SóProvas



Questões de Gestão de Pessoas


ID
78715
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Lei nº 8.213/1991 estipula uma cota de 2% de empregados portadores de necessidades especiais quando a empresa tem até 100 funcionários. Quando este número é de 1000 empregados, a cota mínima para portadores sobe para

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada.Lei n.º 8.213, de 24 de julho de 1991.Art. 93 - A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:I - até 200 empregados ...................... 2%II - de 201 a 500 ................................ 3%III - de 501 a 1.000 ............................ 4%IV - de 1.001 em diante ..................... 5%
  • Conforme a lei, a questão está ERRADA, a resposta correta deveria ser a letra E ou seja 4%.
  • Peço que anulem esta questão ou retirem para não confundir.
  • Olá, pessoal!

    A banca atualizou a resposta para "E", conforme a divulgação do Edital de Alteração de Gabaritos, postado no site.

    Bons estudos!


ID
78745
Banca
FCC
Órgão
TRT - 18ª Região (GO)
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os grupos informais, também chamados primários ou unitários, são aqueles cujos membros têm

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão. Alguem para explicar por favor.
  • Os grupos informais são a junção de maneira aleatória de pessoas dentro da organização ou de fora dela desconsiderando para essa formação a hierarquia estabelecida na organização formal da empresa. Os grupos informais de uma empresa não são exclusivamente compostos por integrantes internos da organização.
  • Os grupos informais têm como objetivo a satisfação de necessidades idênticas de seus integrantes ou necessidades totalmente diferentes, sendo que um indivíduo pode participar de um grupo onde cada integrante busca a satisfação de algo totalmente distinto de outros.  Sobre o objetivo dos grupos informais é necessário enfatizar que nem sempre esses grupos são prejudiciais à empresa, podendo serem manipulados para um benefício pessoal ou um benefício empresarial, visto que em algumas organizações a burocracia faz com que determinadas tomadas de decisão sejam morosas.
    Portanto letra E
  •  

    um relacionamento direto, espontâneo e descontraído, envolvendo a satisfação de várias aspirações humanas.

  • Tathina, o gabarito não está na letra E, mas sim na letra C.

    Os grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos primários, mais íntimos. Exemplos: família, grupos de amigos, vizinhos... e assim, estes, podem desenvolver, em maior possibilidade, um relacionamento direto, espontâneo e descontraído, envolvendo a satisfação de várias aspirações humanas.


ID
119917
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens de 47 a 51, a respeito de recrutamento e seleção de pessoal.

O processo em que uma empresa, ao recrutar pessoas para compor sua equipe de trabalho, solicita que o candidato se cadastre, gratuitamente, utilizando os formulários disponibilizados no sítio da empresa, na Internet, constitui exemplo de recrutamento interno para organizar o banco de dados de candidatos, tendo como vantagens a agilidade para identificar profissionais e o baixo custo operacional do processo seletivo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADOO erro que vejo nessa questão é que não é um RECRUTAMENTO INTERNO.
  • Exatamente, está ERRADO. O exemplo trata-se de um recrutamento externo, ou seja, destinado a recrutar cadidatos fora da empresa. O recrutamento interno já se refere a recrutar candidatos dentro da empresa.
  • Esta questão tenta CONFUNDIR ao mencionar o uso da IINTERNET e o BAIXO CUSTO que, normalmente, remeteriam ao RECRUTAMENTO INTERNO.

    Há que se observar que a assertiva fala de cadastro no sítio da empresa para a identificação de profissionais, constituindo-se, assim, em RECRUTAMENTO EXTERNO, com menor custo se comparado à divugação em outros meios de comunicação ou contratação de empresas de assessoria.

  •  

    Errado! Esse é o conceito de Recrutamento Externo e não Recrutamento Interno.

  • 2 modos de tornar esta assertiva correta:
    Trocando a palavra "interno" para "externo".
    OU
    Trocando a palavra "internet" para "intranet".


ID
119956
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Muitas empresas, independentemente do porte ou ramo do negócio, enfrentam percentuais significativos de ausências ao trabalho. Esse fato é alvo de ações específicas da área de gestão de pessoas, pois, quando um profissional se ausenta do trabalho, algum reflexo negativo pode ser sentido rapidamente. Acerca do absenteísmo, julgue os itens seguintes.

Mesmo as ausências não justificadas ao trabalho dão direito a recebimento de salários, mas podem resultar em falta leve, grave ou gravíssima, conforme as circunstâncias ou repetição.

Alternativas
Comentários
  •  Errado - "As faltas não justificadas por lei não dão direito a salários e demais conseqüências legais, e podem resultar em falta leve ou grave, conforme as circunstâncias ou repetição; mas podem ter justificativa imperiosa que, se seriamente considerada, vedará a punição.(...) A falta do trabalhador ao serviço enseja o desconto do DIA respectivo em sua remuneração, salvo se a falta for considerada justificada."

    Fonte: http://www.portaldeauditoria.com.br/tematica/rotinastrab_faltasjustificadasenao.htm

     

  • As faltas não justificadas por lei não dão direito a salários e demais conseqüências legais


ID
164755
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As áreas de recursos humanos nas organizações estão passando por várias transformações, sendo que o modelo atual é o de gestão de pessoas. Assinale a alternativa CORRETA em relação ao tema:

Alternativas
Comentários
  • O modelo de gestão de pessoas modifica a visão da administração de pessoas, pois valoriza o papel do profissional que atua na área, que passa a ser um parceiro dos gestores.


ID
164758
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Gestão por Competências tem sido adotada por muitas organizações atuais como sistema gerencial. Avalie, a seguir, as assertivas sobre esse tema:

I. A premissa básica da gestão por competências é que o empregado sabe ou pode aprender a identificar suas próprias competências, necessidades, pontos fortes, pontos a melhorar e metas.

II. O papel dos gestores e da área de RH passa, na gestão de competências, a ser o de ajudar o empregado a adequar-se às necessidades e à realidade da organização.

III. Uma das principais características das competências pessoais é que elas devem ser refletidas em condutas concretas e em atitudes; também devem estar alinhadas com a estratégia da organização.

IV. As competências organizacionais devem refletir a capacidade administrativa, tecnológica e humana da organização, pois o que ela faz bem a difere dos seus concorrentes.

Alternativas
Comentários
  • Não é possével!!! Estou achando que esses gabaritos estão errados!!!
    Alguém poderia me ajudar???
  • Penso a mesma coisa!
    se alguém puder aju.dar
    ..
  • tODAS estão corretas!


ID
165892
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

É crescente o número de organizações que reconhecem a importância de contar com psicólogos em seus quadros. Assinale a alternativa que contempla exemplos de atribuições desses profissionais, quando atuam na área organizacional.

Alternativas

ID
165916
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na administração de recursos humanos, o subsistema de aplicação envolve a alocação e a avaliação dos funcionários selecionados em uma empresa, por períodos pré-estabelecidos pela política de pessoal vigente. Quanto a esses conceitos, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
165919
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O setor de Recursos Humanos é uma área, nas organizações, que atua segundo um arcabouço de técnicas que contribuem para a atração, aplicação, desenvolvimento, treinamento e manutenção dos talentos humanos das organizações. De acordo com as demandas organizacionais que refletem o atual mercado de trabalho, assinale a alternativa que contempla a nova postura desse setor.

Alternativas
Comentários
  • .

     

  • B

     

     


ID
165922
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com as teorias em Recursos Humanos, essa área tradicionalmente é composta por subsistemas clássicos como: Suprimentos, Aplicação, Compensação, Desenvolvimento e Controle. Assinale a alternativa que apresenta a definição CORRETA de um dos subsistemas em questão.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato (1989), a ADMINISTRAÇÃO DE RH se divide em 5 subsistemas: SUPRIMENTO - é o recrutamento e a seleção APLICAÇÃO MANUTENÇÃO ou COMPENSAÇÃO DESENVOLVIMENTO CONTROLE

    a) Desenvolvimento: SUPRIMENTO: voltado para a identificação das necessidades de pessoal e pesquisa de mercado de pessoal. Preocupa-se também com a elaboração de critérios e instrumentos para o recrutamento, seleção e adequação das pessoas à dinâmica organizacional.

    b) Aplicação: voltado para a descrição, análise e avaliação de cargos, identificando os requisitos que devem possuir seus ocupantes, bem como os níveis adequados de remuneração. Planeja e faz a alocação interna de pessoal o que favorece na elaboração de projetos de treinamento e desenvolvimento de diagnósticos. Recomenda estratégias adequadas para o aumento dos níveis de satisfação e motivação das pessoas.  CORRETO

    c) Controle ou monitoramento: COMPENSAÇÃO: centra suas funções na definição de faixas salariais e benefícios e define condutas profissionais no campo da higiene e segurança no trabalho. Preocupa-se, ainda, com o apoio e o estímulo no desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e de sua saúde ocupacional, atuando também no assessoramento de questões negociais entre funcionários, organização e entidades sindicais.

    d) Compensação: CONTROLE: é responsável pela avaliação de desempenho e acompanhamento probatório, sistemas de informações gerenciais e pela auditoria em recursos humanos. Analisa o banco de dados para seleção de pessoal e formata as políticas de pessoal em conjunto com a alta direção para direcionar e compensar os colaboradores de forma a sentirem-se reconhecidos em suas funções.

    FALTOU O SUBSISTEMA DE DESENVOLVIMENTO - que é ligado ao treinamento e desenvolvimento de pessoal e da organização


ID
165994
Banca
ACEP
Órgão
Prefeitura de Quixadá - CE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que expressa os aspectos próprios da postura e visão do termo "administração de recursos humanos" e do termo "gestão de pessoas".

Alternativas
Comentários
  •  

    Com a evolução, a globalização passou à visão de Gestão de Pessoas - entendendo que os colaboradores são parceiros, e não simples fatores de produção ou recursos. Trata-se de uma atividade que deve ser executada por todos gestores de uma dada organização, contando com o apoio do seu setor de Recursos Humanos, através da liderança e da condução de comportamentos, com a finalidade de alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização. São subsistemas na visão de Gestão de pessoas: motivação, liderança, processos de mudança e assertividade gerencial.

  • CORRETA - LETRA B

    Visões da adm. de RH:

    No séc XX, Relações Industriais: mediadora das relações trabalhistas externas da empresa com sindicatos, governo e outros órgãos na intenção de reduzir conflitos.

    A partir de 1950, passou à visão de Adm de Pessoal: além de reduzir conflitos, tratando dos registros dos membros da organização, das rotinas trabalhistas e de pessoal, tendo sob sua respo nsabilidade a adm. dos eventos burocráticos decorrentes do cto de trabalho.

    A partir da década de 70, Adm. de RH: cuidando também do desenvolvimento das pessoas da organização. Não só remuneração, avaliação e treinamento, mas do seu desenvolvimento como um todo. Encarregando-se de promover a integração do trabalhador à organização, por meio da coordenação de interesses entre a empresa e a mão de obra disponível. São subsistemas na visão de Adm. de RH: seleção, recrutamento, acompanhamento, avaliação, desenvolvimento, benefícios e auditoria.


ID
166852
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No trabalho de Desenvolvimento Organizacional são várias as técnicas utilizadas. Dentre elas, podemos citar a Análise Transacional, que procura

Alternativas
Comentários
  • Letra "D"

    A análise Transacional integra  o modelo de diagnóstico e ação para o Desenvolvimento Organizacional  proposto por Lawrence e Lorsch

    As fases desse modelo são: Diagnóstico; Planejamento da Ação; Execução da Ação e avaliação. Sendo que  a fase de Planejamento da Ação ocorre por meio de ações de mudanças  que são ações intervencionais e pode ser de :

    Natureza educacional: Para mudar as expectativas dos contribuintes;

    Natureza estrutural: Para mudar a estrutura organizacional, a divisão do trabalho. as redes de comunicações, etc

    Natureza transacional: Para mudar o contrato psicológico de contribuição-incentivos

    Assim, inferi que das alternativas elencadas a letra "D", diminuir os hábitos destrutivos de comunicação é a melhor forma de manter uma perspectiva positiva do contrato psicólogico ou defrontamentos.

    Administração Geral e Pública, Idalberto Chiavenato, página 140/141.

    Bons Estudos!

    Raimundo Santos

     

     

  • Ténicas de DO, tem outras estudem, ou eu pego as vagas de vcs haha

    Análise transacional (AT): é uma técnica que visa ao auto-diagnóstico das relações interpessoais. As relações interpessoais ocorrem através de transações. Uma transação significa qualquer forma de comunicação, mensagem ou relação com os demais. A AT é uma técnica destinada à  indivíduos e não a grupos, pois se concentra nos estilos e conteúdos das comunicações entre a pessoas. Ela ensina as pessoas a enviar mensagens que sejam claras e  ágeis e a dar respostas que sejam naturais e razoáveis. O objetivo é reduzir os hábitos destrutivos de comunicação – os chamados “jogos” – em que a intenção ou o significado das comunicações fica obscuro ou distorcido. A AT assemelha-se a uma terapia psicológica para melhorar o relacionamento interpessoal, permitindo a cada individuo auto-diagnosticar sua inter-relação com os outros para modificá-la e melhorá-la gradativamente.
  • diminuir os hábitos destrutivos de comunicação, no qual o intuito ou o pleno significado das mensagens fica obscuro.


ID
166867
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A socialização organizacional constitui o esquema de recepção e de boas-vindas aos novos participantes. Na realidade, a socialização representa uma etapa de iniciação particularmente importante para moldar um bom relacionamento em longo prazo entre o indivíduo e a organização. Os principais itens que um programa de socialização deve abordar, segundo Idalberto Chiavenato, em Gestão de Pessoas, são:

Alternativas
Comentários
  • Programa de Integração ( socialização) - Chiavenatto

    --> assuntos organizacionais

    --> benefícios oferecidos

    --> relacionamento

    --> deveres do novo participante


ID
168115
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A consultoria para Gestão de Pessoas, assim como a consultoria nos demais setores, pode assumir modalidades diferentes. Dentre elas há o consultor interno, que é

Alternativas
Comentários
  • Os Recursos Humanos (RH) devem fazer em relação às pessoas o mesmo que o marketing faz em relação ao produto – antecipar tendências e ser pro – ativo. Eles devem de fazer parte do negócio, viabilizando as estratégias do seu dia a dia. Essa é a visão estratégica e o grande diferencial do negócio de RH: obter vantagem competitiva por meio de pessoas, gerindo com as pessoas e não gerindo as pessoas. Para isso, a empresa deve saber que a sua maior arma de marketing são os seus funcionários. Daí a necessidade da utilização do “endomarketing”, ou marketing interno.

    Devemos ter bem claro a potencialidade dos funcionários, tanto como clientes externos à organização (e divulgadores da sua imagem) como quanto clientes internos, sendo eles o foco principal da consultoria interna de RH.

    A consultoria interna de RH é um processo que exige que cada profissional, dentro de uma estrutura organizacional, atue de forma multidisciplinar, funcionando como elo de ligação entre o cliente interno e a direção de RH. Dentro desse processo, o consultor é um facilitador que efetua diagnósticos, propõe soluções, sugere sugestões e críticas (v. caixa “O perfil do consultor interno”). Em geral, o cargo é de nível técnico ou gestão – são poucas as empresas que já utilizam a denominação “consultor interno”.

    A finalidade de tornar cada gestor de linha num gestor dos seus colaboradores é a de proporcionar maior disponibilidade de ação ao consultor interno, para se dedicar as estratégias, à pesquisa e ao planejamento de novos produtos de RH, enquanto o gestor de linha está próximo do funcionário. A idéia é que, com o passar do tempo, o gestor saiba gerir seus funcionários e os consultores conheçam o negócio, por forma que cada um, dentro do seu papel, esteja cada vez mais apto a desenvolver e agregar valor à empresa.



    http://consultoriainternaderh.com/site/index.php/consultoria-interna-de-rh/


ID
187996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em organizações que operam por meio de várias modalidades profissionais, a organização do processo de trabalho pode apresentar uma integração disciplinar predominantemente multi ou pluridisciplinar, o que a diferencia do processo de trabalho realizado em equipes. A respeito de equipes interprofissionais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • VAMOS LÁ!

     

     

    A) ERRADA - "O trabalho em equipe costuma tomar mais tempo e consumir mais recursos do que o trabalho individual. Sendo assim, para

                         serem considerados mais viáveis, os benefícios das equipes precisam superar os custos"

                         (RIBEIRO, A.; SALIM, C. Gestão de Pessoas para Concursos. S/L. Alumnus, 2013, p. 394);

     

    B) CERTA;

     

    C) ERRADA - O trabalho em equipe é fundamentado nas competências colaborativas, ou seja, trata-se de uma troca de conhecimentos

                         multidisciplinares que não ocorre quando a coisa funciona por meio de "competências exclusivas de cada profissão". Nesta

                         última, o conhecimento fica circunscrito em cada grupo de profissionais, não havendo a troca colaborativa que só é possível no

                         trabalho em equipe multiprofissional;

     

    D) ERRADA - Me engana que eu góstio!

     

    E) ERRADA - O corporativisto representa a desestruturação do trabalho em equipe, perdendo-se a essência colaborativa, já que ela funciona em

                         termos de grupos de indivíduos de mesma profissão.

     

     

    * GABARITO: LETRA "B".

     

    Abçs.

  • ter que entender as ESPECIFICIDADES de cada profissão já é viajar demais....

  • Brisa, não é TER que entender. É poder aprender, conjuntamente, acerca do trabalho do outro. Não tome como um DEVER, mas sim como uma possibilidade no campo onde as atividades são desenvolvidas de forma conjunta.

    Portanto, o gabarito está corretíssimo e a explanação da assertiva também foi bem elaborada.

    Gabarito B.


ID
188008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação aos conflitos característicos das relações interpessoais e grupais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra a: no CHA, este ciclo está mais ligado às habilidades de comunicação e interpessoalidade da equipe, às habilidades de querer fazer, e não  aos conhecimentos técnicos.

    Letra b: o resultado do conflito (se ele será bom ou ruim) dependerá da situação. Normalmente se pensa que o conflito é sempre negativo, mas há situações em que, para os indivíduos e (principalmente) para a organização, os conflitos geram resultados positivos, tais como: comunicação mais eficiente, nível maior de socialização e escolhas melhor pensadas.

    Letra c: às vezes, por motivos como os explicados na letra "b", acima, as organizações escolhem estimular conflitos, ao invés de evitá-los.

    Letra d: é a alternativa correta, pois, no conflito, pode haver a necessidade de uma terceira pessoa (que não faça parte do conflito) para conciliar (o terceiro facilita, de maneira muitas vezes informal, a resolução entre as partes), mediar (o terceiro coloca na balança quais são as necessidades dos conflitantes, e racionaliza as necessidades maiores) ou mesmo arbitrar a situação (o terceiro, neste caso investido formalmente de autoridade, toma decisões no lugar dos conflitantes).

    Letra e: esta questão imprescinde da diferenciação de grupos e equipes, vale dizer, os dois têm objetivos, mas naqueles predominam os objetivos individuais e esparsos, e nestas predominam os objetivos interpessoais e comuns. Embora nos grupos realmente haja, como a questão diz, redução da interdependência de funções, desvinculação de atuação de metas comuns, não são eliminados objetivos de ordem superior (nos grupos, há liderança, ou ao menos um líder formal). Sem contar que a interdependência e objetivos diferentes não promovem cooperação. O que promove a cooperação, é o grupo informal, e mesmo a transformação do grupo em equipe, pois esta sim trabalha com objetivos comuns.
  • Pode-se definir conflito como uma tensão que envolve pessoas ou grupos quando existem tendências ou interesses incompatíveis.

    O conflito ocorre em relações próximas e/ou interdependentes em que existe um estado de insatisfação entre as partes.

    A insatisfação pode ter várias origens: divergência de interesses, competição pelo poder, incompatibilidade de objetivos, partilha de recursos escassos, desacordo de pontos de vista…

  • A mediação e a arbitragem são formas de resolução de conflitos que dependem da atuação de uma terceira pessoa não envolvida diretamente no conflito.


ID
201727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de mudanças no mundo do
trabalho e das organizações.

O desenvolvimento de tecnologias de trabalho constitui fonte de mudança organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Via de regra "o desenvolvimento de tecnologias de trabalho" pode ser, e é uma forte "de mudança organizacional".
  • FONTES DE MUDANÇA ORG.

    ESTRUTURAIS: Afetam a estrutura organizacional, os órgãos (divisões ou departamentos que são fundidos, criados , eliminados ou terceirizados por meio de novos parceiros), alterações no esquema de diferenciação X integração existente.

    TECNOLOGIA: Afetam máquinas, equipamentos, instalações, processos empresariais.

    PRODUTOS OU SERVIÇOS: Afetam resultados ou saídas da organização.

    CULTURAIS: Mudanças no comportamento, atitudes, expectativas, aspirações e necessidades da pessoa.


ID
201730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de mudanças no mundo do
trabalho e das organizações.

A mudança transformacional, ou de segunda ordem, refere-se ao reenquadramento de pressupostos de uma organização, com alteração de sua missão e objetivo.

Alternativas
Comentários
  • Mudança transformacional, de 2a ordem, descontínua e radical. É um processo de mudança episódico e intencional e para a garantia de sua implementação é necessário que ela seja dirigida

    http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/8339/8339_6.PDF
  •  MUDANÇA TRANSFORMACIONAL:

    Mudança que visa a alterar a organização como um todo - na qual o diretor demonstra aspectos de liderança transacional (aquela que enfatiza o trabalho padronizado e tarefas orientadas) . Os estudos teóricos apontam que, para se alcançar esse tipo de mudança, o estilo adotado deveria ser o transformacional, em que os líderes ajudam a realinhar os valores e normas da organização.


    Fonte:http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1984-66572008000200006&script=sci_arttext  (Revista da Psicologia Organizacional UNB - Artigos)


    Como diz o enunciado,reenquadra os pressupostos de uma organização, com alteração de sua missão e objetivo. 

    Você vai passar! Acredite!
    = )
     
     
  • Tabela 1 - Tipos de mudança organizacional
    Referência Tipos de mudança
    Silva
    (1999)
    Incremental organizacional
    Aumento da eficiência e do uso
    dos recursos, mudança na
    arquitetura da empresa.
    Transformacional institucional
    Questionamento e mudança da
    missão, natureza e objetivo da
    organização.
    Porras e
    Robertson
    (1992)
    1a ordem
    Mudança linear e contínua, que
    envolve alterações nas
    características dos sistemas, sem
    causar quebras em aspectoschave
    para a organização.
    2a ordem
    Mudança multidimensional,
    multinível, radical e descontínua,
    que envolve quebra de paradigmas
    organizacionais.
    Weick e
    Quinn
    (1999)
    Contínua
    Mudança constante, cumulativa e
    evolutiva. Podem ser pequenos
    avanços que ocorrem
    cotidianamente em toda a
    organização, cujo acúmulo pode
    propiciar uma mudança
    significativa na organização.
    Episódica
    Mudança pouco frequente,
    descontínua e intencional, que
    ocorre durante períodos de
    divergência, quando as empresas
    saem de sua condição de
    equilíbrio.
    Ford e Ford
    (1995)
    Intencional
    Um agente de mudança
    estabelece – de maneira
    deliberada e consciente –
    condições e circunstâncias
    diferentes das atuais e, então,
    busca realizá-las através de um
    conjunto de ações e intervenções,
    com ou sem a colaboração de
    outras pessoas.
    Não intencional
    Não é gerada deliberadamente ou
    conscientemente. Manifesta-se
    como efeitos colaterais, acidentes,
    efeitos secundários, ou
    consequências inesperadas da
    ação.
    Fontes: Lima e Bressan (2003) e Ford e Ford (1995).
  • Tipos de mudança organizacional

    Existem quatro tipos diferentes de mudança organizacional: incremental, transformacional, evolucionária e revolucionária. 

    A mudança incremental busca acrescentar algo, ou seja, implementar uma melhoria.

    A mudança transformacional não acrescenta nada, mas foca na alteração de algum processo.

    A mudança evolucionária surge a partir de um propósito bem definido, para atender a uma necessidade da empresa ou uma demanda do mercado.

    revolucionária surge a partir de um propósito mais geral, que envolve uma grande “revolução” em aspectos de base da empresa.

    Entre estas mudanças, a mudança incremental é a mais comum, e frequentemente ocorre de maneira orgânica e sem muito planejamento formal. Enquanto isso, a mudança transformacional costuma causar mais atritos, pois exige que os funcionários e líderes estejam dispostos a abandonar a maneira como estão acostumados a trabalhar.

    https://blog.gs1br.org/5-mudancas-organizacionais-que-podem-colocar-seu-negocio-nos-trilhos/

  • Reenquadramento é a designação do servidor para exercer as atribuições e responsabilidades de outro cargo, compatível com a limitação temporária em sua capacidade física ou mental, atestada por Médico do Trabalho do Serviço specializado de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) ou por pessoa física ou jurídica contratada para esta finalidade.


ID
201733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de mudanças no mundo do
trabalho e das organizações.

Envolver os funcionários de uma organização em uma mudança planejada afeta a efetividade da mudança, ocasionando maior resistência.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada

    O envolvimento dos funcionários na mudança organizacional diminui a resistência.
  •  

    A mudança, uma vez implementada de forma planejada, gera menor resistência.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
201736
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, a respeito de mudanças no mundo do
trabalho e das organizações.

A inércia estrutural das organizações é fonte de resistência à mudança organizacional, pois a estrutura de uma organização produz estabilidade organizacional.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA!!!

    De acordo com ROBBINS ( Robbins & Coulter, Administração, 1998), uma das barreias que podem ser criadas seriam as barreiras às mudanças quando hà um ambiente dinâmico, a cultura pode impedir que a organização se adapte aos novos desafios. A consistência no comportamento não é positiva em ambientes dinâmicos, apenas nos estáveis. 

ID
207826
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O envolvimento no processo decisório vai além da simples comunicação. Envolver significa consultar as pessoas, individualmente ou em grupo, sobre a solução de problemas, no nível do local de trabalho. As pessoas passam a auxiliar os gerentes a tomar decisões. Há três modalidades principais de envolvimento no processo decisório: decisões participativas, equipes autogeridas e

Alternativas
Comentários
  • cogestão

    substantivo feminino

    gestão exercida em comum por duas ou mais pessoas; administração ou gerência em sociedade.

    adm sistema de gerência e administração de empresas privadas ou públicas em que os funcionários participam, com poderes variáveis, do processo de decisão e, por vezes, partilham dos resultados econômicos ou outros da administração assim conduzida.

  • São três modalidades de envolvimento no processo decisório: a) cogestão; b) equipes autogeridas; c) decisões participativas.

    Gabarito: C


ID
207853
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Remuneração variável é a parcela da remuneração total creditada periodicamente ? trimestral, semestral ou anualmente ? a favor do funcionário. Em geral, é de caráter

Alternativas

ID
221224
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nos dias de hoje, determinadas minorias sociais e grandes contingentes de mulheres têm dificuldades para progredir em suas carreiras por diversas razões, resultando em progresso limitado para esses grupos. Tal fenômeno constitui o(a)

Alternativas
Comentários
  • Barreira sutil e transparente capaz de impossibilitar a ascenção de mulheres aos mais altos níveis organizacionais.
  • A globalização generalizada que agrava a competitividade, por sua vez, que gera um aumento da diversidade e da complexidade nas organizações, emergindo novos tipos de contradições nesses espaços de interação social, como as questões relativas à relação de gênero. Nesse contexto, as organizações passam a ter novas formas de conflitos, que dão origem a discussão e compreensão relacionada ao fenômeno Teto de Vidro.

    O fenômeno Teto de Vidro propõe um modelo de discriminação, que supõe que a produtividade feminina é menor que a capacidade de produção dos homens, uma vez que, estes estão em plena e pronta capacidade de criação e inovação das tarefas exigidas pelo mercado. Dessa forma, as mulheres são subestimadas no cenário organizacional e passam a travar uma batalha para a sua inclusão e permanência no mercado de trabalho.


ID
234808
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre as teorias que buscaram compreender a escolha profissional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    A Orientação Profissional no Brasil passou, então, a ser entendida como um fazer, uma prática que adota diferenciados modelos, mas que, em geral, busca ajudar os indivíduos a fazerem escolhas profissionais adequadas, podendo a opção ser consciente e/ou crítica e/ou racional, conforme o enfoque teórico (FERRETI, 1988b). A Teoria Traço-e-Fator é a mais antiga entre todas. Originada no início do século passado, tem como expoente Parsons. Ela concebe que pessoas e ocupações têm suas próprias características, sendo possível uma compatibilidade ideal entre elas. A escolha certa advém da melhor coincidência entre as habilidades pessoais e as profissões (FERRETI, 1988a);
    http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2015/1/tese.pdf

     

  • A Teoria de Traços e Fatores tem como objetivo fazer com que o processo de escolha profissional seja um processo racional de aconselhamento profissional. Aponta como conceitos básicos o fato das aptidões serem inatas; dos indivíduos serem diferentes entre si quanto às habilidades, aptidões e interesses; e de que cada ocupação é diferente da outra e também exige um perfil distinto para quem vai desempenhá-la, sendo possível adaptar uma pessoa numa determinada profissão para que se sinta o mais confortável e realizada possível, através de um processo racional de escolha (determinismo vocacional), sendo o modelo de trabalho mais utilizado dentro desse enfoque o psicométrico, no qual o psicólogo desempenha papel profissional ativo e diretivo, pois dentro desse enfoque, orientar significa guiar ou dar uma direção.

    http://www.ppgp.ufpa.br/dissert/Niamey.pdf

     

  • Questão muito mal escrita, quando ele diz "compreendeu a escolha como um processo racional" o que infere-se em português ele quer dizer "interpretou a escolha sempre como...". Mas para estar correta ela deve significar "permite a escolha racional" ou "acredita que é possível a escolha racional". Acho que o autor da questão deve ter usado uma tradução pobre de "comprehended" (incluiu/abrangeu) e é um absurdo que ela não tenha sido anulada.

ID
240085
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma grande empresa de seguro-saúde que opera em vários
estados apresenta, em sua sede coorporativa, forte dependência dos
serviços do departamento de processamento de dados, composto
por vinte e dois empregados, um supervisor e um assistente. O
trabalho desses empregados consiste em digitar e revisar os
documentos encaminhados pelos diversos setores da empresa, e
parte desse trabalho é executada com prazos previstos. O
procedimento realizado por esse departamento inicia-se com a
entrega de material ao digitador, realizada pelo supervisor, que é o
responsável por distribuir igualmente o trabalho e controlar o
andamento do processo, com o objetivo de assegurar que possíveis
erros sejam identificados antes da digitação definitiva e, dessa
forma, dirimir o retrabalho. Finalizada essa etapa, os documentos
são entregues aos revisores, que, após análise, encaminham ou
devolvem os documentos para correção. A respeito desse
procedimento, além de subsistirem muitos erros, a inobservância às
datas-limite é uma ocorrência permanente. O absenteísmo e a alta
rotatividade de pessoal são outros problemas enfrentados por esse
departamento.


Com referência a essa situação hipotética e à análise de cargos,
julgue os itens a seguir.

No caso descrito, para a análise do cargo de digitador, é necessário registrar detalhadamente as atividades realizadas pelos ocupantes do cargo, contudo não há necessidade de efetuar especificação das características para o cargo.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA

     

    Segundo Chiavenato "enquanto a descrição de cargos é um simples arrolamento das tarefas ou atribuições que o ocupante desempenha, a análise de cargos é uma verificação comparativa de quais as exigências (requisitos) que essas tarefas ou atribuições impõem ao ocupante."

     

    Sendo assim acredito que a questão esteja errada ao dizer que "não há necessidade de efetuar especificação das características para o cargo".

  • A questão na verdade conceitua Descrição de Cargo. Na descrição de cargo preocupa-se com o conteúdo do cargo e não há necessidade de efetuar especificação das características para o cargopois isso é ralizado na Análise do Cargo.   
  • DICAS PARA DIFERENCIAR DESCRIÇÃO DA ANÁLISE:

     

     

    → DESCIÇÃO: breve lista das tarefas, deveres e responsabilidades exigidos pelo cargo;

    → ANÁLISE: detalhamento do "que o cargo exige de seu ocupante em termos de conhecimentos, habilidade s e capacidades"

    (RIBAS & SALIM, 2013, 126).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
240103
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da gestão estratégica de pessoas e dos modelos de gestão de
pessoas, julgue os itens que se seguem.

Na área de gestão de pessoas, a objetividade, aspecto que caracteriza esse campo, auxilia na definição de indicadores capazes de mensurar adequadamente os resultados obtidos pelo departamento de recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Questão ERRADA

    Acredito que o erro da questão é dizer que a objetividade é o aspecto que caracteriza o campo de gestão de pessoas.

  • Questão errada.

    Na área de gestão de pessoas, a objetividade, aspecto que caracteriza esse campo, o aspecto que caracteriza esse campo é a subjetividade.
  • Eu acho que a questão está errada porque os indicadores não mensuram os resultados obtidos pelo departametno de recursos humanos e sim dos outros departamentos.
  • Quem acredita que a afirmação ''a objetividade é o aspecto que caracteriza o campo de gestão de pessoas" sabe explicar porque estaria errada e onde encontra-se essa informação (fonte). Concordo com a Mariana, a questão está errada porque os indicadores não mensuram os resultados obtidos pelo departametno de recursos humanos e sim dos outros departamentos.

  • Realmente não é uma questão fácil. Mas há textos que citam a importância cada vez maior do gestor de pessoas na atualidade se ater a subjetividade dos empregados da organização.

    Gestão de Pessoas e Subjetividade.


    A competitividade trouxe vários desafios para todos os profissionais de uma maneira geral. Porém, para o profissional de RH cabem alguns desafios um tanto diferenciados e específicos que devem ser ressaltados:Assegurar um ambiente de trabalho seguro e motivador;Investir em educação e gestão do conhecimento;Conseguir trazer para a organização os profissionais mais talentosos, bem como retê-los;Administrar uma estrutura de benefícios compatível com a realidade da organização e/ou do mercado que opera;Cuidar da cultura organizacional, da ética, dos valores, do endomarketing, etc.

    Se você acha isto muito, quero colocar um outro ingrediente que deve ser levado em consideração e ser motivo de atenção redobrada: A subjetividade.

    Segundo Faye (1991) citado por Davel e Vergara (2001), subjetividade é o que permanece subjacente no ser humano. É o que está em seu interior. É a singularidade e a espontaneidade do eu. Portanto é tudo que constitui a individualidade humana.

    Assim, o subjetivo é o espaço do trabalhador enquanto experiência humana, bem como é o espaço do simbólico e da cultura. Estes processos simbólicos são impossíveis de serem compreendidos por processos padronizados e/ou objetivos. (Rey, 2005)


    Para finalizar, nós gestores temos que ter a consciência que gerir pessoas não é só “cuidar” de técnicas, métodos e instrumentos racionais de trabalho e de controle. Gerir pessoas é entender que o homem é um ser dotado de desejos, pulsão, expectativas, tem alma e se comunica por meio de palavras e comportamentos.

    http://internativa.com.br/artigo_rh_08_06.html

  • Falou em Gestão de Pessoas, falou em subjetividade. Isso, por uma razão pra lá de óbvia: a gestão de que se discute aqui é de SUJEITOS. Veja:

     

     

    "Falar de gestão de pessoas é falar de gente, do componente humano das organizações" (CHIAVENATO, 2014, p. IX).

     

    "A GP é uma área muito sensível à mentalidade e à cultura corporativa que predomina nas organizações [...] Também depende das características das pessoas que a constituem. Tudo isso constitui um mix que a torna única em cada organização"

    (Ibidem, p. 8).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
240109
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da gestão estratégica de pessoas e dos modelos de gestão de
pessoas, julgue os itens que se seguem.

O diagnóstico das condições e do ambiente de negócios ajuda a definir as estratégias de gestão de pessoas a serem adotadas pelo núcleo de planejamento estratégico de pessoas da organização.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi. Alguém pode me ajudar?
  • Também não entendi o porquê desta questão estar errada!
  • Acho que o problema da questão está em "adotadas pelo núcleo de planejamento estratégico de pessoas da organização".
    Em gestão de pessoas, nunca houvi falar de tal núcleo.

    Se alguém puder ajudar....
  • O diagnóstico das condições do ambiente é realizado por meio da pesquisa de clima e subsidiará os elementos que definirão as estratégias a serem adotadas pelos gestores e não pela gestão estratégica, como colocado na questão.
  • Questão péssimamente elaborada!
  • Concordo com a LYDIANA, foi mal elaborada. Dizer "ambiente de negócios" nos remete ao ambiente externo a empresa e não ao clima da empresa. Além do que o enunciado não diz que essa é uma pergunta sobre clima.

  • Gente, eu interpretei da seguinte forma:

    As estratégias de gestão de pessoas precisam ser definidas de forma prioritária. Só assim, será possivel elaborar o diagnóstico. Neste sentido a ordem da quetsão estaria invertida.

    Não sei se faz sentido..Fiquem à vontade para comentar..

  •  

    É isso aí, Kesya! Bela sacada.

     

  • O diagnóstico das condições e do ambiente de negócios ajuda a definir o planejamento estratégico da organização como um todo, elaborado pela cúpula do organização. O planejamento de gestão de pessoas é um planejamento tático, pois trata-se de um plano para uma área específica, um departamento, indicando como contribuir com o planejamento estratégico.

    Dessa forma acredito que é errada tendo em vista que o planejamento de gestão de pessoas será baseado no planejamento estratégico e não diretamente no diagnóstico do ambiente de negócios da organização.

  • O diagnóstico realmente vem antes do planejamento. O problema é que condições e ambiente de negócio são insumos para o planejamento tático de pessoas


ID
240112
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da gestão estratégica de pessoas e dos modelos de gestão de
pessoas, julgue os itens que se seguem.

A definição de comportamentos e diretrizes de ação que orientam os esforços estratégicos da gestão de pessoas não perpassa a discussão acerca da cultura organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    A definição de comportamentos e diretrizes de ação que orientam os esforços estratégicos da gestão de pessoas não perpassa a discussão acerca da cultura organizacional.
  •    

    A Influência da Cultura Organizacional na Gestão de 

    Competências 


                   

                        "... Diversos estudiosos consideram a cultura organizacional como importante aspecto da análise organizacional, capaz de oferecer parâmetros úteis para uma compreensão ampliada do comportamento da organização. A cultura é uma realidade social, produto e processo ao mesmo tempo. Ela reflete o modelo de interações humanas e é o resultado da criação e recriação contínua das inter-relações. Foi a partir dos trabalhos de SCHEIN (1993) e FIRSIROTU (1984), que a transposição do conceito de cultura para o estudo das organizações tomou um maior impulso..."


                         "... A cultura organizacional pode não somente favorecer a gestão por competências, mas ser o ponto de partida para isso. A cultura organizacional deve estar alinhada com a missão, com a visão de futuros e com os objetivos estratégicos da organização..." 


                          "... a eficiência da empresa em ensinar e disseminar sua cultura é o ponto de partida para o bom e adequado funcionamento da gestão 

    de competências. Conseqüentemente, aqueles empregados que melhor assimilarem a cultura organizacional, estarão mais alinhados com os objetivos estratégicos da organização e, dessa forma, tendem a apresentar maior produtividade. Além disso, existe a tendência de que esses empregados influenciem os demais, ajudando, assim, a consolidar a cultura da empresa..."


    http://www.aedb.br/seget/artigos07/1075_A%20INFLUENCIA%20DA%20CULTURA%20ORGANIZACIONAL%20NA%20GESTAO%20DE%20COMPETENCIAS.pdf

  • ERRADA!!!

    Complementando...

    Dizer que a cultura organização não perpassa - não tem relação - com os comportamentos e diretrizes que orientem os esforços estratégicos de gestão de pessoas é ERRADO, pois esta é a função da cultura organizacional.

    Cultura Organizacional: condiciona o comportamento das pessoas no ambiente de trabalho

    De acordo com Schein, cultura é um modelo de pressupostos básicos, que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como maneira correta para se proceder, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas. 

  • As diretrizes de ação e os comportamentos observados em uma organização relacionam-se com a cultura adotada por uma organização.

  • Tudo dentro da organização reflete (ou passa pela) a cultura organizacional.

     

     

    GABARITOERRADO.

     

    Abçs.


ID
240115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.

As capacidades dinâmicas permitem à organização adaptar continuamente suas competências às exigências do ambiente.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta.

    Capacidades dinâmicas significam adaptação às exigência do ambiente, sempre mutável, estando em constante evolução.
  • As capacidades dinâmicas (Teece, Pisano e Shuen, 1997) se referem à capacidade de renovar competências para atingir congruência com o ambiente empresarial em mutação. O termo capacidades enfatiza o papel da gestão estratégica em adaptar, integrar e reconfigurar habilidades organizacionais internas e externas, recursos e competências funcionais para satisfazer às exigências de um ambiente em mutação. Da mesma forma que as competências essenciais, as capacidades dinâmicas têm como pressuposto a obtenção de vantagem competitiva sustentada. Em outros termos, elas possuem caráter estratégico para a empresa.


    Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-65552004000500010&script=sci_arttext


ID
240118
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.

A área de gestão de pessoas tem por missão fiscalizar e controlar as competências essenciais da organização.

Alternativas
Comentários
  • Questão errada.

    A área de gestão de pessoas, possui como missão competências muito mais amplas dentro da organização, não limitando-se a fiscalização e controle.
  • Errado

    Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas encontram – se em plena fase de transformação, estão desenvolvendo habilidades que não faziam parte da estrutura do departamento. Além do papel de contratar, treinar, desenvolver, cuidar das relações humanas entre os funcionários e desenvolverem programas de motivação, os gestores do RH devem tratar de maneira forte e efetiva com todas as questões relacionadas às estratégias organizacionais, tornando assim um setor extremamente estratégico dentro das organizações, prestando assessoria e aconselhamento no que tange, principalmente, a gestão de pessoas, características de órgão de Staff.

    http://www3.mg.senac.br/NR/rdonlyres/eqrl3gyeyeldorhwrx5fycuceygiauspaayjb6cuqggwjxdzwb3a7m3ga2a32n453lezl7tvsnp3id/Linha%2Bou%2BStaff.pdf

  • 5 macroprocessos da Gestão Por Pessoas:

    - agregar pessoas
    - aplicar pessoas
    - manter pessoas
    - desenvolver pessoas
    - monitorar pessoas: fiscalizar e controlar as competências essenciais da organização e dos colaboradores. 
  • http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75902001000100002.pdf

    Vejam a conclusão.
    bons estudos!
  • analisei esta questao sob o aspcto de que seria o gestor operacional, o superior hierarquico ao avaliado que teria tal atribuição

     

  • Falou em GP, não se fala de controle seja lá do que for.

     

    CONTROLAR era o verbo oficial amplamente conjugado nos modelos tradicionais de gestão: taylorismo, fordismo etc.

     

    A partir dos anos 90, em que a competitividade passou a dominar os processos nos ambiente organizacionais, mudou-se o pano de fundo, fazendo com que a GP evoluísse de um processo de controle para o de desenvolvimento.

     

    "Quando a organização vê as pessoas como parceiras de seu desenvolvimento, e as pessoas pensam o mesmo em relação à empresa, a
    relação muda do controle para o desenvolvimento".

    (RIBAS & SALIM, 2013, p. 51).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • questão embolando conceitos da visão antiga com a visão atual

  • A área de gestão de pessoas tem por função... gerenciar pessoas! :)

    Entenda-se gestão de pessoas: agregar pessoas, aplicar pessoas, manter pessoas, desenvolver pessoas, monitorar pessoas.

    Caso o entendimento de alguém conduzisse ao macroprocesso monitorar pessoa, ainda assim ele é apenas um dos cinco processos que compõem a gestão de pessoas.

    A ideia de fiscalização e controle sobre os funcionários é a visão do antigo DRH (departamento de recursos humanos).

  • Em 07/08/2018, às 13:21:35, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 30/07/2018, às 13:40:13, você respondeu a opção C.Errada!

    GP e Controle não combinam! 


ID
240121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.

O requisito para a implantação da gestão de pessoas por competências consiste na instituição de um programa de remuneração por competências.

Alternativas
Comentários
  • Questão Errada,

    Acho que o erro é dizer que O requisito para a implantação da gestão por competência é a implantação de um programa de remuneração por competência.

    Na verdade é apenas mais um dos requisitos. Para que a gestão por competência seja implantada é necessário toda uma visão de competência. Ou seja, seleção por competência, avaliação por competência etc. 

     

  • Não sei se seria exatamente um REQUISITO!

    A Gestão por Competências é composta por alguns subsistemas, como:
    mapeamento e descrição de competências;
    ë  mensuração de competências;
    ë  remuneração por competências;
    ë  seleção por competências;
    ë  desenvolvimento de competências;
    ë  avaliação de desempenho por competências;
    plano de desenvolvimento por competências.
  • Segundo o professor Vinicius Ribeiro do Ponto dos Concursos, a questão está errada por ser taxativa. Um programa de remuneração pode lograr exito sim, mas não é crucial numa implantação de modelo de gestão por competência. Outros mecanismos podem ser adotados, como a concessão de bolsas de estudos para graduação ou pós-graduação, por exemplo.

  • (CESPE/TCU/ACE/2009) O primeiro passo para implementação da gestão de pessoas por competências em uma organização é a instituição de um programa de remuneração por competências. E

  • ESSE SUBSISTEMA FAZ PARTE DO PROCESSO. 

    não é requisito para instalar algo de que ele mesmo faça parte, não ha lógica nessa argumentação.

  • Ainda que a remuneração por competências possa fazer parte da gestão por competências, esta não é um requisito para tal.


ID
240124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.

A adoção de critérios objetivamente mensuráveis pelo núcleo de gestão de pessoas por competências visa desenvolver competências que estejam alinhadas aos objetivos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Gestão por competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis.
    Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos.
    A proposta da Gestão por Competências é compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos.

    A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para a atingir os objetivos organizacionais.

    Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias).
    É composta por alguns subsistemas, como:
    • mapeamento e descrição de competências;
    • mensuração de competências;
    • remuneração por competências;
    • seleção por competências;
    • desenvolvimento de competências;
    • avaliação de desempenho por competências;
    • plano de desenvolvimento por competências.
  • CORRETA!!

    De acordo com ANDREIA RIBAS, a gestão de pessoas por competências visa desenvolver as competências individuais para que os objetivos organizacionais sejam atendidos. Ou sejam, a gestão por competência está ligada diretamente aos objetivos organizacionais.

ID
240127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.

O mapeamento, que constitui fase da avaliação por competências, consiste em identificar as competências que os colaboradores da organização possuem e em que grau eles as possuem.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    O Mapeamento de Competências é a base de toda a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS.

    O mapeamento se dá pela descrição das competências laborais no trabalho. Para tanto, existem fudamentalmente duas metodologias complementares de descrição de competências no trabalho[5], a saber:

    A primeira se baseia nos recursos ou dimensões da competência, ou seja, os conhecimentos, habilidades e atitudes que se pressupõem sejam necessários para que o profissional possa apresentar determinado desempenho no trabalho.

    A segunda utiliza-se de pautas ou referenciais de desempenho, de forma que o profissional demonstraria deter uma dada competência por meio da adoção de certos comportamentos passíveis de observação no trabalho.

    Em geral, a adoção de um ou outro critério para descrição de competências ocorre em razão do uso que se pretende dar à descrição. Quando utilizadas em instrumentos de avaliação do desempenho no trabalho, por exemplo, as competências são descritas sob a forma de comportamentos passíveis de observação (referenciais de desempenho), para que o avaliador possa mensurar o desempenho do avaliado a partir dos comportamentos que este adota no trabalho. Quando utilizadas na formulação de ações de treinamento, por sua vez, então faz-se necessário descrever não apenas os comportamentos desejados (referenciais de desempenho), os quais constituirão os objetivos instrucionais do treinamento, mas também os conhecimentos, habilidades e atitudes correspondentes, os quais constituirão os conteúdos educacionais a serem ministrados.


    http://pt.wikipedia.org/wiki/Gest%C3%A3o_por_compet%C3%AAncias
  • Através da AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS, também chamada de avaliação de desempenho, será identificado se o perfil comportamental e técnico dos colaboradores de uma corporação estão alinhados ao perfil ideal exigido pelos cargos.
    A avaliação por competências é uma maneira de estimar o aproveitamento do potencial individual de cada colaborador dentro das organizações.
    O resultado da avaliação será a identificação das competências comportamentais e técnicas que precisam ser aperfeiçoadas.

  • Identifica as competências que os colaboradores possuem e as que a organização deseja. Essa diferença é chamada de Gaps ou lacunas. O erro está em dizer que: " ... consiste em identificar... em que grau eles as possuem".

  • O ciclo básico da Gestão por Competências:

    1 - Mapeamento;

    2 - Avaliação;

    3 - Desenvolvimento;

    4 - Monitoramento.


    Afirmativa: "O mapeamento, que constitui fase da avaliação por competências?... consiste em identificar as competências que os colaboradores da organização possuem e em que grau eles as possuem."


    o mapeamento é etapa da Gestão por competências, assim como a avaliação também está dentro da gestão. O mapeamento antecede a avaliação e não constitui, como afirma a questão.

  •  

    "O mapeamento [...] consiste em identificar as competências que os colaboradores da organização possuem e em que grau eles as possuem."

     

    Mapear é identificar. Logo, está correto onde é mencionado que o mapeamento "consiste em identificar as competências".

     

    O erro foi associar grau das competências que se possuem com o mapeamento.

    O grau de competência é avaliado por meio da mensuração. Veja:

     

    "O mapeamento e mensuração por competências é a base de toda a gestão por competências. Por meio das atividades que o cargo executa no dia a dia, é realizado o mapeamento das competências técnicas e comportamentais (CHA) para cada uma das atividades. DEPOIS DISSO, é feita a mensuração do grau ideal para o cargo, isto é, o quanto o cargo precisa de cada uma das competências para atingir os objetivos da empresa" (RIBAS & SALIM, 2013, p. 103).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • mapeamento = encontrar

    mensuração = (grau ideal)

    questão enbolando duas fases de um mesmo processo


ID
240130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens seguintes, relativos à gestão por competências.

No modelo de gestão de pessoas por competências, a área de gestão de pessoas assume a função de linha ao realizar o mapeamento e determinar quais competências serão desenvolvidas.

Alternativas
Comentários
  • Gestão de pessoas é uma responsabilidade de linha e função de staff

  • Errado

    De acordo com Chiavenato (2004, p. 22) “há um principio básico em Administração de Recursos Humanos: gerir pessoas é uma Responsabilidade de Linha e Função de Staff”.

    Conforme Chiavenato (2004, p. 22) “para que o gerente de linha possa assumir com plena autonomia essa responsabilidade de gerir seu pessoal, ele precisa receber assessoria e consultoria do órgão de Staff, sobre as políticas e procedimentos adotados pela organização”.

    http://www3.mg.senac.br/NR/rdonlyres/eqrl3gyeyeldorhwrx5fycuceygiauspaayjb6cuqggwjxdzwb3a7m3ga2a32n453lezl7tvsnp3id/Linha%2Bou%2BStaff.pdf


     



     

  • stafffffffffffff

    questão embolando dois conceitos de um mesmo processo

  • Função de Staff seria a afirmação correta. Função de linha: Gerentes...


ID
240139
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em determinada empresa comercializadora de brinquedos,
cujo esquema de remuneração é confidencial, os empregados não
conhecem os detalhes sobre as faixas salariais relacionadas à
classificação por pontos e não recebem salários de acordo com a
pontuação correspondente a seus cargos. Após avaliação formal,
realizada a cada ano, alguns colaboradores recebem aumento por
mérito, que usualmente representa pequeno aumento percentual. Os
gerentes não divulgam dados a respeito do valor monetário
disponível para aumentos por mérito. Quando os gerentes são
questionados pelos empregados por qual motivo os aumentos por
mérito e os salários são administrados desse modo, a resposta
usual consiste em informar que se trata de política da empresa
não divulgar essas informações, e que esse assunto é de
responsabilidade do pessoal da área de assessoria.
A atual direção repassou um montante alto, relativo à
participação nos lucros, para os empregados do departamento de
pesquisa e desenvolvimento de produtos. O atual gerente de
recursos humanos recebeu a recomendação de distribuir esse
montante para os quatro gerentes desse departamento, observando
a seguinte regra: os gerentes que desenvolveram mais produtos
por ano e aqueles que possuem avaliações anteriores positivas
devem receber mais que os demais.


Com referência à situação hipotética apresentada acima e aos
sistemas de gestão e avaliação do desempenho, julgue os próximos
itens.

A perspectiva atual da avaliação de desempenho estabelece orientações tais como informar ao colaborador como a organização e os demais colaboradores o enxergam, o que esperam dele e como acham que ele pode se desenvolver.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que corresponde a uma análise sistemática do desempenho do profissional em função das atividades que realiza, das metas estabelecidas, dos resultados alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.

    Objetivos
    O objetivo final da avaliação do desempenho é contribuir com o desenvolvimento das pessoas na organização e com o sucesso da organização.

    • Os principais objetivos da avaliação de desempenho são:
      Melhorar os resultados das pessoas e da organização;
    • Conhecer o potencial de cada pessoa em relação a novos desafios;
    • Identificar necessidades de treinamento e desenvolvimento;
    • Proporcionar oportunidades de crescimento profissional e de participação na organização;
    • Identificar problemas e oportunidades de melhoria relacionados à gestão de pessoas;
    • Suportar decisões sobre remunerações, promoções, transferências e desligamentos;
    • Estimular e incentivar o crescimento profissional e o desenvolvimento de novas competências;
    • Proporcionar maior adequação ao trabalho e maior produtividade;
    • Melhorar a comunicação e as relações interpessoais.

      Envolvidos e Responsabilidades
      Os agentes envolvidos no processo de avaliação de desempenho são:
      Avaliado – Colaborador que será avaliado, seja chefe ou subordinado;
  • Essa questão está mal formulada no sentido da ambiguidade. Parece que a questão está perguntando sobre a perspectiva atual de avaliação da empresa  que foi citada no excerto e não o que é praticado no mercado como um todo.


ID
240142
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em determinada empresa comercializadora de brinquedos,
cujo esquema de remuneração é confidencial, os empregados não
conhecem os detalhes sobre as faixas salariais relacionadas à
classificação por pontos e não recebem salários de acordo com a
pontuação correspondente a seus cargos. Após avaliação formal,
realizada a cada ano, alguns colaboradores recebem aumento por
mérito, que usualmente representa pequeno aumento percentual. Os
gerentes não divulgam dados a respeito do valor monetário
disponível para aumentos por mérito. Quando os gerentes são
questionados pelos empregados por qual motivo os aumentos por
mérito e os salários são administrados desse modo, a resposta
usual consiste em informar que se trata de política da empresa
não divulgar essas informações, e que esse assunto é de
responsabilidade do pessoal da área de assessoria.
A atual direção repassou um montante alto, relativo à
participação nos lucros, para os empregados do departamento de
pesquisa e desenvolvimento de produtos. O atual gerente de
recursos humanos recebeu a recomendação de distribuir esse
montante para os quatro gerentes desse departamento, observando
a seguinte regra: os gerentes que desenvolveram mais produtos
por ano e aqueles que possuem avaliações anteriores positivas
devem receber mais que os demais.


Com referência à situação hipotética apresentada acima e aos
sistemas de gestão e avaliação do desempenho, julgue os próximos
itens.

Os critérios de avaliação de desempenho devem ser elaborados pelos gerentes de topo, não havendo necessidade de participação dos avaliados ou da área de gestão de pessoas nesse processo.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A definição dos critérios de avaliação de desempenho e resultados deve passar por todos os envolvidos, de

    forma que saibam e compreendam os critérios avaliativos.
     

    http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad11/contr.pdf


  • A descrição da situação hipotética não trata de participação de avaliados. Muito antes, pelo contrário, os critérios foram estabelecidos a partir da direção.Para mim a questão não foi bem estruturada.

ID
240145
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em determinada empresa comercializadora de brinquedos,
cujo esquema de remuneração é confidencial, os empregados não
conhecem os detalhes sobre as faixas salariais relacionadas à
classificação por pontos e não recebem salários de acordo com a
pontuação correspondente a seus cargos. Após avaliação formal,
realizada a cada ano, alguns colaboradores recebem aumento por
mérito, que usualmente representa pequeno aumento percentual. Os
gerentes não divulgam dados a respeito do valor monetário
disponível para aumentos por mérito. Quando os gerentes são
questionados pelos empregados por qual motivo os aumentos por
mérito e os salários são administrados desse modo, a resposta
usual consiste em informar que se trata de política da empresa
não divulgar essas informações, e que esse assunto é de
responsabilidade do pessoal da área de assessoria.
A atual direção repassou um montante alto, relativo à
participação nos lucros, para os empregados do departamento de
pesquisa e desenvolvimento de produtos. O atual gerente de
recursos humanos recebeu a recomendação de distribuir esse
montante para os quatro gerentes desse departamento, observando
a seguinte regra: os gerentes que desenvolveram mais produtos
por ano e aqueles que possuem avaliações anteriores positivas
devem receber mais que os demais.


Com referência à situação hipotética apresentada acima e aos
sistemas de gestão e avaliação do desempenho, julgue os próximos
itens.

Em situações como a referida, o gestor pode considerar, para fins de avaliação, o desempenho que extrapole os objetivos negociados.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo, produzir mais por ano e receber avaliação positiva passada não significa produzir bem esse ano e com melhor qualidade.
    Com esses critérios é possível que um gerente que tenha produzido 400 ano há três anos atrás, 200 no ano retrasado, 100 ano passado e 50 esse ano ganhe o prêmio anual, enquanto um gerente que entrou esse ano na empresa e produziu 200 com qualidade superior esse ano fique em último lugar no desempenho anual.
  • Vejam bem, a questão deixa claro em seu anunciado: "Com referência à situação hipotética apresentada acima e aos
    sistemas de gestão e avaliação do desempenho
    , julgue os próximos:"... isto exige que tomemos como base o texto apresentado, mas também os conhecimentos a respeito do sistema de gestão e avaliação de desempenho.


    Sendo, assim, temos que levar em consideração as características trazidas pela literatura a respeito da avaliação.

    E, levando em consideração que a definição dos critérios de avaliação de desempenho e resultados deve passar por todos os envolvidos, de forma que saibam e compreendam os critérios avaliativos, o gestor não pode levar em consideração, para fins da avaliação, o desempenho que extrapole os objetivos negociados. Justamente por aquilo que foi citado, "... os critérios de avaliação de desempenho e resultados deve passar por todos os envolvidos...", se não foram acordados por todos os participantes não tem que considera algo que extrapole.


ID
240148
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em determinada empresa comercializadora de brinquedos,
cujo esquema de remuneração é confidencial, os empregados não
conhecem os detalhes sobre as faixas salariais relacionadas à
classificação por pontos e não recebem salários de acordo com a
pontuação correspondente a seus cargos. Após avaliação formal,
realizada a cada ano, alguns colaboradores recebem aumento por
mérito, que usualmente representa pequeno aumento percentual. Os
gerentes não divulgam dados a respeito do valor monetário
disponível para aumentos por mérito. Quando os gerentes são
questionados pelos empregados por qual motivo os aumentos por
mérito e os salários são administrados desse modo, a resposta
usual consiste em informar que se trata de política da empresa
não divulgar essas informações, e que esse assunto é de
responsabilidade do pessoal da área de assessoria.
A atual direção repassou um montante alto, relativo à
participação nos lucros, para os empregados do departamento de
pesquisa e desenvolvimento de produtos. O atual gerente de
recursos humanos recebeu a recomendação de distribuir esse
montante para os quatro gerentes desse departamento, observando
a seguinte regra: os gerentes que desenvolveram mais produtos
por ano e aqueles que possuem avaliações anteriores positivas
devem receber mais que os demais.


Com referência à situação hipotética apresentada acima e aos
sistemas de gestão e avaliação do desempenho, julgue os próximos
itens.

Os indicadores de desempenho são elaborados para garantir a uniformidade e a objetividade durante a gestão e a avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Uniformidade = utilizada no sentido de padronizar, garantir o mesmo entendimento a respeito dos critérios utilizados pelos avaliadores.
    Nesse sentido, a questão está correta.
  • Muitas empresas adotam a metodologia de utilização de indicadores de desempenho nos variados processos que a envolvem. Este fato tem uma importância muito grande e uma causa simples: “Só se conhece o que se mede”.

    Afinal, de nada adiantaria realizar as atividades da empresa sem saber qual é o seu andamento, o objetivo a ser atingido e os resultados a serem alcançados, não é mesmo?

    Grande parte dos indicadores utilizados estão relacionadas à qualidade dos processos. Porém, há também os que pontuam prazo, quantidade, processos e outros. Independente da sua dimensão, o que é importante mesmo é que os medidores sejam bem elaborados, de maneira compreensível, mensurável e atingível pelos envolvidos. E esteja completamente adequado à atividade a ser mensurada.

    Cabe à cada organização identificar os indicadores que melhor lhe atendem conforme seus objetivos e necessidades. Neste ponto, deve-se ter cuidado para que não haja excessos e não se perca o foco com tantas informações, que se tornam desnecessárias. Portanto, a empresa deve ter o seu foco bem traçado e utilizar corretamente os seus indicadores de desempenho.

    Cada indicador deve possuir uma meta, que retratará a real situação da empresa. Estas deverão ser melhoradas continuamente para que a análise possa ser a mais acurada possível.

    Se as metas não oferecem o resultado esperado, é preciso identificar o motivo e as principais formas de consertar este problema. Provavelmente, elas precisarão ser revistas pelos gestores dos processos. O importante é saber com o que estão lidando e onde aquelas informações podem levar. 


    http://www.sobreadministracao.com/importancia-utilizar-indicadores-de-desempenho/


  • DURANTE a gestao????
  • Acho difícil entender em qual sentido a banca utiliza o conceito de uniformidade.

  • Os indicadores de desempenho são elaborados para garantir a uniformidade e a objetividade durante a gestão DE DESEMPENHO e a avaliação. A QUESTÂO QUER DIZER QUE SE PADRONIZA.

    Correto

    Indicadores da visão MODERNA

     Avaliação 360

    Avaliação de competencias

    avaliação de competencias e resultados

    avaliação potencial

    balanced socrecard

    av participativa por objetivos

     

  • Indicadores: Indices adotados por cada empresa, geralmente DADOS Numéricos.

    São FUNDAMENTAIS para poder MEDIR o negócio, tanto a nivel de processo, quanto a nivel de trabalho.

    O objetivo é SUBSIDIAR decisões, e  é a principal base para prevencção e proposição de medidas.

    São Classes de Indicadores: eficácia, eficiência, Efetividade,produtividade, capacidade, qualidade, Rentabilidade, competitividade...

  • Eu entendo o conceito que a assertiva colocou, só não o fato de se aplicar a essa empresa. Os critérios não são objetivos. Não era pra relacionar com o caso ?

ID
240151
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em determinada empresa comercializadora de brinquedos,
cujo esquema de remuneração é confidencial, os empregados não
conhecem os detalhes sobre as faixas salariais relacionadas à
classificação por pontos e não recebem salários de acordo com a
pontuação correspondente a seus cargos. Após avaliação formal,
realizada a cada ano, alguns colaboradores recebem aumento por
mérito, que usualmente representa pequeno aumento percentual. Os
gerentes não divulgam dados a respeito do valor monetário
disponível para aumentos por mérito. Quando os gerentes são
questionados pelos empregados por qual motivo os aumentos por
mérito e os salários são administrados desse modo, a resposta
usual consiste em informar que se trata de política da empresa
não divulgar essas informações, e que esse assunto é de
responsabilidade do pessoal da área de assessoria.
A atual direção repassou um montante alto, relativo à
participação nos lucros, para os empregados do departamento de
pesquisa e desenvolvimento de produtos. O atual gerente de
recursos humanos recebeu a recomendação de distribuir esse
montante para os quatro gerentes desse departamento, observando
a seguinte regra: os gerentes que desenvolveram mais produtos
por ano e aqueles que possuem avaliações anteriores positivas
devem receber mais que os demais.


Com referência à situação hipotética apresentada acima e aos
sistemas de gestão e avaliação do desempenho, julgue os próximos
itens.

No referido caso, a avaliação de desempenho deve ser realizada sob o critério das competências, visto que elas são referendadas por meio dos resultados obtidos.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi! Alguém me explica? obrigada!

  • Entendi, nessa questão, que a empresa quer aferir o mérito do trabalhador. Portanto, o melhor tipo de avaliação seria Avaliação por Objetivos.

  • Errado.

    Primeiro, desconsidere o comentário do colega que diz que a avaliação não avalia competências.Existe sim avaliação por competências.

    Mas nesse caso seria ideal uma Avaliação por Objetivos, uma vez que a empresa tem como objetivo aumentar a produção.
    A Avaliação por Objetivos estabelece objetivos de forma consensual.Ou seja, é ao contrário do que ocorre de nesse caso.Para a Avaliação por Objetivos é necessário o comprometimento do subordinado com o alcance dos objetivos, e o comprometimento do líder em alocar recursos.

    Etapas da Avaliação por Objetivos:

    1 - Formulação de objetivos consensuais

    2 - Comprometimento das partes ( sine que non)

    3 - Negociação dos recursos e meios necessários

    4 - Desempenho

    5 - Monitoramento

    6 - Retroação

    Bom, eu anotei aqui o que está nos meus resumos.A fonte dos meus resumos são de vários livros:Andrea Ribas, Robbins, Chiavenato.

    Espero ter ajudado.

  •  

    Na minha opinião, o critério, aqui, não foi por competência, mas por resultados.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • No referido caso, a avaliação de desempenho deve ser realizada sob o critério do CARGO...


ID
240157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito do processo de aprendizagem, treinamento e
desenvolvimento de pessoal, julgue os itens subsecutivos.

A competência profissional, para o setor público brasileiro, consiste em um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários aos servidores para o desempenho de suas funções e, consequentemente, para o alcance dos objetivos da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Questão CERTA

     

    Na verdade, a questão apresenta o conceito de competência profissional: "conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes mobilizados para um desempenho superior no trabalho. É um saber atingir responsável e reconhecido  que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimento, recursos, habilidades que agreguem valor econômico à organização e social ao indivíduo." (Fonte: www.euvoupassar.com.br - Gestão de pessoas - Cristina Duran).


ID
269851
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento
organizacional, julgue os itens que se seguem.

Entre as formas mais efetivas de se alcançar o poder político em uma organização estão a formação de coalizões e a obtenção do controle sobre os processos decisórios.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Todas as seis características da escolha estratégica citadas por Miles e Snow (1978) - decretação ambiental, coalizão dominante, percepções, segmentação, busca por atividades e limitações dinâmicas - ressaltam a importância da coalizão dominante no processo de escolha estratégica. Seu desempenho está ligado à questão do poder (formal e informal) existente nas organizações e ao seu redor. O poder é um fator chave da escolha estratégica, pois é aquele que o detém, que irá decidir o que será ou não feito pela organização.

    Na literatura, o termo coalizão dominante é utilizado para definir aqueles que definem os rumos da organização (Hall, 1984) através de suas escolhas estratégicas. Ou seja, ela é o centro de poder da organização.

    ...Além de serem coalizões de interesse, as organizações são mercados nos quais a influência e o controle são transacionados e alocados de acordo os membros organizacionais mais importantes para sua sobrevivência e sucesso. Os participantes tentam trocar seus próprios recursos, seus desempenhos, por maior controle sobre o esforço coletivo, e então, usam aquele controle para gerar ações que beneficiem seus próprios interesses. Tendo em vista que as organizações não controlam os recursos de que necessitam para sua sobrevivência e desenvolvimento, quanto mais críticos e escassos forem esses recursos, mais os que os controlam possuem poder sobre elas.


    Fonte:http://www.eps.ufsc.br/disserta98/marcia/cap2.htm
     

  • A formação de coalizões é imporrtante para a formação do poder.
    Significado de "coalizão" sf (fr coalition) 1 Acordo político ou aliança de partidos. 2 Liga ou aliança de potências.
     

  • Táticas de influência política (Yukl)

    -   Controlar decisões

    -   Formar coalizões

    -  Cooptação

    Fonte: Psicologia nas Organizações, Spector. 


ID
269857
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento
organizacional, julgue os itens que se seguem.

O desempenho no trabalho depende mais das habilidades e da motivação das pessoas que das limitações do ambiente organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    A palavra "produtividade" é empregada, atualmente, por milhões de pessoas das mais diversas procedências, cujo denominador comum é seu interesse em conseguir melhorar o rendimento do trabalho. Está claro que tal rendimento envolve uma série de fatores, tais como qualidade e quantidade de matérias-primas empregadas; atualização tecnológica utilizada; habilidade profissional dos empregados; condições ambientais de trabalho etc. Contudo, entre todos esses fatores, um destaca-se sobremaneira por sua crescente importância: o grau de interesse com que os empregados utilizam sua capacidade para obter um aumento na quantidade e qualidade do rendimento de suas tarefas. É a esse fator determinante de maior eficiência das tarefas pessoais que dá o nome de "produtividade de trabalho", à qual depende exclusivamente da motivação interior do indivíduo.

    Fonte: www.uesb.br/administracao/artigos/Motivação.doc









  • O deempenho no trabalho depende de muitos fatores. Não dá para dizer que depende mais de um ou de outro. A soma deles é que determinam o desempenho, e o todo/resultado é sempre maior que a soma das partes.
    Bons estudos!
  • Desempenho = Motivação + Capacidade+ Suporte Organizacional

    Prof Andreia Ribas

  • Acertei a questão mas ao buscar embasamento teórico encontrei 2 citações opostas: 

    1) "Assim, o desempenho no trabalho depende da articulação entre sujeitos, da coordenação de esforços e do compartilhamento de objetivos. Por essa razão, podemos também falar de desempenho de grupo e equipe" (Puente-Palacios; Borges-Andrade, 2005) no lvro O Trabalho e as Organizações: Atuações a partir da Psicologia, de Livia de Oliveira Borges e Luciana Mourão; 



    2) "O  desempenho  do  empregado  depende  propriamente  dele,  a  empresa  deve proporcionar  possíveis  benefícios  que  possam  elevar  a  motivação  do  funcionário,  porém, cabe a ele definir suas próprias metas dentro da organização, o papel da empresa é colaborar e incentivar para que ele consiga atingir tais metas e ao mesmo tempo elevar sua motivação. 

    (...) A  motivação  deve  partir  da  pessoa,  tem  a  ver  com  interesse,  vontade  de  fazer,  iniciativa  e  isso  depende  mais  do funcionário  do  que  da  empresa.  A  empresa  deve  apenas  contribuir  para  que  a  iniciativa,  o  interesse  e  a  vontade  de  progredir sejam viabilizados."

    O que vocês acham? 

  • Desempenho = Competência + Motivação

    (ancorados por um suporte organizacional adequado)

    Ou seja, de nada adianta competência e motivação se a empresa não colabora.


ID
313993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas no ambiente organizacional, julgue os
itens a seguir.

De acordo com a concepção contemporânea de gestão de pessoas, o empregado deve ser visto pela organização como parceiro. Tal percepção motivou a alteração do conceito de administração de recursos humanos para o de gestão de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Parceiro, colaborador

  •  O empregado deve ser visto pela organização como parceiro. E não como mero recurso da organização.

    Questão certa!


ID
313996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas no ambiente organizacional, julgue os
itens a seguir.

As políticas e práticas de gestão de pessoas, entre as quais se incluem a seleção, o treinamento e a avaliação de desempenho, influenciam a eficácia organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Eficiência trata de COMO fazer. Fazer certo aquilo que se propõe a fazer. Produzir sem erros ou produzir mais com menos recursos.

    Eficácia trata do O QUE fazer, de fazer as coisas certas na hora mais acertada, é escolher qual o caminho a ser seguido.

    rhportal.com.br/artigos-rh/eficincia-e-eficcia-a-sutil-diferena/


ID
313999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas no ambiente organizacional, julgue os
itens a seguir.

A função gerencial precípua da gestão de pessoas é promover a cooperação entre as pessoas que atuam na organização, objetivando o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

Alternativas
Comentários
  • A função gerencial precípua (principais, essenciais) da gestão de pessoas é promover a cooperação entre as pessoas que atuam na organização, objetivando o alcance dos objetivos organizacionais e individuais.

    AA definição de "precípua" pode confundir um pouco essa questao. Mas é isso ai, a definição de gestão de pessoas está exata.


ID
314002
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de gestão de pessoas no ambiente organizacional, julgue os
itens a seguir.

Entre as atribuições da gestão de pessoas, destaca-se a compensação ou manutenção, que consiste no desenvolvimento de programas organizacionais de treinamento de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Compensação e manutenção não fazem parte do programa de treinamento.

  • Os programas de treinamento fazem parte do macroprocesso de Desenvolver pessoas, e não Recompensar (compensação) ou Manter pessoas (manutenção).


ID
314128
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O treinamento na empresa pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local. Quanto à finalidade, o treinamento pode voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza-se a

Alternativas
Comentários
  • e ) aquisição de conhecimento. As outras opções fazem referência ao processo.
  • conteúdo -  enfatiza AQUISIÇÃO  de conhecimento
    processo - enfatiza a MUDANÇA de atitudes
  • Exemplos de técnicas de treinamento:

    1. Orientadas para o conteúdo -  leitura, instrução programada, instrução assistida por computador.

    2. Orientadas para o processo - dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos.

    3. Mistas (conteúdo e processo) - estudos de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas on-the-job.

    (Chiavenato, 2004)
  • Para Gil (1994, p. 71), o treinamento na empresa "pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local". 

    a) Quanto à clientela: o treinamento pode ser dirigido a todos os segmentos ocupacionais da empresa ou voltado para os empregados da hierarquia mais elevada. Gil (1994, p. 71) diz que se o treinamento for voltado para os executivos, pode ser chamado de desenvolvimento gerencial. Para os empregados de nível hierárquico inferior ao gerencial, pode ser designado de treinamento técnico, treinamento técnico-administrativo ou treinamento operacional, dependendo do grau de escolaridade e do setor de trabalho; 

    b) Quanto à finalidade: para Gil (1994, p. 72), o treinamento pode "voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza a aquisição de conhecimentos. No segundo, volta-se para a mudança de atitudes e o desenvolvimento das relações interpessoais".Também há treinamentos mistos, com os objetivos visando tanto o conteúdo quanto o processo; 

    c) Quanto ao momento: pode ser realizado o treinamento antes do ingresso no trabalho, ou treinamento de integração, ou após o inicio do trabalho, para suprir necessidades detectadas; e, 

    d) Quanto ao local: o treinamento pode ser realizado no ambiente de trabalho ou em um outro local mais apropriado.



  • Para Gil (1994, p. 71), o treinamento na empresa "pode assumir modalidades diversas, segundo se considere a clientela, a finalidade, o momento e o local". 

    a) Quanto à clientela: o treinamento pode ser dirigido a todos os segmentos ocupacionais da empresa ou voltado para os empregados da hierarquia mais elevada. Gil (1994, p. 71) diz que se o treinamento for voltado para os executivos, pode ser chamado de desenvolvimento gerencial. Para os empregados de nível hierárquico inferior ao gerencial, pode ser designado de treinamento técnico, treinamento técnico-administrativo ou treinamento operacional, dependendo do grau de escolaridade e do setor de trabalho; 

    b) Quanto à finalidade: para Gil (1994, p. 72), o treinamento pode "voltar-se para o conteúdo ou para o processo. No primeiro caso, enfatiza a aquisição de conhecimentos. No segundo, volta-se para a mudança de atitudes e o desenvolvimento das relações interpessoais".Também há treinamentos mistos, com os objetivos visando tanto o conteúdo quanto o processo; 

    c) Quanto ao momento: pode ser realizado o treinamento antes do ingresso no trabalho, ou treinamento de integração, ou após o inicio do trabalho, para suprir necessidades detectadas; e, 

    d) Quanto ao local: o treinamento pode ser realizado no ambiente de trabalho ou em um outro local mais apropriado.

    Técnicas de Treinamento

    1. Orientadas para o conteúdo (enfatiza aquisição de conhecimento) - leitura, instrução programada, instrução assistida por computador.

    2. Orientadas para o processo  (enfatiza a mudança de atitudes)- dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos.

    3. Mistas (conteúdo e processo) - estudos de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas on-the-job.

    (Chiavenato, 2004)


ID
317965
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

A gestão de pessoas por competências baseia-se na constante mensuração de resultados, nos mecanismos de controle de desempenho e no desenvolvimento contínuo dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • O modelo de gestão de pessoas por competências tem como diretriz a busca pelo autodesenvolvimento e possibilita um diagnóstico capaz de investigar as reais necessidades apresentadas no contexto de trabalho, bem como aquelas necessárias ao atingimento dos desafios estratégicos da organização.
    As competências classificam-se em:
    a) humanas (ou individuais), quando constituírem atributos de indivíduos; e
    b) organizacionais (ou institucionais), quando representarem propriedades da organização como um todo ou de suas unidades produtivas.
    As competências humanas ou individuais serão classificadas como:
    a) fundamentais, aquelas que descrevem comportamentos desejados de todos os servidores;
     b) gerenciais, que descrevem comportamentos desejados de todos os servidores que exercem funções gerenciais; e
    c) específicas, aquelas que descrevem comportamentos esperados apenas de grupos específicos de servidores, em razão da área ou unidade em que eles atuam.
  • A Gestão por Competências é um programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis. Ela se propõe a alinhar esforços para que as competências humanas possam gerar e sustentar as competências organizacionais necessárias à consecução dos objetivos estratégicos da organização. Ela procura substituir o tradicional levantamento de necessidades e carências de tratamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de como as pessoas poderão agregar valor a empresa.

    Identificar as competências é essencial para orientar as decisões quantos as atividades que são cruciais para o sucesso da organização.

    Categorias:
    • Competências Essenciais (core competences): Fundamentais para o sucesso da organização. É aquilo que a organização faz melhor do que ninguém.
    • Competências de Gestão: Relacionadas a gestão do recursos e refere-se como eles são utilizados e os processos mobilizados para obterem os melhores resultados fundamentais para a eficiência interna.
    • Competências Organizacionais: Relacionadas com a vida íntima da organização. refere-se ao aparato interno por meio do qual a organização se articula e se integra para poder funcionar.
    • Competências Pessoais: São as que cada indivíduo aprende e desenvolve em suas atividades pessoais na organização. 
  • "A gestão de pessoas por competênciasbaseia-se na constante mensuração de resultados, nos mecanismos de controle de desempenho e no desenvolvimento contínuo dos indivíduos."

    R: Errado.
    Parece-me que o erro é que a gestão de pessoas por competências não baseia-se nos mecanismos de controle. A lógica seria outra: ao alinhar as competências dos colaboradores, departamentos e organização dar-se-ia liberdade de ação a quem tivesse competência! Portanto ao invés de controle haveria uma avaliação da eficácia das competências.

    Ajudei?
  • Mas a Gestão de Pessoas por Competências baseia-se no desenvolvimento contínuo do indivíduo?

    Fiquei com essa dúvida!
  • Não entendi muito bem o erro da questão, para mim estaria correta. Avaliei o termo "controle" como acompanhamento/mensuramento da avaliação do desempenho.
  • Também não entendi o erro. Avaliei da mesma forma que a colega acima.
  • Tambem marquei como correta. Mas a CESPE é sacana!! O erro está justamente em colocar CONTROLE DO DESEMPENHO. Apesar de poder ser interpretada como acompanhamento tambem, a palavra CONTROLE é muito forte e uma das características da Gestao por Competencias é AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE! Fica a dica para as próximas! ;)
  • Gestão é sinônimo de administração, que consiste no processo cíclico de planejamento, organização, direção e controle. Então, o erro não está na palavra controle, pois é parte inerente da gestão.

    Segundo Bergue (2010) a gestão  de pessoas é o planejamento, a organização, a direção e o controle das atividades  desenvolvidas nas áreas de seleção, 
    orientação, avaliação, capacitação e qualificação do quadro de servidores dos órgãos públicos.

    A Gestão de Pessoas por Competências visa fornecer  aos seus gestores uma metodologia lógica para a condução da gestão de seus Recursos Humanos, metodologia esta que mantém o foco nas pessoas e no seu desempenho e consequentemente nos resultados empresariais. Tem também como objetivo alavancar resultados imediatos e garantir um desenvolvimento sustentável a longo prazo. 

    Enquanto no RH tradicional, a avaliação é unilateral e tem foco no tempo e experiência; na gestão de pessoas por competência, a avaliação é pelo RH, mas também por clientes internos e foca no desenvolvimento de competências.

    Lembrando ainda que competência pressupõe: conhecimento, habilidade e atitude.

    Afinal, onde está o erro?

    Talvez "no desenvolvimento contínuo dos indivíduos", quando na verdade, gestão de pessoas por competências baseia-se no desenvolvimento contínuo de competências profissionais (conhecimento, habilidade e atitude) dos indivíduos.
     
     
     


     
  • Acredito que a questão esteja abordando a Gestão de Desempenho.

  • Galera, errei essa questão uma vez e tempos depois quando voltei para responder acertei pensando o seguinte:

    A questão está falando da gestão do desempenho humano e não da gestão por competência. Vejam o seguinte trecho do livro GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSO da Professora Andréia Ribas e Cassiano:

    AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO: "(...) consiste na análise e mensuração sistemática do desempenho de cada indivíduo na organização, levando em consideração as atividade desempenhadas de cada indivíduo na organização, levando em consideração as atividades desempenhadas, as metas estipuladas, os resultados a serem alcançados e o potencial de desenvolvimento."

    GESTÃO POR COMPETÊNCIA: "(...) tem sido utilizada como modelo gerencial alternativo aos instrumentos tradicionalmente utilizados pelas organizações, tendo a capacidade de ser utilizado de forma estratégica pelas organizações, por meio do gerencialmente dos gaps ou das lacunas de competências, que se refere à diferença entre as competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais e às competências já disponíveis na organização."


    Bom estudo!

  • De fato, o erro está onde é mencionado "mecanismos de controle de desempenho".

    Isso era realidade nos modelos tradicionais de gestão.

    Hj, por conta da competitividade, o desempenho se deslocou da esfera de controle para a esfera do desenvolvimento.

     

    O Prof. Joel Dutra aborda o assunto já no início do vídeo:

    https://www.youtube.com/watch?v=AOIlrkp5gf0

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
317968
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

Para não provocar danos e problemas devido à sua atuação profissional, o psicólogo organizacional e do trabalho deve analisar o contexto interno e externo das organizações com base no princípio conhecido como dar o melhor de si.

Alternativas
Comentários
  • Para não provocar danos e problemas devido à sua atuação profissional, o psicólogo organizacional e do trabalho deve analisar o contexto interno e externo das organizações com base no princípio conhecido como dar o melhor de si.

    R: Certo.

    Procurei no código de ética pelo tal princípio do dar melhor de si e não encontrei nada. Em compensação encontrei a afirmação abaixo no site http://amigonerd.net/trabalho/18001-a-etica-na-psicologia-organizacional:
    A filosofia básica do código de ética é que os psicólogos devem dar o melhor de si, para não provocar danos e problemas para as outras pessoas por meio do seu trabalho profissional. Isto significa que um psicólogo deve evitar comprometimento com qualquer ato ilegal ou imoral que possa causar danos a alguém, física ou psicologicamente. Isto significa também que os psicólogos têm a responsabilidade social de usar o seu talento para ajudar as pessoas. Em outras palavras, o objetivo da profissão é melhorar as condições humanas por meio da aplicação da psicologia. Para os psicólogos organizacionais isto quer dizer ajudar as organizações para que elas funcionem adequadamente e ajudem a melhorar o bem estar de seus funcionários.

ID
317974
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais.

Alternativas
Comentários
  •  Atualmente já não basta mais às organizações desenvolverem e capacitarem seus profissionais para responderem às demandas da gestão contemporânea. É preciso definir quais são as competências que serão capazes de assegurar a liderança do mercado, cuja competitividade está cada vez mais acirrada.
    O mapeamento de competências deve estar atrelado à estratégia da organização e ser definido a partir da missão, da visão, dos valores e do negócio. Tornou-se a base para tomada de decisões na gestão de pessoas. 

    O mapeamento de competências é realizado a partir de um comitê formado por representantes da direção, da área de gestão de pessoas e de representantes de todas as áreas da empresa. Cabe a este comitê elaborar, validar e aprovar junto à alta direção da organização as competências que farão parte do perfil institucional.

  • O Mapeamento de Competências consiste na identificação das competências globais, funcionais e pessoais dos colaboradores que ocupam os cargos existentes na empresa.

    Sua função é determinar as lacunas entre os perfis de competências que os colaboradores possuem e as reais necessidades exigidas para o cargo de cada um, de forma a contribuir para melhor desempenho de toda a estrutura organizacional.

     

  • Para mim não ficou claro o erro da questão, alguém poderia me auxiliar?
  • "A estratégia organizacional é que determina quais competências serão necessárias para sua implementação (FLEURY, 2002) e, através de um
    processo de aprendizagem contínua, as competências organizacionais e as competências humanas se alimentam mutuamente em um círculo virtuoso."

    Fonte: http://www.aedb.br/seget/artigos05/30_IDENTIFIC.%20COMPS.%20ORGS%2025%2007%202005%20-%20SEGEP%202005.pdf
  • Acho que o erro está em afirmar que Mapear Competencias envolve DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS. Isso deve ser feito ANTES do mapeamento. O mapeamento ocorre a partir dos objetivos estrategicos mas não é a partir dele que se define. Logo, MAPEAR COMPETENCIAS É IDENTIFICAR AS COMPETENCIAS INDIVIDUAIS, ORGANIZACIONAIS E FUNCIONAIS. Mas se se tratar de GESTAO POR COMPETENCIA aí sim pode envolver Definição estratégica pois GESTÃO É MAIS AMPLO QUE MAPEAMENTO.

  • ERRO: definição dos objetivos estratégicos. 

    Primeiro defini-se os objetivos estratégicos, depois posso mapear as competências das pessoas para saber se estão alinhados aos objetivos da organização.

  • Ano: 2016 Banca: CESPE  Órgão: DPU    Prova: Analista

    O mapeamento de competências consiste na definição dos objetivos estratégicos e na identificação de competências individuais e organizacionais necessárias ao alcance da vantagem competitiva. GABA: ERRADO 

     

     mapeamento de competências---> identifica-se o gap, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização.

                                                                                               

                                                                                                                                                                                  AVANTE,COMBATENTES!!!

  • Não é bem assim.

     

    A definição dos objetivos estratégicos, na verdade, relaciona-se ao conceito de FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA, e não ao conceito de mapeamento de competências.

     

    Explico:

    RIBAS (2013), Citando Brandão & Guimarães (2001), menciona que as práticas de GP no modelo GPC, segue o seguinte fluxo:

    → FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA: definição da missão, visão de futuro e os objetivos estratégicos da organização;

    → MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: identificação dos gaps, ou lacuna, existente entre as competências necessárias ao alcance do

         desempenho esperado e as competências já disponíveis na organização;

    → CAPTAÇÃO DE COMPETÊNCIAS: minimização dos gaps de competências;

    → ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: apuração dos resultados alcançados;

    → RETRIBUIÇÃO: sistema de recompensa pelo desempenho apresentado pelos membros da organização.

    (RIBAS & SALIM, 2013, p. 113).

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • mais uma vez a banca embolando dois conceitos, etapas diferentes, de um mesmo processo.

  • Seria a mensuração das competências já existentes com as que precisam ser trabalhadas.

  • A definição dos objetivos estratégicos é feito no planejamento estratégico. O objetivo do mapeamento de competências é identificar as competências (individuais e organizacionais) necessárias e as competências existentes.

    Gabarito: Errado

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia

    A definição dos objetivos estratégicos não está inserida na etapa do mapeamento das competências.

    É na etapa da formulação da estratégia da organização que encontramos a definição dos objetivos estratégicos.

    =-=-=-=

    O mapeamento de competências é a etapa que identificará quais são as competências que já existem na organização. O mapeamento também deverá identificar as lacunas (ou “gaps”) de competências na organização, ou seja, o que estaria “faltando”.


ID
317977
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

As competências individuais e organizacionais agregam valor econômico e social a indivíduos e organizações, pois contribuem para a consecução de objetivos organizacionais e expressam o reconhecimento social sobre a capacidade de pessoas, equipes e organizações.

Alternativas
Comentários
  • Veja que o enunciado fala simplesmente que as competências são capazes de gerar valor econômico e social para indivíduos e organizações, ou seja, não traz o detalhamento (valor econômico para organização e valor social para o indivíduo). Aceite isso como correto.

    GABARITO: CORRETO


ID
317980
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando as transformações no contexto das organizações e seus impactos na gestão de pessoas e na psicologia organizacional e do trabalho, julgue os itens a seguir.

A corrente integradora procura articular as proposições das correntes norte-americana e francesa, destacando a competência como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes expressos pelo desempenho profissional em contextos organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • CORRETO!

    "A correte integradora busca a junção das linhas americanas (CHAs) e francesa (capacidade de entrega da pessoa)".

    Livro: GESTÃO DE PESSOAS PARA CONCURSO.

    Andreia Ribas e Cassiano

  • CORRETO

     

    Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: DPU

    A corrente integradora da competência procura articular as proposições das correntes norte-americana e francesa, destacando a competência como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes expressos pelo desempenho de contextos organizacionais. CORRETO

  • A corrente integradora busca “juntar” os conceitos das duas correntes anteriores. Ou seja, para a corrente integradora, competência consiste em utilizar os conhecimentos, habilidades e atitudes (CHAs), em determinados contextos e estratégias organizacionais, com o objetivo de agregar valor e entregar resultados à organização


ID
318010
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A gestão do comportamento humano nas organizações envolve a tomada de decisão com relação às pessoas, tomando-se como base as características individuais e as condições organizacionais.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Na gestão do comportamento humano e nas organizações tem que se levar em consideração as características individuais juntamente com as condições organizacionais.


ID
318052
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

A seleção de pessoas tem como objetivo identificar possíveis candidatos a uma vaga em determinada organização, considerando-se a disponibilidade de mão de obra no mercado de trabalho.

Alternativas
Comentários
      1.  Não basta à empresa se contentar com os recursos aparentemente disponíveis. É preciso que ela procure em diversas fontes as pessoas que atendam às suas necessidades e que colaborem na realização de seus objetivos. A seleção, por sua vez, como define Chiavenato (2004, p. 87), refere-se “à escolha do homem certo para o cargo certo, ou, mais amplamente, entre os candidatos recrutados, aqueles mais adequados aos cargos”.
        • De acordo com Chiavenato (1999), o processo de seleção pode ser constituído por três processos:
        • Modelo de colocação: ocorre quando existe apenas um candidato para uma vaga, sendo necessário efetiva-lo sem qualquer descarte;
        • 2) Modelo de seleção: existem vários candidatos para uma mesma vaga. Assim, analisa-se o candidato fazendo um paralelo entre seu perfil e o perfil exigido pelo cargo para, a partir dessa análise, decidir qual o melhor candidato a ser escolhido;
        • 3) Modelo de classificação: existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato.
  • Vejam o item definiu recrutamento dizendo que era seleção:

    " A seleção (...) tem como objetivo identificar possíveis candidatos a uma vaga (...), considerando-se a disponibilidade de mão de obra no mercado de trabalho." Há uma investigação para quem seria apto para o cargo. Feito o recrutamento é a hora da seleção.

    Já a seleção é o procedimento de escolher o(s) candidato(s) que vai/vão ocupar o(o) cargo(s).

    Ajudei?
  • considerando os candidatos recrutados, no processo de recrutamento.

  • Busquem a fonte que a banca se baseou para a elaboração da questão:

    "Seleção é o processo pelo qual um organização escolhe de uma lista de candidatos apessoa que melhor alcança os critérios de seleção para a posição disponível, considerando AS ATUAIS CONDIÇÕES DE MERCADO." (Chiavenato, 2010, p. 133)
  • Refere-se a recrutamento.

  • Recrutamento.


ID
318055
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

O teste de realização é projetado para avaliar o nível de competência de uma pessoa.

Alternativas
Comentários
  • Procurei em diversas fontes, mas não encontrei esses tais testes de realização. Alguém tem algo que fale a respeito?
  • "Eu nunca vi, nunca comi e nem nunca ouvi falar". Procurei na internet e nada aparece. Nunca ouvi tal teste em toda minha vida acadêmica ou profissional. 

    O mais interessante é que a questão foi dada como certa.

    Como diria o personagem Félix: Cespe soberana!

  • também não sei onde encontrar.

  • Em termos práticos, os testes psicológicos podem ser classificados de diversas formas: testes de inteligência geral e testes de aptidões específicas, testes individuais e coletivos, testes de papel-e-lápis e de realização (ou execução), testes verbais e não-verbais, testes de rapidez e capacidade, etc. Os testes não-verbais não requerem explicitamente o uso da linguagem e os de realização são os que requerem a construção de algo, desenhos ou manipulação de objetos, por parte do avaliado.

    http://www.ic.unicamp.br/~heloisa/dinart3.html

ID
318058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

Um programa com boa transferência da capacidade de treinamento é elaborado com base em princípios gerais, o que significa que as respostas em situações de treinamento são idênticas àquelas em situação de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Transferência do Treinamento (Spector):

    Características do Trainee

    +

    Feedback

    Princípios Gerais (Estrutura básica para o aprendizado)

    Elementos idênticos (Simulação = Situação real)

    Excedente de aprendizado (prática além da necessária>automatização)

    Sequência das sessões de treinamento (parte x todo / intensivo x espaçado)

    +

    Ambiente de Trabalho



    O enunciado da questão faz referência a "elementos idênticos" e não a princípios gerais.


ID
318061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

A entrevista de desligamento é um procedimento importante na investigação de possíveis causas de absenteísmo, rotatividade e condições de trabalho de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A entrevista de desligamento é feita com os funcionários que se desligam da organização e após a efetivação do desligamento para evitar qualquer compromisso pessoal. A entrevista de desligamento é realizada por um especialista de RH ou gerente de linha e abrange os seguintes aspectos (CHIAVENATO, 1999):

    Motivo que determinou o desligamento;

    Opinião do funcionário sobre a empresa, a gerência e os colegas;

    Opinião a respeito do cargo, horário e condições de trabalho;

    Opinião sobre salário, benefícios sociais e oportunidades de progresso;

    Opinião a respeito do relacionamento humano, moral e sobre a atitude das pessoas;

    Opinião quanto às oportunidades existentes no mercado de trabalho.

    Todos esses aspectos são registrados em um formulário específico para tratamento estatístico das causas da rotatividade na organização.


ID
318064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

Em um mercado de trabalho competitivo e em regime de oferta, costuma haver aumento da rotação de pessoal.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    A rotatividade pode escapar ao controle da organização, quando os desligamentos efetuados por iniciativa dos empregados aumentam de volume. Em um mercado de trabalho competitivo e em regime de oferta intensa, costuma ocorrer um aumento na rotação de pessoal. (CHIAVENATO, 2009, p.141).

    http://www.facenp.com.br/public/trabalhos/130035931029abdb32ef03_.pdf


     


     

  • regime de oferta = sobram empregos, por isso a rotatividade
    regime de procura = faltam empregos, por isso a baixa rotatividade.

    Mercado de Trabalho em Procura

    Quando o mercado de trabalho está em situação de procura, significa que existe pouco emprego e muitos candidatos.
    Mercado de Trabalho em Procura: 
    Baixos investimentos em recrutamento devido à oferta de candidatos.
    Critérios de seleção mais rígidas e rigorosas para aproveitar a abundância de candidatos.
    Poucos investimentos em treinamento para aproveitar candidatos já treinados.
    Ofertas salariais mais baixas para aproveitar a competição entre candidatos. 
    Poucos investimentos em benefícios sociais, pois não há necessidades de mecanismo de fixação do pessoal. 
    Ênfase no recrutamento externo como meio de melhorar o potencial humano, substituindo funcionários por candidatos de melhor qualificação
    http://www.cursosnocd.com.br/recursos-humanos/mercado-de-trabalho-em-procura.htm

ID
318067
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

O custo indireto do acidente do trabalho envolve o total das despesas decorrentes das obrigações para com os empregados expostos aos riscos inerentes ao exercício do trabalho, tais como despesas sociais, custo de tempo perdido pela vítima etc

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda o CUSTO DIRETO do acidente de trabalho.

     

    Conforme Machline et al. (1984), além do episódio negativo causado pelo acidente do

    trabalho, os gerentes empresariais devem preocupar-se com a analise dos custos do acidente,

    que relacionam-se diretamente com o custo da produção.

    Os custos do acidente se classificam em custos de acidente diretos e indiretos, onde os

    diretos referem-se às despesas com as obrigações da empresa para com os funcionários expostos

    aos riscos, assim como os gastos com assistência médica, hospitalar e com indenizações

    pagas aos acidentados. Já os custos indiretos são aqueles que englobam todas as despesas

    de fabricação, despesas gerais, lucros cessantes e outros fatores que nem sempre incidem de

    modo igual, seja na mesma empresa ou em empresas diferentes.

    Como exemplo de elementos que podem compor o custo indireto, Machline et

    al.(1984) apresentam os seguintes pontos que merecem consideração, tais como: custo do

    tempo perdido pelos colegas de trabalho que param seu serviço para socorrer o acidentado;

    custo do primeiro socorro médico quando este não é feito pela seguradora; danos causados

    aos equipamentos, ferramentas e materiais; reprogramação do trabalho; diárias aos acidentados;

    redução temporária da capacidade do acidentado; e custo da redução da produção, dentre

    outros.

  • É bem simples,

    O custo indireto do acidente do trabalho envolve o total das despesas decorrentes das obrigações para com os empregados expostos aos riscos inerentes ao exercício do trabalho, tais como despesas sociais, custo de tempo perdido pela vítima etc 


    Custo do tempo perdido pela vítima é custo direto, pois ja aconteceu o acidente, enquanto custo indireto seria a prevenção e concientização.
  • Imaginemos que vc tenha uma empresa que ofereça serviços de limpeza externa de grandes edifícios.

    Vc vai ter de gastar com treinamento de pessoal, material de segurança etc.

     

    Isso tudo gera custos diretos.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.


ID
318070
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

O psicólogo organizacional e do trabalho, ao avaliar o bem-estar dos trabalhadores nas situações de trabalho, adota uma abordagem embasada em aspectos ergonômicos.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho do psicólogo organizacional e do trabalho adota sim uma abordagem embasada em aspectos ergonômicos, ou seja, além de aspectos estritamente psicológicos e institucionais, esse profissional  também "focaliza um sistema formado por um complexo relacionamento de componentes que  interagem entre si. O centro desse sistema é o homem (educação, motivação, dados antropométricos) sendo imediatamente influenciado pela
    tarefa (análise da postura, vibração, aplicação de forças, repetição, ritmo e métodos de trabalho, movimentos de flexão e torção); instrumento (peso, tamanho, manejo e controles, localização) e posto de trabalho (alcance dos movimentos, espaço de trabalho, altura da superfície de trabalho, mobiliário). Circundando finalmente esse sistema estão os fatores físicos (ruído, iluminação, temperatura) e os aspectos éticos, legais e administrativos, que podem estar influenciando direta ou indiretamente os outros componentes." http://www.scielo.br/pdf/rlae/v6n4/13881.pdf

  • Errei a resposta, pois  entendi é que a questão resumiu ou colocou como atividade base do psicólogo organizacional a aspectos ergonômicos. O que não é verdade, conforme artigo abaixo.

    fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931990000100005

  •  

    O problema dessa questão é que ao mencionar "bem-estar dos trabalhadores nas situações de trabalho", ela dá uma referência com sentido muito abrangente. Se ela falasse em bem-estar do ponto de vista da saúde ocupacional do trabalhador, aí daria pra matar a questão numa boa.

     

    Abçs.

  • Concurso, algumas vezes, emburrece... kkkkk questão limitada


ID
318073
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

Os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho podem ser descritos como um conjunto de sintomas ou patologias que atingem o aparelho músculo esquelético, normalmente resultando em lesão tecidual.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho) - São movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas resultando em dor fadiga e declínio do desempenho profissional tendo como vítimas mais comuns os: digitadores, datilógrafos, bancários telefonistas e secretárias. O termo Dort - (Distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho), adotado no Bradil não é mais utilizado preferindo-se atualmente a denominação Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

  • Eu peço ajuda para os universitários (rsrsrs).

    Eu respondi errado. Agora eu fiquei na dúvida: por que podemos dizer que DORT pode ser "um conjunto de patologias"?
    Não é uma única patologia? Tudo bem eu concordo que pode ser "um conjunto de sintomas" mas patologias ...
  • Pensei na sua pergunta e acredito que seja porque a própria sigla diz "DoençaS....." Não é apenas tendinite, por exemplo. Podem haver várias. Não sei se ajudei, mas foi a explicação que encontrei!
  • A doença física pode trazer como consequências  outros distúrbios sociais, psicológicos.
  • Fiquei com dúvida na assertiva considerar que "normalmente resulta em lesão tecidual". Por isso marquei "Errado".

    Fui pesquisar sobre e fiquei mais confusa.

    Encontrei a seguinte referência:

    "Dos pacientes diagnosticados como portadores de LER, a grande maioria é representada por quadros indeterminados de dor regional ou difusa, sendo que apenas uma pequena parcela dos casos apresenta alguma evidência histopatológica de “lesão tecidual’’."

    Caso alguém possa auxiliar...

    Fonte: https://www.marilia.unesp.br/Home/cipa/boletim-5---fevereiro-2019.pdf


ID
318076
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

No estudo da saúde no trabalho, as relações socioprofissionais representam as interações hierárquicas e coletivas intra e intergrupos.

Alternativas
Comentários
  • O conceito de relações socioprofissionais "refere-se à maneira como os indivíduos se relacionam no contexto de trabalho."( http://www.crp-01.org.br/conteudo/noticias/exibir.asp?codigo=310 ).

  • COMPLEMENTANDO O  que o colega falou acima, então são todas as manifestações de relacionamento que se dão no trabalho ou no grupo ou pares. Logo a afirmação é verdadeira, pois são todas formas de relacionamento no "

    trampo"


ID
318079
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

A abordagem epidemiológica ou diagnóstica da saúde no trabalho tem por objetivo produzir conhecimento acerca da saúde-doença e planejar ações e políticas de saúde e prevenção de doenças.

Alternativas
Comentários
  • AFF!!! Essa foi no grito.


ID
318082
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, referentes a processos de gestão de pessoas e psicologia organizacional e do trabalho.

O recrutamento misto prevê mecanismos de atração de mão de obra no mercado de trabalho de forma mais efetiva e com custo baixo.

Alternativas
Comentários
  • Dentre as técnicas usuais, CHIAVENATO (2002) propõe três modalidades de 
    recrutamento: interno (envolvendo funcionários da empresa), externo (captação no 
    mercado) e misto (captação de pessoal interno e externo), enfatizando a coexistência de 
    vantagens e desvantagens em cada um destes processos. 
  •  RECRUTAMENTO MISTO

    De acordo com CHIAVENATO (2010), na obra Gestão de Pessoas, na pág. 114 "Do ponto de vista de sua aplicação, o recrutamento pode ser INTERNO OU EXTERNO".





  • Para o Chiavenatto existem dois tipos de recrutamento: interno e externo.
  • Errado: Recrutamento interno é o que apresenta custo mais baixo. Além do mais, no recrutamento misto, a atração de mão de obra não está apenas no mercado de trabalho; foca-se, também, internamente.

     

    Acrescentando:

    Existem três tipos de recrutamento misto:


    1. Recrutamento externo, seguido de recrutamento interno, caso o externo não apresente resultados desejáveis. A empresa prefere a entrada de recursos humanos à sua transformação,ou seja, precisa de pessoal já qualificado no curto prazo e precisa importá-lo do ambiente externo. Não encontrando candidatos externos adequados, usa-se o próprio pessoal, não considerando inicialmente os critérios sobre as qualificações necessárias.

     

    2. Recrutamento interno, seguido de recrutamento externo, caso o interno não apresente resultados desejáveis. A empresa prioriza seus empregados na disputa das oportunidades existentes, não havendo candidatos internos adequados parte para o recrutamento externo.
     

    3. Recrutamento externo e recrutamento interno, concomitantemente.


    Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/importancia-do-recrutamento-e-selecao/27558/#ixzz2OlcWwLKK

  • Todo mundo preso no Chiavenato, que coisa feia... vamos explorar o mundo meu povo...
    "Nem só de Chiavenato viverá o homem" ... vocês fazem parecer que o que o autor diz é lei, quando na verdade ele vive cometendo erros teóricos (do ponto de vista da Psicologia).

  •  

    Entendo que os custos demandados pelo RE (divulgação em jornal, internet, agências etc) continuam sendo os mesmos, ou seja, independem da realização ou não do RI.

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Acredito que o erro não está na questão dos custos, mas sim em afirmar que é a forma mais efetiva.

     

    Levando em conta uma abordagem contingencial, que para cada caso existe uma forma adequada, não se pode dizer que o recrutamento misto é o ideal para todos os casos.


ID
327907
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O planejamento dos programas de preparação do empregado para a aposentadoria deve ser focado, prioritariamente, em

I treinamento de novas habilidades do empregado no cargo atual.

II orientações sobre outras carreiras e análise do sentido do trabalho.

III definição dos objetivos, conteúdo, métodos e avaliação do cargo atual.

IV descrição do perfil psicológico do empregado para o seu aproveitamento em novos cargos na empresa.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
327922
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a opção em que é apresentado o subsistema de recursos humanos relacionado à realização, motivação e reconhecimento, fatores indicativos de qualidade de vida no trabalho.

Alternativas
Comentários
  • Discordo, pois uma das desvantagens do recrutamento externo é, de acordo com A.RIBAS, "a interferência na motivação dos funcionários"

    (CESPE BASA 2006) O recrutamento interno, assim como o externo, oferece vantagens e desvantagens. Uma desvantagem do recrutamento externo ocorre quanto ele monopoliza as melhores oportunidades, frustrando as expectativas das pessoas que pertencem ao quadro e reduzindo o comprometimento. C
  • Também não concordo com a resposta C.

    Quando o recrutamento interno e externo estaria relacionado a realização, motivação e reconhecimento?

  • questão mal feita!

  • Que merda! hauhauhauhauhauha

  • LICSO, LIXO, LICHO, LISHO, LEE CHU,  mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia.

     

    Chiavenatto se mexeu no caixao neste momento, isso porque ele nem morreu ainda, até ele vir essa questão!

  • A correta seria a letra B, concordam?

  • Concordo plenamente. Vim até aqui para ver o que eu tinha perdido para errar o gabarito.

  • Marquei alternativa A, pensando que dentro da política de Cargos e Salários, os gestores pensam por exemplo nas gratificações relacionadas com realizações de cursos (pós graduação, graduação, mestrado, doutorado), isso motiva empregados, e proporciona reconhecimento.

    COMENTÁRIOS DO PROFESSOR JÁ QCONCURSOS, POR FAVOR!!!!


ID
475822
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do recrutamento e seleção de pessoal, julgue os itens
subseqüentes.

A recolocação (outplacement) está se tornando uma atividade rotineira de gestão de pessoas na atualidade. Trata- se de uma ação organizacional de responsabilidade social voltada para empregados que precisam procurar uma nova colocação no mercado de trabalho.

Alternativas

ID
475840
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de desenvolvimento, capacitação e retenção de
talentos, julgue os itens seguintes.

Programas de relações, assistência e reconhecimento pelo desempenho exemplar do empregado são exemplos de atividades organizacionais voltadas à retenção de talentos.

Alternativas

ID
475876
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gestão por desempenho embasada em competências refere-se aos processos em que a organização, a partir de sua formulação estratégica — missão, visão de futuro, objetivos e metas — identifica lacunas em competências organizacionais e individuais necessárias à consecução de seus objetivos.

Alternativas
Comentários
  • A identificação das lacunas de competências diz respeito à "gestão por competência" e não à gestão por desempenho, que tem por objetivo realizar o desenvolvimento organizacional, por meio do treinamento e do desenvolvimento pessoal. ERRADA


ID
475894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a política e estratégia em gestão de pessoas, julgue
os itens a seguir

A denominação gestão de pessoas, e não mais de departamento de recursos humanos, nas organizações marca uma mudança profunda nas atividades tradicionais dessa subárea. Novos modelos de gestão de pessoas refletem uma nova visão das pessoas, não mais como meros empregados remunerados em função do tempo de disponibilidade à organização, mas como parceiros e colaboradores do negócio da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Segundo as teorias mais modernas de gestão de pessoas, os indivíduos não devem ser tratados simplesmente como recursos, tais como máquinas ou matérias-primas. Pelo contrários, as pessoas são fatores críticos de sucessos, pois possuem competências capazes de criar vantagem competitiva para as organizações.

     

    Esse conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que são intrínsecos às pessoas não integra o patrimônio físico da organização, por isso o enunciado está errado.

     

    Fonte: Prof Marcelo Soares

     

    gab: C


ID
475897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a política e estratégia em gestão de pessoas, julgue
os itens a seguir

As razões que induziram mudanças nas políticas e práticas de gestão de pessoas, incluem novos métodos de seleção de pessoal, possibilidades de avaliar desempenho por múltiplas fontes, valorização da saúde e cuidados maiores com segurança no trabalho, terceirização de serviços e necessidade de alinhamento das atividades com estratégias organizacionais.

Alternativas

ID
475900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEBRAE-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação a política e estratégia em gestão de pessoas, julgue
os itens a seguir

A rápida evolução das novas tecnologias da informação e comunicação aumentou a rapidez da comunicação entre pessoas, rompeu barreiras físicas e temporais entre pessoas, bem como redefiniu os contornos das estruturas hierárquicas nas organizações. Esse cenário marcado por mudanças tecnológicas, estruturais e políticas afetou as atividades tradicionais de gestão de pessoas.

Alternativas

ID
565213
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A política é um fato inevitável em qualquer organização de trabalho, apesar de alguns estudos demonstrarem que a percepção da política está relacionada ao declínio da satisfação, do desempenho e ao aumento da rotatividade. Acerca dos comportamentos políticos no ambiente de trabalho, as pesquisas demonstram que tendem a

Alternativas
Comentários
  • FATORES QUE INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO POLÍTICO

    FATORES INDIVIDUAIS

    ·  Elevada capacidade de automonitoramento

    ·  Centro interno de controle

    ·  Alta conformidade

    ·  Investimento na organização

    ·  Alternativas percebidas de trabalho

    ·  Expectativa de sucesso

    FATORES ORGANIZACIONAIS

    ·  Realocação de recursos

    ·  Oportunidades de promoção

    ·  Baixo nível de confiança

    ·  Ambiguidade dos papeis

    ·  Sistema de avaliação de desempenho pouco claro

    ·  Práticas de recompensa de soma zero

    ·  Processo decisório democrático

    ·  Pressões para o alto desempenho

    ·  Cúpula de executivos egocêntricos

    Fonte: Robbins, Comportamento Organizacional, 11ª edição, pág 313


ID
581860
Banca
NUCEPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sabendo que uma empresa iniciou o ano com 352 funcionários e que, durante o ano, ocorreram 40 demissões e 36 novas admissões, qual o índice anual de rotação de pessoal desta empresa, com os valores arredondados para uma casa decimal?

Alternativas
Comentários
  • Até aqui não escapo da matemática?

    Eu hein, rs


ID
594283
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para os que já trabalharam em grandes corporações – nacionais ou multinacionais – essa prática é bem conhecida. Um funcionário com 5 ou mais anos de empresa pode ser dispensado por um novato na empresa, algumas vezes mais jovem e sem muita experiência, por motivos irrisórios ou sem nenhuma explicação, sob a alegação de que a corporação tem objetivo de inovar e reestruturar o setor, o que compromete a competitividade da empresa. No estudo da gestão de pessoas, Chiavenato (2008) chama este fator de:

Alternativas

ID
621007
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a psicologia aplicada ao trabalho, julgue os itens que se seguem.

Questões ambientais externas à organização e clima social no trabalho são fatores estudados por psicólogos organizacionais em gestão de pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Errei a questão por achar que a banca tinha trocado o termo "clima social por clima organizacional". Assim, conclui-se que gestão de pessoas também estuda o 'clima social" nas organizações.


ID
635038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPAJM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que concerne à atividade de gestão de pessoas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

     

    RECRUTAMENTO:

     

    - Atrair;

    - Reunir;

    - Localizar;

    - Incentivar;

     


ID
680266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere, por hipótese, que um psicólogo organizacional tenha
sido contratado para estruturar o sistema de gestão de pessoas de
uma organização. Em face dessa consideração, julgue os itens que
se seguem.

O psicólogo deve realizar uma descrição detalhada das atividades de cada função para subsidiar a estruturação dos sistemas de gestão de pessoas.

Alternativas

ID
680275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere, por hipótese, que um psicólogo organizacional tenha
sido contratado para estruturar o sistema de gestão de pessoas de
uma organização. Em face dessa consideração, julgue os itens que
se seguem.

Para aumentar o comprometimento organizacional afetivo dos funcionários, o psicólogo deve estimular ações organizacionais que possibilitem a criação de condições favoráveis para o desempenho, como prediz a teoria de ideologia da troca.

Alternativas

ID
680278
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2004
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere, por hipótese, que um psicólogo organizacional tenha
sido contratado para estruturar o sistema de gestão de pessoas de
uma organização. Em face dessa consideração, julgue os itens que
se seguem.

O psicólogo deve propor trabalhos complexos e desafiadores, já que de modo geral as pessoas preferem esse tipo de trabalho.

Alternativas

ID
698797
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na teoria de motivação desenvolvida por David McClelland, a necessidade de poder é definida como o desejo de

Alternativas
Comentários
  • A teoria das necessidades, de McClelland, foi desenvolvida por David McClelland e sua equipe. Ela enfoca três necessidades: realização, poder e associação. Elas são definidas da seguinte maneira:

    1. Necessidade de realização: busca da excelência, de se realizar em relação a determinados padrões, de lutar pelo sucesso.
    2. Necessidade de poder: necessidade de fazer com que os outros se comportem de um modo que não fariam naturalmente.
    3. Necessidade de associação: desejo de relacionamentos interpessoais próximos e amigáveis.
  • Necessidade de Poder: É a necessidade de controlar ou influenciar outras pessoas. Preocupar mais com o prestígio e infuência do que com o desempenho eficaz.
  • Segundo McClelland, as necessidades de realização, poder e afiliação são aprendidas e adquiridas ao longo da vida como resultado das experiências de cada pessoa. Todas as pessoas apresentam componentes relacionados aos três grupos de necessidades, mas em graus diferentes, o que serve para diferenciá-las umas das outras naquilo que buscam e naquilo que é capaz de motivá-las.

    As pessoas que têm necessidade de poder concentram-se na obtenção e no exercício do poder e da autoridade, podendo esse poder ter um efeito persuasivo e inspirador (positivo) ou de dominação e submissão (negativo). Pessoas com acentuada necessidade de poder são competitivas e buscam posições de liderança e prestígio na organização.

    (Rocha, 2009)
  • Para McClelland toda pessoa possui as três categorias de necessidades, poder, associação ou afiliação e realização, porém apenas uma é preponderante no indivíduo. E é isso que irá determinar quais comportamentos as orientarão para a motivação.

    Na NECESSIDADE DE PODER a pessoa se sente motivada pelo desejo de influenciar, orientar e mudar atitudes e condutas alheias;
    Na NECESSIDADE DE ASSOCIAÇÃO ou AFILIAÇÃO a pessoa centra sua atenção na manutenção dos seus relacionamentos interpessoais, muitas vezes, em detrimento de seus interesses individuais;E o que motiva estas pessoas é estar próximo das pessoas e ser aceito por elas.
    Na NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO a pessoas motiva-se pela superação de desafios e metas. Ela apresenta alta motivação para a autorrealização e busca de autonomia, além de assumir desafios realísticos no trabalho.
  • Pessoas com uma alta necessidade de poder se adequam melhor às posições de gerência. De acordo com McClelland, pesquisas comprovam que a grande maioria dos ocupantes de cargos altos têm alta necessidade de poder e baixa necessidade de afiliação. 

  • McClelland

                                    Realização - desejo de  alcançar algo difícil

    3 Necessidades         Afiliação - Desejo de estabelecer relacionamentos pessoais próximos, evitar conflitos e estabelecer fortes amizades

                                    PODER - Desej de influenciar pessoas ou controlar, ser responsável e ter autoridade sobre os outros.

  • Realização -  alcançar algo difícil

    Afiliação -relacionamentos

    PODER -  influenciar  ou controlar


ID
698815
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A rotatividade de pessoal não é uma causa, mas o efeito de algumas variáveis externas e internas. As informações sobre essas variáveis são obtidas por meio

Alternativas
Comentários
  • É na entrevista de Desligamento que colhemos todos os dados referente ao motivo do desligamento do funcionario.
    Problemas de chefia, insatisafação com o salário ou benefícios, clima no setor, entre outros.
  • Rotatividade, conhecida também como turnover, ”é a permanente saída e entrada de pessoal da organização, de forma voluntária ou involuntária. [...] Toda organização, evidentemente, tem uma certa rotatividade” (ROBBINS, 2009, p.22).

    A rotatividade de pessoal ou turnover, para algumas organizações é um problema identificado, mas muitas vezes não solucionado por apresentarem, em alguns casos, um relevante índice de subjetividade e difícil mensurabilidade. Para identificar causas e conseqüências da rotatividade existente, algumas empresas utilizam como instrumento de investigação a entrevista de desligamento.

    Dentre os princípios de gestão estão a análise da situação atual e o planejamento, sendo que para este é necessária aquela análise. Desprezar a rotatividade como um fator importante na análise organizacional e, conseqüentemente não inserir suas constatações na gestão empresarial ou, especificamente, na gestão de pessoas, pode ser o indício de uma gestão reativa, uma administração não adequada, como apontado por Paschoal (2006, p.45):

    Uma das piores situações que o empresário ou o executivo enfrenta [...] é ser surpreendido por um pedido de demissão de um colaborador de reconhecido talento [...], numa condição como essa, ainda que se chegue a um bom acordo, sempre soa ao colaborador como algo tardio, uma postura reativa, uma administração falha.




ID
698839
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização

Alternativas
Comentários
  • http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055724.PDF

    A comunicação tem quatro funções principais: controle, motivação, expressão

    emocional e informação. Age no controle de diversas maneiras, a exemplo do

    feedback.

    Facilita a motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do

    seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo. O estabelecimento de metas específicas, o

    feedback  do progresso em relação a elas e o reforço do comportamento desejável estimulam a

    motivação e requerem comunicação. Para muitos funcionários, seu grupo de trabalho é a sua

    fonte primária de interação social. Assim, a comunicação fornece o meio para a expressão

    emocional de sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais. Ela proporciona as

    informações de que as pessoas e os grupos precisam para tomar decisões ao transmitir dados

    para que se identifiquem e avaliem alternativas.

  • FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO de acordo com Robbins (2002):

    1. Controle

    2. Motivação

    3. Expressão emocional

    4. Informação.

     

    As alternativas B, C, D e E misturam fontes, métodos e direções da comunicação.

     

  • Corresponde ao processo da comunicação: fonte (o emissor) para um receptor. A mensagem é codificada (convertida em um formato simbólico) e transmitida através de uma mídia (canal) até o receptor que traduz (decodifica) a mensagem iniciada pelo emissor. As mensagens pessoais ou sociais seguem os canais informais. Feedback faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem. Ruído é constituído pelas barreiras à comunicação, falta de clareza, por exemplo.

    Direção da comunicação: pode fluir no sentido vertical (que pode se dividir em descendente/ascendente) ou horizontal.

    Métodos de comunicação: oral, escrita e a não-verbal.

    Como os amigos já mencionaram, as funções são: controle, motivação, expressão emocional e informação. 

    Como vimos na outras letras a banca simplesmente fez uma mistureba.

  • Robbins afirma que a comunicação exerce 4 (quatro) funções importantíssimas: controlar pessoas, gerar de motivação, expressão emocional e fornecer informações para a tomada de decisão.

    Gabarito: A

  • Gabarito A

    De acordo com Chiavenato, a comunicação apresenta 04 funções básicas:

    Controle: A comunicação funciona com um tipo de controle no comportamento das pessoas. Isso acontece, por exemplo, quando os funcionários seguem normas ou regulamentos (comunicação escrita), ou então quando comunicam qualquer problema aos seus superiores (comunicação verbal/oral).

    Motivação: A comunicação funciona como uma fonte de motivação. Por exemplo: através da orientação dos funcionários em relação aos objetivos organizacionais, feedbacks, avaliação de desempenho, reforço do comportamento desejável, etc.

    Expressão emocional: É através da comunicação que os indivíduos expressam seus sentimentos de satisfação ou insatisfação.

    Informação: A comunicação proporciona informação aos indivíduos, que os auxilia no processo de tomada de decisões.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!


ID
773371
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Grande Recife
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considere a seguinte definição:


“É o índice do número de empregados desligados da empresa num determinado período comparativamente ao quadro médio de efetivos. Nesse índice, consideram-se somente os demitidos, somente os demissionários ou os demitidos e os demissionários. Em função dele, pode-se acionar o serviço de recrutamento e seleção para reposição do quadro de funcionários (adaptado de Marras, 2003)”.


Assinale a alternativa que denomina, CORRETAMENTE, o conceito descrito.

Alternativas

ID
773392
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Grande Recife
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Observe a seguinte definição: É preciso delegar autoridade as pessoas para que tomem decisões e participem ativamente da organização. Em um ambiente de negócios caracterizado pela intensa competição global e pelo rápido surgimento de novas tecnologias, abrir mão do controle centralizado parece ser a solução viável que promove velocidade, flexibilidade e capacidade de decisão da organização (Adaptado de Chiavenato, 2004).


Assinale a alternativa que denomina, CORRETAMENTE, o conceito descrito.

Alternativas
Comentários
  • a) Absenteísmo. (ausências dos trabalhadores no processo de trabalho, seja por falta ou atraso, devido a algum motivo interveniente)

    b) Empowerment. X (é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas)

    c) Reengenharia. (é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no Mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.

    d) Biofeedback (é uma ferramenta terapeutica que fornece informações com a finalidade de permitir aos indivíduos, desenvolver a capacidade auto-regulação.Envolve o retorno imediato da informação através de aparelhos sensórios eletrônicos, sobre processos fisiológicos).

    e) Sinergia. (efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa complexa ou função).


  • Correta letra b

  • Como no próprio enunciado diz : "Abrir mão do controle centralizado". O Empowerment é a descentralização do poder na orgainização, assim, empoderando seus funcionários para que eles tenham mais autonomia e responsabilidade. E por consequencia, aumentando sua motivação e desenvolvimento.


ID
786127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AL
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da gestão de pessoas nas organizações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar por que não a letra B?

    Agradeço desde já! :)
  • não seria conflitos funcionais? inerentes a função? por isso acredito q esteja errada quando diz q são disfuncionais.

  • Eu também não entendi. Alguém poderia explicar a letra B.
    Obrigado.

  • Creio que o erro da Letra B seja o seguinte: "Na ocorrência de conflitos disfuncionais no trabalho, deve-se adotar a gestão e a solução de conflitos.

    Porém, sabemos que um conflito disfuncional pode acontecer por um conflito disfuncional de PROCESSO, ou seja, um conflito referente a maneira como o trabalho é feito, que seria mais sujeito ao serviço da ERGONOMIA. 

  •  

     por causa da valorização da amplitude da atuação profissional, constituída de diferentes trajetórias,  A noção de espaço ocupacional tem influenciado a reestruturação das carreiras nas organizações. 

    ASSIM FICA BEM MELHOR.

  • A letra B fala de "soluções de conflitos", o que não é considerado a mesma coisa que "administração de conflitos".

    A gestão de conflitos preocupa-se em administrar os conflitos, pois nem sempre consegue solucioná-los.


ID
871438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica,
liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em
relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

Atualmente, a gestão por resultados consiste no modelo de liderança mais eficiente para equipes de alto desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Apesar ainda apresentar um modelo de gestão de características burocráticas, a organização [TCU] está iniciando a implementação do modelo de gestão por competência, contexto favorável à aplicabilidade de práticas de gestão que privilegiem o desenvolvimento de pessoas e equipes de alto desempenho.
    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055106.PDF
  • Gestão por Resultados [GpR] é uma ferramenta que visa levar a organização a priorizar o resultado em todas as ações.

    Características: 1. Os resultados são a referência-chave para o processo. 2. Vincula os dirigentes ao resultado obtido. 3. Promove a integração de uma organização. 4. É uma proposta de cultura organizacional organizadora da gestão, na qual se põe ênfase nos resultados e não nos processos e procedimentos.

    http://pt.slideshare.net/IsabellaNogueira/aula-5-conceitos-bsicos-gesto-por-resultados

     

  • Equipe de Alto Desempenho é um grupo que cumpre todas as condições das verdadeiras equipes ( Equipe é um número pequeno de pessoas com habilidades complementares que estão comprometidas com um propósito comum, com metas de desempenho e com uma proposta em que se consideram mutuamente responsáveis.)   e reúne membros que também estão profundamente comprometidos com o crescimento e o sucesso pessoal mútuo. 

  • não precisava dominar o assunto para acertar!

    Para o cespe, não existe método mais eficiente, o melhor.. ..ou qualquer outro julgamento depreciativo ou valorativo de técnicas ou metodos

    principalmente quando se fala em gestão de pessoas em que não existe um modelo "certo" ou "errado", e sim modelos contingenciais ou situacionais

  • Em complemento ao comentário do colega Wilson Retamero "Apesar ainda apresentar um modelo de gestão de características burocráticas, a organização [TCU] está iniciando a implementação do modelo de gestão por competência, contexto favorável à aplicabilidade de práticas de gestão que privilegiem o desenvolvimento de pessoas e equipes de alto desempenho.
    Fonte: http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055106.PDF" :

    "Outro eixo dos sistemas de alto desempenho se apoia sobre um conjunto básico de práticas de recursos humanos. O envolvimento do tralhador requer um repertório maior de habilidades e competências, sendo que muitas delas são de aplicação específica na empresa. Os trabalhadores são incentivados a desenvolver novas habilidades e a utilizar seus conhecimentos proativamente, configurando um padrão de esforço (discricionário) que está além do controle dos gerentes." (Souza & Peixoto, p. 135).

    Referência: Souza, J. J., & Peixoto, A. L. A. (2013). Os novos modelos de gestão. Em L. O. Borges & L. Mourão (Orgs.). O Trabalho e as Organizações: Atuações a Partir da Psicologia (Cap. 4, pp. 121-149). Porto Alegre: Artmed.

  • Nunca ouvi falar que Gestão por Resultado era um estilo de liderança. Por isso, marquei errada. 

  • Não necessariamente o estilo de liderança baseada na gestão por resultado terá alto desempenho. Deve existir, antes da escolha do estilo de liderança a ser adotado, uma pesquisa de necessidades da organização. Assim, não existe um "modelo eficiente", e sim o que melhor se encaixa à situação. ERRADA

  • Gestão por competência


ID
871441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica,
liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em
relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

A gestão de pessoas é de fundamental importância para o processo de modernização do Estado brasileiro, por garantir a implementação adequada das mais diversas políticas públicas.

Alternativas
Comentários
  • A gestão de pessoas é importante para o processo de modernização, porém não tem como garantir o implemento de políticas públicas. Ela pode apoiar os sistemas de gestão das organizações que implementam tais políticas, mas por si só não garante algo tão amplo.

    Prof. Flávio Pompêo (Ponto dos Concursos)


ID
871444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica,
liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em
relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

A mudança do paradigma burocrático para o pós-burocrático ou gerencial propicia a transferência de tecnologias gerenciais do setor privado para o setor público.

Alternativas
Comentários
  • Correta a afirmação.

  • A administração pública gerencial inspira-se na administração de empresas, embora não possa ser confundida com esta última. Enquanto a administração de empresas está voltada para o lucro privado, para a maximização dos interesses dos acionistas, esperando-se que, através do mercado, o interesse coletivo seja atendido,a administração pública gerencial está explícita e diretamente voltada para o interesse público.

    A questão está, portanto, correta pois há a transferência de tecnologias gerenciais do setor privado para o público com a mudança de paradigma.

     

    Esta matéria foi retirada de uma apostila do site curso para concurso .ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA  PROF CARLOS RAMOS

    https://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/administracao-publica-do-modelo-racional-legal-ao-paradigma-pos-burocratico/

     


ID
871450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A gestão de pessoas envolve vários processos de gestão estratégica,
liderança, negociação e gerenciamento das diversidades. Em
relação a esses assuntos, julgue os itens que se seguem.

Para se garantir que a gestão de pessoas seja um processo eficaz, é necessária a revisão das estruturas organizacionais, de forma a torná-las mais leves, flexíveis e horizontalizadas.

Alternativas
Comentários
  •  

    Gestão de pessoas trabalha as pessoas.

    Como funciona?

    A implantação do Modelo de Gestão por Competências engloba diferentes práticas e processos, como:

    • O diagnóstico da situação atual da Gestão de Pessoas na Organização
    • O alinhamento entre a Estratégia Organizacional e a Gestão de Pessoas
    • A identificação dos Perfis de Competências necessários para os colaboradores e unidades organizacionais
    • A avaliação e o mapeamento das competências existentes
    • A análise de gaps dos colaboradores
    • A construção de Planos de Desenvolvimento Individuais com base nas competências necessárias
    • A adoção de práticas de Carreira e Sucessão que privilegiem os perfis de competências necessários e existentes
    • A avaliação constante dos indicadores relacionados aos processos de Gestão por Competências
    http://www.affero.com.br/produtos-e-servicos/consultoria/gestao-estrategica-de-pessoas
  • Há dois erros na questão:

     

    1. Na palavra "garantir". Mesmo que haja revisão das estruturas organizacionais (...), isso não garantirá um processo eficaz;

     

    2. Na palavra "horizontalidade", ou seja, nem sempre a eficácia dos processos depende da horizontalidade. Por vezes, estruturas organizacionais verticais geram maior eficácia.

  • Acredito que o erro esteja em garantir a horizontalidade.

    Cada empresa adota um determinado tipo de modelo em razão de algo que tem a ver única e exclusivamente com ela mesma. 

    Isso quer dizer que a eficácia não deve buscar garantir a horizontalidade ou verticalidade, mas a melhor escolha dependendo da necessidade da organização.

    Fonte: http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/gestao-fora-da-caixa/2015/08/31/gestao-horizontal-ou-vertical-qual-e-a-melhor/

  • Estruturas Formais utilizam-se da verticalidade na sua cadeia de processos.

    Gab.: ERRADO

  • O erro está em garantir.

    Ano: 2013

    Banca: CESPE

    Órgão: SERPRO

    Prova: Analista - Psicologia Organizacional e do Trabalho

    Em relação ao papel dos modelos gerencialistas de gestão de pessoas para o processo de modernização do Estado e implantação de políticas públicas, julgue o item subsequente.

    As estruturas organizacionais devem ser revistas para que se tornem mais leves, flexíveis e horizontalizadas, sendo caracterizadas por procedimentos modernos.

    GAB C


ID
871594
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca da gestão de pessoas no setor público, julgue os itens
seguintes.

As equipes de gestão com pessoas, surgidas na era da informação, substituíram os departamentos de recursos humanos.

Alternativas
Comentários
  • Correto devido estar abolindo o termo Departamento.

  • A gestão de pessoas seria uma outra fase histórica do R.H., sua ampliação em complexidade.


ID
871633
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando o conceito de carreira como uma sequência de
posições e de trabalhos realizados pelas pessoas nas organizações,
e o de cargos como os papéis e as atividades por elas
desempenhados, julgue os itens subsecutivos.

O mercado de trabalho organiza-se em três categorias de carreiras: operacionais, profissionais ou técnicas e gerenciais.

Alternativas
Comentários
  • Segundo especialistas em gestão de carreiras e recursos humanos, as carreiras profissionais podem ser separadas em três categorias distintas: As carreiras Operacionais; as Profissionais e as Gerenciais.

    As carreiras Operacionais seriam aquelas relacionadas às atividades finais de produção onde o trabalho desenvolvido é muito mais corporal do que intelectual, e normalmente não há uma possibilidade de ascender no cargo.
    As carreiras Profissionais são as que estão vinculadas a determinado tipo de função ou atividade, e geralmente necessitam de profissionais com nível técnico ou graduação superior sendo definidas pelos processos essenciais na empresa.
    As carreiras Gerenciais estão associadas às atividades de gerência, e as pessoas que ocupam esse cargo podem ter sido oriundas das carreira profissionais,onde desenvolveram suas habilidades apresentando vocação para ser gestores dentro da organização empresarial.

    Deus nos abençoe e bons estudos!

  • As carreiras Operacionais seriam aquelas relacionadas às atividades finais de produção onde o trabalho desenvolvido é muito mais corporal do que intelectual, e normalmente não há uma possibilidade de ascender no cargo.


    As carreiras Profissionais são as que estão vinculadas a determinado tipo de função ou atividade, e geralmente necessitam de profissionais com nível técnico ou graduação superior sendo definidas pelos processos essenciais na empresa.


    As carreiras Gerenciais estão associadas às atividades de gerência, e as pessoas que ocupam esse cargo podem ter sido oriundas das carreira profissionais, onde desenvolveram suas habilidades apresentando vocação para ser gestores dentro da organização empresarial.
     


ID
877951
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Diversas concepções de estudiosos do assunto consideram que a atuação clássica do psicólogo brasileiro, no que tange a processos e práticas de gestão de pessoas nas organizações de trabalho, tem sido limitada, restringindo-se ao denominado “tripé” que abrange:

Alternativas

ID
877954
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As práticas do psicólogo em gestão de pessoas nas organizações, por suas características, requerem metodologias de trabalho partilhadas, desenvolvendo-se com frequência em equipe interdisciplinar. Dentre os profissionais de nível superior usualmente componentes dessa equipe, considerando a compatibilidade entre sua formação, competências e as demandas do campo da gestão de pessoas, são encontrados, além do psicólogo:

Alternativas

ID
877957
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2 sobre reconhecimento do trabalho e recompensa:

Coluna 1

1. Remuneração variável
2. Modelo funcional de recompensas
3. Sistema de gestão salarial por competências

Coluna 2

( ) A complexidade da atuação profissional no conjunto de competências estabelecido pela organização define a faixa salarial na qual o profissional será administrado.

( ) Toma por base a avaliação da performance, feita por meio de acompanhamento da realização de metas predefinidas para determinado período de tempo.

( ) Toma por base a mensuração do valor dos cargos para a organização; quanto maior for esse valor, maior deve ser a compensação atribuída aos profissionais nele alocados.

( ) Tem por premissa a existência de situações de trabalho em que se espera dos profissionais essencialmente uma série de procedimentos previamente definidos.

( ) Sua construção parte, em geral, de uma análise da organização, seu conjunto de valores, visão de futuro e orientações estratégicas.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas

ID
877963
Banca
FEPESE
Órgão
CASAN
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Consiste em pesquisar junto àquele que deixa a organização acerca de sua percepção e seu nível de satisfação com relação às políticas e práticas da empresa, ambiente de trabalho, relacionamento com colegas e chefias, etc.

Essa definição se refere à entrevista de:

Alternativas

ID
926890
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.

A crescente diversidade da força de trabalho e as aspirações da sociedade por cidadania e participação democrática contribuíram para as transformações da gestão de pessoas nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Certa

    Ao contextualizamos historicamente a Gestão de pessoas, vemos que ela envolve mudanças de discurso e de prática em relação aos modelos anteriores. Vivemos em um mundo, em que os líderes políticos sempre afirmam buscar a democracia, e essa forma de ver o mundo e de se relacionar com as pessoas foi incorporada nas empresas. A diversidade passa a ser valorizada, o empoderamento e a repartição horizontal de poder são difundidos, a organização realiza cada vez mais pesquisas para conhecer as necessidades das pessoas.

        Profº: Flavio Pompêo


ID
926893
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.

Gestores que acreditam na diversidade e pluralidade das organizações sob o ponto de vista da igualdade de oportunidades e do tratamento justo procuram equiparar a demografia organizacional.

Alternativas
Comentários

  • O erro da questão está em dizer equiparar (=comparar), quando na verdade deveria ser valorizar as diferenças, considerar o individual que cada um tem para contribuir com a organização.

  • Elza, Equiparar não é comparar não, Equiparar é "Igualar", mas a questão de valorizar a diferença é justamente o que falta na questão, porque quando você EQUIPARA algo você iguala, acaba com as diferenças...

  • Equiparar: cotejar, considerando-os idênticos, ou possuidores do mesmo valor ou significado; 

  • Se o gestor acredita que todos tem oportunidades iguais, não há motivo para procurar equiparar a demografia organizacional

ID
926896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.

Dada a diversidade cultural, os gestores organizacionais devem estimular o desenvolvimento pessoal e fazer que seus colaboradores se sintam valorizados; assim, a oportunidade de mudança e aprendizagem torna-se importante condição para o bom funcionamento da organização.

Alternativas

ID
926899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CNJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere à gestão de pessoas nas organizações, julgue os
itens a seguir.

Quando um gestor assume que os trabalhadores não gostam do trabalho e não toma providências nesse sentido, evidencia-se, em seu comportamento, o modelo soft de gestão de pessoas, que enfatiza o controle estreito do desempenho humano.

Alternativas
Comentários
  • Evidencia no comportamento do gestor o modelo Hard de Gestão de Pessoas: 

    Para GRATTON (1999), o modelo soft está associado com o movimento de relações humanas, a utilização de talentos individuais e a Teoria Y, de
    McGregor. Tal modelo está também associado com os objetivos de flexibilidade e adaptabilidade e implica no fato de que a comunicação tem um papel central no gerenciamento.
     
    Já o modelo hard de GRH explora os aspectos quantitativo, calculável e estratégico do gerenciamento de recursos humanos. Nas palavras da autora, esse modelo vê, e trata, os recursos humanos da mesma maneira que os outros fatores de produção. Cabe a ressalva de que esse modelo é fortemente baseado na Teoria X.