SóProvas


ID
1229293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação à execução direta e indireta, à concessão, à permissão e à autorização de serviços públicos, julgue o item a seguir.

A concessão de autorização não se subordina ao princípio da licitação, uma vez que consiste em ato unilateral da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • A prestação indireta de serviços públicos é efetivada por meio de concessão, permissão ou autorização. O termo "concessão" utilizado na questão não se refere à modalidade de delegação que citei acima. Diante da confusão, a questão foi anulada.

    Mas se tivesse somente o termo "autorização" a questão estaria correta. A autorização é um ato administrativo precário e prescinde-se de licitação prévia. Já nas concessões e permissões o princípio da licitação deve obrigatoriamente ser atendido, conforme reza o art. 175 da CF/88.

  • Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.

    Parágrafo único. A lei disporá sobre:

    I - o regime das empresas concessionárias e permissionárias de serviços públicos, o caráter especial de seu contrato e de sua prorrogação, bem como as condições de caducidade, fiscalização e rescisão da concessão ou permissão;

    II - os direitos dos usuários;

    III - política tarifária;

    IV - a obrigação de manter serviço adequado.