SóProvas


ID
1225792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Filosofia
Assuntos

Segundo Thomas Kuhn, revoluções científicas são aqueles episódios de desenvolvimento não cumulativo, nos quais um paradigma mais antigo é total ou parcialmente substituído por um novo, incompatível com o anterior, conforme defende na obra A Estrutura das Revoluções Científicas. No que diz respeito à filosofia da ciência de Thomas Kuhn, julgue os itens que se seguem.

Para ocorrer uma revolução científica, é necessário que haja a passagem de um período de ciência normal para outro período de ciência normal, intercalada por um período de ciência revolucionária, no qual, em geral, os paradigmas entram em crise.

Alternativas
Comentários
  • O motor das ciências é a luta entre moldelos explicativos, entre teorias e concepções de mundo, “o desenvolvimentoda da maioria das ciências têm-se caracterizado pela contínua  competição  entre diversas concepções de natureza distintas”. (Kuhn, 1991, p.22). É o que Kuhn denomina de ciência normal. A ciência normal não se desenvolve por acumulação de descobertas e invenções individuais, mas por revoluções de paradigmas. Por exemplo, a teoria geocêntrica de Ptolomeu, que afirmava ser a terra o centro do universo, foi substituída por um novo modelo, a teoria heliocêntrica de Copérnico, que afirmava ser o sol o centro. Outro exemplo é a teoria da gravitação de Newton, que afirmava ser a gravidade  uma força fundamental existente em todos os corpos. Essa teoria foi completamente modificada por um novo modelo explicativo, a teoria da relatividade-geral de Einstein. Segundo esse novo modelo, a gravidade não seria uma característica dos corpos, mas das distorções do espaço-tempo local causado pelo peso das massas dos corpos. Essas transformações de paradigmas são revoluções científicas e “a transição sucessiva de um paradigma a outro, por meio de uma revolução, é o padrão usual de desenvolvimento da ciência amadurecida” (Kuhn, 1991, 32).

    https://filosofonet.wordpress.com/2012/07/02/o-que-e-paradigma-segundo-thomas-kuhn/

  • A revolução científica é a passagem de uma ciência normal para uma ciência Extraordinária e novamente uma ciência Norma que fundamental o paradigma vigente.

    A Ciência Normal é aquela que dentro de um paradigma vigente fortalece suas teorias.

    A Ciência Extraordinária é aquele que provoca rupturas e mudanças nos paradigmas para a criação de uma nova ciência, ciência normal, ou seja, um novo paradigma.

    Para Kuhn paradigma é um conjunto de normas, que dentro das quais a ciência se move, durante um de terminado período e contexto cultura. 

    Quando se entende a história da ciência em Kuhn percebe-se a revolução da ciência a partir da sucessão de novos paradigmas. Como por exemplo, na passagem da física antiga à física moderna.