Letra B - Projeto
O Processo XP
Emprega uma abordagem orientada a objetos e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas:
1 – Planejamento
Jogo do Planejamento, se inicia com ouvir que conduz a criação de um conjunto de histórias (similar ao caso de uso) pelo próprio cliente. Cada história é colocada em uma ficha (CRC), o cliente atribui um valor e os membros da equipe atribui um custo medido em semanas de desenvolvimento, pode ter até 3 semanas, caso tenha mais a história tem que ser quebrada e reavaliada. Clientes e desenvolvedores decidem como agrupar as histórias para a versão seguinte (incremento). As histórias podem ser ordenadas de 3 formas:
Depois da primeira versão (também denominada incremento de sw) ser entregue pela equipe XP, é calculada a velocidade do projeto. Conforme o trabalho de desenvolvimento prossegue, o cliente pode acrescentar histórias, alterar ou eliminar outras.
2 – Projeto
Segue o princípio KIS (keep is simple, ou seja, preserve a simplicidade). Encorada o uso de cartões CRC (classe-responsabilidade-colaborador), CRC é o único artefato. Se uma história estiver traumática para ser construída, é feito um protótipo operacional (solução pontual). Encoraja a refatoração, Fowler diz: "Refabricação é o processo de alteração de um sistema de software de tal forma que não se altere o comportamento externo do código, mas se aprimore a estrutura interna. É uma forma disciplinada de organizar código [e modificar/simplificar o projeto interno] que minimiza as chances de introdução de bugs. Em resumo, ao se refabricar, se está aperfeiçoando o projeto de codificação depois de este ter sido feito."
3 – Codificação
Etapas:
4 – Testes
Teste de unidade deve ser automatizado encorajando uma estratégia de teste de regressão. (TDD) Testes de unidades individuais são organizados em um "conjunto de testes universal". Teste de aceitação ou teste de cliente, é especificado pelo próprio cliente obtidos de histórias de usuários
Fonte:
Livro: Engenharia de SOFTWARE
Autor: Roger S. Pressman
Editora: AMGH Editora LTDA
Edição: 7ª - 2011
Capítulo: 3