, um número de pontos é atribuído.

     

    método por graus determinados parte de uma estrutura de graus crescentes em níveis de complexidade. Por exemplo, o grau I reflete atividades repetitivas, enquanto o grau V contempla atividades complexas. Assim, se houver o comitê de avaliação, este avalia os cargos e posteriormente é realizado o consenso.

     

    2. MÉTODOS QUANTITATIVOS:

     

    avaliação quantitativa por meio de pontos consiste na atribuição de valores aos fatores, de acordo com a quantidade de graus aplicados. Se estivéssemos pontuando o grau I e o grau V, do exemplo acima, certamente o grau I teria uma pontuação menor que do grau V. Este processo resulta em uma pontuação final para cada cargo. Torna-se necessário também atribuir pesos aos fatores de forma que possibilite classificá-los de acordo com o grau de relevância.

     

    Por fim, por comparação de fatores é um método que combina em alguns aspectos com a avaliação por pontos, mas também leva em consideração os salários de mercado. Trata-se de um método mais indicado para planos operacionais, e por sua aplicação ser complexa, é pouco utilizado. (PONTES, 2011).

  • Ao contrário do colega J.C, encontrei que o método é de fácil aplicação e o mais conhecido. Tal como:

    "-> O método de avaliação por pontos consiste em avaliar os cargos, atribuindo pontos com base na descrição dos fatores, com níveis de dificuldade crescente. Foi desenvolvido por Merril R. Lottsendo o mais conhecido e utilizado pelas empresas. É o método mais objetivo, analítico, preciso e de fácil aplicação, e seus resultados são mais facilmente aceitos pelos colaboradores.

    Devem ser selecionados para avaliação os fatores que sejam comuns à maioria dos cargos de determinado grupo ocupacional e que, ao mesmo tempo, demonstrem as peculiaridades de cada um.

    Os fatores são graduados, descrevendo níveis de dificuldade crescente, e cada grau recebe um número de pontos, também crescente. Os fatores constituirão "réguas" de avaliação que permitirão mensurar as múltiplas dimensões de cada cargo. Os cargos ao serem avaliados em cada grau de cada fator recebem pontos, o que permite estabelecer uma hierarquia dos cargos de acordo com os pontos totais percebidos por eles. Os pontos de cada grau podem ser validados pelo coeficiente de correlação entre salários do cargo e pontos recebidos.

    -> A escolha dos fatores requer uma análise acurada, uma vez que são escolhidos aqueles comuns à maioria dos cargos de certo plano, mas que, ao mesmo tempo, sirvam para diferenciar as peculiaridades de cada um dos cargos avaliados. Os fatores devem ser escolhidos entre aqueles que serviram para a especificação dos cargos das áreas mental, responsabilidades, física e condições de trabalho. Alguns fatores terão sua inclusão obrigatória na maioria dos planos, como "instrução", "experiência", "iniciativa", uma vez que são comuns à maioria dos cargos, mas em graus de exigência diferentes. Por outro lado, não devem ser incluídos fatores que não permitam diferenciar os cargos na avaliação, como, por exemplo, "condições de trabalho" e "esforço físico", para planos administrativos."

    Fonte: https://livros-e-revistas.vlex.com.br/vid/avaliacao-cargos-metodos-quantitativos-637908977

  • O método de avaliação por pontos (ESCALONAMENTO) permite a hierarquização dos cargos, avaliando-os de forma abrangente e em função da complexidade das atividades.

    questão errada!