SóProvas


ID
1231234
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com referência às diversas possibilidades, áreas e demandas profissionais do assistente social, julgue o item seguinte.

Novas demandas profissionais e dos espaços ocupacionais são determinadas pelo movimento de reconceituação, o qual é responsável pelo fortalecimento do serviço social tradicional.

Alternativas
Comentários
  • O significado do Movimento de Reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança, dada sua busca de desvinculação do Conservadorismo e das técnicas importadas do Serviço Social Norte-Americano. Este resumo aborda a importância da reflexão sobre este Movimento que surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do País e a ruptura com o Conservadorismo (denominado Serviço Social “tradicional”), construindo novos métodos e técnicas a partir das necessidades populares, para um agir profissional com identidade própria, condizente com a realidade social. 

  • Segundo José Paulo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social pós-64. 17ª edição. São Paulo: Cortez, 2015), o movimento de reconceituação, que emerge na América Latina em meados dos anos de 1960, pode ser caracterizado como um amplo movimento de contestação e crítica da própria profissão e da prática de Serviço Social, fomentado pelo contexto histórico, político e social e pelas lutas sociais contra o imperialismo, a subordinação e a primazia do capital nos países latino americanos. Desse modo, o movimento de reconceituação expressava a recusa dos assistentes sociais ao Serviço Social tradicional e ao conservadorismo. Além disso, foi foco do debate qual era o verdadeiro papel desses profissionais frente às refrações da questão social que se manifestavam profundamente nesses países e à ineficácia do exercício profissional tradicional. Contudo, as ditaduras civis-militares que insurgem nesse período, primeiramente para os brasileiros e após nos demais países do continente, neutralizaram, de certo modo, esse movimento.


    RESPOSTA: ERRADO
  • A questão diz que "o movimento de reconceituação é responsável pelo fortalecimento do serviço social tradicional" quando na verdade ele contribui com o rompimento do Serviço Social tradicional, adequando as práticas profissionais à realidade do País.
  • O movimento de reconceituação rompe com o tradicional ...

  • ...responsável pelo ROMPIMENTO do serviço social tradicional.

  • O MRSS é responsável pela intenção de ruptura com o serviço social tradicional

  • GABARITO: ERRADO

    Comentário: O novo mercado de trabalho coloca para o Serviço

    Social um novo padrão de exigências para o seu desempenho

    profissional no âmbito das instituições estatais e privadas. No

    curso deste processo, mudou o perfil do profissional

    demandado pelo mercado de trabalho que as novas condições

    novas postas pelo quadro macroscópico da autocracia

    burguesa faziam emergir. A racionalidade burocrática

    administrativa rebate nos espaços institucionais do exercício

    profissional e passa a requisitar do Assistente Social: postura

    moderna; compatibilidade de desempenho com normas,

    fluxos, rotinas e finalidades; revestir-se de características

    formais e processuais.

    AULA 02. O MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO NA AMÉRICA LATINA, NO BRASIL E

    A RENOVAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

    ponto dos concursos

  • O movimento de reconceituação é caracterizado como um processo de desconstrução de um paradigma dominante na formulação teórica e prática do serviço social, EM FAVOR DA CONSTRUÇÃO DE UM PARADIGMA ALTERNATIVO.

    Fonte: Serviço Social para concursos. Apostila laranja.

  • o movimento de reconceituação expressava a recusa dos assistentes sociais ao Serviço Social tradicional e ao conservadorismo.