SóProvas



Questões de Desenho, Descrição e Análise de Cargos


ID
165922
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as teorias em Recursos Humanos, essa área tradicionalmente é composta por subsistemas clássicos como: Suprimentos, Aplicação, Compensação, Desenvolvimento e Controle. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA de um dos subsistemas em questão.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato (1989), a ADMINISTRAÇÃO DE RH se divide em 5 subsistemas: SUPRIMENTO - é o recrutamento e a seleção APLICAÇÃO MANUTENÇÃO ou COMPENSAÇÃO DESENVOLVIMENTO CONTROLE

    a) Desenvolvimento: SUPRIMENTO: voltado para a identificação das necessidades de pessoal e pesquisa de mercado de pessoal. Preocupa-se também com a elaboração de critérios e instrumentos para o recrutamento, seleção e adequação das pessoas à dinâmica organizacional.

    b) Aplicação: voltado para a descrição, análise e avaliação de cargos, identificando os requisitos que devem possuir seus ocupantes, bem como os níveis adequados de remuneração. Planeja e faz a alocação interna de pessoal o que favorece na elaboração de projetos de treinamento e desenvolvimento de diagnósticos. Recomenda estratégias adequadas para o aumento dos níveis de satisfação e motivação das pessoas.  CORRETO

    c) Controle ou monitoramento: COMPENSAÇÃO: centra suas funções na definição de faixas salariais e benefícios e define condutas profissionais no campo da higiene e segurança no trabalho. Preocupa-se, ainda, com o apoio e o estímulo no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e de sua saúde ocupacional, atuando também no assessoramento de questões negociais entre funcionários, organização e entidades sindicais.

    d) Compensação: CONTROLE: é responsável pela avaliação de desempenho e acompanhamento probatório, sistemas de informações gerenciais e pela auditoria em recursos humanos. Analisa o banco de dados para seleção de pessoal e formata as políticas de pessoal em conjunto com a alta direção para direcionar e compensar os colaboradores de forma a sentirem-se reconhecidos em suas funções.

    FALTOU O SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO - que é ligado ao treinamento e desenvolvimento de pessoal e da organização


ID
182299
Banca
FCC
Órgão
AL-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A ideia básica do enriquecimento do cargo é dar aos empregados, em todos os níveis, mais oportunidades para

Alternativas
Comentários
  • Chiaveanato, em seu livro "Recursos Humanos - O capital humano das organizações" diz que o enriquecimento do cargo seria a principal forma de obter satisfação intrínseca por meio do cargo. E que "... a ampliação do cargo requer sua reorganização e extensão de atividades para que as pessoas possam conhecer o significado daquilo que fazem e, principalmente, ter uma ideia da contribuição de seu trabalho pessoal para as operações da organização como um todo. ... (a ampliação do cargo) consiste em aumentar deliberada e gradativamente os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas do cargo."

    Gabarito: A

  • A ideia básica do enriquecimento do cargo é dar aos empregados, em todos os níveis, mais oportunidades para tomar decisões a respeito de seus objetivos, programações, métodos de executar o trabalho e maior responsabilidade quanto ao produto acabado.


ID
201820
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os fatores relativos à organização do trabalho são centrais para
se compreender a saúde e a produtividade dos trabalhadores.
A respeito desses fatores, julgue os itens subsequentes.

O trabalho prescrito diz respeito às estratégias operatórias que o trabalhador desenvolve para conseguir realizar suas tarefas e desempenhar sua função.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    As estratégias operatórias são elaboradas para administrar a distância entre a atividade real e a prescrita na tarefa, de modo a equilibrar as variabilidades e imprevisibilidades da situação de trabalho e minimizar o custo da inadequação da prescrição no desempenho da atividade.

    Encontrei um artigo bem legal sobre esse assunto:

    A ESTRATÉGIA OPERATÓRIA UTILIZADA PELOS TRABALHADORES E O HIATO EXISTENTE ENTRE O TRABALHO PRESCRITO E O TRABALHO REAL, acessado em: http://www.pg.utfpr.edu.br/depog/periodicos/index.php/revistagi/article/viewFile/34/31

  • Trabalho Prescrito, refere-se a maneira como o trabalho deve ser executado: o modo de utilizar as ferramentas e as máquinas, o tempo concedido para cada operação, os modos operatórios e as regras a respeitar.

  • acho que essa questão é sobre a psicodinâmica do trabalho, então seria trabalho real, no lugar de prescrito.


ID
201868
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de orientação, acompanhamento, readaptação profissional
e saúde do trabalhador, julgue os itens de 95 a 101.

Atividades laborais adequadas devem ser planejadas considerando um misto de tarefas repetitivas com carga estática, intercaladas com posturas e movimentos não repetitivos, de modo a evitar lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares.

Alternativas
Comentários
  •  

    Certo

  • Atividades laborais sempre estarão relacionadas a tarefas que exigem movimentos corporais? Porque, pelo que li, atividades laborais são quaisquer tarefas ocupacionais: "Um ambiente laboral descreve e define qualquer tipo de local onde o trabalho seja realizado. A atividade laboral é desenvolvida dentro deste local, ou seja, é a atividade que está relacionada com o trabalho". 

     

    Compreendo que todas as tarefas mecânicas, que utilizem o corpo do trabalhador, "devem ser planejadas considerando um misto de tarefas repetitivas com carga estática, intercaladas com posturas e movimentos não repetitivos, de modo a evitar lesões por esforço repetitivo e distúrbios osteomusculares", como diz a questão, mas acho que isso não se aplica a todas as atividades laborais..

     

    Eu marquei a questão como errada por causa do "devem" justamente por isso, pois ela dá a entender que todas as atividades laborais possuem atividades repetitivas intercaladas com outras não repetitivas.

     

    Se alguém puder me ajudar, eu agradeço.


ID
221182
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo deseja usar um método de análise de cargo que tenha como vantagens possibilitar a participação máxima de funcionários, preparar os empregados para a entrevista de acompanhamento e poupar tempo e dinheiro. Ele deve, então, usar o método denominado

Alternativas
Comentários
  • Como um questionário poderá proporcionar a participação máxima de funcionários?
    Gera dupla interpretação... quantidade x qualidade

    Enfim... Resposta letra D
  • Achei a questão mal elaborada também! Mas, de todas as alternativas o questionário seria o método mais rápido e de menor custo, com efetiva participação dos funcionário. Pois cada um receberia um questionário e este teria que ser devolvido respondido. Rápido e simples. Esta é a vantagm que a questão aborda.
  • Como o questionário iria preparar empregados para uma entrevista de acompanhamento?

  • Características do questionário: 
    a) Colheita de dados feita através de preenchimento do instrumento, pelo ocupante ou seu superior;
    b) Participação passiva do analista de cargos e ativa do ocupante (ou superior).

    Vantagens:
    a) Pode ser preenchido conjunta ou sequencialmente, pelos ocupantes do cargo e seus chefes diretos, permitindo visualização mais ampla de seu conteúdo e características, além da participação de vários escalões;
    b) Método mais econômico da análise de cargos;
    c) Método mais abrangente - pode ser distribuído a todos os ocupantes de cargos, preenchido por eles, e devolvidos com relativa rapidez. Isso não ocorre com os demais métodos de análise;
    d) Ideal para análise de cargos de alto nível, sem afetar o tempo e atividades dos executivos. 

    Desvantagens:
    a) Contra-indicado para aplicação em cargos de baixo nível nos quais o ocupante tem dificuldade em interpretá-lo ou responder por escrito; 
    b) Exige planejamento e cuidadosa montagem;
    c) Tende a ser superficial ou distorcido, ante a qualidade das respostas escritas.

    Em: Chiavenato, Idalberto "Recursos Humanos. O Capital Humano das Organizações"

    OBS: Acredito que a fidedignidade do questionário enquanto instrumento depende do cuidado de sua elaboração, seguido de adequada testagem e eventuais correções, considerando o ambiente a ser avaliado. 

ID
226936
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As empresas devem ter constante preocupação com a correta análise dos cargos que as compõem. A esse respeito, analise as afirmações abaixo:

Os analistas de cargo com frequência trabalham em parceria com os funcionários e os gerentes dos departamentos cujos cargos estão sendo analisados.

PORQUE

A análise de cargo é um processo de obtenção de informações sobre cargos, determinando-se quais são os deveres, tarefas ou atividades do cargo.

Com base no texto produzido, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • "Embora intimamente relacionadas em suas finalidades e no processamento de obtenção de dados, a Descrição de Cargos e Análise de cargos são perfeitamente distintas entre si. Enquanto a Descrição se preocupa com conteúdo do cargo -o que ocupante faz, quanto faz, como faz e porque faz; a análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado é por meio desta análise que os cargos estão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação" (CHIAVENATO,2001, p. 68)http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/descricao-e-analise-de-cargos/47234/
     



  • Achei que esta questão está mais para descrição do que análise de cargos...

    Eu recorreria se fizesse está prova e errasse a questão.

  • que questao doida

  • A primeira está certa, mas a segunda está errada, pois processo de obtenção de informações sobre cargos, determinando-se quais são os deveres, tarefas ou atividades do cargo é chamado DESCRIÇÃO DE CARGOS.

  • Errei porque, ao meu entender a justificativa deveria estar escrita assim: "Deveres, tarefas e atividades do OCUPANTE DO CARGO". O que acham?

  • Não faz sentido o gabarito ser a letra A.

    A segunda afirmativa claramente está se referindo à Descrição de Cargos.


ID
240085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma grande empresa de seguro-saúde que opera em vários
estados apresenta, em sua sede coorporativa, forte dependência dos
serviços do departamento de processamento de dados, composto
por vinte e dois empregados, um supervisor e um assistente. O
trabalho desses empregados consiste em digitar e revisar os
documentos encaminhados pelos diversos setores da empresa, e
parte desse trabalho é executada com prazos previstos. O
procedimento realizado por esse departamento inicia-se com a
entrega de material ao digitador, realizada pelo supervisor, que é o
responsável por distribuir igualmente o trabalho e controlar o
andamento do processo, com o objetivo de assegurar que possíveis
erros sejam identificados antes da digitação definitiva e, dessa
forma, dirimir o retrabalho. Finalizada essa etapa, os documentos
são entregues aos revisores, que, após análise, encaminham ou
devolvem os documentos para correção. A respeito desse
procedimento, além de subsistirem muitos erros, a inobservância às
datas-limite é uma ocorrência permanente. O absenteísmo e a alta
rotatividade de pessoal são outros problemas enfrentados por esse
departamento.


Com referência a essa situação hipotética e à análise de cargos,
julgue os itens a seguir.

No caso descrito, para a análise do cargo de digitador, é necessário registrar detalhadamente as atividades realizadas pelos ocupantes do cargo, contudo não há necessidade de efetuar especificação das características para o cargo.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA

     

    Segundo Chiavenato "enquanto a descrição de cargos é um simples arrolamento das tarefas ou atribuições que o ocupante desempenha, a análise de cargos é uma verificação comparativa de quais as exigências (requisitos) que essas tarefas ou atribuições impõem ao ocupante."

     

    Sendo assim acredito que a questão esteja errada ao dizer que "não há necessidade de efetuar especificação das características para o cargo".

  • A questão na verdade conceitua Descrição de Cargo. Na descrição de cargo preocupa-se com o conteúdo do cargo e não há necessidade de efetuar especificação das características para o cargopois isso é ralizado na Análise do Cargo.   
  • DICAS PARA DIFERENCIAR DESCRIÇÃO DA ANÁLISE:

     

     

    → DESCIÇÃO: breve lista das tarefas, deveres e responsabilidades exigidos pelo cargo;

    → ANÁLISE: detalhamento do "que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidade s e capacidades"

    (RIBAS & SALIM, 2013, 126).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
240088
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma grande empresa de seguro-saúde que opera em vários
estados apresenta, em sua sede coorporativa, forte dependência dos
serviços do departamento de processamento de dados, composto
por vinte e dois empregados, um supervisor e um assistente. O
trabalho desses empregados consiste em digitar e revisar os
documentos encaminhados pelos diversos setores da empresa, e
parte desse trabalho é executada com prazos previstos. O
procedimento realizado por esse departamento inicia-se com a
entrega de material ao digitador, realizada pelo supervisor, que é o
responsável por distribuir igualmente o trabalho e controlar o
andamento do processo, com o objetivo de assegurar que possíveis
erros sejam identificados antes da digitação definitiva e, dessa
forma, dirimir o retrabalho. Finalizada essa etapa, os documentos
são entregues aos revisores, que, após análise, encaminham ou
devolvem os documentos para correção. A respeito desse
procedimento, além de subsistirem muitos erros, a inobservância às
datas-limite é uma ocorrência permanente. O absenteísmo e a alta
rotatividade de pessoal são outros problemas enfrentados por esse
departamento.


Com referência a essa situação hipotética e à análise de cargos,
julgue os itens a seguir.

Caso a análise de cargos da empresa em questão seja feita para fins de recrutamento e seleção ou treinamento e desenvolvimento, as especificações das características para ocupação do cargo serão mais importantes do que a sua descrição.

Alternativas
Comentários
  • A equação que já caiu em concurso do CESPE é:
    X=Y
    (X) são as características do candidato, ou seja a Análise do Cargo, o que ele precisa TER (conhecimentos, habilidades e atitudes).
    (Y) são as características do cargo, a Descrição do Cargo, o que o ele vai FAZER (conteúdo e responsabilidades).
    Assim, as especificações para o candidato (a análise do cargo) NÃO são mais importantes que as especificações do cargo (descrição do cargo). Ambas têm igual relavância.
    A questão está FALSA.

    "Embora intimamente relacionadas em suas finalidades e no processamento de obtenção de dados, a Descrição de Cargos e Análise de cargos são perfeitamente distintas entre si. Enquanto a Descrição se preocupa com conteúdo do cargo -o que ocupante faz, quanto faz, como faz e porque faz; a análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado é por meio desta análise que os cargos estão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação" (CHIAVENATO,2001, p. 68)http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/descricao-e-analise-de-cargos/47234/
  • Me parece que a lógica de estar errada é porque as especificações do cargo são feitas com base na descrição de cargo, logo, algo que é criado a "partir de", não pode ser mais importante do que aquilo que lhe deu origem, pois sem este, não haveria especificação do cargo. 

  • Independente de qual seja a finalidade, a ANÁLISE decorre da DESCRIÇÃO:

    "A análise é feita a partir da descrição do cargo" (RIBAS & SALIM, 2013, p. 126).

     

    Portanto, não é possivel que a análise seja mais importante do que a descrição.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Questão criminosa...

  • nunca será


ID
240091
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma grande empresa de seguro-saúde que opera em vários
estados apresenta, em sua sede coorporativa, forte dependência dos
serviços do departamento de processamento de dados, composto
por vinte e dois empregados, um supervisor e um assistente. O
trabalho desses empregados consiste em digitar e revisar os
documentos encaminhados pelos diversos setores da empresa, e
parte desse trabalho é executada com prazos previstos. O
procedimento realizado por esse departamento inicia-se com a
entrega de material ao digitador, realizada pelo supervisor, que é o
responsável por distribuir igualmente o trabalho e controlar o
andamento do processo, com o objetivo de assegurar que possíveis
erros sejam identificados antes da digitação definitiva e, dessa
forma, dirimir o retrabalho. Finalizada essa etapa, os documentos
são entregues aos revisores, que, após análise, encaminham ou
devolvem os documentos para correção. A respeito desse
procedimento, além de subsistirem muitos erros, a inobservância às
datas-limite é uma ocorrência permanente. O absenteísmo e a alta
rotatividade de pessoal são outros problemas enfrentados por esse
departamento.


Com referência a essa situação hipotética e à análise de cargos,
julgue os itens a seguir.

Na situação descrita, uma solução possível consiste na redefinição do cargo de digitador conforme recomendação do enriquecimento de cargos.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA.

     

    Chiaveanato em seu livro "Recursos Humanos - O capital humano das organizações" diz que o enriquecimento do cargo seria a principal forma de obter satisfação intrínseca por meio do cargo. E que 

    "... a ampliação do cargo requer sua reorganização e extensão de atividades para que as pessoas possam conhecer o significado daquilo que fazem e, principalmente, ter uma ideia da contribuição de seu trabalho pessoal para as operações da organização como um todo. ... (a ampliação do cargo) consiste em aumentar deliberada e gradativamente os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas do cargo."

  • Uma solução possível = "existe uma possibilidade...".


ID
240094
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à análise de cargos, julgue os itens que se subseguem.

A especificação das características necessárias à ocupação dos cargos difere do mapeamento de competências porque tende a fragmentar os elementos que compõem uma competência.

Alternativas
Comentários
  •  

    A descrição de cargo tem a função de mostrar o conteúdo do cargo.

    Chiavenato (2008) traz que a descrição de cargo enumera as tarefas e atribuições do

    cargo (o que o ocupante do cargo faz), com que periodicidade (quando ele faz), quais

    as maneiras de se fazer (como faz) e com quais objetivos (porque faz).

    Após a realização da Descrição de Cargo segue o processo de Análise de

    Cargo. Através deste procedimento, segundo Chiavenato (2008), percebem-se os

    aspectos mais intrínsecos do cargo, em relação aos requisitos que o mesmo impõe ao

    seu ocupante, ou seja, aquilo que o indivíduo tem que possuir para poder ocupar o

    cargo. 

  • Alguém pode explicar melhor essa questão? Fiquei confusa pois, quando é dito "características necessárias à ocupação dos cargos" se está falando de competências. E pelo que percebi, o mapeamento de competências fragmenta os elementos que compõem uma competência em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, e a Análise de Cargo aborda requisitos mentais, físicos, responsabilidades e condições ambientais.

    Ambos detalham o que é necessário ao cargo. Alguém pode me ajudar?

  • A "especificação das características necessárias à ocupação dos cargos" é a DESCRIÇÃO DE CARGOS.

    Descrição de cargos é um conceito diferente do MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS.

    E sim, na descrição de cargos as competências são abordadas de modo muito mais detalhado.


ID
240097
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à análise de cargos, julgue os itens que se subseguem.

De acordo com a abordagem taylorista, a análise de cargos está intimamente relacionada à produtividade do trabalhador, que é medida exclusivamente em termos quantitativos.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA

     

    "O modelo clássico (taylorista) visava projetar cargos dentro da seguinte lógica:

    1 - Segmentar a fragmentar os cargos em tarefas simples, repetitivas e facilmente treináveis.

    2 - Através do estudo de tempos e movimentos, eliminar as atividades e movimentos desnecessários que produzam fadiga e que não estejam relacionados com a tarefa a ser executada.

    3 - Definir o método de trabalho para encontrar a melhor maneira para seus ocupantes se moverem, localizarem e lidarem fisicamente com a tarefa.

    4 - Selecionar cientificamente o trabalhador de acordo com as exigências da tarefa.

    5 - Eliminar tudo que possa provocar fadiga física, como: arranjar instrumentos e equipamentos de maneira que minimizem o esforço e a perda de tempo e projetar instrumentos pra facilitar o trabalho humano, como linhas de montagem, transportadoras (...).

    6 - Estabelecer o tempo médio para executar a tarefa, isto é, o tempo-padrão. O tempo-padrão equivale à eficiência igual a 100%. Um operário que trabalha com eficiência de 80% está produzindo 20% a menos do que normalmente seria solicitado, por questões de seleção, treinamento ou supervisão inadequados. O ideal é eficiência igual ou maior do que 100%.

    7 - Oferecer plano de incentivo salarial, ou seja, prêmios de produção para os operários que ultrapassem o tempo-padrão para incentivar a máxima eficiência possível, ou seja, obter rendimentos superiores a 100% dos operários e repartir com eles parte da economia auferida pela organização.

    8 - Melhorar o ambiente físico da fábrica, de maneira que ruído, iluminação, ventilação e outras facilidades de suporte não produzam fadiga nem reduzam a eficiência. Isso significa projetar condições físicas e ambientais que favoreçam o trabalho e proporcionem conforto ao funcionário."

     

    Chiavenato, I. "Recursos Humanos - O capital humano das organizações"

  • Sim, por que QUALITATIVOS se refere a termos subjetivos, que não é levado em conta no taylorismo.


ID
317974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais.

Alternativas
Comentários
  •  Atualmente já não basta mais às organizações desenvolverem e capacitarem seus profissionais para responderem às demandas da gestão contemporânea. É preciso definir quais são as competências que serão capazes de assegurar a liderança do mercado, cuja competitividade está cada vez mais acirrada.
    O mapeamento de competências deve estar atrelado à estratégia da organização e ser definido a partir da missão, da visão, dos valores e do negócio. Tornou-se a base para tomada de decisões na gestão de pessoas. 

    O mapeamento de competências é realizado a partir de um comitê formado por representantes da direção, da área de gestão de pessoas e de representantes de todas as áreas da empresa. Cabe a este comitê elaborar, validar e aprovar junto à alta direção da organização as competências que farão parte do perfil institucional.

  • O Mapeamento de Competências consiste na identificação das competências globais, funcionais e pessoais dos colaboradores que ocupam os cargos existentes na empresa.

    Sua função é determinar as lacunas entre os perfis de competências que os colaboradores possuem e as reais necessidades exigidas para o cargo de cada um, de forma a contribuir para melhor desempenho de toda a estrutura organizacional.

     

  • Para mim não ficou claro o erro da questão, alguém poderia me auxiliar?
  • "A estratégia organizacional é que determina quais competências serão necessárias para sua implementação (FLEURY, 2002) e, através de um
    processo de aprendizagem contínua, as competências organizacionais e as competências humanas se alimentam mutuamente em um círculo virtuoso."

    Fonte: http://www.aedb.br/seget/artigos05/30_IDENTIFIC.%20COMPS.%20ORGS%2025%2007%202005%20-%20SEGEP%202005.pdf
  • Acho que o erro está em afirmar que Mapear Competencias envolve DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS. Isso deve ser feito ANTES do mapeamento. O mapeamento ocorre a partir dos objetivos estrategicos mas não é a partir dele que se define. Logo, MAPEAR COMPETENCIAS É IDENTIFICAR AS COMPETENCIAS INDIVIDUAIS, ORGANIZACIONAIS E FUNCIONAIS. Mas se se tratar de GESTAO POR COMPETENCIA aí sim pode envolver Definição estratégica pois GESTÃO É MAIS AMPLO QUE MAPEAMENTO.

  • ERRO: definição dos objetivos estratégicos. 

    Primeiro defini-se os objetivos estratégicos, depois posso mapear as competências das pessoas para saber se estão alinhados aos objetivos da organização.

  • Ano: 2016 Banca: CESPE  Órgão: DPU    Prova: Analista

    O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais necessárias ao alcance da vantagem competitiva. GABA: ERRADO 

     

     mapeamento de competências---> identifica-se o gap, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização.

                                                                                               

                                                                                                                                                                                  AVANTE,COMBATENTES!!!

  • Não é bem assim.

     

    A definição dos objetivos estratégicos, na verdade, relaciona-se ao conceito de FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA, e não ao conceito de mapeamento de competências.

     

    Explico:

    RIBAS (2013), Citando Brandão & Guimarães (2001), menciona que as práticas de GP no modelo GPC, segue o seguinte fluxo:

    → FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA: definição da missão, visão de futuro e os objetivos estratégicos da organização;

    → MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: identificação dos gaps, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do

         desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização;

    → CAPTAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: minimização dos gaps de competências;

    → ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: apuração dos resultados alcançados;

    → RETRIBUIÇÃO: sistema de recompensa pelo desempenho apresentado pelos membros da organização.

    (RIBAS & SALIM, 2013, p. 113).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • mais uma vez a banca embolando dois conceitos, etapas diferentes, de um mesmo processo.

  • Seria a mensuração das competências já existentes com as que precisam ser trabalhadas.

  • A definição dos objetivos estratégicos é feito no planejamento estratégico. O objetivo do mapeamento de competências é identificar as competências (individuais e organizacionais) necessárias e as competências existentes.

    Gabarito: Errado

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

    A definição dos objetivos estratégicos não está inserida na etapa do mapeamento das competências.

    É na etapa da formulação da estratégia da organização que encontramos a definição dos objetivos estratégicos.

    =-=-=-=

    O mapeamento de competências é a etapa que identificará quais são as competências que já existem na organização. O mapeamento também deverá identificar as lacunas (ou “gaps”) de competências na organização, ou seja, o que estaria “faltando”.


ID
468130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da análise e descrição do trabalho, julgue os itens
a seguir.

As tarefas de um trabalho podem ser classificadas em uma escala hierárquica, em que os níveis mais altos sejam subdivididos em funções menores.

Alternativas
Comentários
  • Estou resolvendo outras questões sobre Análise de Cargos, e há pouco respondi uma que pedia os conceitos de CARGO, FUNÇÃO E TAREFA (Aplicada em: 2010/ Banca: FUNIVERSA/ Órgão: CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A; Prova: Psicólogo), cuja resposta era: 

     

    Cargo é um conjunto de funções definidas em determinada estrutura organizacional. Função é um conjunto de atribuições ou tarefas exercidas pelo ocupante do cargo. Tarefas são atividades executadas por um ocupante de cargo.

     

    Por isso, fiquei confusa quando a presente questão afirma que as TAREFAS podem ser subdivididas em FUNÇÕES menores. 

     

    É muito ruim quando as bancas não entram em acordo.

  • QUESTÃO IGUAL:

    Q18311- ANTAQ 2009 - As tarefas de um trabalho podem ser classificadas em uma escala hierárquica, em que os níveis mais altos são subdivididos em funções menores. CORRETA

    Resposta do professor Rafael Encinas à questão:"O que a questão está dizendo é que, na hierarquia, os níveis hierárquicos mais altos são subdivididos em partes menores nos níveis inferiores. Vamos a um exemplo: a diretoria financeira de uma empresa pode ser dividida em departamentos: contas a pagar, contas a receber, salários, financiamentos, etc. As funções menores não estão nos níveis mais altos, mas sim nos de baixo. É só imaginar a pirâmide hierárquica. Nela podemos ver os níveis mais baixos como subdivisões dos de cima." (foi postado por outra colega do QC na questão).


ID
468133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da análise e descrição do trabalho, julgue os itens
a seguir.

A abordagem orientada às pessoas fornece informações sobre a natureza das tarefas realizadas no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

     

    Abordagem orientada à pessoa: Descrição dos atributos, das características ou dos CHAOs necessários para que uma pessoa desenvolva, com sucesso, um determinado trabalho.

    C – Conhecimento: o que ela precisa saber.

    H – Habilidade: aquilo que ela é capaz de realizar.

    A – Aptidão: potencial para desenvolver habilidades.

    O – Outras características pessoais que sejam relevantes.

     

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/26767208/rh---descricao-e-analise-de-cargospdf


ID
468136
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da análise e descrição do trabalho, julgue os itens
a seguir.

Um incidente crítico fraco sobre o desempenho de um policial descreveria o caso, por exemplo, de um policial começar a discutir com o cidadão e isso terminar em violência física.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    O item cobra conhecimento sobre Gestão de Incidentes Críticos, que é um tema muito novo no Brasil.

    Um Incidente Crítico caracteriza-se por um acontecimento inesperado e traumático que ameaça, de forma grave, a vida e a segurança dos colaboradores e clientes de uma organização. As reações mais intensas e prolongadas a este tipo de situações podem ocorrer com consequências gravíssimas para os clientes, colaboradores, equipas e organização como um todo, nomeadamente ao nível da produtividade, desempenho e bem-estar.

    Tem como objetivo assegurar a divulgação e a promoção de uma boa prática de prevenção do stresse pós-traumático e da resiliência em contexto de trabalho, absolutamente premente dada a atual situação socioeconómica que afeta as empresas e a sociedade.

    Fonte: http://www.taguspark.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=487&Itemid=100052

  • Pra mim isso não é um incidente crítico fraco não. Policial entrar em violência física com um cidadão após discussão...

ID
468139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ME
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da análise e descrição do trabalho, julgue os itens
a seguir.

Uma das maneiras de analisar o trabalho é realizá-lo, contudo, esse método mostra-se dispendioso e pode demandar tempo.

Alternativas
Comentários
  • Uma das maneiras de analisar o trabalho é realizá-lo, contudo, esse método mostra-se dispendioso e pode demandar tempo. CORRETA

    ________________________________________

    Realizar o trabalho

    Uma maneira de coletar informações de análise do trabalho é o analista realizar ele mesmo algumas das tarefas do trabalho ou o trabalho como um todo. O trabalho pode ser realizado como um funcionário faria ou as tarefas podem ser realizadas em condições simuladas. Ao realizar o trabalho, o analista se informa sobre a natureza das tarefas e investiga como essas tarefas se inter-relacionam. Esse método também dá uma ideia do contexto no qual os funcionários realizaram seus trabalhos. Tanto um vendedor de seguro quanto um policial, por exemplo, dirigem um automóvel, mas as condições nas quais isso é feito podem ser muito diferentes. Apesar de esse método poder proporcionar boas informações, ele não é utilizado com frequência. Vivenciar o trabalho na prática pode ser dispendioso e consumir muito tempo. O analista pode precisar de um extenso treinamento antes de poder realizar o trabalho. Alguns trabalhos são perigosos, especialmente para uma pessoa inexperiente. Por fim, essa abordagem não indica de maneira clara que as tarefas podem diferir entre funcionários com o mesmo cargo.

    http://vieiramiguelmanuel23.comunidades.net/avaliacao-do-trabalho-desempenho-e-pessoas-vie


ID
527542
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo pesquisa apresentada por Zanelli e colaboradores, dentre as atividades mais frequentes entre os psicólogos organizacionais e do trabalho no Brasil na década de 1980, estavam:

Alternativas

ID
581869
Banca
NUCEPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A análise de cargos é um procedimento da seleção de pessoas que deve ser realizada:

Alternativas
Comentários
  • Importância da análise de cargo

     

    Ao implementar a análise de cargo em seus processos a empresa consegue:

    Contratar um colaborador com habilidades e atribuições capazes de manter a alta performance da equipe;

    Promover o crescimento e alcance de resultados cada vez melhores;

    Realizar a promoção de um colaborador de acordo com as responsabilidades necessárias para o cargo;

    Realizar contratações de forma estratégica.

    Nortear as ações do gestor;

    Fazer com que todos os níveis hierárquicos conheçam as funções de cada cargo.

     

    Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/mercado-trabalho/entenda-diferenca-entre-analise-descricao-cargos/

     

    "A análise de cargos é extremamente importante principalmente para o recrutamento de pessoal. Por apresentar de maneira detalhada os principais requisitos do cargo e apontar as características essenciais do candidato,torna-se vital a sua utilização como material de apoio e embasamento para recrutar talentos para a organização."

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/analise-de-cargos/12950/


ID
581890
Banca
NUCEPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Correlacione os métodos de registrar as informações necessárias à analise de cargo com as suas respectivas características.

1) Método de observação

2) Método de entrevista

3) Método de incidentes críticos

4) Método de avaliação estrutural

( ) Os registros são apontados em escalas valorativas.
( ) Os registros são depoimentos individuais ou em grupos.
( ) Os registros compreendem longos períodos.
( ) Os registros se concentram em situações atípicas.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
581893
Banca
NUCEPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os métodos de análise de cargo são úteis para a gestão de algumas das situações relacionadas a seguir.

1) Avaliação de desempenho dos recursos humanos.
2) Cálculo do valor patrimonial da empresa.
3) Posicionamento da empresa no seu mercado.
4) Treinamento de recursos humanos.
5) Processos de desenvolvimento organizacional.

Estão corretos apenas:

Alternativas

ID
871627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o conceito de carreira como uma sequência de
posições e de trabalhos realizados pelas pessoas nas organizações,
e o de cargos como os papéis e as atividades por elas
desempenhados, julgue os itens subsecutivos.

O estudo que se realiza para obtenção de informações sobre as tarefas ou atribuições de um cargo denomina-se análise de cargo.

Alternativas
Comentários
  • Por que o gabarito esta CERTO?
    DESCRIÇÃO DE CARGOS= É um processo que consiste em enumeraras tarefas,atribuições e responsabilidades que compõe um cargo(oquefaz),a periodicidade da execução(quandofaz) e o métododetrabalho(comofaz).
  • Análise de cargos é o estudo que se faz para obter informações sobre as tarefas ou atribuições de um cargo. Descrição de cargo é a exposição ordenada das tarefas ou atribuições de  um cargo. Ela procura descrever o que o ocupante do cargo faz, como faz, por que faz. (GIL, 2001, p.175).

  • Q260564 Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: TJ-AL Prova: Analista Judiciário - Psicologia

    Assinale a opção correta acerca de análise e descrição de cargos.

    A descrição de cargo é um processo de enumeração de tarefas ou atribuições que compõem o cargo; assim, permite a diferenciação entre os cargos existentes na organização.
    Gabarito: CORRETA! A única diferença de uma questão para outra é a palavra "informação" e "enumeração". Para mim a questão está errada, apesar da referência de Gil (2001), pois Chiavenato aborda de outra forma.
  •  

    "Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que possa desempenhá-lo adequadamente.

     

    Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Ela define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz.

     

    Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que, enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito."

    (RIBAS, A.; SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concurso. Salvador: Alumnus, 2013, p. 126-128).

     

     

    TRADUZINDO...

    1º vc descreve o cargo (saber sobre o conteúdo do cargo. O que o cargo exige) e, depois, analisa, procurando saber se o perfil do candidato ou do ocupante harmoniza com o que o cargo exige.

     

    Considerando a posição dos autopes acima, não tem como o gabarito estar certo.

    No entanto, se o CESPE encontra uma fundamentação para o gabarito que ela impõe, não nos resta outra coisa se não engolir isso que está aí.

     

    Abçs.

  • tiraram a questão de um livro específico...nem vou esquentar a cabeça

  • tiraram a questão de um livro específico...nem vou esquentar a cabeça #2


ID
871630
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o conceito de carreira como uma sequência de
posições e de trabalhos realizados pelas pessoas nas organizações,
e o de cargos como os papéis e as atividades por elas
desempenhados, julgue os itens subsecutivos.

A descrição de um cargo deve conter informações detalhadas acerca do que compete ou não a seu ocupante executar; dessa forma, evitam-se a sobreposição de atividades e atribuições.

Alternativas
Comentários
  • A descrição de um cargo deve conter informações detalhadas acerca do que compete ou não a seu ocupante executar; dessa forma, evitam-se a sobreposição de atividades e atribuições.

    O erro está na afirmação de que a descrição de cargo engloba as informações que NÃO COMPETEM a seus ocupantes. Tal descrição consiste apenas da descrição das COMPETÊNCIAS. O que não estiver na descrição não será de competência do ocupante, portanto. Não é necessário estar descrito "a atividade X não é de competência deste cargo".
  • (...) a descrição de um cargo nada mais é do que a
    relação das atividades do seu ocupante: o que ele faz, porque ele faz
    aquilo, como ele faz etc. Desta maneira, é um retrato simplificado das
    responsabilidades e atividades desempenhadas no cargo
    .


    Já a análise do cargo se preocupa mais do perfil desejado de seu
    ocupante
    , ou seja, as capacidades, habilidades e conhecimentos
    necessários de um ocupante para desempenhar bem um cargo qualquer. - Rodrigo Rennó- Noções de Administração Geral

     

    Assim sendo, conforme já comentado pelo colega Samuel Pereira, a expressão "ou não"  faz com que a questão se torne errada, visto que é impossivel descrever o que "não deve ser feito"!

     

     

  • O erro está em: Detalhadas.

  • é fazendo questões com a cx de lenço do lado para secar as lágrimas...

  • ERRADO.

    A descrição de cargos é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. Relaciona de maneira breve as tarefas, os deveres e as responsabilidades do cargo (Andreia Ribas).


ID
902953
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre a organização do trabalho e o aparelho mental desapareceu o amortecedor que constituía até aí a responsabilidade de conceber e realizar a tarefa em função do know-how, isto é, a atividade intelectual engajada pelo operário-artesão no seu trabalho.
Com efeito, para o operário-artesão pré-taylorano, tudo se passava como se o trabalho físico, isto é, a atividade motora fosse regulada, modulada, repartida e equilibrada em função das aptidões e do cansaço do trabalhador, por intermédio da programação intelectual espontânea do trabalho.
DEJOURS, C. A Loucura do Trabalho. São Paulo: Cortez. 2012, p. 43.

É possível modificar a situação acima descrita pelo desenho de cargos, promovendo a(o)

Alternativas
Comentários
  • Hackman e Oldhan (apud CHIAVENATO, 1999) apresentam um modelo de QVT no qual as dimensões do cargo produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais de trabalho que afetam a QVT. As dimensões do cargo são:
    1. Variedades: o cargo deve requerer varias e diferentes habilidades, conhecimentos e competência da pessoa;
    2. Identidade da tarefa: o trabalho deve ser realizado do inicio ate o fim para que a pessoa possa perceber que produz um resultado palpável;
    3. Significado da tarefa: a pessoa deve ter uma clara percepção de como o seu trabalho produz conseqüências o impacto sobre o trabalho das outras;
    4. Autonomia: a pessoa deve ter responsabilidade pessoal para planejar e executar as tarefas, autonomia e independência para desempenhá-las;
    5. Retroação do próprio trabalho: a tarefa de proporcionar informação de retorno á pessoa para que ela própria possa auto-avaliar seu desempenho;
    6. Retroação extrínseca: deve haver o retorno proporcionado pelos superiores hierárquicos ou clientes a respeito do desempenho na tarefa e
    7. Inter- relacionamento: a tarefa deve possibilitar contato interpessoal do ocupante com outras pessoas ou clientes internos e externos.

    Tais fatores são refletidos dentro da organização de maneira em que as pessoas passam a desenvolver suas atribuições de forma diferenciada, a fim de contribuir com a QVT e ainda assegurar-se de um trabalho satisfatório e bem elaborado.


ID
1018273
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda com relação aos mecanismos de seleção, avaliação e utilização dos recursos humanos nas organizações, julgue os itens que se seguem.

No processo de avaliação e classificação de cargos, o conteúdo dos cargos é analisado e comparado, com a finalidade de ordená-los em diferentes classes, que servirão de base do sistema de remuneração.

Alternativas

ID
1111312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca das diferentes abordagens teórico-metodológicas da gestão de pessoas bem como dos macroprocessos de planejamento organizacional e desenvolvimento de pessoas, julgue os itens subsequentes.



A análise dos perfis de cargos para o treinamento é uma das etapas do planejamento estratégico, que objetiva diagnosticar as necessidades humanas no trabalho bem como avaliar a personalidade dos indivíduos e dos seus vínculos afetivos com outras pessoas.

Alternativas
Comentários
  • etapa do LNT e nao do estrategico

  • Só para complementar o que foi citado abaixo pelo caro colega:


    ETAPA 1

    Levantamento de necessidades de Treinamento (LNT):

    É a primeira etapa do treinamento e corresponde ao diagnóstico preliminar do que deve ser feito. 

    A análise dos perfis de cargos, como já lembrado, ocorre na primeira etapa, Levantamento de necessidades de Treinamento (LNT), o planejamento estratégico é uma etapa posterior, numa segunda etapa.


    ETAPA 2

    Programação de Treinamento:

    Uma vez feito o diagnóstico, vem a escolha dos meios para sanar as necessidades indicadas ou percebidas. O levantamento de 

    treinamento deve fornecer as seguintes informações através dos 5 Qs para que se possa traçar a programação do treinamento:

    - O QUE deve ser ensinado?

    - QUEM deve aprender?

    - QUANDO deve ser ensinado?

    - QUEM deve ensinar?

    - QUAL método a será utilizado?

    Planejamento do Treinamento (olha o planejamento do treinamento citado pela questão aqui, é num segundo momento).

    Deve-se envolver os seguintes itens básicos:

    1. Abordagem de uma necessidade específica de cada vez.

    2. Definição clara do objetivo do treinamento.

    3. Determinação do conteúdo do treinamento.

    4. Escolha do método de treinamento e tecnologia disponível.

    5. Definição de recursos básicos, como: recursos audiovisuais, 

    máquinas, etc.

    6. Quem será treinado:

     - Número de pessoas.

     - Disponibilidade de tempo.

     - Grau de conhecimento necessário.

    7. Cálculo da relação custo-benefício do programa.

    8. Controle e avaliação dos resultados, considerando-se a verificação 

    de pontos críticos que demandem ajustes para melhor eficácia.

    O próximo passo dentro da programação e planejamento, é a 

    escolha das técnicas a serem utilizadas no sentido de otimizar a 

    aprendizagem, ou seja, alcançar o maior volume de aprendizagem 

    com o menor dispêndio de esforço, tempo e dinheiro. Estas técnicas 

    podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação.

    Numa terceira etapa já temos a Execução do Treinamento em si.


    E por fim temos a quarta etapa que Avaliação dos Resultados do Treinamento.


  • Obrigada pela ajuda Vitor ;)

  • O treinamento deve ser voltado para a satisfação de algum objetivo organizacional, seja qual for. Em geral, os autores dividem o ciclo de treinamento em tres etapas: Identificação (ou levantamento) das necessidades de treinamento, Treinamento em sí (que pode ser dividido em duas etapas) e avaliação.

    A análise do cargo para fins de treinamento se encontra na primeira etapa - levantamento das necessidades. Então, o que se busca é a satisfação dos objetivos organizacionais via atingimento dos objetivos do cargo, ou seja, a realização das tarefas a contendo.


ID
1206463
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Hackman e Oldham, a dimensão do cargo em que a pessoa deve ter uma clara percepção de como o seu trabalho produz consequências e impactos sobre o trabalho das outras é denominada

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A)

     

    Os aspectos baseados nos cargos são, segundo Chiavenato (2006):

     

    > Variedade de habilidades

    > Identidade da tarefa: ressalta a importância do indivíduo sobre as tarefas; o trabalho deve ser realizado do início ao fim, para que este perceba que produz um resultado palpável.

    > Significado da tarefa: a pessoa deve ter clara percepção de que forma o trabalho realizado produz consequências e impactos sobre o trabalho dos demais.

    > Autonomia

    > Feedback

     

    Fonte: Andréia Ribas

  • Hackman e Oldhan apresentam um modelo de QVT no qual as dimensões do cargo produzem estados psicológicos críticos que conduzem a resultados pessoais de trabalho que afetam a QVT. As dimensões do cargo são:
    1. Variedades: o cargo deve requerer varias e diferentes habilidades, conhecimentos e competência da pessoa;
    2. Identidade da tarefa: o trabalho deve ser realizado do inicio ate o fim para que a pessoa possa perceber que produz um resultado palpável;
    3. Significado da tarefa: a pessoa deve ter uma clara percepção de como o seu trabalho produz conseqüências e impacto sobre o trabalho das outras;
    4. Autonomia: a pessoa deve ter responsabilidade pessoal para planejar e executar as tarefas, autonomia e independência para desempenhá-las;
    5. Retroação do próprio trabalho: a tarefa de proporcionar informação de retorno á pessoa para que ela própria possa auto-avaliar seu desempenho;
    6. Retroação extrínseca: deve haver o retorno proporcionado pelos superiores hierárquicos ou clientes a respeito do desempenho na tarefa e
    7. Inter-relacionamento: a tarefa deve possibilitar contato interpessoal do ocupante com outras pessoas ou clientes internos e externos.

    http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/qualidade-de-vida-no-trabalho-fator-decisivo-no-desempenho-organizacional/26723/


ID
1217878
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os papéis organizacionais estão relacionados ao desempenho de função e são definidos explícita ou implicitamente em um determinado contexto organizacional. Marque a alternativa que indica a correta caracterização de “papel explícito”.

Alternativas
Comentários
  • Papéis estabelecidos previamente, seguindo uma diretriz.

    Bons estudos!

  • Como se avalia resultados com antecedência? Se o plano já foi implementado?


ID
1224334
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a política de promoção e planos de carreira, julgue os próximos itens.

O método de avaliação por pontos permite a hierarquização dos cargos, avaliando-os de forma abrangente e em função da complexidade das atividades.

Alternativas
Comentários
  • Método de avaliação por pontos: são avaliados aspectos comuns aos cargos (de forma resumida) e quantitativa. PROCEDIMENTO SIMPLES

    O método que avalia de forma complexa é o método de escalonamento

  • O Métodos de Avaliação por Pontos (Point Rating) é uma técnica analítica onde os cargos são pontuados em cada fator de avaliação e

    posteriormente têm os pontos somados. Esse método foi desenvolvido por Merril R. Lott e consiste em avaliar os cargos atribuindo-lhes pontos com base na descrição de fatores com graus de dificuldade crescente. Com isso, quanto maior o número de pontos que o cargo recebe, maior sua importância relativa para a organização. O somatório resultará no valor total do cargo e é relativa a comparação entre cargos.

    Esse resultado final diz respeito ao quanto um cargo é importante para uma organização. É considerado um dos métodos mais objetivos para comparação de cargos por considerar tantos fatores quanto sejam necessários. Ele pode ser aplicado a todos cargos da organização, mas, por ser custoso, lento e exigir o treinamento específico de avaliadores encontra resistências.

    Dessa forma, o método trata da valorização (atribuir valor) pela organização e não a sua complexidade.


  • Avaliação por pontos é uma avaliação simples. 

  • O método de pontos consiste basicamente em comparar as descrições e especificações dos diversos cargos, atribuindo-se, de acordo com os graus estabelecidos para cada fator de experiência, uma determinada soma de pontos em ordem crescente, os quais uma vez somados, estabelecerão uma hierarquia de cargos conforme o total de pontos recebidos.

    FONTE:http://trabalhosderh.blogspot.com.br/2011/10/avaliacao-de-cargos-metodos-de-pontos.html

  • Para quem quiser se aprofundar sobre o tema AVALIAÇÃO DE CARGOS:

     

    Pontes (2011) divide os métodos em não quantitativos (Escalonamento ou graus determinados) e quantitativos (por meio de pontos ou comparação de fatores). Segundo o autor, os métodos quantitativos garantem maior precisão nos resultados, uma vez que os métodos qualitativos, embora de aplicação menos complexa, sugerem maior subjetividade na aplicação.


    1. MÉTODOS NÃO QUANTITATIVOS


    método de escalonamento pode ser realizado de três formas: escalonamento simples, por comparação binária ou por meio de comparação binária pontuada. O primeiro é o mais fácil e consiste na análise isolada realizada pelos membros do comitê que, posteriormente, se reúnem e fazem o consenso sobre o escalonamento do cargo. A comparação binária permite a comparação de cargos pares a fim de possibilitar a sua hierarquização. Para cada comparação são adicionados ou subtraídos valores que resultarão no escalonamento final. A comparação binária pontuada é semelhante à comparação binária, porém, para cada adição ou subtração, um número de pontos é atribuído.

     

    método por graus determinados parte de uma estrutura de graus crescentes em níveis de complexidade. Por exemplo, o grau I reflete atividades repetitivas, enquanto o grau V contempla atividades complexas. Assim, se houver o comitê de avaliação, este avalia os cargos e posteriormente é realizado o consenso.

     

    2. MÉTODOS QUANTITATIVOS:

     

    avaliação quantitativa por meio de pontos consiste na atribuição de valores aos fatores, de acordo com a quantidade de graus aplicados. Se estivéssemos pontuando o grau I e o grau V, do exemplo acima, certamente o grau I teria uma pontuação menor que do grau V. Este processo resulta em uma pontuação final para cada cargo. Torna-se necessário também atribuir pesos aos fatores de forma que possibilite classificá-los de acordo com o grau de relevância.

     

    Por fim, por comparação de fatores é um método que combina em alguns aspectos com a avaliação por pontos, mas também leva em consideração os salários de mercado. Trata-se de um método mais indicado para planos operacionais, e por sua aplicação ser complexa, é pouco utilizado. (PONTES, 2011).

  • Ao contrário do colega J.C, encontrei que o método é de fácil aplicação e o mais conhecido. Tal como:

    "-> O método de avaliação por pontos consiste em avaliar os cargos, atribuindo pontos com base na descrição dos fatores, com níveis de dificuldade crescente. Foi desenvolvido por Merril R. Lottsendo o mais conhecido e utilizado pelas empresas. É o método mais objetivo, analítico, preciso e de fácil aplicação, e seus resultados são mais facilmente aceitos pelos colaboradores.

    Devem ser selecionados para avaliação os fatores que sejam comuns à maioria dos cargos de determinado grupo ocupacional e que, ao mesmo tempo, demonstrem as peculiaridades de cada um.

    Os fatores são graduados, descrevendo níveis de dificuldade crescente, e cada grau recebe um número de pontos, também crescente. Os fatores constituirão "réguas" de avaliação que permitirão mensurar as múltiplas dimensões de cada cargo. Os cargos ao serem avaliados em cada grau de cada fator recebem pontos, o que permite estabelecer uma hierarquia dos cargos de acordo com os pontos totais percebidos por eles. Os pontos de cada grau podem ser validados pelo coeficiente de correlação entre salários do cargo e pontos recebidos.

    -> A escolha dos fatores requer uma análise acurada, uma vez que são escolhidos aqueles comuns à maioria dos cargos de certo plano, mas que, ao mesmo tempo, sirvam para diferenciar as peculiaridades de cada um dos cargos avaliados. Os fatores devem ser escolhidos entre aqueles que serviram para a especificação dos cargos das áreas mental, responsabilidades, física e condições de trabalho. Alguns fatores terão sua inclusão obrigatória na maioria dos planos, como "instrução", "experiência", "iniciativa", uma vez que são comuns à maioria dos cargos, mas em graus de exigência diferentes. Por outro lado, não devem ser incluídos fatores que não permitam diferenciar os cargos na avaliação, como, por exemplo, "condições de trabalho" e "esforço físico", para planos administrativos."

    Fonte: https://livros-e-revistas.vlex.com.br/vid/avaliacao-cargos-metodos-quantitativos-637908977

  • O método de avaliação por pontos (ESCALONAMENTO) permite a hierarquização dos cargos, avaliando-os de forma abrangente e em função da complexidade das atividades.

    questão errada!


ID
1234081
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

       Um psicólogo de uma organização de grande porte é chamado para atualizar a descrição de um cargo ocupado por cerca de 2.000 pessoas lotadas em unidades sediadas em diversos estados brasileiros. Mudanças constantes em normas de trabalho e a recente introdução de novas tecnologias de trabalho modificaram substancialmente as atribuições dos cargos nessa organização e as descrições atuais precisam ser atualizadas para o aprimoramento das políticas e práticas de gestão de pessoas. O trabalho a ser analisado é considerado complexo, altamente diversificado e exige múltiplos conhecimentos, habilidades e atitudes. Os profissionais nele envolvidos elaboram relatórios técnicos e passam a maior parte do tempo organizando, analisando e interpretando uma grande variedade de informações complexas relativas ao cenário em que se inserem as atividades da empresa.

Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta acerca da estratégia metodológica de análise de cargos tecnicamente mais adequada a essa situação.

Alternativas

ID
1281271
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A alocação correta das pessoas nos cargos requer uma perfeita adequação entre dois fatores mutáveis: as características dos cargos e as características das pessoas que vão ocupá-los. (Chiavenato, Gerenciando pessoas) Com base nesta afirmação sobre o processo seletivo, analise as proposições a seguir.

I. A definição do cargo, que é um procedimento estável, e a identificação dos traços de personalidade sujeitos a mudanças geram conflitos no período de adaptação do candidato à organização.

II. A seleção de pessoal é caracterizada por um trabalho comparativo e restritivo e tem como uma das fases o levantamento das especificações do cargo versus as características do candidato.

III. O processo de alocação de pessoas deve lidar com mudanças que vão provocar desajustes tanto na maneira como a organização escolhe e seleciona seu pessoal como na adequação das pessoas anteriormente selecionadas.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1530823
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O trabalho humano é bastante diversificado. Em análises de tarefas de trabalho produtivo, todo o espectro do trabalho humano pode ser classificado, segundo o seu conteúdo, em cinco classes básicas. A atividade de controle qualitativo ou quantitativo é um exemplo que pode ser classificado como

Alternativas
Comentários
  • Conteúdos específicos do trabalho

    1- Predominantemente corporal

    --> geração de forças (ex: Transporte de bens)

    --> coordenação sensório-motora (ex: Guiar veículos, montagem de peças)

    2- Predominantemente não-corporal ou informacional

    --> transformação de informações em reações (ex: Atividade de controle qualitativo ou quantitativo)

    --> transformação de informações de entrada em informações de saída (ex: Programar, traduzir, atividades administrativas)

    --> geração de informações (ex: Redigir, criar, projetar)

    APOSTILA: O AMBIENTE E AS DOENÇAS DO TRABALHO - PASTA ERGONOMIA - PÁGINA 18


ID
1530829
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A análise da atividade fornece elementos explicativos de como a confrontação entre as características das pessoas e os contrangimentos do trabalho influenciam os trabalhadores e

Alternativas
Comentários
  • A análise da atividade fornece elementos explicativos de como a confrontação entre as características das pessoas e os contrangimentos do trabalho influenciam os trabalhadores e a produção


ID
1530841
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A análise de cargos concentra-se em quatro áreas:

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C)

     

    A análise de cargos preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os
    seguintes fatores, segundo Chiavenato (1999): 

     

    > Requisitos mentais
    • Instrução necessária;
    • Experiência anterior;
    • Iniciativa;
    • Aptidões.
    > Requisitos físicos
    • Esforço físico;
    • Concentração visual ou mental;
    • Destrezas ou habilidades;
    • Compleição física
    > Responsabilidades
    • Supervisão de pessoas;
    • Material, equipamento ou ferramental;
    • Dinheiro, títulos ou documentos;
    • Contratos.
    > Condições de trabalho
    • Ambiente físico do trabalho;
    • Riscos de acidente.

     

    Fonte: Andréia Ribas

  • Análise de cargos

    --> preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo

    --> analisando os seguintes fatores:

     

    1-Requisitos mentais: instrução necessária, experiência anterior, Iniciativa e aptidões

    2-Requisitos físicos: esforço físico, concentração visual ou mental, destrezas ou habilidades e compleição física

    3- Responsabilidades (por) : supervisão de pessoas, material, equipamento ou ferramental, dinheiro, títulos ou documentos e contratos

    4- Condições de trabalho: ambiente físico do trabalho e riscos de acidente.

     


ID
1590835
Banca
FUNCAB
Órgão
FUNASG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As informações a respeito do cargo a ser preenchido podem ser colhidas através de 5 maneiras, apresentadas na coluna I. Estabeleça a correta relação com suas respectivas características,apresentadas na coluna II.


Coluna I

(1) Descrição e analise de cargo

(2) Técnicas dos incidentes críticos

(3) Requisição de pessoal

(4) Analise do cargo no mercado

(5) Hipótese de trabalho


Coluna II

( ) Ordem de serviço emitida pelo gerente para solicitar uma pessoa para ocupar um cargo.

( ) Pesquisa que objetiva fornecer informações sobre um cargo novo

( ) Levantamento dos aspectos intrínsecos e extrínsecos do cargo

( ) Previsão aproximada do conteúdo do cargo e de sua exigibilidade em relação ao ocupante.

( ) Anotações que os gerentes fazem a respeito de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes  do cargo.


A sequência correta é


Alternativas
Comentários
  • Vejamos cada uma das assertivas:

    (3) Ordem de serviço emitida pelo gerente para solicitar uma pessoa para ocupar um cargo. = Requisição de pessoal

    (4) Pesquisa que objetiva fornecer informações sobre um cargo novo. = Análise do cargo no mercado

    (1) Levantamento dos aspectos intrínsecos e extrínsecos do cargo = Descrição e análise de cargo

    (5) Previsão aproximada do conteúdo do cargo e de sua exigibilidade em relação ao ocupante. = Hipótese de trabalho

    (2) Anotações que os gerentes fazem a respeito de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo. = Técnicas dos incidentes críticos

    O gabarito é a letra E. 

    • Requisição de pessoal - Ordem de serviço emitida pelo gerente para solicitar uma pessoa para ocupar um cargo.
    • Análise do cargo no mercado - Pesquisa que objetiva fornecer informações sobre um cargo novo.
    • Descrição e análise de cargo - Levantamento dos aspectos intrínsecos e extrínsecos do cargo
    • Hipótese de trabalho - Previsão aproximada do conteúdo do cargo e de sua exigibilidade em relação ao ocupante.
    • Técnicas dos incidentes críticos - Anotações que os gerentes fazem a respeito de todos os fatos e comportamentos dos ocupantes do cargo.

ID
1651075
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere aos processos de movimentação e captação de pessoas, julgue o item subsequente.

A análise e a descrição de cargos geram vantagem competitiva para a organização na medida em que influenciam a movimentação e a captação de pessoas, além dos processos de treinamento, desempenho e remuneração.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA!!!

    De acordo com ANDREIA RIBAS, a implantação de políticas e práticas de análise e descrição de cargos é primordial para o bom funcionamento da área de gestão de pessoas, pois, por meio deste sistema, é possível subsidiar o funcionamento de todos os outros sistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança no trabalho e remuneração e benefícios.

ID
1668817
Banca
FCC
Órgão
MANAUSPREV
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das características centrais do modelo clássico de desenho de cargos é

Alternativas
Comentários
  • O modelo clássico nos remete à administração clássica onde a ênfase era nas tarefas. Era baseada no conceito do Homo Economicus segundo a qual o homem trabalhava em busca de recompesas salariais e materiais. A preocupação era com o conteúdo do cargo (que tarefas cada cargo executa) e não com o contexto (relacionamentos interpessoais, tipo de liderança exercida pela chefia, condições ambientais de trabalho, etc).

    O modelo de desenho de cargos utilizado hoje em dia é o Contingencial que considera três variáveis : pessoas, tarefa e estrutura da organização e cinco dimensões:

               Variedade: Tarefas variadas permitem à pessoa utilizar várias de suas habilidades e competências pessoais na sua execução reduzindo a monotonia do cargo;

    ·         Autonomia: Estão relacionadas ao nível de independência e autodireção na execução das tarefas;

    ·         Significado das tarefas: A tarefa deve ter um certo sentido ou razão de ser;

    ·         Identidade com a tarefa: Permite que a pessoa se sinta pessoalmente responsável pelo sucesso ou fracasso das tarefas em função dos seus próprios esforços;

    ·         Retroação: Através dela a pessoa pode perceber e avaliar o seu próprio desempenho enquanto executa o trabalho, sem intervenção de terceiros ou da chefia.

    Fonte: CHIAVENATO

    Alternativa D

  • Desenho de cargos - modelo clássico

    --> com base nos conceitos da administração clássica

    --> ênfase era nas tarefas

    --> baseada no conceito do Homo Economicus ( homem trabalhava em busca de recompesas salariais e materiais)

    --> preocupação e com o conteúdo do cargo (que tarefas cada cargo executa) e não com o contexto (relacionamentos interpessoais, tipo de liderança exercida pela chefia, condições ambientais de trabalho, etc)

    Desenho de cargos - modelo contingencial

    --> considera três variáveis : pessoas, tarefa e estrutura da organização

    --> considera cinco dimensões: variedade, autonomia, significado de tarefas identidade com a tarefa e retroação

    --> baseada no conceito de Homo Social

     1- Variedade: Tarefas variadas permitem à pessoa utilizar várias de suas habilidades e competências pessoais na sua execução reduzindo a monotonia do cargo;

    2- Autonomia: Estão relacionadas ao nível de independência e autodireção na execução das tarefas;

    3- Significado das tarefas: A tarefa deve ter um certo sentido ou razão de ser;

    4- Identidade com a tarefa: Permite que a pessoa se sinta pessoalmente responsável pelo sucesso ou fracasso das tarefas em função dos seus próprios esforços;

    5- Retroação: Através dela a pessoa pode perceber e avaliar o seu próprio desempenho enquanto executa o trabalho, sem intervenção de terceiros ou da chefia.


ID
1691068
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

“O planejamento do quadro de pessoas é importante na gestão do movimento de pessoas na organização, pois a empresa deve ter clareza de sua necessidade de pessoal ao longo do tempo tanto em termos quantitativos quanto em termos qualitativos. A captação de pessoas realizada com o conhecimento de necessidades futuras ou excessos presentes garante seu alinhamento com a estratégia da empresa, além de permitir melhor utilização dos recursos disponíveis tanto interna quanto externamente".

Limongi-França & Arellano, 2002.

Este texto está destacando a importância do planejamento para as políticas e práticas de:


Alternativas
Comentários
  • “O planejamento do quadro de pessoas é importante na gestão do movimento de pessoas na organização, pois a empresa deve ter clareza de sua necessidade de pessoal ao longo do tempo tanto em termos quantitativos quanto em termos qualitativos. A captação de pessoas realizada com o conhecimento de necessidades futuras ou excessos presentes garante seu alinhamento com a estratégia da empresa, além de permitir melhor utilização dos recursos disponíveis tanto interna quanto externamente". - recrutamento e seleção.

     

     

    https://www.instagram.com/diariodapsicologa/?hl=pt-br


ID
1866706
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo de uma organização reuniu um comitê de avaliação de cargos e pediu que cada membro, isoladamente, definisse uma hierarquia para um conjunto de cargos previamente escolhidos. Posteriormente, os membros do comitê se reuniram e chegaram a um consenso sobre a hierarquia dos cargos.

Considerando que a avaliação de cargos é realizada para hierarquizar e estabelecer o valor relativo de cada cargo, assinale a opção que apresenta o método de avaliação utilizado pelo psicólogo na situação hipotética apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Método do escalonamento (job ranking) é o método que dispõe os cargos em uma relação (crescente ou decrescente), de acordo com determinado critério de comparação. É um método simples e rudimentar, não exigindo muitos detalhes na análise. ANDREIA RIBAS...

     

    Assim, LETRA C CORRETA


ID
1892359
Banca
INSTITUTO PRÓ-MUNICÍPIO
Órgão
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante - CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção correta que diz respeito ao conceito de Função, dentro do âmbito da psicologia organizacional:

Alternativas

ID
1997104
Banca
UFMA
Órgão
UFMA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A descrição e análise de cargo são elementos indispensáveis para um eficaz processo de gestão de pessoas. Neste contexto, informe falso (F) ou verdadeiro (V), nas assertivas abaixo e, a seguir, indique a opção com a sequência correta.
( ) A descrição de cargo enfatiza o que o seu ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz.
( ) A descrição de cargos refere-se aos talentos, conhecimentos, habilidades e outras características necessárias ao desempenho do cargo.
( ) Na análise de cargos, a organização e a apreciação das informações coletadas na descrição de cargos é responsabilidade de staff.
( )A descrição tem como foco os aspectos extrínsecos do cargo, enquanto a análise está voltada para seus aspectos intrínsecos.

Alternativas
Comentários
  • A descrição de cargo enfatiza o que o seu ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz.

    Certo.

     

    A descrição de cargos refere-se aos talentos, conhecimentos, habilidades e outras características necessárias ao desempenho do cargo.

    Errado. Trata-se de análise de cargos.

     

    Na análise de cargos, a organização e a apreciação das informações coletadas na descrição de cargos é responsabilidade de staff.

    Errado, é responsabilidade de linha apreciar as informações coletadas pelo staff.

     

    A descrição tem como foco os aspectos extrínsecos do cargo, enquanto a análise está voltada para seus aspectos intrínsecos.

    Errado. É o contrário: descrição é intrínseco e análise extrínseco.

  • Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz (...).

     

    Analisar um cargo significa detalhar o que o cargo exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades (...).

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-de-cargo/23421/

     


ID
2028991
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

A _____________________________ é a ferramenta-chave que deverá fornecer todos os indicadores de competências do ______________, e será também a base para a mensuração de competências.

Alternativas

ID
2029000
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale abaixo a alternativa que contém somente fatores de avaliação de cargos classificados como requisitos mentais.

Alternativas

ID
2029057
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O planejamento estratégico de RH é o processo de decisão a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais. Alguns fatores provocam fortes alterações neste planejamento, como o absenteísmo, a rotatividade de pessoal e as mudanças nos requisitos da força de trabalho. Sobre tais aspectos analise as assertivas abaixo, indicando seus respectivos fatores, e depois assinale a sequência correta nas opções abaixo.

1. Absenteísmo

2. Rotatividade de pessoal

3. Mudanças nos requisitos da força de trabalho


( ) Efeito de algumas variáveis externas e internas. Dentre as externas estão à situação de oferta e procura do mercado de RH e outras oportunidades de emprego. Variáveis internas benefícios, salários, estilo gerencial, condições de trabalho, etc.

( ) Índice normalmente calculado entre total de pessoas por horas perdidas pelo total de pessoas por horas de trabalho.

( ) Índice calculado entre o número de funcionários desligados pelo efetivo médio da organização.

( ) Novas formas de organização, novos produtos e serviços exigem novas habilidades e competências para desempenhar as atividades requeridas.

( ) Fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização, ou seja, são as entradas para compensar as saídas das pessoas.

Alternativas

ID
2029069
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A descrição e análise de cargos funcionam como um mapeamento do trabalho realizado, que servem de subsídios para o recrutamento de seleção de pessoas. Existem três modelos de desenho de cargos: o clássico, o humanístico e o contingencial. Neste contexto, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. O desenho clássico funciona dentro da abordagem de sistema fechado, onde o trabalhador e o cargo recebem o mesmo tratamento das máquinas.

II. O modelo humanístico é concebido na ênfase nas pessoas e nos grupos sociais, seguindo o conceito de homo economicus.

III. O modelo humanístico busca a eficiência pelo método e racionalização do trabalho.

IV. O modelo contingencial é dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo como uma responsabilidade básica colocada nas mãos do gerente ou de sua equipe de trabalho.

V. No modelo humanístico surgem os primeiros conceitos sobre liderança, motivação e assuntos relacionados com as pessoas e sua supervisão.

Alternativas

ID
2047549
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A descrição de um cargo em uma empresa pressupõe que o profissional designado para exercê-lo apresente excelente capacidade de atenção a detalhes e que possa sustentá-la por longos períodos de tempo. O profissional que selecionará os candidatos decidiu aplicar um teste que permita medir esta capacidade de maneira objetiva. Selecione, dentre as opções a seguir, o teste que é o mais indicado neste caso.

Alternativas
Comentários
  • TESTE AC- ATENÇÃO CONCENTRADA: 

    Objetivo

    O teste Atenção Concentrada AC tem por objetivo avaliar a capacidade do sujeito em manter a sua atenção concentrada no trabalho durante um período determinado.

    População

    Pode ser utilizado em adolescentes e adultos desde analfabetos até o nível superior.

    Aplicação

    Individual ou coletiva.

    Tempo

    Com tempo limitado de 05 minutos.

    Correção

    Manual.

    Descrição

    O teste de Atenção Concentrada AC destina-se a medir a rapidez e exatidão na execução de uma tarefa simples, de natureza perceptiva, sem recorrer às funções intelectuais. 

    Está composto por material elaborado com um único símbolo - ponta de flecha.  O sujeito deverá localizar entre todos os símbolos da folha os 03 apresentados como modelo, devendo fazer o cancelamento destes rapidamente pelas linhas da folha de aplicação.

    A correção é realizada pelo total de acertos, pela avaliação quantitativa e qualitativa.

    Existem estudos de precisão, validade e tabelas em percentis para o público-alvo de acordo com sua escolaridade e idade

  • Mas essa banca induz ao erro, vejam que ela colocou "Zulliger (Z-Teste )", mas no item A, ela só deixou "teste ac".


ID
2146129
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as seguintes afirmativas sobre as funções e tarefas do psicólogo organizacional. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de letras, de cima para baixo.

( ) Promover treinamento e desenvolvimento de pessoal é função do psicólogo organizacional.

( ) Não é função do psicólogo organizacional contribuir para a produção teórica sobre o comportamento humano no contexto organizacional.

( ) As ações de documentação e pagamento de pessoal são funções que o psicólogo organizacional deve coordenar, quando responsável pelo gerenciamento de recursos humanos.

( ) Não é função do psicólogo organizacional implementar e/ou atualizar planos de cargos e salários.

Alternativas

ID
2185414
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As informações a respeito do cargo que se pretende preencher podem ser obtidas através de seis maneiras: descrição e análise do cargo; aplicação da técnica de incidentes críticos; requisição do empregado; análise do cargo no mercado; hipótese de trabalho; e

Alternativas
Comentários
  • Achei estranho a resposta ser a Letra D, pois "competências individuais requeridas" já estão incluídas na Análise do Cargo.

  • Fontes de Informação a respeito do cargo

    1- descrição e análise do cargo

    2- aplicação da técnica de incidentes críticos

    3- requisição do empregado

    4- análise do cargo no mercado

    5- hipótese de trabalho

    6- competências individuais requeridas


ID
2200126
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta a correta definição de “análise profissiográfica”.

Alternativas

ID
2200129
Banca
FUNCAB
Órgão
SESACRE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Marque a alternativa correta. O conjunto de atividades solicitadas de um indivíduo que ocupa uma determinada posição em uma organização, é a definição de:

Alternativas
Comentários
  • Conceito de papel

    Um papel é um conjunto de atividades ou comportamentos solicitados de um ocupante de cargo. Os requisitos de um papel podem ser óbvios para o indivíduo em face do seu conhecimento da tarefa ou também podem ser incertos quando lhe são comunicados pelos outros membros da organização que solicitam ou dependem do seu comportamento no papel para atenderem às expectativas dos próprios cargos. A empresa pode ser entendida como um sistema de papéis superpostos, cada qual formado por pessoas que desempenham atividades e que desenvolvem expectativas de papéis em relação às demais pessoas.  Para tanto, as pessoas precisam ser recrutadas, selecionadas, de acordo com os requisitos do cargo, treinadas para desempenhá-lo adequadamente conforme as prescrições, supervisionadas, avaliadas e controladas.

     

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/16197269/aula-10-analise-organizacional


ID
2212783
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em "Gestão de Pessoas: e o novo papel dos Recursos Humanos nas Organizações", Chiavenato (2004) apresenta a técnica de incidentes críticos como uma forma de obtenção de informa­ ções significativas sobre o cargo a ser preenchido em uma seleção de pessoal. Esta técnica consiste em

Alternativas
Comentários
  • Método dos incidentes críticos

    É um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso) (Figura 8). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos. Aproxima-se da técnica de administração por exceções utilizada por Taylor, no início do século XX. Cada fator de avaliação do desempenho é transformado em incidentes críticos ou excepcionais, para avaliar pontos fortes e pontos fracos de cada colaborador.


ID
2217001
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A discrição no exercício profissional representa

Alternativas
Comentários
  • Questão praticamente dada

     

  • Gabarito : E

     

  • Princípio ético ?? A que era uma da qualidades do atendimento ..

ID
2313295
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Idalberto Chiavenato (2010) define a gestão de pessoas como um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos, composto por seis processos básicos, entre eles os processos de aplicar pessoas, que são aqueles utilizados para

Alternativas
Comentários
  • Resumo dos processos básicos de Gestão de Pessoas, segundo Chiavenato:

     

    - Processo agregar: Quem trabalhará na empresa? Consiste em incluir pessoas na empresa. Podem ser denominados de processos de provisão ou suprimento de pessoal (Recrutamento e Seleção).

     

    Processo aplicar: O que as pessoas farão na empresa? Aqueles utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho (análise de cargo e avaliação de desempenho).

     

    - Processo recompensar: Como incentivar as pessoas? Fundamenta-se em incentivar e satisfazer as necessidades individuais mais elevadas de cada membro da empresa, por meio do qual se garante a retenção de talentos (remuneração e benefícios).

     

    - Processo desenvolver: Como preparar e desenvolver as pessoas? Possui embasamento no processo de capacitar e incrementar a adaptação das pessoas às atividades que deverão exercer. Incluem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e das competências (treinamento e desenvolvimento).

     

    - Processo manter: Como criar condições psicológicas e ambientais satisfatórias? Compreende condições psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem pesquisa de clima e programas de qualidade de vida (higiene, segurança e QVT).

     

    - Processo monitorar: Como acompanhar e controlar as atividades das pessoas? Abarca o acompanhamento e o controle das atividades desenvolvidas pelas pessoas, como também, da verificação dos resultados (banco de dados e Sistemas de Informações Gerenciais).

     

    ATENÇÃO:  As questões de provas podem apresentar cinco, ao invés de seis políticas. Alguns referenciais teóricos apresentam as políticas de recompensar e manter como uma única política, chamada de manutenção de pessoas.

     

    FONTE: gestao-de-pessoas-para-concursos-andreia-ribas.

     

     

  • Letra A Desenvolver pessoas Letra B Recompensar pessoas Letra C Manter pessoas Letra D Monitorar pessoas Gab: E Aplicar pessoas
  • Processos de Gestão de Pessoas

     

    1-Agregar: provisão ou suprimento de pessoal (Recrutamento e Seleção)

    2-Aplicar: desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho (análise de cargo e avaliação de desempenho)

    3- Recompensar:  incentivar e satisfazer as necessidades individuais mais elevadas de cada membro da empresa, por meio do qual se garante a retenção de talentos (remuneração e benefícios)

    4- Desenvolver:  capacitar e incrementar a adaptação das pessoas às atividades que deverão exercer (treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e de competências)

    5- Manter:  criar condições psicológicas e ambientais satisfatórias (pesquisa de clima, higiene, segurança e QVT).

    6- Monitorar: companhamento, controle e verificação dos resultados das atividades desenvolvidas (banco de dados e Sistemas de Informações Gerenciais)


ID
2313325
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Trata-se de um conjunto de prescrições, com relação àquilo que o trabalhador deve fazer, segundo determinadas normas e padrões de quantidade/qualidade e por meio de equipamentos e ferramentas específicas. Corresponde à

Alternativas
Comentários
  • G: A 

     

    TAREFA!!! AQUILO QUE SE TEM QUE FAZER!

  • Tarefa

    Conjunto de prescrições, com relação àquilo que o trabalhador deve fazer, segundo determinadas normas e padrões de quantidade/qualidade e por meio de equipamentos e ferramentas específicas.


ID
2313343
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que ele possa desempenhá-lo adequadamente, define a

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. A descrição do cargo relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com seu o conteúdo. Feita a descrição, vem a análise de cargos. Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais são os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.

     

    Fonte: G. de Pessoas - Chiavenato - 2014

  • Análise de Cargo

    --> Detalhar o que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades, para que ele possa desempenhá-lo adequadamente


ID
2338414
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A especificação do conteúdo, dos métodos e das inter-relações entre os cargos, de modo a satisfazer os requisitos organizacionais e tecnológicos, assim como os requisitos sociais e individuais do ocupante do cargo, trata de uma perspectiva de organização do trabalho em que o processo de

Alternativas
Comentários
  •  a) organização do trabalho desconsidera aspectos técnicos e aspectos sociais. 

     b)gestão do trabalho delimita aspectos técnicos e aspectos funcionais. 

     c) organização do trabalho envolve dimensões técnicas e dimensões tecnológicas

     d) administração do trabalho envolve aspectos técnicos e aspectos funcionais. 

    gabarito E

    organização do trabalho envolve dimensões técnicas e dimensões sociais

    A especificação do conteúdo, dos métodos e das inter-relações entre os cargos.

     

  • Organização do trabalho

    --> especificação do conteúdo, métodos e inter-relações entre os cargos

    --> deve satisfazer os requisitos organizacionais, tecnológicos, sociais e individuais do ocupante do cargo

    Processo de organização do trabalho

    --> envolve dimensões técnicas e dimensões sociais (enfoque sócio-técnico)

    TESE: Produtividade e organização do trabalho na indústria - Afonso Carlos Fleury 


ID
2355883
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia organizacional caracteriza-se pela aplicação da teoria e da metodologia psicológica aos problemas das organizações e aos problemas de grupos e de indivíduos em ambientes organizacionais. Dentro da psicologia organizacional existem relevantes áreas de especialização. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Psicologia de pessoal é a área que lida com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação do desempenho e análise de cargos de pessoal. Geralmente, os psicólogos dessa área trabalham em departamento de recursos humanos.
( ) Psicologia organizacional propriamente dita: o foco recai nas influências do grupo sobre os empregados considerados individualmente. O empregado considerado individualmente ainda é de interesse, mas o principal tema de estudo é a influência que o grupo exerce sobre ele. Os psicólogos desta área podem estar interessados na estrutura da organização, nos padrões de comunicação, no efeito da diversidade entre os empregados, no clima e na cultura organizacional e nas tomadas de decisão em grupo. O psicólogo que trabalha nessa área, muitas vezes, atua como consultor que se incorpora a uma organização para um determinado projeto, em vez de ser empregado permanentemente, tal como seria um membro do RH.
( ) A terceira área de especialização é a engenharia dos fatores humanos ou ergonomia, que focaliza a interação entre o ser humano e a máquina no ambiente de trabalho. Essa área pode incluir o local de trabalho e o design de equipamentos, bem como problemas como programas de segurança. A utilização cada vez maior da tecnologia, como o computador, aumentou a necessidade de psicólogos organizacionais treinados em fatores humanos. Frequentemente o profissional que atua nessa área tem conhecimento tanto em engenharia quanto em psicologia.
A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é sofrível na parte de gestão de pessoas, comparado com outras bancas mais tradicionais. Termos bizarros que não são conhecidos pela doutrina, que é majoritariamente da administração. 

  • No segundo item: Dizer que o foco é no individual e no Grupo ? eu achei absurdo

    O Foco é na organização da empresa como um todooooo

    de onde eles tiraram isso??

     

  • GABARITO A

  • Essa banca é péssima.

  • Essa banca é péssima.


ID
2355955
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do ambiente de trabalho numa organização, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A


    a) Não é possível utilizar escalas não tradicionais de trabalho para atender a necessidades da organização e dos empregados.


ID
2382454
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus funcionários é:

Alternativas
Comentários
  • Uma das razões pelas quais as organizações estão preocupadas em avaliar o desempenho de seus funcionários é proporcionar um julgamento sistemático para fundamentar aumentos salariais, promoções, transferências e, muitas vezes, demissões de funcionários

  • Meus amigos, podemos dizer que a principal função da avaliação de desempenho é fornecer informações! Através da avaliação de desempenho, a cúpula da administração consegue saber se os métodos de recrutamento e seleção foram eficazes, se os funcionários estão motivados, se há novas necessidades de treinamento, se é preciso solucionar problemas de supervisão ou se há necessidades de ajustamento de promoções, aumentos salariais, realocação de pessoas ou até, em último caso, a demissão. Tudo isso envolve informações fornecidas pelo processo de avaliação de desempenho. Por isso, nosso gabarito é a letra b). Quanto aos demais itens:

    a) Errada, pois a avaliação não vem de clientes e fornecedores externos, e sim dos gestores dos avaliados.

    c) Errada, pois isto pode ser um reflexo do processo, mas não é uma razão de existência da avaliação.

    d) Errada. As organizações não criam avaliações de desempenho para saber do perfil comportamental do cargo, e sim para saberem como efetivamente estão a motivação, as capacidades, habilidades e resultados dos funcionários. A identificação do perfil comportamental pode ser obtida como reflexo do processo, mas não como razão da sua existência.

    e) Errada, pois saber dos custos com desenvolvimento de pessoal não é a razão de existência do processo de avaliação de desempenho.

    Gabarito: B

  • Gabarito: B

    a) Errada: a avaliação não vem de clientes e fornecedores externos, e sim dos gestores dos avaliados.

    b) Pode-se dizer que a principal função da avaliação de desempenho é fornecer informações! Através da avaliação de desempenho, a cúpula da administração consegue saber se os métodos de recrutamento e seleção foram eficazes, se os funcionários estão motivados, se há novas necessidades de treinamento, se é preciso solucionar problemas de supervisão ou se há necessidades de ajustamento de promoções, aumentos salariais, realocação de pessoas ou até, em último caso, a demissão. Tudo isso envolve informações fornecidas pelo processo de avaliação de desempenho.

    c) Errada: pode ser um reflexo do processo, mas não é uma razão de existência da avaliação.

    d) Errada: As organizações não criam avaliações de desempenho para saber do perfil comportamental do cargo, e sim para saberem como efetivamente estão a motivação, as capacidades, habilidades e resultados dos funcionários. A identificação do perfil comportamental pode ser obtida como reflexo do processo, mas não como razão da sua existência.

    e) Errada: para saber sobre os custos com desenvolvimento de pessoal não é a razão de existência do processo de avaliação de desempenho.


ID
2403676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue o item seguinte, referente à rotatividade e ao absenteísmo.

A análise de tarefas objetiva, entre outros aspectos, manter os índices de absenteísmo controlados, mediante a descrição de tarefas, deveres e responsabilidades de determinado cargo.

Alternativas

ID
2434768
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para Faissal et al {2009}, no estilo de descrição tradicional do perfil, o cargo é observado em função:

Alternativas

ID
2435371
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Chiavenato (2010), o modelo contingencial de desenho de cargo não se baseia na presunção de estabilidade e permanência dos objetivos e dos processos organizacionais. Com relação a esse modelo é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
2496916
Banca
PUC-PR
Órgão
FEAES - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Provavelmente, o desenho de cargo seja tão antigo quanto o próprio trabalho humano. Entre os modelos teóricos, está o modelo contingencial, que considera as diferenças individuais das pessoas e as tarefas envolvidas. Ao se levar em conta certos fatores psicológicos, avalie as assertivas quanto ao que se poderia obter com o modelo contingencial:


I. Elevada motivação intrínseca ao trabalho.

II. Desempenho de alta qualidade no trabalho.

III. Elevada satisfação com o trabalho.

IV. Participação nas decisões.

V. Redução de faltas (absenteísmo) e dos desligamentos espontâneos (rotatividade).


Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas
Comentários
  • Participação nas decisões é uma característica do Modelo Humanista (ou de Relações Humanas).


ID
2496919
Banca
PUC-PR
Órgão
FEAES - PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A análise de cargo, feita após a descrição, pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo para o desempenho adequado de quem o ocupa.

Em relação aos diferentes métodos de descrição e análise dos cargos, avalie as afirmativas a seguir:


I. A observação direta apresenta o custo elevado como uma desvantagem custo elevado, porque, para ser completa, requer tempo prolongado do analista de cargos.

II. Questionário é o método ideal para analisar cargos de alto nível, sem afetar o tempo e as atividades dos executivos.

III. O método da entrevista não tem contraindicação de modo que pode ser aplicado a qualquer tipo ou nível de cargo.

IV. A observação direta é o método ideal para cargos simples e repetitivos.

V. Questionário é o método de melhor qualidade e que proporciona maior rendimento na análise, pela reunião normalizada e racional dos dados.


Está(ão) CORRETA(S):

Alternativas

ID
2625565
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos procedimentos para análise de cargos, julgue o seguinte item.


O método de entrevista é o mais viável para analisar cargos de alto nível por ser mais abrangente, econômico e realizado de maneira conjunta.

Alternativas
Comentários
  • QUESTIONÁRIO é o melhor método para avaliação de cargos de alto nível.

  • O método de entrevista é o mais viável para analisar cargos (entrevista e análise de cargos?) de alto nível por ser mais abrangente, econômico e realizado de maneira conjunta.

  • O método da entrevista na análise de cargos possui as seguintes características:

    - A colheita de dados sobre o cargo é feita através de uma entrevista entre o analista e o ocupante do cargo, quando são feitas perguntas e respostas verbais. 

    - A participação tanto do analista e do ocupante na colheita de dados é ativa.

    As vantagens da entrevista direta são a obtenção de dados relativos a um cargo através das pessoas que melhor o conhecem; a possibilidade de discutir e aclarar todas as dúvidas; ser um método de melhor qualidade e que proporciona maior rendimento na análise, pela reunião normalizada e racional dos dados; e a não contra-indicação, podendo ser aplicado a qualquer tipo ou nível de cargo.

    As desvantagens envolvem a possibilidade de uma entrevista mal dirigida levar a reações negativas do pessoal, resultando em falta de compreensão e não-aceitação de seus objetivos; a possibilidade de induzir a uma confusão entre opiniões e fatos; perda de tempo quando o analista de cargos não se preparou convenientemente para essa tarefa; e o custo operacional elevado: exige analistas experientes e a paralisação do trabalho do ocupante.

    O método do questionário, por sua vez, possui as seguintes características::

    - A colheita de dados sobre um cargo é feita através do preenchimento de um questionário de análise de cargo pelo ocupante ou pelo seu superior.

    - Enquanto a participação do analista de cargos na colheita de dados (preenchimento do questionário) é passiva, a participação do ocupante (quando ele o preenche) é ativa.

    Tal método apresenta a vantagem de poder ser preenchido, conjunta ou sequencialmente, pelos ocupantes do cargo e pelos chefes diretos dando, assim, uma visualização mais ampla de seu conteúdo e de suas características, além da participação de vários escalões; ser o método mais econômico de análise de cargos; ser o método mais abrangente, podendo ser distribuído a todos os ocupantes de cargos, preenchidos por eles, e devolvido com relativa rapidez, o que não ocorre com os demais métodos de análise de cargos; e ser o método ideal para analisar cargos de alto nível, sem afetar o tempo e as atividades dos executivos.
    Já as desvantagens são sua contra-indicação para cargos de baixo nível nos quais o ocupante tem dificuldade em interpretá-lo e de responder por escrito; a exigência de planejamento e cuidadosa montagem; e a tendência a ser superficial ou distorcido, ante a qualidade das respostas escritas.


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.


ID
2625568
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos procedimentos para análise de cargos, julgue o seguinte item.


A exigência de manter confidencialidade das informações é classificada como um requisito mental para o exercício de um cargo na administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Bem, o meu pensamento foi: a administração pública tem como princípio a PUBLICIDADE, sendo a confidencialidade um exceção. Então o incentivo deve ser justamente o contrário, no sentido de prestar informações as pessoas, salvo exeções. 

  • ERRADA.

    "Requisito mental"

  • Nada a ver com princípio da publicidade.

     

    O erro da questão foi associar CONFIDENCIALIDADE como sendo um REQUISITO MENTAL.

     

    A confidencialidade tem a ver com postura ética, portanto, trata-se de um REQUISITO COMPORTAMENTAL.

     

  • Na minha análise, trata-se de uma responsabilidade inerente do cargo.

  • Para que a análise de cargos tenha uma base concreta de comparação, precisa fundamentar-se em fatores de especificações. Os principais fatores de especificações utilizados são: requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades envolvidas e condições de trabalho.


    Requisitos Mentais

    Considera as exigências do cargo no que se refere aos requisitos mentais que o ocupante deve possuir para poder desempenhar adequadamente o cargo. Entre os requisitos mentais estão os seguintes fatores de especificações: instrução necessária, experiência anterior essencial, iniciativa necessária e aptidões necessárias.


    Responsabilidades Envolvidas

    Considera a responsabilidade que o ocupante do cargo, além do desempenho normal de suas atribuições, tem com relação à supervisão de seus subordinados, com relação ao material ou ao equipamento que utiliza, com relação ao patrimônio da empresa, aos contatos internos ou externos e às informações confidenciais


    O erro está em afirmar que a exigência de manter confidencialidade das informações seria classificada como um requisito mental para o exercício de um cargo, quando na verdade se trata de uma responsabilidade.

  • não entendi.

  • A análise de cargos concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo:

    1. Requisitos mentais - Considera as exigências do cargo no que se refere aos requisitos mentais que o ocupante deve possuir para poder desempenhar adequadamente o cargo.  

    2. Requisitos físicos - Considera a quantidade e a continuidade de energia e de esforços físico e mental requeridos e a fadiga provocada. Considera também a compleição física exigida do ocupante para o adequado desempenho do cargo.

    3. Responsabilidades envolvidas - Considera a responsabilidade que o ocupante do cargo, além do desempenho normal de suas atribuições, tem com relação à supervisão direta ou indireta do trabalho de seus subordinados, com relação ao material, ao ferramental ou ao equipamento que utiliza, com relação ao patrimônio da empresa, ao dinheiro, aos títulos ou documentos, aos prejuízos ou lucros da empresa, aos contatos internos ou externos e às informações confidenciais.

    4. Condições de trabalho - Considera as condições de ambiente e arredores onde o trabalho é executado, tornando-o desagradável, adverso ou sujeito a riscos, exigindo do ocupante um severo ajustamento, a fim de manter sua produtividade e seu rendimento nas funções. Avalia o grau de adaptação do ambiente e do equipamento  
    ao elemento humano, facilitando seu desempenho. 


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.
  • Trata-se do requisito Responsabilidade.


ID
2625571
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos procedimentos para análise de cargos, julgue o seguinte item.


Para se obter assertividade nos critérios adotados, deve-se utilizar um único método de análise para diferenciados cargos dentro de uma mesma instituição.

Alternativas
Comentários
  • Para se obter assertividade nos critérios adotados, deve-se utilizar um único método de análise (é importante a diversificação para a validação intertestes de dos constructos avaliados) para diferenciados cargos dentro de uma mesma instituição.

  • Os métodos mais utilizados pata descrição e análise de cargos são os seguintes:


    1. Observação direta.

    2. Questionário,

    3. Entrevista direta.

    4. Métodos mistos.

    Cada um destes métodos funciona melhor para um cargo ou outro. A observação direta por exemplo é o método ideal para cargos simples e repetitivos; o questionário é o método ideal para analisar cargos de alto nível, sem afetar o tempo e as atividades dos executivos; a entrevista pode ser aplicada a qualquer tipo ou nível de cargo; e os método mistos se referem à combinação dos outros que já apontamos.


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.

ID
2625574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação aos procedimentos para análise de cargos, julgue o seguinte item.


A exigência de 80% das vagas de uma instituição pública serem preenchidas por candidatos com curso superior completo atende ao critério da generalidade no que se refere à seleção dos fatores de especificações.

Alternativas
Comentários
  • Critério da genralidade: Os fatores de escolaridade e instrução devem estra presentes na totalidade, ou em pelo menos, 75% dos cargos.

     

    Critério da diversidade: Os cargos exigem um volume diferente de escolaridade.

  • É O QUE MISERAVEL????

    Nunca nem vi.

  • Pelo que entendi a questão se refere ao planejamento de análise de cargos.

    Nele, o profissional selecionará fatores de especificações a serem utilizados na análise, que é feita na base conjunta de dois critérios:

    Seleção dos fatores de especificações a serem utilizados na análise, que é feita na base conjunta de dois critérios:

    Critério da Generalidade: Os fatores de especificações devem estar, de alguma forma, presentes na totalidade, ou pelo menos, 75% dos cargos a serem analisados, abaixo dessa percentagem deixa de ser um instrumento adequado de comparação.

    Critério da Variedade ou discriminação: variam conforme o cargo, o fator instrução é essencial e necessário.

  • A seleção dos fatores de especificações é um processo realizado dentro da etapa de planejamento da análise de cargos, que leva em consideração dois fatores:

    - o critério da generalidade, no qual os fatores de especificações devem estar presentes em pelo menos 75% dos cargos a serem analisados; e

    - o critério da variedade, onde os fatores de especificações não podem ser uniformes, mas sim variar de acordo com cada cargo. 

    Um exemplo que pode-se citar, é o fator de instrução essencial necessária, que atende o critério generalidade porque todos os cargos precisam de certo nível de instrução, e atende também o critério da variedade, porque todos os cargos exigem escolaridades diferentes, desde o primário até o ensino superior.


    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.

ID
2626186
Banca
CETAP
Órgão
AL-RR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na abordagem orientada ao Trabalho, podemos utilizar uma escala hierárquica em que os níveis mais altos são subdividos em níveis menores. Indique a alternativa que apresenta, em ordem decrescente de abrangência, a hierarquia das funções do trabalho, apresentada por Levine:

Alternativas
Comentários
  •  Spector (2002, p.57-61), apresenta duas abordagens distintas na concepção e análise do trabalho de um indivíduo: abordagem orientada ao Trabalho e abordagem orientada à Pessoa. 

    Abordagem orientada ao Trabalho: está intrinsecamente ligada à natureza das tarefas e atividades e às suas características dentro da organização. Sua incumbência é a de revelar as atividades da pessoa dentro da empresa, ou seja, fornecer uma imagem das funções desempenhadas. As tarefas, segundo o autor, podem ser subdivididas em funções menores. Levine (1983, apud Spector, 2002), desenvolveu um sistema que pode ser utilizado para produzir uma hierarquia, dividindo as funções mais importantes em sub grupos, tais como: 1. função; 2. tarefa; 3. atividades; 4. ações ou elementos.

    Abordagem orientada à Pessoa: esta abordagem destaca os atributos, as características e as habilidades necessárias ao sucesso no desempenho de um determinado trabalho, tais como: conhecimento, aptidões, e outras características pessoais. Algumas enfocam basicamente o desempenho no trabalho, porém, outras estão relacionadas também com a adequação e a satisfação no trabalho.


ID
2649880
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da análise e da descrição de cargos, julgue o item subsequente.

As desvantagens do uso do modelo clássico de desenho de cargos incluem o aumento do gasto de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Modelo clássico ou tradicional da desenho de cargos (1)

    Tem a sua origem na teoria de Taylor, onde a padronização das tarefas, favorecia uma política de condicionamento para que a produção mantivesse o mesmo padrão de qualidade em sua execução.

    "A partir da divisão do trabalho e fragmentação das tarefas definem os cargos. Estabelecer uma separação rígida entre o pensar (gerencia) e o executar (operário). O gerente manda e o operário obedece e executa as tarefas simples e repetitivas. A eficiência era a preocupação máxima".(CHIAVENATO,1999 p. 163)

     

    Os principais aspectos do desenho de cargo do modelo clássico são:

    A pessoa como apêndice da máquina. Ou seja, a tecnologia sobrepõe as pessoas, o maquinário torna-se fator primordial e as pessoas são vistas como simples recurso produtivo.

    Fragmentação do trabalho: O trabalho é fragmentado, fazendo assim com que cada indivíduo execute uma determinada tarefa repetidamente e simplificada, para que a produção seja padronizada dentro do tempo e do ciclo de produção exigida.

    Ênfase na eficiência: Cada trabalhador deve exercer as funções dentro das regras estabelecidas dentro do seu desenho de cargo. Analisa-se o tempo e movimento, assim contribuindo para a avaliação de seu desempenho para premiação. Exige que o empregado use da sua eficiência para garantir os lucros organizacionais.

    Permanência: Baseia na estabilidade e na permanência em longo prazo do processo produtivo.

    Funciona dentro de um sistema fechado: é definitivo, não existem mudanças. O trabalhador e o cargo têm o mesmo tratamento das maquinas, ou seja, os dois devem produzir iguais.

     

    Existem algumas vantagens e desvantagens no modelo clássico ou tradicional: Como vantagens: a redução de custos, padronização das atividades, apoio à tecnologia. Desvantagens: Cargos simples e repetitivos tornam-se monótonos e chatos, desmotivação pelo trabalho, trabalho individualizado e isolado, monopólio da chefia, era da informação.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-e-analise-de-cargos/47234/

  • Complementando...

     

    Modelo Humanístico (2)

    É a forma pela qual se dá a relação humana, leva-se em conta o contexto e as condições que é realizada as tarefas, do que propriamente o conteúdo e sua conclusão. O trabalhador não é tratado como máquina.

     

    "O modelo humanista procura incrementar a interação das pessoas entre si e superiores como meio de satisfazer as necessidades individuais e aumentar o moral do pessoal. Contudo, a consulta e participação não afetam o cumprimento da tarefa e o nem o fluxo ou seqüência do trabalho. Estes dois aspectos permanecem intocados no modelo humanista. O gerente deve criar e desenvolver um grupo de trabalho coeso e integrado promover uma atmosfera psicológica amigável e cooperativa, estabelecer intervalos de lazer e descanso agradáveis com interação social e incrementar a rotação das pessoas entre cargos similares como oportunidades ocasionais para interagir com outras unidades e departamentos". (CHIAVENATO, 1999, p. 166)

  • E, por fim...

     

    Modelo Contingencial (3)

    É o modelo mais amplo e complexo, consideram-se três variáveis:

    As pessoas, a tarefa e a estrutura da organização.

    "...é dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo com uma responsabilidade básica colocada na mão do gerente ou de sua equipe de trabalho. Assim, o modelo contingencial é mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa. Em um mundo globalizado e forte concorrência em que tudo muda, os cargos não podem ser estáticos". (CHIAVENATO, 1999, p. 167)

    A medida que o ocupante executa suas tarefas obtém o seu desenvolvimento profissional, através do seu dinamismo consegue inserir o seu conhecimento tácito nos cargos, tornando-os assim diversificado. Podemos dizer que o modelo contingencial proporciona para o ocupante uma segurança na execução da suas atividades, com isso ele pode controlar seu desempenho com a conferência do alcance dos seus resultados.

    "O desenho contingencial é dinâmico e privilegia a mudança em função do desenvolvimento pessoal do ocupante. Em outros termos, permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante. Essa adaptação contínua é feita através do enriquecimento de cargos. Enriquecimento de cargo significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação". (CHIAVENATO, 1999, p. 169)

  • O modelo clássico apresenta ênfase na eficiência e no conservadorismo dos cargos, sendo projetado para alcançar a redução de custos, a padronização das atividades e o apoio à tecnologia.

    Desvantagem: descreve cargos simples e repetitivos e propicia a desmotivação por causa do trabalho individualizado, monótono e monopolizado pela chefia.

    (Gestão de pessoas para concursos - Andreia Ribas e Cassiano Salim)

    QUESTÃO ERRADA.

  • COMENTÁRIOS: Pelo contrário, o modelo clássico apresenta ênfase na eficiência e no conservadorismo dos cargos, sendo projetado para alcançar a redução de custos, a padronização das atividades e o apoio à tecnologia.

    Gabarito: Errado.


ID
2649883
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da análise e da descrição de cargos, julgue o item subsequente.


Ainda que não resulte no aumento da produtividade e na redução do absenteísmo e da rotatividade na organização, o enriquecimento vertical e horizontal de cargos eleva a motivação intrínseca dos trabalhadores e sua satisfação com o trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Enriquecimento de Cargos:

     

    Enriquecimento vertical: busca tarefas mais complexas e maiores responsabilidades.

    Enriquecimento lateral/horizontal: busca várias tarefas de igual complexidade e responsabilidade

     

    Adequar o cargo ao ocupante melhora o relacionamento entre as pessoas e o seu trabalho. Inicia outras mudanças na organização e na cultura organizacional. Melhora a qualidade de vida no trabalho. Aumenta a produtividade. Reduz taxas de absenteísmo e rotatividade. Eleva a motivação intrínseca do trabalho, como também a sua satisfação.

     

    Fonte: http://desenvolvimentoorganizacionalepessoal.blogspot.com/2012/05/enriquecimento-de-cargos_14.html

  • TUUUUDO DEPENDE!!!!

    Ainda mais motivação sendo intrínseca do indíviduo pouco se sabe e se modifica sobre ela. Só ele mesmo e olhe lá..


    GAB ERRADO

  • Questão complicada viu.

    Enriquecimento de cargo realmente causa: aumento da motivação e satisfação, pode melhorar o desempenho, e contribui para a diminuição de absenteísmo e rotatividade.

    Contudo, quando a CESPE fala "Ainda que ..." ela não restringe a sua afirmação. Ela não diz exatamente que o Enriquecimento NÃO irá gerar melhor desempenho e redução da rotatividade e absenteísmo. Ela apenas coloca como uma hipótese.

    Seria errado também afirmar que TODA vez que os cargos forem enriquecidos irão gerar as consequências citadas...

    Enfim, errei e vou ficar esperto. Cespe é Cespe ...

  • COMENTÁRIOS: Enriquecer o cargo nada mais é do que adequar o cargo a quem o ocupa. Há dois tipos de enriquecimento do cargo, o horizontal (busca várias tarefas compatíveis com a complexidade e responsabilidade) e a vertical (busca tarefas de maior complexidade e responsabilidade). O erro da assertiva está em afirmar que os enriquecimentos não resultam no aumento da produtividade. Adequar o cargo ao ocupante pode ter muitas vantagens: melhora o relacionamento entre as pessoas e o seu trabalho, inicia outras mudanças na organização e na cultura organizacional, melhora a qualidade de vida no trabalho, aumenta a produtividade, reduz taxas de absenteísmo e rotatividade, eleva a motivação intrínseca e a satisfação no trabalho.

    Gabarito: Errado.

  • O enriquecimento de cargos, significa a reorganização e a ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca, por meio do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação. 
    Consiste em aumentar de maneira deliberada e gradativa os objetivos, as responsabilidades e os desafios das tarefas do cargo para ajustá-los às características progressivas do ocupante. O enriquecimento do cargo pode ser lateral ou horizontal ou vertical:




    - enriquecimento vertical: adiciona tarefas mais complexas ou atribuições administrativas ao cargo,  como planejamento, organização e controle, enquantotransfere para outro cargo de nível mais baixo as tarefasmais simples; busca tarefas mais complexas e maiores responsabilidades.
    - enriquecimento lateral adiciona tarefas variadas, com a mesma complexidade das tarefas atuais, ao mesmo tempo que transfere para outros cargos domesmo nível algumas das tarefas atuais; busca variar  tarefas de igual complexidade e responsabilidade.
    Segundo a teoria dos dois fatores de Herzberg, o enriquecimento de cargos é a maneira de obter satisfação intrínseca por meio do cargo. É que o cargo é pequeno demais para o espírito de muitas pessoas. Em outras palavras, os cargos não são suficientemente grandes para a maioria das pessoas e precisam ser redimensionados.  
    Além disso se espera do enriquecimento de cargos não apenas uma melhora das condições de trabalho, mas sobretudo o aumento na produtividade e na  redução das taxas de rotatividade e absenteísmo
    O autor ainda frisa as vantagens desse processo:
    • Maior motivação intrínseca do trabalho.
    • Contínuo desenvolvimento das competências do colaborador.  
    • Crescimento profissional e impulso ao encarreiramento mais rápido.
    • Desempenho de alta qualidade no trabalho.  
    • Elevada satisfação com o trabalho.  
    • Redução de faltas (absenteísmo) e de desligamentos (rotatividade).

    Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações /  Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
2649886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da análise e da descrição de cargos, julgue o item subsequente.


Conforme o modelo contingencial de descrição de cargos, mudanças e revisões contínuas dos conteúdos dos cargos são necessárias e dependem do desenvolvimento pessoal dos trabalhadores e de alterações nas estruturas organizacionais e nos procedimentos de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Modelo Contingencial 

    É o modelo mais amplo e complexo, consideram-se três variáveis:

    As pessoas, a tarefa e a estrutura da organização.

    "...é dinâmico e se baseia na contínua mudança e revisão do cargo com uma responsabilidade básica colocada na mão do gerente ou de sua equipe de trabalho. Assim, o modelo contingencial é mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa. Em um mundo globalizado e forte concorrência em que tudo muda, os cargos não podem ser estáticos". (CHIAVENATO, 1999, p. 167)

    A medida que o ocupante executa suas tarefas obtém o seu desenvolvimento profissional, através do seu dinamismo consegue inserir o seu conhecimento tácito nos cargos, tornando-os assim diversificado. Podemos dizer que o modelo contingencial proporciona para o ocupante uma segurança na execução da suas atividades, com isso ele pode controlar seu desempenho com a conferência do alcance dos seus resultados.

    "O desenho contingencial é dinâmico e privilegia a mudança em função do desenvolvimento pessoal do ocupante. Em outros termos, permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante. Essa adaptação contínua é feita através do enriquecimento de cargos. Enriquecimento de cargo significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação". (CHIAVENATO, 1999, p. 169)

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/descricao-e-analise-de-cargos/47234/

  • COMENTÁRIOS: O modelo contingencial de descrição de cargos é o mais amplo e considera três variáveis: 1) as pessoas, 2) a tarefa e 3) a estrutura da organização. Segundo Chiavenato (1999), o modelo contingencial é mutável em decorrência do desenvolvimento pessoal do ocupante e do desenvolvimento tecnológico da tarefa. Em um mundo globalizado e forte concorrência em que tudo muda, os cargos não podem ser estáticos. Assim o desenho contingencial é dinâmico e privilegia a mudança em função do desenvolvimento pessoal do ocupante. Em outros termos, permite a adaptação do cargo ao potencial de desenvolvimento pessoal do ocupante. Essa adaptação contínua é feita através do enriquecimento de cargos. Enriquecimento de cargo significa a reorganização e ampliação do cargo para proporcionar adequação ao ocupante no sentido de aumentar a satisfação intrínseca através do acréscimo de variedade, autonomia, significado das tarefas, identidade com as tarefas e retroação.

    Gabarito: Certo. 


ID
2708770
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pensar “estilo” de atuação frente ao ambiente laboral tem sido algo que tem ganhado campo dentro das teorias organizacionais, a fim de superar a denominação “perfil” profissional. Perfil denota enquadrar o profissional em uma classificação da qual ele dificilmente será desvinculado. Por sua vez, estilos remetem a algo mais dinâmico, vinculando atitudes e comportamentos pessoais com o contexto de determinado momento. Acerca desse assunto, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2708797
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Pensando nesse tipo de conduta, é responsabilidade do psicólogo desenvolver, concomitantemente a isso: práticas éticas e socialmente responsáveis, manter um nível desejado de produtos e serviços competitivos e de alta qualidade e pensar ao lado dos trabalhadores a QVT. Consequentemente, quais as práticas características das Gestão de Pessoas contemporâneas desempenhadas pelo psicólogo que se encontram listadas equivocadamente abaixo?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito -> D) Análise de clima e cultura organizacional, atendimento terapêutico, treinamento, desenvolvimento.


ID
2716405
Banca
FUMARC
Órgão
COPASA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um psicólogo de RH é destacado para desenhar um plano de carreira para os advogados de sua empresa e sugere uma carreira em Y que substitua a carreira por linha hierárquica. Pode-se afirmar que esse tipo de plano de carreira

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     

    Na Carreira em Y, o profissional pode optar entre seguir para o cargo gerencial ou escolher ser um especialista na área técnica de um determinado setor.

  • Planos de carreira evidenciam as sequências lógicas de cargos ou de posições dentro de uma determinada organização, que define a sucessão de posições, a valorização e os requisitos do acesso às mesmas. Desenhar planos de carreira dignifica desenhar sua estrutura, que pode ser em linha, em que a sequência de posições segue em uma única direção; em rede, que caracteriza-se por várias alternativas para cada posição da empresa, as quais o profissional pode optar pela trajetória a partir de critérios de acesso previamente estabelecido ou ao que mais lhe agrade; e paralela, que orienta-se em duas direções – uma de natureza profissional e outra de natureza gerencial – sendo garantido, em qualquer uma das direções escolhidas, o acesso aos maiores níveis de remuneração e de reconhecimento oferecidos pela empresa. Esta última divide-se ainda em Y, que a partir de um determinado ponto da estrutura hierárquica, com início em comum, seja possível crescer funcionalmente para o braço gerencial ou para o braço técnico, com equivalência salarial; e a múltipla, na qual o grupo é subdividido em vários centros de esforço estratégico, diferenciados e com orçamentos independentes, como projetos, por exemplo.

    GABARITO: B


ID
2761144
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Existem vários métodos básicos de coleta de dados para a análise de cargo. A vantagem da técnica do incidente crítico é de que

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Anotação sistemática e criteriosa a respeito de todos os fatos e comportamentos que produzem excelente ou péssimo desempenho. Identifica as características que melhoram ou pioram o desempenho.

     

    (Cespe/Antaq/Analista Administrativo/2009) O procedimento de questionário para descrição de tarefas é o procedimento mais adequado para descrever e classificar comportamentos críticos dos trabalhadores.

     

    Ribas

  • LETRA A

     

    Método dos Incidentes Críticos
     

    Este é um método bastante simples e de fácil construção. Para cada cargo são descritas algumas características críticas, ou seja, que levam a um desempenho excelente ou negativo.
     

    o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado


    ひ Aspectos negativos seriam então corrigidos e os fortes realçados.

     

    INCIDENTES CRÍTICOS >(método subjetivo, qualitativo e tradicional)

    PRÓS

    >Avalia o desempenho excepcionalmente bom e o excepcionalmente ruim

    >Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas devem ser realçadas e mais bem aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas

    >Método de fácil montagem e fácil utilização

     

    CONTRAS

    >Não se preocupa com aspectos normais do desempenho.

    >Fixa-se em poucos aspectos do desempenho.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Técnica de Incidentes Críticos

    --> empregados e supervisores são solicitados a comunicar os incidentes críticos e comportamentos de trabalho que sejam efetivos ou ineficientes para o objetivo de seus trabalhos

    Vantagens

    --> o comportamento real é usado como parâmetro de como o trabalho deve ser feito (e não as opiniões ou impressões subjetivas)

    Desvantagens

    --> leva muito tempo para reunir, analisar e classificar os incidentes

    --> o comportamento médio do trabalhador quase sempre é difícil de discernir e pode não ser possível compilar e completar

    LIVRO: Fundamentos da Psicologia Organizacional e do Trabalho - Ian Rothmann - Editora Elsevier


ID
2775271
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do desenho de cargos nas empresas, avalie as afirmativas a seguir.

I. Ele tem a ver com a estruturação e dimensionamento de um cargo em uma organização.
II. Ele obedece aos modelos clássico, humanístico e contingencial.
III. O modelo contingencial considera as pessoas, a tarefa e a estrutura organizacional.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O desenho de cargos (job design) relaciona-se com a especificação do conteúdo de casa cargo, seus métodos de trabalho, suas relações com os demais cargos e a maneira como cada cargo é estruturado e dimensionado na organização.

    Tal estruturação, obedece a três modelos de desenho de cargos, sendo eles:

    Clássico/tradicional: Ênfase na tarefa e na tecnologia; fundamentado na estrutura organizacional; busca eficiência pelo método e racionalização do trabalho e é baseado em ordens e imposições, onde o trabalhador obedece e executa tais ordens.

    Humanístico: Enfatiza a pessoa e o grupo social, fundamentado na interação e na dinâmica de grupo; busca a eficiência pela satisfação e interação das pessoas e é baseado em comunicações, onde o trabalhador participa das decisões.

    Contingencial: Trata de uma abordagem mais ampla e complexa; considera as pessoas, a tarefa e a estrutura da organização.

    (Chiavenato, 2010)


ID
2809675
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos fundamentos de política de promoção, planos de carreira, avaliação de cargos e salários e análise funcional, julgue o item subsequente.

Para gerar mais segurança em uma avaliação de cargos, devem-se identificar todos os fatores que permitam a verticalização de informações a respeito dos cargos.

Alternativas
Comentários
  • não há como identificar todos os fatores. A organização é um sistema aberto e dinâmico, em constante mutação e inúmeras variáveis

  • Talvez o erro esteja no termo "verticalização de informações" pois o que, a meu ver, geraria mais segurança era que as informações fossem acessíveis a todos.

  • avaliação de cargos é o processo de analisar e comparar o conteúdo de cargos, no sentido de colocá-los em uma ordem de classes, as quais podem ser usadas como base para um sistema de remuneração. Todavia, é uma técnica projetada para assessorar o desenvolvimento de uma nova estrutura de salários que define as relatividades entre os cargos sobre uma base consciente e sistemática.

    Logo,

    Para gerar mais segurança em uma avaliação de cargos, devem-se identificar os fatores que permitam a classificação de informações a respeito dos cargos.

  • gabarito: E

    Avaliação de cargos: realiza a comparação das características de cada cargo com outros cargos, atentando-se, desse modo, mais com os níveis referentes de salários, uns em relação a outros, do que com o próprio nível absoluto de cada um.

    "...devem-se identificar todos os fatores que permitam a verticalização de informações a respeito dos cargos."

  • A questão solicita conhecimentos sobre avaliação de cargos e salários na organização.


    Avaliação de cargos em uma organização trata-se de procedimentos de análise das atribuições e nível de importância dos cargos para que possa ser possível estabelecer suas faixas salariais, considerando nível de responsabilidade, decisão e qualificação de quem for ocupá-lo. 


    Caso essa avaliação aconteça de modo vertical, causaria desproporcionalidade mediante diferenças salariais em cargos semelhantes. 


    Por isso o processo avaliativo deve ser realizado de forma horizontal, considerando cargos mais  operacionais até cargos de alta gestão, tornando os salários condizentes com o nível de responsabilidade na organização.



    Gabarito da Professora: ERRADO.



ID
2809678
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos fundamentos de política de promoção, planos de carreira, avaliação de cargos e salários e análise funcional, julgue o item subsequente.


A promoção salarial de um empregado dentro da mesma classe correspondente ao cargo é identificada como uma promoção horizontal.

Alternativas
Comentários
  • Na promoção horizontal não há mudança de nível hierárquico.

  • GAB CERTA

    Progressão é o enriquecimento HORIZONTAL do cargo, medido através de tempo e títulos, significando o aperfeiçoamento das aptidões do servidor na função. Passa de uma referência salarial para outra sem mudar de classe VERTICAL.

     Promoção é o enriquecimento vertical do cargo, medido através de outros títulos, e significa a assunção de responsabilidade de nível hierárquico de tarefas mais alto. Deve ocorrer alternadamente, por mérito e tempo. Passa de uma classe para outra.

  • só achei errado a questão chamar de promoção um conceito definido como progressão.

    Promoção --> muda de classe, cresce no nível hierárquico; movimento vertical

    Progressão --> cresce dentro de mesma classe; não muda de nível hierárquico; movimento Horizontal

    é como se a questão ignorasse a diferença de conceito entre progressão e promoção, e quisesse saber se a gente sabe reconhecer o movimento como vertical ou horizontal quando acontece dentro da mesma classe.


ID
2809681
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos fundamentos de política de promoção, planos de carreira, avaliação de cargos e salários e análise funcional, julgue o item subsequente.


Na avaliação de cargos e salários em uma organização, é preponderante considerar a complexidade e as responsabilidades inerentes ao cargo.

Alternativas
Comentários
  • equilibrio organizacional

  • CERTA

    Cargo Público: Conjunto de atribuições, deveres e responsabilidades, substancialmente idênticas quanto à natureza do trabalho e aos graus de complexidade e responsabilidade;


ID
2809684
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito dos fundamentos de política de promoção, planos de carreira, avaliação de cargos e salários e análise funcional, julgue o item subsequente.


Para a definição de faixas salariais, deve-se dar atenção aos salários que serão percebidos individualmente pelos empregados.

Alternativas
Comentários
  • faixas salariais pressupõem coletividade dos que ocupam a mesma faixa

  • As faixas salariais são a referência para o salário-base de cada funcionário. ... A faixa salarial demonstra a estrutura de salários e estabelece uma ... atividades desenvolvidas pelo colaborador no cargo que ocupaEssa aí é pra não zerar.

  • A questão solicita conhecimentos sobre a avaliação de faixa salarial de uma organização.


    A faixa salarial em uma organização é definida para servir de referência para definição do salário de cada profissional. Isso não significa que o salário de um profissional em um determinado cargo será igual ao salário de outro profissional que possua cargo igual. Pois as faixas salariais variam de níveis dentro do cargo de carreira. Nesse sentido, o colaborador pode manter ou progredir em sua faixa salarial. Dependerá de como cada um será avaliado conforme seu desempenho. 

    Nesse sentido, para definir uma faixa salarial, não pode ter como base os salários individuais dos colaboradores, haja visto que cada um pode ter variação de salário conforme seu desempenho no cargo.


    Gabarito da Professora: ERRADO.



ID
2809687
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de organizações de aprendizagem, julgue o item a seguir.


Tarefas administrativas, operacionais e gerenciais presentes nas organizações de aprendizagem devem ser realizadas por equipes autogerenciadas devido ao empoderamento das pessoas em relação ao seu papel ocupacional na organização.

Alternativas
Comentários
  • Empowermente (empoderamento) gestor apoia e assessora sua equipe por meio de uma liderança renovadora ao invés de ficar em cima no comando. Não existe autogerenciamento, o gestor permanence, contudo, de forma a dar suporte e retaguarda à equipe.

  • A diferença entre delegar tarefas e delegar poder está no grau de responsabilidade conferida aos funcionários para execução do trabalho. Quando é delegada apenas a tarefa, o gestor passa a forma como quer que a mesma seja executada e todas as decisões importantes são tomadas por ele. Já quando há delegação de poder o gestor dá autonomia para que seu funcionário execute a atividade de forma plena e completa, sendo responsável inclusive pelas decisões importantes arcando com os bônus ou ônus das mesmas. A delegação do poder para os funcionários cabe aos supervisores de primeira linha e no máximo a média gerência.

  • ERRADO

    Creio que o erro da alternativa esta na expressão "DEVEM" em: "Tarefas administrativas, operacionais e gerenciais presentes nas organizações de aprendizagem devem ser realizadas por equipes autogerenciadas..."

    Explico: Tarefas administrativas geralmente são realizadas sem muito grau de liberdade, pois são rotineiras e simples. Logo, não é necessário que equipes autogerenciadas sejam relacionadas para esse tipo de atividade. Podemos pensar em usar equipes autogerenciadas quando temos indivíduos com altas competências e que já sabem o que tem que fazer. Nesse caso, seria melhor delegar competências e apenas estipular metas para essa equipe.

  • Como o nome sugere, nas equipes autogerenciadas, os próprios membros são responsáveis pelo cumprimento dos objetivos e realizam os controles necessários para atingirem o proposto. Não existe uma figura de líder, mas essa função é dividida entre os integrantes, conforme o domínio de cada um em relação ao desenvolvimento do projeto que está sendo executado. Ou, então, quem mantém uma melhor rede de contatos ou quem está com mais tempo livre em determinado momento poderá exercer a liderança por tempo determinado. Sendo assim, a liderança nessas unidades de trabalho é contingencial. Nas equipes autogerenciais a liderança tem a função de aglutinar os esforços, não visa controlar os processos, pois isso é feito pelos próprios executores".

    Os indivíduos que compõem essas equipes precisam contar com características como: maturidade profissional, senso de responsabilidade, visão compartilhada das tarefas e responsabilidades a serem executadas e, ainda, bom relacionamento interpessoal, pois as ações individuais nesse caso deverão convergir para objetivos comuns e alcance dos resultados do grupo como um todo.
    As tarefas administrativas, operacionais e gerenciais podem, de fato ser executadas por equipes autogerenciadas. Mas não há que se afirmar que devem, pois o ponto determinante para o estabelecimento dessa nova gestão administrativa está mais ligado à capacidade dos colaboradores de se autogerenciarem que o tipo de tarefa em si.

    Gabarito do Professor: ERRADO .




ID
2948128
Banca
IADES
Órgão
AL-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere que uma repartição pública tem sofrido com a alta demanda de trabalho e o baixo contingente de pessoal. As tarefas se acumulam e cresce o número de afastamentos por doença. Procurando encontrar uma solução, o chefe da repartição está escrevendo um novo plano de carreira para aumentar as promoções.

Acerca da análise da situação e da conduta do chefe da repartição pública, é correto afirmar que a (o)

Alternativas
Comentários
  • Analisando o contexto apresentado na questão, notamos que há um problema de alta demanda de trabalho. Conjuntamente há baixo contingente de pessoal, acúmulo de tarefas e aumento dos afastamentos por doenças. Podemos desenhar ciclo processual de maneira que mais afastamentos no trabalho por motivos de saúde geram mais escassez de mão de obra, o que acarretará em mais acúmulo de tarefas, sobrecarregando os trabalhadores ativos no quadro de pessoal. Sobrecarga de trabalho está intimamente relacionadas às doenças ocupacionais o que levaria a mais afastamentos do trabalho por motivo de doenças, iniciando-se assim, todo o ciclo novamente.

    A solução proposta pelo chefe da repartição de redesenhar o plano de carreira aumentando o número de promoções dos funcionários poderia até trazer mais motivação para o trabalho, porém não ataca diretamente nenhum dos fatores identificados no nosso ciclo do problema. Dessa forma, o problema da sobrecarga não vai acabar com a promoção das pessoas, e, por isso, essa decisão isolada não garante solução da questão.

    Pensamento similar pode ser traçado para à implementação do programa de qualidade de vida, visto que ele poderia sim aumentar os índices de saúde no trabalho e diminuir os afastamentos, mas sem solucionar os outros fatores.

    GABARITO: D


ID
3001315
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Porto de Moz - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribuídas ao seu ocupante é a atribuição do setor de Recursos Humanos denominada:

Alternativas
Comentários
  • Descrição de cargos é o processo que busca relacionar brevemente o que faz o ocupante do cargo.

    São aspectos intrínsecos !!

    São os métodos de trabalho adotados.

    AnálisE de cargos:Aspectos Extrínsecos ao cargo,aspectos ligados aos seus ocupantes.

    Requisitos mentais, físicos etc.

    gabarito : E

  • A questão poderia ser facilmente respondida a partir do simples conhecimento de que descrição e análise de cargos consiste em relacionar o que o ocupante de um determinado cargo faz, como faz, sob quais condições e por que faz; um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo.
    Porém trago aqui a bibliografia usada para embasar a questão: tal definição encontra-se no artigo de Gelisa de Lara Couto Bosi, consultora do SEBRAE-ES, intitulado “Administração de recursos humanos em pequenas empresas", no qual afirma que “descrever um cargo consiste em enumerar todas as tarefas e responsabilidades atribuídas ao seu ocupante" e ressalta que “quando vamos descrever um cargo, não podemos levar em consideração a pessoa que ocupa atualmente, e sim o que esse cargo deve realizar, quais são as suas atribuições".

    Os demais conceitos também se encontram presentes no mesmo artigo. Vejamos:

    - CONTRATAÇÃO/REGISTRO

    Após todas essas análises, a empresa terá o candidato apto para assumir o cargo.

    Procede-se então a sua contratação.

    Para tanto, o empresário deverá obedecer a uma série de procedimentos para admissão previstos na legislação vigente.

    - INTEGRAÇÃO DO NOVO EMPREGADO

    Feita a contratação e antes de se dedicar ao trabalho, o funcionário deverá passar por um processo de integração à empresa, com o objetivo de facilitar a sua adaptação.

    Neste processo, o empregado vem a ter uma visão global da empresa, de sua história, de seus objetivos, de sua sistemática de trabalho, etc.

    Deverão também ser informados os direitos e deveres do funcionário na empresa, datas de pagamentos, adiantamentos, entre outros.

    Concluída a exposição, o novo funcionário é encaminhado para o local onde irá trabalhar, sendo este apresentado aos demais colegas de trabalho.

    - RECRUTAMENTO

    É o conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos na organização. Esse processo de busca dos candidatos pode ser realizado dentro ou fora da empresa.

    Etapas do recrutamento:

    a) Planejamento – analisar e programar o quadro de pessoal, considerando a quantidade de vagas, níveis de responsabilidade e de atuação, faixas salariais, etc.

    b) Execução - as empresas podem ter um profissional responsável ou terceirizar essa atividade. A decisão deve levar em conta o custo, a agilidade e a qualidade do recrutamento.

    c) Fontes de recrutamento – são os locais onde buscamos os candidatos para preenchimento das vagas nas empresas. Podem ser internos ou externos.

    - TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

    Nem sempre as pessoas sabem exatamente o que fazer no seu trabalho. As empresas precisam ensinar seus empregados a executar as suas tarefas da maneira como elas desejam e como a consideram correta.

    As pessoas motivadas apresentam uma enorme aptidão para o desenvolvimento, que é o potencial para aprender novas habilidades, obter novos conhecimentos, modificar atitudes/comportamentos e liberar sua criatividade.

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.diferencialmg.com.br/site/images/artigos/RH%20em%20pequenas%20empresas.pdf




    GABARITO: E

  • Olá!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.


ID
3025987
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando-se um projeto de Remuneração, está correta a associação entre os conceitos e suas respectivas definições:

Alternativas
Comentários
  • Estruturas de Linha → sequência de posições alinhada em uma única direção, não oferecendo às pessoas outras alternativas

    Estruturas em rede → várias opções para cada posição da empresa, permite à pessoa estabelecer sua trajetória a partir de critérios de acesso previamente estabelecidos

    Estruturas paralelas → sequência de posições que uma pessoa pode assumir no interior de uma organização, orientada em duas direções: uma de natureza profissional e outra de natureza gerencial, sendo o acesso aos maiores níveis de remuneração e de reconhecimento oferecidos pela empresa em qualquer uma das direções escolhidas

  • Essa é a hora que o candidato que não conhece os conceitos, vai olhando o que aparece mais nas alternativas e descartando o que for muito diferente... Assim eliminei A e C.

    B e E estão IGUAIS.

    Só sobrou a D, fecha o olho e marca.


ID
3025990
Banca
FCC
Órgão
CREMESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O ponto de partida para qualquer esquema de avaliação de cargos é obter informação a respeito dos cargos, através da análise de cargos, para se tomar decisões comparativas sobre eles. A avaliação de cargos enfatiza a natureza e o conteúdo dos cargos e não as características das pessoas que os ocupam. Para tanto, a avaliação de cargos deve fundamentar-se nas informações prestadas pela análise de cargos. (CHIAVENATO, 2006)


São métodos de avaliação de cargos:

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de Cargos

    --> processo através do qual se aplicam critérios de comparação dos cargos para se conseguir uma valoração relativa interna dos salários dos diversos cargos

    --> busca fixar o valor relativo dos cargos dentro da organização

    Métodos de Avaliação de Cargos

    --> Método de escalonamento

    --> método das categorias predeterminadas

    --> método da comparação de fatores

    --> método por avaliação por pontos.

    Chiavenatto - Gestão de Pessoas - pg 289

  • B Método de escalonamento, método das categorias predeterminadas, método da comparação de fatores e método por avaliação por pontos.


ID
3147160
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A forma como as pessoas trabalham na organização depende basicamente de como seu trabalho foi planejado, modelado e organizado; em suma, como foi feita a distribuição das tarefas. Nesse sentido, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A maneira que o funcionário trabalha na organização depende de como seu cargo foi ordenado, modelado e organizado; em suma, como foi feita a distribuição das tarefas (RIBAS, SALIM; 2013).

    Já que a tarefa é o menor componente de trabalho e pode ser definida como atividades executadas por determinado profissional. Já a função é um conjunto de tarefas, enquanto que o cargo indica a posição ocupada pelo sujeito na hierarquia da organização, bem como suas atribuições. Ou seja, as tarefas estão sim, contidas em cargos. ITEM B (O conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deverá desempenhar).

    E eles inverteram a afirmativa A, o correto seria: a estrutura organizacional é condicionada pelo desenho de cargos.


ID
3147166
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relacionar o que o ocupante de um cargo faz, como faz, sob quais condições faz e por que faz, revela sinteticamente o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Quase todas as atividades de RH estão baseadas em informações proporcionadas pela descrição e análise de cargos.

    Já que também é uma função primordial da área de Gestão de Pessoas, tendo em vista que os subsistemas são subsidiados pelas descrição de cargos.

  • Descrição de cargos x Análise de cargos: Enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo do cargo (o que o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar os requisitos físicos e mentais que o ocupante deve possuir, as responsabilidades que o cargo lhe impõe e as condições em que o trabalho deve ser feito.


ID
3147169
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de análise de cargos, identificar a instrução, a experiência, o grau de iniciativa, as aptidões necessárias ao ocupante do cargo, diz respeito a um conjunto de fatores de especificações designado por

Alternativas
Comentários
  • Análise de cargos preocupa-se com as especificações do cargo em relação ao ocupante que deverá preenchê-lo, analisando os seguintes fatores:

    Requisitos mentais: Instrução necessária; Experiência anterior; Iniciativa; Aptidões.

    Requisitos físicos: Esforço físico; Concentração visual ou mental; Destrezas ou habilidades; Compleição física

    Responsabilidades: Supervisão de pessoas; Material, equipamento ou ferramental; Dinheiro, títulos ou documentos; Contratos.

    Condições de trabalho: Ambiente físico do trabalho; Riscos de acidente.


ID
3311365
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Analise a situação a seguir.
A política de RH de uma empresa contempla um plano de cargos e salários, no qual todos os novos empregados devem começar na faixa inicial de salário do cargo e passar por uma avaliação de desempenho a cada dois anos. A depender do resultado dessa avaliação e das condições financeiras, poderá ocorrer ou não aumento de salários com progressões horizontais ou promoções. Sr. Carlos, o novo gerente da área de Pesquisa dessa empresa selecionou um novo empregado, mas dada a sua qualificação, solicitou que o RH o enquadrasse numa faixa superior à inicial de seu cargo. Considerando a política de Cargos e Salários da empresa, o psicólogo de RH se viu diante de um impasse.
Nesse sentido e respeitando-se o Código de Ética da profissão, é correto afirmar:

Alternativas

ID
3357217
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para se certificar de que as competências avaliadas no processo seletivo têm relação com o bom desempenho no cargo, o psicólogo deve

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia comentar!? Please!!!

  • Alguém comenta?

  • A validação em psicologia no trabalho é diferente da validação que ocorre na avaliação psicológica. Em POT ao realizar um processo seletivo (como é descrito na assertiva, mas pode ser em outras situações) o processo de validação será feito após esse processo ser realizado, verificando se os funcionários contratados exercem as funções com eficiência e qualidade conforme foi analisado no processo seletivo.

    Fonte: Psicologia Nova (com minhas adaptações).

  • A seleção por competências diminui as chances de a seleção dar errada, por ser capaz de medir as habilidades que os candidatos têm para um bom desempenho no cargo. O perfil de competências é montado a partir da estrutura física da organização, dos equipamentos que tem, da cultura empresarial e gerencial, das atribuições e características do cargo e dos desafios e dificuldades a ele associados.

    A) CORRETA: desenvolver estudo de validação, para estimar a validade do conteúdo do perfil de competências elaborado, a partir de avaliações feitas por especialistas. A validade de conteúdo é um tipo de validação por meio da qual os pesquisadores buscam constatar a validade por intermédio de especialistas, a representatividade dos itens ou questões.

    B) ERRADA: A descrição de cargos serve para determinar o perfil desejado para uma determinada função e as atribuições do cargo e não se relaciona com o futuro bom desempenho no cargo do colaborador selecionado.

    C) ERRADA: O recrutamento interno é o processo de identificação e atração de candidatos de uma determinada empresa para outra posição dentro da mesma empresa e não se relaciona com o futuro bom desempenho no cargo do colaborador selecionado

    D) ERRADA: O uso de entrevista durante o processo de seleção visa verificar, por meio de evidências, se o candidato tem o perfil adequado à vaga. As entrevistas são um instrumento razoável para se avaliar motivação e aspiração de crescimento na carreira, além da presença de habilidades sociais para um bom relacionamento com os colegas, mas não é vista como um bom indicador de bom desempenho futuro no cargo.

    E) ERRADA: O planejamento de recursos humanos é um processo que mapeia as ações a serem realizadas na área de RH de forma sintonizada com o plano estratégico da empresa. Para isso é necessário observar as necessidades da companhia que são relacionadas à gestão de pessoas.

    Resposta: A
  • Gabarito letra A

    desenvolver estudo de validação.

  • COMENTÁRIOS: Vamos analisar os itens.

    Letra A: Correto. Um processo seletivo válido é aquele que seleciona adequadamente. Assim, as competências avaliadas devem ter relação com o bom desempenho no cargo. Para que isso ocorra, é necessário fazer um estudo de validação (uma pesquisa que objetiva demonstrar a relação entre o fator preditivo e o critério) desse processo.

    Letra B:  Errado. A descrição do cargo estabelece as competências, porém não as avalia.

    Letra C: Errado. O recrutamento interno pode até ajudar a prever o desempenho do funcionário, uma vez que ele já integra a organização. Porém, pode não ser aplicável, visto que as competências requeridas podem não estar disponíveis internamente. Sendo aplicável, o estudo de validação se faz necessário do mesmo jeito.

    Letra D: Errado. O estudo de validação vai muito além do uso de entrevistas.

    Letra E: Errado. Não necessariamente o que se está buscando no processo é o mesmo que se está buscando para a organização de forma ampla.

    Gabarito: A


ID
3549541
Banca
IADES
Órgão
EBSERH
Ano
2012
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Hackman e Oldham desenvolveram a “Teoria das Características do Cargo” e identificaram 5 fatores fundamentais (características essenciais do cargo) para a satisfação no trabalho. Assinale a alternativa que apresenta esses cinco fatores.

Alternativas

ID
3819343
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Entre os processos importantes da área de RH está o de recrutamento e seleção. Para que as pessoas que disputam uma vaga aberta conheçam o que as espera se forem contratadas, a organização precisa formalizar as atribuições, responsabilidades e especificações do conteúdo do cargo.


Essa ação tem o nome de

Alternativas
Comentários
  • Descrição do cargo: relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com seu o conteúdo. 

    Fonte: Livro Chiavenato - Gestção de pessoas na organização. 4ª ed. psg. 189

    Gabarito: A

  • Aqui temos três conceitos muito importantes e bastante comum de serem confundidos: desenho, descrição e análise de cargos.
    O desenho de cargos (job design) envolve a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos.  É a maneira como cada cargo  
    é estruturado e dimensionado. Desenhar um cargo significa definir quatro condições básicas:
    1. Conteúdo do cargo: é o conjunto de tarefas ou atribuições que o ocupante deve desempenhar.
    2. Métodos e processos de trabalho: como as tarefas ou atribuições devem ser desempenhadas.  
    3. Responsabilidade: a quem o ocupante do cargo deve se reportar, isto é, quem é o seu superior imediato.  
    4. Autoridade: quem o ocupante do cargo deve supervisionar ou dirigir, isto é, quem são seus subordinados ou as pessoas que dele dependem para trabalhar.

    Agora presta atenção que é aqui que fica o pulo do gato!!!

    O desenho de cargos acontece na criação desse, porém nem sempre é o gerente de linha ou  o especialista de RH quem desenha os cargos. Muitas vezes, outros órgãos são os responsáveis pelo desenho  
    de cargos; ou mesmo os cargos já existem quando, por exemplo, da criação do manual de cargos, mesmo sem nada muito formalizado. Ainda assim,  o gerente de linha ou o especialista em RH precisam saber como os cargos foram desenhados e  
    estruturados. Daí a necessidade de descrever e analisar os cargos. A descrição e a análise de cargos têm no seu bojo a noção de que os cargos já existem e que precisam ser desvendados como se fossem caixas negras.

    Então:

    Desenho de cargos --> antes da criação do cargo
    Descrição e análise de cargos --> após a criação do cargo

    Descrever um cargo significa relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por  que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz,  onde faz e por que faz. Relaciona, de maneira breve, as  
    tarefas, os deveres e as responsabilidades. Ela é narrativa  e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do  cargo, isto é, com seu o conteúdo. Feita a descrição, vem a  análise de cargos. Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais são os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo.

    Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.  Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é  que enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo  
    (o que, o ocupante faz, quando faz, como faz e por que  faz), a análise de cargos procura determinar quais são os requisitos físicos e mentais necessários ao ocupante, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito. Assim, a análise de cargos se preocupa com as especificações do cargo em relação ao seu ocupante. Funciona como uma análise comparativa de quais exigências (requisitos) o cargo impõe à pessoa que o ocupa sob o ponto de vista mental, físico, de responsabilidades  e condições de trabalho. Para que a análise de cargos tenha uma base concreta de comparação, precisa fundamentar-se em fatores de especificações.
    Veja:





    Assim, para fixar:

    Descrição de cargos --> foco na atividade a ser feita
    Análise de cargos --> foco na pessoa que irá fazê-la

    Gabarito do professor: Letra A.

  • A Descrição de Cargos tem caráter intrínseco, está relacionada à descrição de tarefas, deveres e responsabilidades inerentes ao cargo. Aborda-se nesta etapa também a periodicidade com que as ações devem ser executadas, os métodos a serem utilizados e objetivos da atividade.

    A Análise de Cargos, também chamada de Especificação de Cargos ou Desempenho da Tarefa, tem caráter extrínseco e está relacionada às exigências relativas ao ocupante do cargo (executor das atividades). Dessa forma, o foco está na definição de CHAs necessários para ocupar o cargo, bem como nos requisitos físicos, mentais, responsabilidades e condições de trabalho. O objetivo final é a criação do Perfil Profissiográfico (PP).


ID
3819346
Banca
VUNESP
Órgão
FITO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Se cargo é um agrupamento de atribuições e responsabilidades da mesma natureza, nível de complexidade e requisitos, função representa

Alternativas
Comentários
  • Ótima questão para treinarmos a diferenciação entre cargo e função, muitas vezes confundidos.

    Cargo - É o nome dado a posição que uma pessoa ocupa dentro de uma empresa.
    Função - Conjunto de responsabilidades e tarefas que estão relacionadas ao cargo.
    Tarefa - São ações  com uma finalidade e prazo de tempo a se cumprir que exigem esforço humano.

    Gabarito do professor: Letra E.


ID
3828910
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na literatura da Administração de Pessoal, é comum discriminar etapas do processo de análise e descrição de cargos, reunindo dados e infrações a respeito de

Alternativas
Comentários
  • Atividades do cargo; condições de trabalho; requisitos pessoais e recursos utilizados. Alternativa C.
  • Chiavenato nos apresenta a descrição de cargos como o ato de relacionar o que o ocupante faz, como ele faz, sob quais condições ele faz e por que ele faz. A descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo, define o que o ocupante faz, quando faz, como faz, onde faz e por que faz. A descrição do cargo relaciona, de maneira breve, as tarefas, os deveres e as responsabilidades. Ela é narrativa e expositiva e se preocupa com os aspectos intrínsecos do cargo, isto é, com seu o conteúdo.

    Feita a descrição, vem a análise de cargos. Esta aborda os aspectos extrínsecos do cargo, isto é, quais são os requisitos que o ocupante deve possuir para desempenhar o cargo. Analisar um cargo significa detalhar o que este exige do seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidades e capacidades para desempenhá-lo adequadamente. A análise é feita a partir da descrição do cargo.

    Embora sejam intimamente relacionadas, a diferença é que enquanto a descrição de cargos focaliza o conteúdo (o que, o ocupante faz, quando faz, como faz e por que faz), a análise de cargos procura determinar quais são os requisitos físicos e mentais necessários ao ocupante, as responsabilidades que o cargo lhe impõem e as condições em que o trabalho deve ser feito.

    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
3828943
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O método de avaliação de cargos conhecido como Hay é uma técnica que atribui um valor percentual discriminado para diferentes cargos, segundo os seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • Prezado,

    d) Espécies de convalidação

    De acordo com a doutrina dominante, a convalidação pode ser de três

    espécies diferentes, a saber:

    Ratificação: a convalidação é feita pela mesma autoridade que havia

    praticado o ato originário.

    Confirmação: a convalidação é feita por uma autoridade diferente

    daquela que praticou o ato inválido

    Saneamento: a convalidação é feita pelo particular. Podemos citar o

    caso de um ato que dependa da manifestação de vontade do indivíduo.

    Por fim, deve-se observar que a conversão não é uma forma de

    convalidação, pois nesse tipo de ação não se “consertará” o ato anterior, mas

    sim o transformará em outra categoria. Podemos citar o caso de uma

    concessão irregular de uso de bem público convertida em permissão de uso.

  • método "Hay" destina-se exclusivamente a avaliação de cargos gerenciais, sendo ineficaz para cargos administrativos, técnicos ou operacionais.

    Criado e desenvolvido pela Hay Inc., consultoria empresarial, ficou mundialmente conhecida pela sua eficiência em avaliar "executivos" de grandes empresas, inclusive no Brasil (exemplo Shell).

    Basicamente, o método Hay avalia os cargos com base em três fatores, os quais são:

    • Know-how;
    • Solução de problemas; e
    • Acontabilidade (accountability).

    Know-How: é a soma total de quaisquer aptidões, conhecimentos e experiências requeridas pelo cargo, de maneira a propiciar um desempenho satisfatório. Independente da forma como foram obtidos. Know-how tem 3 dimensões, ou seja, os requisitos para:

    • conhecimentos e habilidade prática, técnicas ou especializadas e disciplinas correlatas.
    • capacidade para integrar e harmonizar as diversas funções envolvidas em atividades gerenciais: esta capacidade poderá ser necessária em um cargo de linha ou staff.

    Fonte: Sato.adm.br/rh

    Gab. A


ID
3828946
Banca
VUNESP
Órgão
AVAREPREV-SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O sistema de pontos é um procedimento de avaliação de cargos quantitativo que determina o valor relativo de um cargo calculando os pontos totais atribuídos a ele. Ele se baseia na discriminação de fatores de avaliação que constituem o cargo, sendo os seguintes fatores os mais comumente utilizados:

Alternativas
Comentários
  • O método de avaliação por pontos ou método de avaliação por fatores e pontos (point rating) foi criado por Merrill Lott e tornou-se o método de avaliação de cargos mais utilizado no mundo. Sua técnica é analítica, pois os cargos são comparados por fatores de avaliação com valores em pontos. Também é uma técnica quantitativa, pois são atribuídos valores numéricos (pontos) para cada aspecto do cargo e um valor total é obtido para cada cargo pela soma dos valores numéricos obtidos. O método utiliza os seguintes fatores: requisitos mentais (habilidades), requisitos físicos (esforço requerido), responsabilidades e condições de trabalho.






    CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações / Idalberto Chiavenato. -- 4. ed. -- Barueri, SP : Manole, 2014.


    Gabarito do Professor: Letra E.

ID
4827754
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palestina - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O desenho de cargos e a avaliação de desempenho exigem uma série de ferramentas que não tenham caráter tendencioso para se avaliar o trabalho real e de forma imparcial na organização.

II. A pesquisa científica, a tecnologia educacional, a análise experimental do comportamento garantem a objetividade da prática escolar, uma vez que os objetivos instrucionais (conteúdos) resultam da aplicação de leis naturais que independem dos que a conhecem ou executam.

III. O ramo da psicologia do trabalho visa a ocultar e manter inalterados os comportamentos e as situações do Homem no trabalho, no que diz respeito às condições de trabalho exteriores a esse indivíduo e por meio dessas mesmas condições.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
4946572
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pode tomar por base o currículo do candidato e utilizá-lo como roteiro, agregando-se informações não mencionadas por ele.

Estamos nos referindo à condução da(s):

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    Pode-se usar o curriculum como um ponto de partida para uma entrevista comportamental, por exemplo.


ID
4985134
Banca
COPESE - UFT
Órgão
MPE-TO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Conforme Chiavenato, as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C.

    Torna errada a alternativa "e os inventários de motivação e de interesses." que não são técnicas de simulação/roleplaying.


ID
5075095
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Balneário Camboriú - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ainda conforme Perrenoud (2000), saber administrar a própria formação contínua, hoje, é administrar bem mais do que saber escolher com discernimento entre diversos cursos em um catálogo.

Para o autor, os componentes principais dessa competência são:

1. Saber explicitar as próprias práticas.

2. Estabelecer seu prórpio programa pessoal de formação contínua.

3. Pensar num projeto de formação comum com os colegas.

4. Participar da formação dos colegas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GAB.: E

    Conforme Perrenoud (2000), saber administrar a própria formação contínua envolve 6 passos:

    Saber explicitar as próprias práticas;

    Estabelecer seu próprio balanço de competência e seu programa pessoal de formação

    contínua;

    Negociar um projeto de formação comum com os colegas (equipe, escola, rede);

    Envolver-se em tarefas em escala de uma ordem de ensino ou do sistema educativo;

    Acolher a formação dos colegas e participar delas;

    Ser agente do sistema de formação contínua.