SóProvas


ID
1229398
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do regime jurídico administrativo, julgue o item a seguir.

Postulados de natureza ética, como o princípio da boa-fé, não se aplicam às relações estabelecidas pela administração.

Alternativas
Comentários
  • ● O Pcp da Moralidade é gênero e possui como espécies os Pcp da Lealdade e Pcp da Boa-fé; Segundo os quais a Adm Pub deve proceder em relação aos administrados de forma sincera, sendo-lhe vedado qq comportamento que dificulta o exercício de direitos por parte dos cidadãos;

    ● Moralidade    > Particulares

      O Pcp da Moralidade não é de observância OBG apenas para os agentes públicos, mas também, para os particulares que se relacionam com a adm pública.

      Devem manter uma postura ética > atuar em harmonia com a moral, com os bons costumes e com a idéia comum de honestidade.

  • Princípio da Boa – Fé

    Impõe ao Poder Público os deveres de agir com certa previsibilidade e de respeitar às situações constituídas pelas normas por ele editadas e reconhecidas, de modo a trazer estabilidade e coerência em seu comportamento.

    Embora tenha se desenvolvido no âmbito das relações de Direito Privado, é plenamente aplicável na seara das relações administrativas. Em seu sentido geral, a boa-fé impõe às pessoas, em suas relações, o dever de agir com lealdade, transparência e coerência, observando a palavra empenhada. Assim, tanto no âmbito das relações privadas como nas relações jurídicas com o Estado, incide um dos mais importantes deveres decorrentes da boa-fé: o venire contra factum proprium, que é a vedação do comportamento contraditório. Assim, não pode uma pessoa, durante certo período de tempo, gerar expectativas na outra e, subitamente, agir de forma oposta, criando uma contradição.

  • Exemplo prático é na acumulação de cargos ilegais,no qual o servidor optando por um deles em até 10 dias caracteriza sua boa-fé...

  • Princípio da Moralidade


    #FÉ

  • errado, princípio da moralidade

  • O princípio da moralidade implica observância às determinações da lei e aos bons costumes, de forma a haver boa-fé na administração pública.

    #ceticismo

  • TÃO RIDÍCULA QUE FICA DIFÍCIL DE ACREDITAR QUE FOI PRA ANALISTA DA CÂMARA.

  • A CESPE tratando da realidade brasileira ? o.0

  • Gabarito Errado.

    Quando falamos do LIMPE, nos lembramos dos bons costumes; Impessoalida e Moralidade; a Eficiência se sobrepõeem; Quem não gostaria de ser atendido em uma repartiao pública, por aquela moça educada e bem vestida; sorridente, perfume suave, que quando chegou a sua vez de ser atendido(a), lhe recebeu de tal modo, que você não queria mais sair da repartição. Ah! Estamos no Brasil e falta você ser aprovado(a), para que isso aconteça. 

  • Tem alguma ação da Administração Pública que NÃO se baseie no princípio de boa-fé, ou seja, moralidade ?  
    Matei a questão por ai !

  • EX.: ANULAÇÃO DE ATO ADMINISTRATIVO NÃO ATINGE O 3º DE BOA-FÉ.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Gab.: ERRADO

     

    > Não tem porque exemplificar um ou outro caso, visto que todos os atos da adm. pública, segundo o principio da moralidade tem que ser praticados com boa-fé...

     

    Vá e vença! Sempre!

  • inúmeros são os exemplos... Em suma, a Administração sempre deve observância ao principio em comento.


    Lei 9784: Art. 2o [...] Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé; [...]


    Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;


    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé [...](presunção legal de boa fé).