SóProvas


ID
1224862
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em uma organização, um gestor solicitou ao psicólogo do Setor de Recursos Humanos, que averiguasse o que ocorria com seu colaborador, que vinha apresentando comprometimento no funcionamento ocupacional e social na empresa. Ao entrevistar o colaborador, que descreveu estar com uma sensação de “barato”, o psicólogo identificou nele a presença dos seguintes sintomas: euforia com aumento do vigor, hiperatividade, hipervigilância, loquacidade, inquietação e julgamento prejudicado. O colaborador apresentava ainda sudorese e agitação e mencionou estar com taquicardia. O psicólogo consultou o DSM-IV e concluiu que o colaborador apresentava vários dos sintomas que sugeriam que ele se encontrava em um quadro de intoxicação com

Alternativas
Comentários
  • A característica essencial da Intoxicação com Álcool é a presença de comportamento sexual ou agressivo inadequado, instabilidade do humor, prejuízo no julgamento e no funcionamento social ou ocupacional que se desenvolvem durante ou logo após a ingestão de álcool. Essas alterações são acompanhadas por evidências de fala arrastada, falta de coordenação, marcha instável, nistagmo, prejuízo na atenção ou memória, estupor ou coma.

    Os sintomas que podem aparecer após a ingestão de apenas 100 mg de Cafeína por dia incluem inquietação, nervosismo, excitação, insônia, rubor facial, diurese e queixas gastrintestinais. Os sintomas que em geral aparecem com níveis superiores a 1 g/dia incluem abalos musculares, pensamentos e discurso com fluxo errático, taquicardia ou arritmia cardíaca, períodos de inexaustabilidade e agitação psicomotora.

    Resposta: A Intoxicação com Cocaína geralmente inclui um ou mais dos seguintes sintomas: euforia com aumento do vigor, afabilidade, hiperatividade, alerta, grandiosidade, hipervigilância, sensibilidade interpessoal, loquacidade, ansiedade, tensão, inquietação, comportamento estereotipado e repetitivo, raiva, julgamento prejudicado e, no caso de intoxicação crônica, embotamento afetivo com fadiga, tristeza e retraimento social.

    A característica essencial da Intoxicação com Alucinógenos é a presença de ansiedade acentuada ou depressão, ideias de referência, medo de ficar "louco", ideação paranóide, prejuízo no julgamento ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional que se desenvolvem durante ou logo após (em minutos a algumas horas) o uso de alucinógenos. As alterações perceptuais desenvolvem-se durante ou logo após o uso de alucinógenos e ocorrem em um estado de plena vigília e alerta. Essas alterações incluem a intensificação subjetiva das percepções, despersonalização, desrealização, ilusões, alucinações e sinestesias.

    A característica essencial da Intoxicação com Opióides é a presença de euforia inicial seguida por apatia, disforia, agitação ou retardo psicomotor, prejuízo no julgamento ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional. A intoxicação é acompanhada por constrição das pupilas (a menos que tenha ocorrido uma superdosagem severa, com consequente anóxia e dilatação das pupilas) e um ou mais dos seguintes sinais: torpor ou até mesmo coma, fala arrastada e prejuízo na atenção ou memória. Os indivíduos com Intoxicação com Opióides podem demonstrar desatenção quanto ao ambiente, a ponto de ignorarem eventos potencialmente perigosos.


    Fonte: DSM IV.