O motor das ciências é a luta entre moldelos explicativos, entre teorias e concepções de mundo, “o desenvolvimentoda da maioria das ciências têm-se caracterizado pela contínua competição entre diversas concepções de natureza distintas”. (Kuhn, 1991, p.22). É o que Kuhn denomina de ciência normal. A ciência normal não se desenvolve por acumulação de descobertas e invenções individuais, mas por revoluções de paradigmas. Por exemplo, a teoria geocêntrica de Ptolomeu, que afirmava ser a terra o centro do universo, foi substituída por um novo modelo, a teoria heliocêntrica de Copérnico, que afirmava ser o sol o centro. Outro exemplo é a teoria da gravitação de Newton, que afirmava ser a gravidade uma força fundamental existente em todos os corpos. Essa teoria foi completamente modificada por um novo modelo explicativo, a teoria da relatividade-geral de Einstein. Segundo esse novo modelo, a gravidade não seria uma característica dos corpos, mas das distorções do espaço-tempo local causado pelo peso das massas dos corpos. Essas transformações de paradigmas são revoluções científicas e “a transição sucessiva de um paradigma a outro, por meio de uma revolução, é o padrão usual de desenvolvimento da ciência amadurecida” (Kuhn, 1991, 32).
https://filosofonet.wordpress.com/2012/07/02/o-que-e-paradigma-segundo-thomas-kuhn/
A revolução científica é a passagem de uma ciência normal para uma ciência Extraordinária e novamente uma ciência Norma que fundamental o paradigma vigente.
A Ciência Normal é aquela que dentro de um paradigma vigente fortalece suas teorias.
A Ciência Extraordinária é aquele que provoca rupturas e mudanças nos paradigmas para a criação de uma nova ciência, ciência normal, ou seja, um novo paradigma.
Para Kuhn paradigma é um conjunto de normas, que dentro das quais a ciência se move, durante um de terminado período e contexto cultura.
Quando se entende a história da ciência em Kuhn percebe-se a revolução da ciência a partir da sucessão de novos paradigmas. Como por exemplo, na passagem da física antiga à física moderna.