SóProvas


ID
1227499
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

     A sociedade de consumo se construiu sobre o “visível", com o desenvolvimento das lojas de departamentos e, depois, dos supermercados, baseando-se neste princípio: mostrar, sugerir, instigar e seduzir. Nas lojas tradicionais, os produtos se encontravam nos fundos da loja e, a pedido do cliente, o vendedor os trazia. As lojas de departamentos foram as primeiras a “mostrar", conforme Zola, no século XIX, descreveu de forma extraordinária em seus romances.
     Em seguida, os supermercados estenderam esse princí- pio; as mercadorias são não apenas visíveis, mas também apreensíveis, o consumidor já não precisa do vendedor para se servir. A visibilidade do produto se torna então um fator-chave: para ser vendido, o produto deve ser visto, e, quanto mais é visto, mais é vendido, as vendas das prateleiras que estão no nível dos olhos do comprador são superiores àquelas dos outros níveis.
     Conforme John Berger, no livro Modos de Ver: “em nenhuma outra forma de sociedade na história houve tal concentração de imagens, tal densidade de mensagens visuais". A exibição dos produtos foi acompanhada de um fluxo de imagens destinado a facilitar seu escoamento: a publicidade invadiu as revistas, as ruas, a televisão e agora a tela do computador.

            (Adaptado de TISSIER-DESBORDES, Elisabeth. Consumir para ser visto: criação de si ou     alienação?, São Paulo, Fap-Unifesp, p. 227-228) 


De acordo com o texto, conclui-se corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o texto, antigamente os produtos ficavam no fundo da loja e o vendedor buscava-os caso o cliente pedia.
    Hoje o produto está acessível ao consumidor, nas prateleiras, nos departamentos.
    Letra C

  • Olá, pessoal!

    A questão foi verificada e não foram encontrados erros. Alternativa correta Letra C.

    Bons estudos!
    Equipe Qconcursos.com

  • Alguém poderia me ajudar, por favor, a encontrar o erro na letra "E"? Obrigada!

  • Vou apresentar os trechos, que ao meu ver, corroboram o gabarito C.

     "Nas lojas tradicionais, os produtos se encontravam nos fundos da loja e, a pedido do cliente, o vendedor os trazia (...) A visibilidade do produto se torna então um fator-chave: para ser vendido, o produto deve ser visto, e, quanto mais é visto, mais é vendido"

    Os trechos expressam exatamente o que diz a letra C, no início (nas lojas tradicionais) não havia a preocupação com a visibilidade do produto, contudo, ao longo do tempo, a visibilidade dos produtos foi ganhando mais importância de forma que hoje as vendas estão diretamente ligadas à capacidade de visualização dos produtos nas lojas.

  • Natália Oliveira:


    Alternativa "e"Com o desenvolvimento do mercado, a visibilidade dos produtos ganhou autonomia em relação aos meios de comunicação utilizados habitualmente.


    Comentário meu: A visibilidade não ganhou AUTONOMIA, pelo contrário, os meios de comunicação estão diretamente relacionados a divulgação da imagem do produto, isto é, sua visibilidade!


    Abraço!

  • Não encontrei o erro na letra D...

  • Luana Quaglia, no texto não diz nada sobre estar relegando a segundo plano as necessidades do consumidor. Explicando de maneira bem simples: o texto diz sobre o modo como os produtos eram e são expostos nas lojas.

  • a) O mercado tem dado visibilidade cada vez maior às necessidades dos consumidores, por meio do incremento da propaganda.

     [...]A visibilidade do produto se torna então um fator-chave:[...]

    [...] A exibição dos produtos foi acompanhada de um fluxo de imagens destinado a facilitar seu escoamento: a publicidade invadiu as revistas, as ruas, a televisão e agora a tela do computador. [...]

    ...........

    DESAFIO ALGUÉM A ME CONVENCER QUE "A" ALTERNATIVA A ESTÁ ERRADA...


  • Quanto à  "A", o texto em nenhum momento fala das necessidades dos consumidores, mas sim a dififuldade que antes se tinha quanto a visibilidade dos produtos. Ou seja, nada se fala da visibilidade das necessidades.

    JUSTIFICANDO A C.

    "os supermercados estenderam esse princí- pio; as mercadorias são não apenas visíveis, mas também apreensíveis, o consumidor já não precisa do vendedor para se servir. A visibilidade do produto se torna então um fator-chave: para ser vendido, o produto deve ser visto, e, quanto mais é visto, mais é vendido, as vendas das prateleiras que estão no nível dos olhos do comprador são superiores àquelas dos outros níveis."


    GAB LETRA C


  • Pra mim, português é uma loteria, na qual tem que adivinhar o pensamento do autor.

  • Obrigada Lafaiete pela ajuda, mas sinceramente ainda continuo a não entender. Desculpe. Se alguém puder me ajudar agradeço. 

  • GABARITO: LETRA "C", todas as outras alternativas adicionam informações que não estão no texto.


    Colega Natalia,  na "C", o autor do texto explica que, antigamente, as pessoas consumiam produtos mesmo sem ver, ou seja, eles consumiam por necessidade, e não havia relação com a visibilidade, mas hoje as pessoas consomem os produtos por causa da visibilidade e isto está relacionado com as vendas.


    Acho que é isso.. rsss


  •  A visibilidade do produto se torna então um fator-chave: para ser vendido, o produto deve ser visto, e, quanto mais é visto, mais é vendido, as vendas das prateleiras que estão no nível dos olhos do comprador são superiores àquelas dos outros níveis.

     

    Gabarito letra C.

  • BEM ACHO QUE MERECE RECURSO, O PROBLEMA Q NINGUEM TEM DINHEIRO PRA MANDADO DE SEG.

    c) Se, a princípio, a visibilidade dos produtos não estava atrelada a seu consumo, hoje é associada direta e proporcionalmente às vendas.

    PRIMEIRAMENTE EM NENHUM MOMENTO O TEXTO FALOU SOBRE  " a visibilidade Q NAO ESTAVA atrelada AO consumo" MAS A SEGUNDA PARTE ESTA CORRETA " hoje é associada direta e proporcionalmente às vendas " A exibição dos produtos foi acompanhada de um fluxo de imagens DESTINADOS A FACILITAR O SEUS ( PRODUTOS)  ESCOAMENTO.

    EM NENHUM MOMENTO O TEXTO FALOU TAMBEM SOBRE A AUTONOMIA, PELA ANALOGIA DEVERIA SER ANULADA:

    e)Com o desenvolvimento do mercado, a visibilidade dos produtos ganhou autonomia em relação aos meios de comunicação utilizados habitualmente.

  • Eu analisei cada alternativa cuidadosamente e tentando seguir as dicas da profª Rafaela Motta em suas aulas. Grifei ao longo do texto a palavra-chave que indica a temática central ao longo do texto: visível, visibilidade, visto, visíveis e visto. E vejo que assim como outras questões que já fiz, geralmente a resposta fica em um parágrafo.

     

    Nessa questão, encontrei no 2º parágrafo: A visibilidade do produto se torna então um fator-chave: para ser vendido, o produto deve ser visto, e, quanto mais é visto, mais é vendido, as vendas das prateleiras que estão no nível dos olhos do comprador são superiores àquelas dos outros níveis.

     

     

    Excluí as alternativas (A), (B) e (D) por fugirem e até acrescentarem o que não há no texto. E a alternativa (E) fala que a visibilidade ganhou autonomia em relação aos meios de comunicação, o que é falso. O último parágrafo (3§) em suas últimas linhas, deixa bem claro que ambos (desenvolvimento do mercado e meios de comunicação) estão diretamente relacionados para a divulgação do produto o que gera, a VISIBILIDADE ao consumidor.

    Conclui-se assim, que a alternativa correta é a LETRA (C)