SóProvas


ID
1228696
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O médico prescreve ao paciente adulto a administração de: 

I. cloridrato de propranolol 1 comprimido de 15 mg e no ambulatório. Os comprimidos desse medicamento apresentam-se na dosagem de 10 mg e 40 mg. 
II. antibiótico derivado da penicilina 700 mg por via intramuscular. A apresentação desse antibiótico é: frasco contendo 1 g do medicamento diluído em 5 mL. 
III. soro glicofisiológico (SGF 5%) 400 mL, em 8 horas. 


O cloridrato de propranolol está indicado, dentre outros, ao paciente que apresenta

Alternativas
Comentários
  • . Arritmias supraventriculares
    a) Taquicardias atriais paroxísticas, particularmente aquelas arritmias induzidas por catecolaminas, digitálicos ou associadas à síndrome de Wolff-Parkinson-White.
    b) Taquicardia sinusal persistente que não seja compensatória e prejudique o bem-estar do paciente.
    c) Taquicardias e arritmias devido a tireotoxicidade quando um efeito imediato é necessário, auxiliando no tratamento a curto prazo (2 a 4 semanas). Pode ser usado simultaneamente com o tratamento específico (vide Precauções e Advertências sobre tireotoxicidade).
    d) Extrassístoles atriais persistentes, que prejudiquem o bem-estar do paciente e que não respondam aos métodos convencionais.
    e) Flutter e fibrilação atriais quando a frequência ventricular não pode ser controlada apenas por digitálicos, ou quando estes são contraindicados.

  • Mas tb trata hipertensão, certo?

    Esta correta essa questão?


  • Propranolol é indicado: HAS, IAM, arritmias cardiacas, aneurisma, taquicardias, angina

  • INDICAÇÕES DO PROPRANOLOL: HIPERTENSÃO,  ANGINA PECTORIS DEVIDO À ATEROSCLEROSE CORONARIANA,  ARRITMIAS CARDÍACAS, INFARTO DO MIOCÁRDIO,  ENXAQUECA ESTENOSE SUBAÓRTICA HIPERTRÓFICA...
  •  

    Propranolol com 40 mg.

    É um bloqueador beta adrenérgico. O mecanismo anti-hipertensivo, é complexo e envolve diminuição do débito cardíaco(ação inicial), redução da secreção de renina, readaptação dos baroreceptores e diminuição das catecolaminas nas sinapses nervosas. São eficazes como monoterapia, tendo sido comprovada sua eficácia na redução da morbimortalidade cardiovascular.

    Constituem-se a primeira opção para tratamento da hipertensão arterial associada a doença arterial coronariana ou arritmias. São úteis em pacientes com síndrome de cefaléia de origem vascular(enxaqueca).

    Portanto, creio que caberia recurso.

     

    http://hiperdia.datasus.gov.br/medicamentosdesc.asp?med=propranolol