DESCOMPRESSÃO TORÁCICA ABRUPTA LOCALIZADA(Farley Campus, manobra de compressão e descompressão, manobra de pressão negativa,...)
Definição: compreende a compressão do tórax durante a exp e descompressão abrupta na inspiração
Objetivo: restaurar a ventilação de unidades alveolares comprometidas utilizando variação de pressão pleural e alveolar.
Descrição: após o reconhecimento da região comprometida, inicia-se a manobra realizando uma pressão manual nesta região durante a fase exp e solicita-se ao paciente que realize uma exp prolongada. Após esta fase, solicita-se que seja realizada uma insp profunda, que atinja a capacidade insp máxima. Esta manobra é repetida por dois ou três ciclos, então na próxima inspiração a resistência é retirada abruptamente, proporcionando maior deslocamento de ar para o interior do sistema respiratório.A descompressão brusca tem por finalidade proporcionar uma negativação da pressão pleural local, que se torna o agente responsável pelo direcionamento do fluxo ventilatório para a região comprometida. O efeito desta manobra determina além da variação nas pressões intrapleural e alveolar, uma ação correspondente na pressão dos capilares pulmonares desta mesma região, evitando a estase vascular e facilitando a perfusão.