SóProvas


ID
1224652
Banca
CESGRANRIO
Órgão
EPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Fitzgerald e Willcoks definiram uma forma de avaliação para a escolha do melhor tipo de contrato, baseada no grau de incerteza do negócio, na tecnologia envolvida e no grau de liberdade que o fornecedor deverá ter em relação à contratação. Com base nesse modelo de avaliação, em situações de maior grau de incerteza de negócios e tecnologia, contratos muito restritivos tendem a ser ineficientes.

O tipo de contrato mais adequado nessas situações é o de:

Alternativas
Comentários
  •  Modelo de cálculo de preços com risco/recompensa compartilhados

    O que é: Provedor e cliente financiam em conjunto a criação de novos produtos, soluções e serviços, com o provedor compartilhando recompensas durante um periodo definido de tempo.

    Melhor para: Clientes com o nível de governança necesária para fazer parceria com o provedor nesses projetos. O mais importante é que, segundo análise de Gartner, o cliente deve estar disposto a compartilhar tanto no potencial positivo quanto no negativo.

    Prós: Este modelo incentiva o provedor de serviços a apresentar ideias para aprimorar a empresa e divide o risco financeiro entre as duas partes. Ameniza alguns dos riscos de novas tecnologias, processos ou modelos, atribuindo risco e responsabilidade ao fornecedor, segundo Gartner.

    Contras: Pode ser difícil mensurar os resultados e as complicado quantificar as recompensas, afirma Tisnovsky, do Everest Group. Os clientes devem entregar ao provedor grande parte do gerenciamento.

    Cuidado com: Discussões sobre recursos, despesas gerais, investimentos e índice de retorno.

    Fonte: http://cio.com.br/gestao/2012/04/23/outsourcing-de-ti-propoe-novos-modelos-de-cobranca/

  • arranjo produtivo local (APL) é um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, desenvolvendo atividades econômicas correlatas e que apresentam vínculos de produção, interação, cooperação e aprendizagem.

    Os arranjos geralmente incluem empresas – produtoras de bens e serviços finais, fornecedoras de equipamentos e outros insumos, prestadoras de serviços, comercializadoras, clientes, etc., cooperativas, associações e representações - e demais organizações voltadas à formação e treinamento de recursos humanos, informação, pesquisa, desenvolvimento e engenharia, promoção e financiamento

    A articulação de empresas de todos os tamanhos em APLs e o aproveitamento das sinergias geradas por suas interações fortalecem suas chances de sobrevivência e crescimento, constituindo-se em importante fonte de vantagens competitivas duradouras.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Arranjo_produtivo_local

    http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/3919.pdf

  • O Contrato Risco-Recompensa (remuneração ocorre conforme resultados apresentados) é mais indicado para contratações que têm baixo grau de restrição e maior grau de incerteza de negócios e tecnologias envolvidos.

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/16547597/aula-3---gestao-de-contratos-e-convenios/2