-
Manutenção corretiva - Manutenção não-planejada
Manutenção preventiva - Manutenção planejada com base em horas trabalhadas e/ou tempo.
Manutenção preditiva - Manutenção planejada baseada em parâmetros de medição que tem como objetivo principal prever e evitar falhas.
-
- Manutenção Preventiva: manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item.
- Manutenção Corretiva: manutenção efetuada após a ocorrência de uma pane destinada a recolocar um item em condições de executar uma função requerida.
- Manutenção controlada ou Manutenção preditiva: manutenção que permite garantir uma qualidade de serviço desejada, com base na aplicação sistemática de técnicas de análise, utilizando-se de meios de supervisão centralizados ou de amostragem, para reduzir ao mínimo a manutenção preventiva e diminuir a manutenção corretiva. A manutenção preditiva é um aperfeiçoamento da preventiva, através de equipamentos, softwares e instrumentos, que permitem prever quando uma falha poderá ocorrer.
-
I – A manutenção corretiva é considerada como um tipo de manutenção planejada. ( ERRADA! MANUTENÇÃO NÃO PLANEJADA ).
II – A manutenção preventiva consiste em ações de reparo baseadas no monitoramento de parâmetros do equipamento considerado ou de algum de seus componentes. ( ERRADO! A AFIRMATIVA SERIA REFERENTE A MANUTENÇÃO PREDITIVA).
III – A manutenção preditiva é uma importante ferramenta para o aumento da vida útil dos equipamentos. ( CORRETO! DE ACORDO).
-
Os autores Kardec e Nascif separam a manutenção coaretiva em dois tipos: planejada e não planejada. A primeira decorre de ações preventivas e preditivas enquanto a segunda é a emergencial. Logo, essa primeira alternativa poderia ser questionada. Quanto às outras, sem objeções.