SóProvas


ID
1224337
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere a política de promoção e planos de carreira, julgue os próximos itens.

O plano de carreira por linha de polivalência permite o deslocamento de um profissional de uma linha de carreira para outra, ao mesmo tempo que implica os salários serem iguais, tanto pela linha gerencial quanto pela linha técnica/administrativa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    O plano de carreira por linha de polivalência permite o deslocamento de um profissional de uma linha de carreira para outra -- ok!

    Mas o plano de carreira que implica os salários serem iguais, tanto pela linha gerencial quanto pela linha técnica/administrativa é a carreira em Y.

  • O mencionado na questão é o método Y.

    O polivalente permite ao colaborador experimentar várias posições, como um generalista, conhecendo várias áreas.

  • https://blog.descubraomundo.com/dicas/tipos-de-plano-de-carreira/

    Planejamento de carreira:

    Quanto a estrutura, podem ser:

    Baseada em cargos: deriva do plano de cargos e salários e o colaborador tem diante se si um sequência de cargos para galgar.

    Baseada em segmentos de carreiras: nesse caso, a definição do cargo é mais ampla e geralmente emprega termos como especialista em “X”, que é o grau máximo dos níveis anteriores, por exemplo: Advogado nível 1, 2, 3… até Advogado Especialista.

    Os 6 tipos específicos de plano de carreira:

    Carreira por linha hierárquica: aquelas que culminam em cargos como “gerente”, seguidos de cargos mais estratégicos, como diretor, Vice-presidente e Presidente.

    Carreira em Y: tenta equilibrar duas vertentes, uma de cargos técnicos e especializados, e outros de gestão, apresentando níveis hierárquicos correspondentes para os dois ramos de carreira. Implica os salários serem iguais, tanto pela linha gerencial quanto pela linha técnica/administrativa. Para profissionais de destaque, com alto grau de conhecimento técnico, que gostam realmente de colocar a mão na massa e que sabem propor novas soluções para os mais variados problemas, com o status e a remuneração proporcional aos gerentes.

    Carreira por linha de especialização: uma estrutura mais fechada em que que o colaborador que começa como auxiliar de marketing, seguirá cargos em linha reta até gerente de produto, ou superintendente de marketing, sem se desviar desta rota.

    Carreira por linha de polivalência: modelo oposto ao anterior, permite que os colaboradores transitem entre departamentos e áreas, conforme suas carreiras evoluem.

    Carreira por linha generalista: incentiva o conhecimento profundo de uma área, sempre complementado pelo conhecimento geral de gestão e da empresa.

    Carreira mista: adoção de um conjunto dos planos anteriores, adaptados para as características da empresa.