SóProvas


ID
1225381
Banca
FCC
Órgão
MPE-CE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal, ao disciplinar a repartição de competências entre União, Estados e Municípios, atribuiu aos Estados, dentre outras, a competência para

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    CRFB/88

     Art. 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

     § 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.


  • Competência Residual dos Estados


  • Qual é o problema da (A)? Essa E está na CRFB ou na doutrina? 

  • Competência é o limite ou a medida do poder político na federação. No Brasil, a distribuição de competências se dá em razão do CRITÉRIO DA PREDOMINÂNCIA (PREPONDERÂNCIA OU PREVALÊNCIA) DE INTERESSES. Quando o interesse for preponderantemente nacional, a competência será da União. Quando for preponderantemente estadual, será dos Estados. Por fim, aos municípios caberá a predominância dos assuntos e matérias locais. Passadas essas considerações, vamos à elucidação das assertivas:

    _________

    a) INCORRETA. A assertiva deixou de mencionar que a CRFB também atribui competências exclusivas e concorrentes aos Municípios (vide art. 30);

    _________

    b) INCORRETA. A suplementação da legislação nacional pelos estados federados só poderá ser feita no plano de competência concorrente (§ 2º do art. 24). Não existe suplementação estadual quando a matéria for de competência exclusiva da União (art. 21). Atenção: Até por uma questão lógica, os municípios não poderão legislar em normas gerais (competência concorrente), ainda que a União e os Estados ainda não tenham editado norma sobre o tema.

    _________

    c) INCORRETA. A assertiva se reporta à competência exclusiva dos municípios (art. 30).

    _________

    d) INCORRETA. Ora, se existem competências vedadas aos Estados - a exemplo do par. ún. do art. 22 a contrario sensu, e do artigo 152 - então a expressão "toda a legislação federal" contida na assertiva, por si só, leva a questão a ser incorreta. Nem toda a legislação federal poderá ser regulamentada pelos Estados. Em exemplo disso é a expressa proibição constitucional de os estados legislarem em competência privativa da União SEM a devida Lei Complementar autorizativa (par. ún. do art. 22, CR).

    _________

    e) CORRETA. Nossa constituição enumera apenas três casos (rol exemplificativo) de competência estadual - a) art. 18, § 4º: criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios (competência legislativa exclusiva); b) art. 25, § 2º: competência administrativa para o serviço público de gás encanado; c) art. 25, § 3º, competência legislativa exclusiva para delimitar ou criar regiões metropolitanas, microrregiões e aglomerações urbanas.

  • Gab: E

     

    Art. 25. § 1º - São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.

    Os Estados possuem uma competência chamada RESIDUAL > o que não for competência da União nem dos Municípios será do Estado.

  • Vanessa ☕

    a letra A está sendo muito genérica, observe:

    legislar sobre todas as matérias que não tenham sido atribuídas à União.

     

    Pode ser que alguma matéria que não foi atribuída à União seja atribuída aos Municípios e não aos Estados.

  • Gabarito E

    Artigo 25, § 1º/CF "

    São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.

    Ou seja, as competências remanescentes são reservadas SOMENTE aos estados.

    ---> não há competências remanescentes para os municípios.

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

     

    ARTIGO 25. Os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição.

     

    § 1º São reservadas aos Estados as competências que não lhes sejam vedadas por esta Constituição.