SóProvas


ID
1228750
Banca
FCC
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão, no atendimento a um paciente idoso portador de Alzheimer, obeso mórbido, referindo que pratica caminhadas, e que ingere álcool diariamente há mais de 40 anos, o técnico de enfermagem relaciona a hipertensão arterial - HAS - aos fatores etiológicos, que estão descritos em:

I. idade e gênero: prevalência de HAS superior a 60% em homens a partir de 35 anos.
II. obesidade: o excesso de peso se associa com maior prevalência de HAS, desde as idades jovens.
III. ingesta de dieta hipossódica: prevalência de HAS nos idosos que ingerem esse tipo de dieta.
IV. ingesta de álcool: ingestão habitual de álcool, por períodos prolongados de tempo, aumenta a pressão arterial.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Excesso de peso e obesidade
    O excesso de peso se associa com maior prevalência de HAS desde idades jovens12. Na vida adulta, mesmo entre indivíduos fisicamente ativos, incremento de 2,4 kg/m2 no índice de massa corporal (IMC) acarreta maior risco de desenvolver hipertensão. A obesidade central também se associa com PA13.

    Ingestão de álcool
    A ingestão de álcool por períodos prolongados de tempo pode aumentar a PA1,10 e a mortalidade cardiovascular em geral. Em populações brasileiras o consumo excessivo de etanol se associa com a ocorrência de HAS de forma independente das características demográficas1,19,20

     

    Fonte: VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão

  • Complementando: 

    I- Prevalência: Estudos em cidades brasileiras demonstraram uma prevalência de HAS de 32.5% (36 milhões) em indivíduos adultos, mais de 60% dos idosos. Entre os gêneros a prevalência foi de 35,8% nos homens e de 30% em mulheres. 

    Fator de risco idade:  Idade:  há relação direta e linear entre envelhecimento e prevalência de HA.  Prevalência de HAS de 68% na faixa etária acima de 65 anos.

    III- Fatores de risco para HAS:  

    Ingestão de sal: ingestão excessiva de sódio tem sido correlacionada com elevação da PA, como um dos principais FR para HA. Consumo máximo recomendado: (2g/dia). 

     

     

     

    FONTE: VII DIRETRIZES BRASILEIRAS DE HIPERTENSÃO. SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA.