SóProvas


ID
1230748
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Rodovias, portos e aeroportos têm sido ampliados e outras obras estão sendo implantadas no país, tais como a integração do rio São Francisco com as bacias hidrográficas no Nordeste Setentrional e a revitalização do rio São Francisco. No que se refere a conceitos, especificações, técnicas e serviços de engenharia afetos a esses tipos de construções, julgue os próximos itens.

Os pavimentos de asfalto são classificados como flexíveis, ao passo que os de concreto são rígidos. Entretanto, o whitetopping ultradelgado não é um pavimento rígido e é esperado que apenas a sua camada resista aos esforços de tração na flexão

Alternativas
Comentários
  • O WTUD é um pavimento do tipo composto em que as placas de Concreto de Cimento Portland (CCP) trabalham de forma aderida ao Concreto Asfáltico (CA) existente. Justamente por tratar-se de um pavimento composto é que torna-se possível o emprego de placas ultradelgadas de CCP.

     Fonte: http://sites.poli.usp.br/ptr/lmp/wtu.htm

  • Conforme o Manual de Pavimentos Rígidos do DNIT, existem diversos tipos de pavimento rígidos em uso no Brasil, em função dos materiais empregados e da concepção estrutural, tais como: concreto simples convencional ou rolado; tipo whitetopping; com fibras de aço ou de poliprolileno; entre outros.


    Ou seja, este tipo de pavimento é considerado como RÍGIDO

  • A camada asfáltica é que vai resistir aos esforços de flexão, já que estão aderidos.

  • Falando de forma bem simplificada, o pavimento rígido Whitetopping é muito utilizado para fazer corredor de ônibus (BRT ou BHLS). O pavimento rígido é executado em cima da camada de asfalto existente (ele vai servir como sub-base, sendo necessário ensaios preliminares para comprovar se o asfalto pode ser utilizado como tal). É usual fresar o asfalto existente para conformação do greide e remoção da camada superficial desgastada. Entretanto, é importante não deixar com que o atrito (entre o whitetopping e o pavimento flexível velho) "trave" a placa no momento da dilatação termica (caso contrário, pode surgir patologias).

  • O erro está em afirmar que somente o whitetopping resistirá aos esforços de tração
  • O pavimento Whitetopping consiste em uma camada rígida de reforço para reabilitação de pavimentos asfálticos, executada com concreto de cimento Portland.

    O pavimento antigo existente, além de ter sanado suas deficiências, passa a ter o desempenho de um pavimento rígido novo, com todas as vantagens inerentes a este tipo de pavimento, principalmente no que concerne à segurança, ao conforto de rolamento e à economia, tanto dos usuários, como dos órgãos responsáveis e da sociedade como um todo.

    O uso de camada rígida superposta a um pavimento flexível, não é prática comum em projetos de reabilitação de pavimento. Existem ocasiões, entretanto, que tal solução se apresenta como a estratégia mais viável. Essa alternativa de reabilitação é na maioria das vezes mais econômica, quando se depara com pavimentos flexíveis seriamente danificados ou que estejam propensos a se deteriorar mais rapidamente sob tráfego pesado ou em meio a ambiente agressivo.

    FONTE: Manual de Pavimentos Rígidos - DNIT - Página 136.

  • 4.6.4 PAVIMENTO TIPO WHITETOPPING

    O pavimento Whitetopping consiste em uma camada rígida de reforço para reabilitação de pavimentos asfálticos, executada com concreto de cimento Portland

    MANUAL DE PAVIMENTOS RÍGIDOS 2005

  • Whitetopping é a técnica de reabilitação de pavimentos asfálticos com o uso do concreto de cimento portland, que é aplicado diretamente sobre os revestimentos deteriorados, com ou sem camadas de nivelamento.

    FONTE: http://viasconcretas.com.br/tecnologia/whitetopping/