-
"Para além da instituição, é necessário reconhecer quem são os cidadãos usuários desse serviço, quais são suas características, quais refrações da questão social estão sendo objeto de atendimento, como eles organizam seu modo de vida e de resistência" Couto, Berenice Rojas. Formulação de projeto de trabalho profissional. 2009
-
Os elementos constitutivos do projeto de trabalho:A identificação institucional é fundamental para o projeto de trabalho. Que tipo de
instituição é? Pública ou privada? Qual é a sua finalidade? Como se organiza? Que
recursos usa na sua manutenção? Como se estabelecem as relações de poder? Por que
requisitou o assistente social? Em que medida presta serviços à população? Como
absorve os demandatários na órbita institucional? Quais são as necessidades sociais da
população que se propõe a atender e de que forma? Há espaço institucional para
alterações nessa organização? A resposta a esses questionamentos fornece ao assistente
social a identificação mínima necessária para construir uma proposta que seja exequível (Couto, Berenice Rojas. Formulação de projeto de trabalho profissional, 2009)
-
Para a elaboração de seu projeto de trabalho o assistente social deve considerar diversos elementos como a análise institucional, a partir da qual será possível compreender quais as relações de poder existentes no interior da instituição; o tipo de instituição, se é pública, privada, terceiro setor; se é associada a alguma religião; onde são obtidos os recursos financeiros; quais os recursos materiais e humanos disponíveis; qual o público alvo atendido, suas demandas e necessidades; quais os projetos profissionais dos demais especialistas, se corroboram ou são antagônicos ao seu; quais as políticas sociais que irão atravessar seu cotidiano de trabalho com maior frequência, dentre outros que podem ser adicionados se considerados pertinentes pelo profissional. Assim, a partir da apreensão desses múltiplos elementos que estão presentes na instituição será possível elaborar um projeto de trabalho que contemple as demandas dos usuários e ao mesmo tempo seja viável no espaço em que se encontra inserido.
RESPOSTA: CERTO
-
Uma dúvida quando fala de "minima", já que as analises devem serem aprofundadas, pra não ficar no aparente das coisas, mas mesmo assim não a torna errada.